RESSACA DA VITÓRIA DE TRUMP ENERGIZA AS BILHETERIAS.

por Wanda de Andrade. 

 

A Chegada (foto), mais um thriller sobre invasão alienígena, capitalizou as ótimas críticas recebidas e estreou muito bem, mas não o suficiente par tirar Doutor Estranho da primeira posição pelo segundo fim de semana consecutivo.

A combinação de boas estreias (três) e continuações atraentes encheu os cinemas, além de servir de escapismo nos grandes centros para a ressaca coletiva causada pela vitória de Donald Trump nas urnas. Segundo Paul Degarabedian, analista da ComScore, que já foi diretor do sindicato dos exibidores cinematográficos, “duas horas numa sala de cinema são como uma terapia de grupo coletiva. Não importa do lado que você esteja, ir ao cinema é um passatempo que ultrapassa as fronteiras partidárias e conflitos ideológicos. ”

 

Doutor Estranho já faturou US$ 492,6 milhões no mundo todo e continuou nas lideranças das bilheterias norte-americanas. No terreno da animação, Trolls seguiu encantando o público com sua música e visual alucinante e já arrecadou US$ 222,3 milhões em 69 países.

 

As estreias A Chegada e Almost Christmas tiveram desempenho acima do esperado. Junto com as continuações Doutor Estranho, Trolls e Até o Último Homem causaram uma alta generalizada nas bilheterias, contribuindo para que a soma das 12 maiores totalizasse mais de US$ 150 milhões.

 

Aliás, Doutor Estranho ajudou a Disney a quebrar seu antigo recorde de US$ 2.278,6 bilhões, atingindo a soma de US$ 2.308,4 bilhões no ano nas bilheterias domésticas. È o melhor resultado do ano, com mais de US$ 600 milhões acima da Warner Bros que tem a segunda melhor bilheteria de 2016.

 

Tendo perdido somente 49% da bilheteria, Doutor Estranho faturou US$ 43 milhões no segundo fim de semana, totalizando mais de US$ 153 milhões em 10 dias. É o segundo filme focado em um único herói da Marvel a chegar mais rapidamente aos US$ 150 milhões, atrás apenas de Homem de Ferro. Foi ainda a segunda menor queda entre os últimos 10 títulos do Universo Cinemático Marvel (MCU).

 

Troll, da Fox e Dreamworks Animation, perdeu somente 24,8% em seu segundo fim de semana, faturando US$ 35 milhões. Totaliza US$ 94 milhões, já tendo ultrapassado Cegonhas, e está chegando perto de Angry Birds: O Filme (US$ 107milhões) em somente 10 dias de exibição.

 

A Chegada, a melhor estreia da semana, ficou na 3ª posição com US$ 24 milhões. O suspense de ficção científica estrelando Amy Adams, Jeremy Renner e Forest Whitaker recebeu ótimas resenhas tendo obtido 93% de críticas positivas no site Rotten Tomatoes, ultrapassando Doutor Estranho, que obteve 90%. Já o público não ficou tão entusiasmado, pois deu nota B na pesquisa CinemaScore.

 

A quarta posição ficou com Almost Christmas, que recebeu uma nota A na pesquisa CinemaScore, o que lhe garante uma boa performance no período natalino, e na quinta colocação ficou Até o Último Homem, que teve uma queda de apenas 29% em relação ao fim de semana de estreia, acumulando US$ 32,2 milhões em apenas 10 dias.

 

Outra estreia, Refém do Medo, assustou os espectadores e faturou apenas US$ 3,7 milhões, largando na 7ª posição, apesar de lançado em 2.058 salas. Posiciona-se entre as piores estreias de um filme lançado em mais de 2.000 salas, fazendo companhia para outros lançamentos de 2016 como As Aventuras de Robson Crusoé, Irmão de Espião, Max Steel e Morgan.

 

O último destaque das Top 10 é Boo! A Madea Halloween, que faturou US$ 3,55 milhões, totalizando US$ 70,4 milhões. A maior bilheteria de Tyler Perrry como diretor.

 

Os dois homens chamados Tom mais conhecidos do cinema encerraram a lista das Top 10 sem muito brilho. Na nona posição Tom Cruise e seu Jack Reacher: Sem Retorno faturou US$ 3,3 milhões, totalizando US$ 54,6 milhões, que significam cerca de 25% menos do que o filme anterior atingiu no mesmo tempo de exibição. Encerrando a lista das 10 Mais, Tom Hanks vive seu Inferno particular, tendo faturado apenas US$ 3,2 milhões, totalizando US$ 31,5 milhões, encerrando a carreira do professor Robert Langdon nos cinemas. Pelo menos por um bom tempo, já que existe mais um romance de Dan Brown narrando suas pesquisas e aventuras.

