“REFLEXÕES DE UM LIQUIDIFICADOR” CHEGA PARA LIQUIDIFICAR O MERCADO DE EXIBIÇÃO.

A história de Elvira, uma dona de casa, é contada por seu liquidificador, que também gosta de fazer filosofias em torno das coisas e das pessoas. Assim começa a fábula “Reflexões de um Liquidificador”, que traz Selton Mello como o eletrodoméstico, Ana Lúcia Torre como a sua dona e Fabíula Nascimento como Milena, a vizinha de Elvira.

Talvez mais chamativa até que o próprio filme seja a sua nova e – por que não? – revolucionária estratégia de lançamento. Fugindo das antigas fórmulas desgastadas das distribuidoras cinematográficas convencionais, que já provaram inúmeras vezes serem inadequadas ao atual momento do mercado brasileiro, André Klotzel (foto), diretor do filme, resolveu fazer um lançamento audacioso e diferente.

Primeiro, o longa estreará em São Paulo nesta segunda-feira (09), e não numa sexta-feira, como é usual. Será na sala 3 do Espaço Unibanco Augusta, onde ficará por dois meses em cartaz. Haja público ou não! Isso para que haja tempo o suficiente para o chamado “boca-a-boca”, para que o público possa descobrir o filme e indicá-lo aos amigos. Isso para tentar derrubar a ditadura do “sucesso a qualquer preço no primeiro final de semana”, estratégia que vem inviabilizando as produções menores.

Além disso, haverá preços diferenciados para as diferentes sessões, exibição de curta-metragens, debates, e até apresentação de atores de stand-up comedy.

As sessões serão das 14h às 22h – as boas e velhas sessões das 2h, 4h, 6h, 8h e 10h – e os preços variarão de 2 a 16 reais.

A cada semana haverá apresentação de um novo curta. E às segundas-feiras os espectadores contarão com uma conversa do diretor do curta da semana com o público. Às quartas-feiras será a vez do diretor do longa (ou outra pessoa do elenco ou equipe) conversar com o público. Sempre depois da última sessão (das 22h). A programação de curtas será anunciada com antecedência.

O show de stand-up, na sessão das 20h e das 22h, terá um elenco de quatro atores se revezando, em datas que serão anunciadas. São eles Marcelo Mansfield, Carol Zoccoli, Murilo Gun e Criss Paiva.

A iniciativa é simplesmente genial. Tão genial que – dando certo ou não – merece ser repetida e repetida insisitentemente, até que o mercado a absorva, mais cedo ou mais tarde. E que outras sejam criadas. A tal “ditadura do sucesso a qualquer preço no primeiro final de semana”, criada por Steven Spielberg nos anos 70, está canibalizando as produções de menor porte, prejudicando o mercado como um todo, e favorecendo apenas meia dúzia de blockbusters.

Que outros liquidificadores venham – e rápido – para mudar esta situação, que é prejudicial para todos.

O filme será lançado em São Paulo no dia 9 de agosto (segunda-feira) e no Rio de Janeiro, em 23 de agosto.