“REI LEÃO” AINDA REINA.

Quatro estréias, sendo duas com mais de US$ 20 milhões, não foram suficientes para tirar a coroa de “O Rei Leão” (em 3D), que ficou com a primeira posição no ranking das 10 melhores bilheterias do 38º fim de semana do ano. “Moneyball” e “Winter, O Golfinho” (Dolphin Tale) tiveram ótimas estréias, enquanto “Sem Saída” (Abduction) e “Os Especialistas” (Killer Elite) ficaram aquém das expectativas.

“O Rei Leão” perdeu 27% da receita, mas ainda assim faturou US$ 22,1 milhões, totalizando US$ 61,7 milhões em 10 dias. Se adicionarmos a receita anterior do rei Simba, chegaremos a um total de US$ 390,2 milhões, o que coloca o desenho na 12ª posição entre as maiores bilheterias de todos os tempos. Deverá facilmente chegar aos US$ 400 milhões e entrar para o ranking das 10 mais de todos os tempos. Para tanto, deverá ficar mais tempo em cartaz do que as duas semanas inicialmente planejadas, o que faz prever ótimas vendas para o DVD a ser lançado em 4 de outubro.

Depois de liderar as bilheterias na sexta-feira, “Moneyball” teve que se contentar com a segunda colocação no fim de semana, com estimados US$ 20,6 milhões. Lançado em 2.993 cinemas, sua bilheteria foi maior do que “Os Esquenta Banco” (US$ 19,7 milhões) como a melhor abertura de um filme sobre baseball, e a quinta melhor entre os dramas sobre esportes em geral. Embora esteja entre as menores bilheterias de estréia de um filme de Brad Pitt, “Moneyball” ficou ligeiramente acima de “Queime Depois de Ler” (US$ 19,1 milhões). O filme recebeu uma rara (para o gênero) classificação “A” da pesquisadora CinemaScore.

“Moneyball”, muito bem visto pela crítica, especialmente pelo trabalho de Brad Pitt, tem ainda no elenco Philip Seymour Hoffman, Robin Wright e Jonah Hill.

“Winter, O Golfinho” não ficou muito atrás com estimados US$ 20,26 milhões, e tem chance de desbancar “Moneyball” quando os números finais tiverem sido fechados. Faturou mais do que “Soul Surfer – Coragem de Viver” (US$ 10,6 milhões) e “Um Hotel Bom Pra Cachorro” (US$ 17 milhões). Se as estimativas se confirmarem, poderá ultrapassar “Resgate Abaixo de Zero” (US$ 20,19 milhões), a maior bilheteria de um filme para a família centrado em animais. “Winter, O Golfinho” conta a história de superação de um golfinho que sobrevive com uma prótese de calda depois de ter perdido a sua numa armadilha para pegar caranguejos. Recebeu uma classificação “A+” da CinemaScore, e cerca de 50% da bilheteria foi de cinemas com3D.

O último astro a se libertar da saga “Crepúsculo”, Taylor Lautner, é o herói de “Sem Saída”, que também estreou no Brasil. O filme faturou US$ 11,2 milhões em 3.118 cinemas. Menos da metade de “Controle Absoluto” (US$ 29,2 milhões), lançamento do fim de setembro de 2008, e também menos do que “Água Para Elefantes” (US$ 16,8 milhões), de seu colega de “Crepúsculo”, Robert Pattinson. O filme recebeu uma nota “B-“ da CinemaScore ( embora suba para “A-” se os entrevistados forem do sexo feminino com menos de 18 anos).

“Os Especialistas” ficou com a última posição entre as estréias depois de faturar estimados US$ 9,5 milhões. Foi a menor bilheteria de estréia de Jason Statham. “Assassino a Preço Fixo” faturou US$ 11,4 milhões, “Carga Explosiva 3”, US$ 12,1 milhões e “Corrida Mortal”, US$ 12,6 milhões. Especialistas em boxoffice acreditam que o filme dirigido pelo diretor estreante em longas, Gary McKendry, não irá recuperar o custo de produção, estimado em US$ 70 milhões, embora o elenco conte ainda com Robert De Niro e Clive Owen.

