“RIDDICK” É O CAMPEÃO DA SEMANA.

Estreando no que é considerado o pior fim de semana do ano, Riddick foi a melhor bilheteria da semana, destronando O Mordomo, que caiu para a segunda posição com US$ 8.9 milhões. Líder das bilheterias nas três semanas anteriores, O Mordomo perdeu somente 40% da receita em seu quarto fim de semana, totalizando US$ 91.9 milhões.
Elysium liderou as bilheteias internacionais com US$ 21.2 milhões, tendo a China contribuído com US$ 11.7 milhões em seu primeiro fim de semana. Embora Riddick tenha resistido à queda costumeira do fim de semana que segue o Dia do Trabalho, seu resultado ficou abaixo das expectativas. Abriu com menos do que o filme anterior, A Batalha de Riddick, que fez US$ 24 milhões em 2004, mas ultrapassou o filme original, Eclipse Mortal, que faturou US$ 11.6 milhões na abertura em 2000.
One Direction: This Is Us caiu 74%, faturando somente US$ 4.1 milhões. Comparando, Justin Bieber perdeu 55% do primeiro para o segundo fim de semana.
A Sony relançou É o Fim, numa tentativa de chegar aos US$ 100 milhões. Faturou US$ 2 milhões e ficou na 13ª posição. Como chegou aos US$ 99 milhões, deverá ficar em cartaz mais algumas semanas para atingir seus objetivos. Estreia no Brasil em 27 de setembro.
A bilheteria total do fim de semana ficou 25% acima da do mesmo fim de semana do ano passado, graças principalmente à expansão de Instructions Not Included. O filme mexicano faturou US$ 8.1 milhões em somente 717 salas, e já ultrapassa os US$ 20 milhões.
As salas Imax deram ótimo retorno, contribuindo com US$ 2.5 milhões em 314 cinemas. Os maiores públicos da semana foram os homens (59%) e os hispânicos (37%).
Num fim de semana considerado o túmulo das bilheterias, os Top 10, com somente uma estreia wide, faturaram cerca de US$ 63 milhões, pouco em relação ao resto do ano, mas melhor do que o ano passado que fez somente US$ 46 milhões.
Esse resultado mantém a tendência de alta em relação ao ano passado, com a bilheteria acumulada de 2013 estando 1% à frente da de 2012.

Vejamos a semana.