 

As Top 10 bilheterias faturaram US$ 146,8 mlhões, uma alta de 57% em relação ao mesmo fim de semana do ano passado, quando 007 contra Spectre dominou as bilheterias pelo segundo fim de semana. No total, a venda de ingressos ficou 45% acima do mesmo fim de semana do ano passado.

 

Até o momento, a bilheteria total de 2016 está US$ 400 milhões acima da de 2015 á mesma altura. Totalizando US$ 9,6 bilhões, permitindo sonhar que poderá ultrapassar o recorde de US$ 11,1 bilhões alcançado no ano passado, com a ajuda de Star Wars: O Despertar da Força. Mas este ano a nova história de J.K, Rowling, Animais Fantásticos e Onde Habitam e a nova animação musical da Disney Moana – Um Mar de Aventuras, que estreiam nos próximos fins de semana podem surpreender.

 

Finalmente, uma ressalva para quem acredita no poder de Donald Trump de influenciar as bilheterias tanto quanto a crise de 1929. As quatro maiores bilheterias da semana corresponderam às previsões feitas no domingo e na 2ª feira antes das eleições. A confirmação pode estar no desempenho dos próximos lançamentos com fundo político como Miss Sloane, sobre a indústria e controle de armas, ou Loving, sobre casamentos inter-raciais já em cartaz, que abre para mais salas no próximo fim de semana.

Enqunto isso, vejamos a semana que passou.

 

As Top 10

  1. Doutor Estranho (Disney) – Está na 2ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou: US$ 43.032.000 (-49%) em 3.882 salas (igual); MPS (média por sala): US$ 11.085; Totaliza: US$ 153.014.000

Doctor Estranho dominou as bilherias norte-americanas pelo segundo fim de semana consecutivo. Lançado fora da disputada temporada de verão e precedido de ótimas críticas, não foi difícil. Comparando com outros filmes de super-heróis, Esquadrão Suicida caiu 67,4% no segundo fim de semana, Capitão América: Guerra Civil caiu 59,5%, Batman vs. Superman: A Origem da Justiça, 69,1%, X-Men: Apocalipse, 65.3 % e Deadpool 57,4%.

Doutor Estranho totaliza US$ 153,01 milhões em 10 dias, tendo grandes chances de chegar aos US$ 240 milhões em casa.

 

  1. Trolls (20th Century Fox) – Está na 2ª semana e manteve a 2ª colocação. Faturou: US$ 35.050.000 (-25%) em 4.066 salas (+6); MPS: US$ 8.620; Totaliza: US$ 94.014.000

Assim como Doutor Estranho, a queda de 25% na bilheteria do segundo fim de semana de Trolls, é uma das menores para um filme de animação.

Sem concorrência até o lançamento de Moana – Um Mar de Aventuras daqui a duas semanas. Trolls não deve ter quedas significaivas em seu público, devendo fechar com cerca de US$ 175 milhões, e se tornar uma das cinco maiores animações do ano.

 

  1. A Chegada (Arrival/Paramount) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B; Metacritic: 81; Faturou: US$ 24.000.000 em 2.317 salas; MPS: US$ 10.358; Totaliza: US$ 24.000.000

Depois de passar com sucesso pelo circuito dos festivais no início do ano e de ser louvado pela crítica, A Chegada estreou acima das expectativas, que esperavam uma bilheteria em torno de US$ 17 milhões. Com um orçamento de US$ 47 milhões, foi comprado pela Paramount no festival de Cannes de 2014.

Seu público é constituído por 52% de homens e 48% de mulheres, com 85% da audiência tendo mais de 25 anos. Deve fechar entre US$ 80-85 milhões ou um pouco mais se continuar se saindo tão bem.

 

  1. Almost Christmas (Universal) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 53; Faturou: US$ 15.564.000 em 2.376 salas; MPS: US$ 6.551; Totaliza: US$ 15.564.000

O primeiro dos três lançamentos do fim de ano com tema natalino recebeu nota A- na pesquisa CinemaScore e somente 44% no Rotten Tamatoes. Sua plateia era 71% composta por afro descendentes, seu público-alvo. Com um elenco quase inteiramente formado por negros liderados por Danny Glover, a audiência era formada 56% por mulheres, com 60% com idade superior a 25 anos.

