REFLEXÕES SOBRE O CURTA-METRAGEM EM NOVA EDIÇÃO.

O 21° Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, patrocinado pela Petrobras, promove, nos dias 12 e 19 de junho, no MIS – Museu da Imagem e do Som os encontros de pré-seleção da Oficina Crítica Curta 2010.

O projeto Crítica Curta — uma iniciativa da Associação Cultural Kinoforum para incentivar a produção de crítica cinematográfica — chega este ano à sua sexta edição. O projeto reúne alunos das escolas de audiovisual e comunicação e cinéfilos interessados em uma oficina de crítica cinematográfica que será realizada durante o 21º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo (19 a 27 agosto de 2010). As críticas produzidas serão publicadas em um tablóide distribuído ao público no final do evento, além de serem inseridas no blog do Festival.

As atividades se iniciam com os Encontros de pré-seleção do Crítica Curta. No dia 12 de junho, às 11h30, no Museu da Imagem e do Som (MIS), o crítico Cid Nader, do site Cinequanon (www.cinequanon.art.br), coordena o primeiro encontro. Ele selecionou cinco filmes que, em seu entender, representam a história do curta-metragem e permitem um debate sobre esse formato . A sessão é aberta a todos os interessados.

No dia 19 de junho, no mesmo horário, é a vez de Luiz Carlos de Oliveira Júnior, editor da revista online Contracampo, apresentar sua seleção de curtas e conversar com os participantes sobre o formato curta-metragem e a crítica cinematográfica.

As sessões são abertas ao público e os interessados em participar da oficina devem enviar um texto de até 3 mil caracteres sobre um dos filmes assistidos para o e-mail criticacurta@kinoforum.org até o dia 2 de julho. A seleção dos participantes será feita pelo crítico e jornalista Sérgio Rizzo, coordenador do projeto. Os participantes de edições anteriores do Crítica Curta que quiserem participar do blog devem enviar uma carta de interesse ao mesmo email.

Às vésperas do início do Festival, os três críticos participam de um debate aberto ao público sobre crítica cinematográfica, curta-metragem e internet.

A oficina é promovida pela Associação Cultural Kinoforum, com o patrocínio da Petrobras e o apoio de dez escolas de audiovisual do Estado de São Paulo e também do Museu da Imagem e do Som.