“Contágio” caiu 41% fazendo estimados US$ 8,6 milhões, totalizando US$ 57,1 milhões em 17 dias.

“Drive” caiu 49% depois de faturar somente US$ 5,8 milhões, o que parece razoável depois de receber uma classificação “C-” CinemaScore. Em 10 dias chegou a US$ 21,4 milhões.

“Histórias Cruzadas” continua sua carreira vitoriosa. Perdeu somente 32% da receita em seu sétimo fim de semana, faturando estimados US$ 4,4 milhões, totalizando US$ 154,4 milhões.

“Straw Dogs” e “Eu Não Sei Como Ela Consegue” caíram bastante no segundo fim de semana. “Straw Dogs” perdeu 59% da receita faturando US$ 2,1 milhões totalizando US$ 8,9 milhões em 10 dias, enquanto “Eu Não Sei Como Ela Consegue” caiu 53%, faturou US$ 2,05 milhões e soma somente US$ 8 milhões no mesmo período de tempo.

Filmes Independentes

“Weekend”, de Andrew Haigh, foi a melhor estréia entre os filmes independentes. O filme narra a história de um romance gay que acontece num único fim de semana. Segundo as estimativas da Rentrak, o filme distribuído pela Sundance Selects fez US$ 25.200 na única sala em exibição em Nova York. Surpresos com a abertura, os dirigentes da empresa resolveram abrir para outros mercados nas próximas semanas.

Além de “Weekend”, três outros filmes independentes chegaram às telas no último fim de semana.
“Machine Gun Preacher”, de Marc Forster, abriu em quatro salas em Nova York e Los Angeles. O filme, estrelado por Gerard Butler como o fundador da ONG Angels of East Africa, fez US$ 44.000 com uma ótima média de US$ 11.000 por sala. Abre para mais 15 cidades na próxima semana.
“Puncture”, de Adam e Mark Kassen, estrelando Chris Evans fez US$ 35.714 com uma média de US$ 8.929 por sala.

“Pearl Jam Twenty”, de Cameron Crowe, depois de uma boa pré-estréia na terça-feira, quando faturou US$ 280.343, continuou fazendo sucesso nos nove cinemas em que foi lançado no fim de semana. Faturou US$ 89.514 com uma média por sala de US$ 9.946. Somando a receita de terça-feira, o filme já faturou US$ 369.857.

Entre as continuações, “Inquietos”, de Gus Van Sant, que estréia no Brasil em 28/10 pela Sony, não se saiu bem. O filme, estrelado por Mia Wasikowska e Henry Hopper, abriu de cinco para 17 salas, mas só aumentou 12% no faturamento, fazendo US$ 17.357 com uma média por sala de US$ 1.021. Rendeu, até agora, US$ 41.338.

“The Mill & The Cross,” de Lech Majewski, abriu para cinco salas em seu segundo fim de semana. Faturou estimados US$ 17.000, com uma média de US$ 3.400 por sala, totalizando US$ 39.157.
Também em seu segundo fim de semana, “Minhas Tardes com Margueritte” abriu de duas para 29 salas, faturando US$ 77.697, com uma média por sala de US$ 2.679. Sua bilheteria acumulada está em US$ 109.397.

“Higher Ground”, estréia de Vera Farmiga na direção, caiu de 81 para 64 cinemas em seu quinto fim de semana, faturando US$ 74.132. Com uma média de US$ 1.158, a bilheteria total subiu para US$ 581.353.
Em sua sétima semana de exibição, o documentário “Senna” caiu de 37 para 31 salas e faturou US$ 40.067, com uma média por sala de US$ 1.292, totalizando US$ 1.188.507.
“A Chave de Sarah”, que estréia em 4/11 no Brasil pela Imagem, continuou sua bela carreira entrando na décima semana de exibição. Caiu de 266 para 151 cinemas, mas faturou US$ 131.000, com uma média por sala de US$ 868. Já totaliza US$ 6.581.183 e já é o filme estrangeiro de maior faturamento no ano, nos EUA.

