REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO COMPLETA 15 ANOS E ESTREIA NOVO FORMATO.

A partir do dia 24 de abril, às 21h30, o programa Revista do Cinema Brasileiro volta ao ar com exclusividade na TV Brasil em novo formato, novo cenário, novos quadros e mais interatividade. Além de notícias sobre o cinema brasileiro, também serão pautas no programa as produções ligadas às novas mídias, como Internet, celulares, jogos eletrônicos e digitais.

A série vai trazer todos os sábados, em dois blocos de aproximadamente 13 minutos cada, matérias sobre o melhor do audiovisual em todas as suas formas: dos filmes feitos para internet à videoarte e da telinha do celular às salas de cinema. “Com o desenvolvimento do cinema e da televisão a partir das novas tecnologias e com o surgimento dessas Novas Mídias, a produção audiovisual cresceu gerando a necessidade de se pensar o mercado e de estar atento a essas tendências. O Revista será um importante canal de difusão e discussão desse novo tempo.”, diz o diretor do programa, o cineasta Marco Altberg.

Serão pauta do programa as novidades do audiovisual brasileiro no Brasil e no exterior em matérias especiais e na cobertura de eventos, festivais, mostras, lançamentos e dos bastidores das filmagens, apresentando ainda reportagens especiais reflexivas e homenagens.

As matérias sobre cinema serão voltadas para os filmes de curta, média e longa-metragem, de todas as tendências e gêneros. Já as pautas sobre TV terão ênfase na produção independente e de qualidade para a TV e nas possibilidades de novos formatos e outras iniciativas inovadoras para a televisão. Nas Novas Mídias, os temas serão a produção de conteúdo e sua democratização e as intervenções dos espectadores pela internet e celular. Isso irá possibilitar que pessoas comuns criem conteúdos para a rede e para o programa e a descoberta de novos talentos – os futuros cineastas.

Interatividade: Com vistas a aproximar ainda mais o programa de seu público, foi feito um importante investimento na relação da série com o novo site, na busca de interatividade e de inserir a série fisicamente nas Novas Mídias e na Convergência Digital. Essa iniciativa indica uma sintonia com as ferramentas de difusão dos conteúdos e fidelização de público na Internet, através das Redes Sociais.

15 anos no ar: Apresentado por Júlia Lemmertz, o Revista do Cinema Brasileiro completa 15 anos em 2010, com a marca de 710 programas inéditos, exibidos semanalmente, sem interrupção. Com um retrato animado dos bastidores da Sétima Arte, a série entrou no ar quando nada havia sobre o nosso cinema na televisão, tendo recebido em sua origem o apoio da então TVE (1995), hoje TV Brasil, e posteriormente do Canal Brasil (1998).

Nestes 15 anos, desde a chamada retomada do cinema brasileiro, o Revista levou ao espectador de TV o gosto pelo nosso cinema, formando público, dando conta de praticamente tudo o que acontece no cinema nacional. O programa fez uma radiografia de projetos, noticiou filmes em produção, calendário de lançamentos, um pouco da política cultural para o setor, num mapeamento da produção audiovisual brasileira, criando um arquivo da memória do cinema brasileiro contemporâneo e prestando significativo serviço ao próprio cinema e aos seus espectadores, admiradores, pesquisadores e profissionais.

A partir de agora, além de continuar prestando esse serviço ao cinema brasileiro e ao seu público, o programa encara o desafio de radiografar e noticiar os principais acontecimentos entre estas novas formas de expressão audiovisual no Brasil.