Seu desempenho futuro vai depender dos outros filmes sobre o mesmo tema a serem lançados antes do fim do ano:  A Última Resssaca do Ano (Office Christmas Party) e Papai Noel às Avessas 2 (Bad Santa 2), mas uma estreia na 4ª posição não é exatemente animadora. Almost Christmas custou US$ 17 milhões.

 

  1. Até o Último Homem (Lionsgate) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 10.775.000 (-29%) em 2.961 salas (igual); MPS: US$ 3.627; Totaliza: US$ 32.264.000

A volta de Mel Gibson à direção caiu apenas 29% em seu segundo fim de semana e faturou US$ 10,8 milhões, totalizando US$ 32,3 milhões em 10 dias. Deve fechar entre US$ 55-60 milhões.

 

  1. O Contador (Warner Bros.) – Está na 5ª semana e manteve 6ª colocação. Faturou: US$ 4.570.000 (-22%) em 2.342 salas (-346); MPS: US$ 1.951; Totaliza: US$ 77.726.000

Continuando sua boa carreira, O Contador caiu apenas 22% em relação ao fim de semana anterior, na quinta-semana. Poderá chegar a uma bilheteria quatro vezes superior à bilheteria de estreia de US$ 24.710.273. Seu sucesso reafirma o star power de Ben Affleck.

 

  1. Refém do Medo (Shut in/EuropaCorp) – ESTREIA – Nota CinemaScore: C; Metacritic: 24; Faturou: US$ 3.700.000 em 2.886 salas; MPS: US$ 1.798; Totaliza: US$ 3.700.000

Refém do Medo ficou muito abaixo das expectativas, estreando com somente US$ 3,7 milhões. É estrelado por Naomi Watts, Oliver Platt e Jacob Tremblay, de O Quarto de Jack, e custou US$ 10 milhões.

Foi execrado pela crítica tendo recebido 0% de críticas positivas no Roten Tomatoes e também pelo público que deu nota C na CinemaScore.

 

  1. Boo! A Madea Halloween (Lionsgate) – Está na 3ª semana e caiu da 4ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 3.550.000 (-54%) em 2.104 salas (-130); MPS: US$ 1.687; Totaliza: US$ 70.408.000

 

  1. Jack Reacher: Sem Retorno (Paramount) – Está na 4ª semana e caiu da 7ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 3.325.000 (-39%) em 3.079 salas (-701); MPS : US$ 1.287; Totaliza: US$ 54.587.000

 

  1. Inferno (Sony) – Está na 3ª semana e caiu da 1ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 3.250.000 (-47%) em 2.656 salas (-920); MPS: US$ 1.224; Totaliza: US$ 31.582.000

 

As Independentes

Dois lançamentos independentes da semana são virtuais concorrentes ao Oscar, seus diretores já receberam anteriormente indicaões ao Oscar de melhor filme strangeiro e foram blockbusters internacionais. Com estes antecedentes, não foi surpresa que ambos tivessem ótimas estreias. A Longa Caminhada de Billy Lynn, de Ang Lee, e Elle, de Paul Verhoeven, tiveram ótima repercussão no circuito independente, onde já estavam brilhando Moonlight e Loving.

 

A Longa Caminhada de Billy Lynn, da Sony, recebeu nota 53 no Metacritic 48% de críticas positiva no Rotten Toamtoes. Participou do festival de Nova York de 2016. Faturou US$ 120.300 em 2 salas; MPS: US$ 60.150

Foi a maior MPS da semana, mas não a melhor do ano. No próximo fim de semana abre para 800 e poucas salas, todas com exibição digital pois o filme foi gravado no formato.

Mas o drama de Lee sobre a Guerra do iraque não será exibido exatamente como foi filmado, pois poucas salas têm capacidade para exibir o filme na velocidade em que foi gravado. Nas duas salas que exibiram atá agora, o filme foi mostrado em 4k, 3D e na velocidade de 120 quadros por segundo (o filme normal é exibido numa velocidade e 24 quadros por segundo). Antes da estreia esperava-se que o filme fosse um sério concorrente ao Oscar, mas o entusiasmo diminuiu diante das fracas críticas recebidas.