Finalmente, “The Guard”, de John Michael McDonagh, que estréia no Brasil em 4/11 pela Sony, caiu de 202 para 167 cinemas em seu nono fim de semana. Estrelando Brendan Gleeson e Don Cheadle ainda faturou US$ 276.409 com uma média de US$ 1.655 por sala. Já ultrapassa a marca dos quatro milhões de dólares (US$ 4.192.238).

Bilheterias Internacionais

“Os Smurfs” conseguiu um tento nas bilheterias internacionais. Faturou US$ 12,9 milhões e chegou aos US$ 502,8 milhões no mundo todo.
Em seu sétimo fim de semana, liderou um dos fins de semana mais fracos da história recente, faturou estimados US$ 12,9 milhões em 69 países, totalizando US$ 364.4 milhões no exterior. “Os Smurfs” é o primeiro filme original de 2011 a alcançar o meio bilhão de dólares nas bilheterias do mundo todo.

“Amizade Colorida” (Friends with Benefits) se segurou bem faturando estimados US$ 9,7 milhões em 45 países, totalizando US$ 55,6 milhões. Estreou em primeiro lugar na França com US$ 1,98 milhão, e perdeu somente 28% da bilheteria (US$ 1,32 milhão) na Alemanha. No mundo todo, a comédia romântica estrelada por Justin Timberlake e Mila Kunis, acumula uma bilheteria de mais de US$ 111 milhões.

“Johnny English Reborn”, que estréia no Brasil em 7/11, fez US$ 7,4 milhões, totalizando US$ 23,6 milhões no exterior. Junto com o Brasil, o filme com Rowan Atkinson estréia em casa (Reino Unido), na Espanha, Hong Kong e Noruega.

“Premonição 5” fez US$ 6,6 milhões em 52 mercados. Abriu com US$ 1,5 milhão no Brasil e US$ 734.000 no México. Melhor desempenho do que os filmes anteriores da franquia. Totaliza US$ 98,4 milhões no exterior, e poderá alcançar a receita de “Premonição 4” (US$ 119,7 milhões) no exterior.

“Amor à Toda Prova” (Crazy, Stupid, Love) teve seu melhor fim de semana. Faturou estimados US$ 6,2 milhões totalizando US$ 35,46 milhões. Abriu em segundo lugar no Reino Unido com US$ 1,25 milhão.

“Planeta dos Macacos: A Origem” perdeu 33% da bilheteria, fazendo US$ 5.8 milhões, totalizando US$ 228,9 milhões. Já acumula mais de US$ 400 milhões no mundo todo.

“Sem Saída” estreou em 28 países no último fim de semana. As melhores aberturas foram Brasil (US$ 1,5 milhão) e Austrália (US$ 1,3 milhão).
Sem notícias da Rússia, as bilheterias internacionais ainda não tinham sido fechadas quando escrevemos a coluna.

“O Rei Leão” faturou US$ 1,9 milhão, e já acumula uma bilheteria internacional de US$ 16 milhões nesta re-exibição.

Balanço

As bilheterias do último fim de semana ficaram 21% acima das do mesmo fim de semana do ano passado, elevando a bilheteria anual a quase o mesmo patamar de 2010 – um fato importante se lembrarmos que elas estavam 20% abaixo ao fim do primeiro trimestre.
No total, as bilheterias do fim de semana somaram em torno de US$ 116 milhões, ou seja: a maior receita de todos os tempos de um mês de setembro.
Em relação ao fim de semana anterior a bilheteria total subiu 26,4%.

Renda Semana / Renda Total

1 – “O Rei Leão 3D” 22.130.000/ 61.676.070
2 – “Moneyball” 20.600.000 /20.600.000
3 – “Winter, O Golfinho” 20.260.000 / 20.260.000
4 – “Sem Saída” 11.200.000/ 11.200.000
5 – “Os Especialistas” 9.500.000/ 9.500.000
6 – “Contágio” 8.565.000 / 57.121.672
7 – “Drive” 5.771.107/ 21.424.482
8 – “Vidas Cruzadas” 4.400.000/ 154.444.102
9 – “Straw Dogs” 2.100.000/ 8.883.854
10 – “Eu Não Sei Como Ela Consegue” 2.053.000 /8.019.425