 

Elle, da Sony Pictures Classics, recebeu nota 90 no Metacritic e 93% no Rotten Tomatoes. Fez parte da seleção dos festivais de Cannes, Toronto e Nova York 2016. Faturou US$ 5.012 em 2 salas; MPS: US$ 28.006

O representante da França na disputa por uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro, o thriller de Paul Verhoeven é um dos maiores lançamentos legendados dos últimos tempos nos EUA. Impulsionado pela interpretação de Isabelle Huppert, tornou-se o filme mais bem avaliado do diretor holandês Verhoeven, conhecido por Total Recall e Instinto Selvagem, mas que depois retornou a seu para seu país de origem.

 

As continuações Moonlight e Loving tiveram boas sustentações, mesmo depois de ter aberto para mais salas.

 

Moonlight, da A24, está na 3ª semana e faturou US$ 1.361.000 em 176 salas (+93), totalizando US$ 4.778.000.

O filme de Barry Jenkins quase dobrou o número de salas e sua média de espectadores por sala caiu pela metade, o que não é incomum, continuando assim sua boa carreira, que poderá se sustentar por pelo menos mais duas semanas. Deverá receber indicações na temporada de premiações que se aproxima e sua bilheteria deverá triplicar.

Comparando, no ano passado O Quarto de Jack estava em cartaz em 133 salas na quinta semana e faturou somente  US$ 564.000.

 

Loving, da Focus, está na 2ª semana e faturou US$ 532.000 em 46 salas (+42); MPS: US$ 11,565; Totaliza US$ 740.191

Em seu segundo fim de semana, Loving teve uma ótima expansão no número de salas. Mas, sendo também um forte concorrente a indicações na temporda de premiações, o filme de Jeff Nichols perde para outros lançamentos independentes oscarisáveis ou já detentores de uma estatueta. Faturou menos do que Moonlight (US$ 850.000 em 36 salas) e menos do que A Teoria de Tudo (US$ 735.000 in 41) à mesma altura. Mas está melhor do que A Garota Dinamarquesa, do ano passado. Na próxima semana, Loving abre para aproximadamente 100 salas.

 

As internacionais

Doutor Estranho dominou também as bilheterias internacionais.

Depois de estrear na semana passada com US$ 118,7 milhões, perdeu os mesmos 49,3% que perdeu nas bilheterias domésticas, faturando US$ 60,2 milhõesem 53 países. O filme já faturou US$ 339,6 milhões no exterior e US$ 492.6 milhões globais. Os maiores mercados foram a China com US$ 83,5 milhões, Coreia do Sul com US$ 37,1 milhões, Reino Unido com US$ 24,2 milhões e Rússia com US$ 20 milhões.

Sua bilheteria internacional já ultrapassou a de outros super-heróis como O Incrível Hulk (US$ 263 milhões), Capitão América: O Primeiro Vingador (US$ 371 milhões) e Thor (US$ 449 milhões).

 

Trolls ficou na segunda posição internacional com US$ 18,3 milhões em 68 países, uma queda de 38,9%. O desenho já totaliza US$ 128,2 milhões no exterior e US$ 222,3 milhões globais. Seus melhores mecados foram o Reino Unido com US$ 24,6 milhões, a França com US$ 16,7 milhões, a Rússia com US$ 11,1 milhões e a China com US$ 7,3 milhões in China.

 

A Longa Caminhada de Billy Lynn, da Sony, ficou na 3ª posição internacional com US$ 13,2 milhões, dos quais US$ 11,7 milhões vieram da China, onde ultrapassou Doutor Estranho e ficou na 1ª posição. Estreou também em outros países asiáticos, incluindo Taiwan, onde o diretor Ang Lee nasceu e foi criado, e onde rodou diversos de seus filmes.

 

A Chegada ficou na 4ª posição. Está em cartaz em 21 países faturando US$ 4.6 milhões incluindo US$ 1,8 milhões na Rússia, onde foi a melhor bilheteria do fim de semana. Estreai no Brasil em 24 de novembro.

 

One Piece Film: Gold, uma fantasia animada japonesa, ficou na 5ª posição internacional depois de faturar US$ 9.950.000 em 4 países, totalizando US$ 10.450.000 globais.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Doutor Estranho 43.032.000 153.014.169
2 Trolls 35.050.000 94.014.315
3 A Chegada 24.000.000 24.000.000
4 Almost Christmas 15.563.695 15.563.695
5 Até o Último Homem 10.775.000 32.264.321
6 O Contador 4.570.000 77.725.755
7 Refém do Medo 3.700.000 3.700.000
8 Boo! A Madea Halloween 3.550.000 70.408.079
9 Jack Reacher: Sem Retorno 3.325.000 54.586.711
10 Inferno 3.250.000 31.582.015
Fonte: Rentrak/Comscore