1. Riddick – Estreia – Nota Cinemascore: ‘B’. Contagem Metacritic: 48% de críticas positivas. Faturou US$ 18,700,000 em 3.107 cinemas, com uma MPS (média por sala) de US$ 6,010. Embora não fosse espetacular, a bilheteria de US$ 18,700,000 do terceiro filme da franquia liderada por Vin Diesel foi a melhor bilheteria entre todos os fins de semana que seguem o Dia do Trabalho. Ano passado, As Palavras, lançado em 2.800 cinemas, fez menos de US$ 5 milhões. Riddick é a terceira colaboração entre Vin Diesel, que foi um dos produtores do filme de US$ 38 milhões, e o diretor e roteirista David Twohy.
2. O Mordomo – Está na 4ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou US$ 8,900,000 (-40%) em 3330 cinemas (igual) com uma MPS de US$ 2,673, totalizando US$ 91,901,000. A esta altura já se tornou um filme-evento com um detalhe a seu favor: interpretações que irão brilhar na temporada de premiações. Com três semanas consecutivas na 1ª posição, é o primeiro filme dos irmãos Weinstein desde Bastardos Inglórios a chegar aos US$ 100 milhões.
3. Família do Bagulho – Está na 5ª semana e caiu da 2ª para a 3ª posição. Faturou US$ 7,925,000 (-38%) em 3.445 cinemas (igual) com uma MPS de US$ 2,300. Totaliza US$ 123,844,000. Uma ótima sustentação pós-feriado para esta comédia que continua atraindo multidões em seu segundo mês de lançamento. Está a caminho dos US$ 150 milhões e já é a 16ª bilheteria do ano.
4. Instructions Not Included – Está na 2ª semana e subiu da 5ª para a 4ª posição. Faturou US$ 8,100,000 (+3) em 717 cinemas (+369), com uma MPS de US$ 11,297, totalizando US$ 20,312,000.
A distribuidora Lionsgate dobrou o número de salas, o que, com a ajuda de um forte boca a boca (o filme recebeu uma nota A+ na pesquisa Cinemascore) aumentou muito seu público. Assim, Instructions Not Included continuou liderando a média por sala das Top 10. A ótima MPS e a bilheteria acumulada sugerem que este será o maior filme mexicano de todos os tempos.
5. Aviões – Está na 5ª semana e caiu da 4ª posição para a 5ª. Faturou US$ 4,274,000 (-45%) em 3033 cinemas (-226) com uma MPS de US$ 1,409. Totaliza US$ 79,279,000. Continuando sua trajetória de sucesso, esta produção de baixo custo da Disney está a caminho dos US$ 100 milhões dentro e fora dos EUA.
6. One Direction – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 6ª posição. Faturou US$ 4,100,000 (-74%) em 2735 cinemas (igual), com uma MPS de US$ 1,499. Totaliza US$ 23,991,000. Como era de esperar, o filme concerto do conjunto juvenil do momento não foi muito além da 1ª semana, mas deverá dar um bom retorno no exterior.
7. Elysium – Está na 5ª semana e caiu da 6ª para a 7ª posição. Faturou US$ 3,100,000 (-52%) em 2241 cinemas (-298), com uma MPS de US$ 1,383. Totaliza US$ 85,077,000. Depois de uma queda considerada normal para o período, o filme continua tendo (inclusive no exterior) um desempenho melhor do que o esperado, superando as previsões de que não iria dar lucro. Embora seja um filme caro (US$ 115 milhões) deverá se pagar com a ajuda de talvez US$ 200 milhões no estrangeiro.
8. Blue Jasmine – Está na 7ª semana e ainda subiu da 11ª para a 8ª posição. Faturou US$ 2,688,310 (33%) em 1069 cinemas (-110), com uma MPS de US$ 2.515. Totaliza US$ 25,449,000. Impulsionado por um público mais velho, o filme de Woody Allen teve uma ótima sustentação depois do feriado. Com este resultado, deverá se manter em cartaz por mais tempo, graças principalmente por este retorno aos Top 10 e à conquista de sua melhor colocação na 7ª semana. Ao que tudo indica, deverá atingir os US$ 40 milhões. Uma curiosidade: o próximo filme de Allen, Fading Gigolo é interpretado por ele, mas escrito, dirigido e estrelado por John Turturro.
9. Percy Jackson e o Mar de Monstros – Está na 5ª semana e caiu da 8ª para a 9ª posição. Faturou US$ 2,500,000 (-44%) em 2045 cinemas (-348), com uma MPS de US$ 1,222.Totaliza US$ 59,848,000.
Embora vá faturar mais de US$ 150 milhões no mundo todo, sua receita deverá significar apenas 2/3 da da série de TV Percy Jacksons and the Olympians, o que não justificaria um terceiro longa metragem.
10. The World’s End – Está na 3ª semana e caiu da 8ª para a 10ª posição. Faturou US$ 2,302,000 (-54%) em 1520 cinemas (-33) com uma MPS de US$ 1,514. Totaliza US$ 21,737,000. Quase não fica entre os Top 10 da semana, mas já é a maior bilheteria da trilogia de Edgar Wright/Simon Pegg que inclui Todo Mundo Quase Morto (2004) e Chumbo Grosso (2007). Não deverá ser um grande sucesso cinematográfico, mas, como seus antecessores, deve ter uma boa carreira no homevideo.

Independentes

Enquanto os olhos das distribuidoras independentes estão voltados para o Festival de Toronto, o primeiro fim de semana pós-temporada de verão foi pródigo em lançamentos independentes, mas somente o documentário da The Weinstein Company, Salinger, teve um bom desempenho. Salinger, biografia do autor de O Apanhador do Campo de Centeio, dirigido por Shane Salerno, faturou US$ 90,969 em somente quatro salas, com uma média de US$ 22,742 por sala. Os Weinsteins não perderam tempo em lançar o filme logo depois de ter sido exibido no Festival de Telluride no fim de semana do Labor Day, mas sua força será testada quando abrir em mais 60 cidades na semana que vem.
Mais sete filmes independentes estrearam no fim de semana: Adore, Fire In The Blood, Good Ol’ Freda, He’ll Baby, Populaire, Touchy Feely e Winnie Mandela. Nenhum deles ultrapassou a MPS de US$ 6,000, tendo Populaire se saído melhor, com uma MPS de US$ 5,554 em 3 cinemas, e He’ll Baby pior, com somente US$ 531 por sala, em 10 cinemas.
Como já mencionado, Instructions Not Included manteve seu bom desempenho, ficando na 4ª colocação entre os 10 mais. Já é o quinto filme independente a alcançar a marca dos US$ 20 milhões, junto com Blue Jasmine, O Lugar Onde Tudo Termina, Amor Bandido e Um Verão Para Não Esquecer. Poderá ser o segundo maior faturamento independente do ano (título atualmente nas mãos de Blue Jasmine), já que chegou a US$ 25,449,196 nesse fim de semana, e contando.
Outro filme dos Weinsteins, The Grandmaster, de Wong Kar Wai, chegou aos US$ 5 milhões num circuito maior do que o habitual para um filme legendado. The Spectacular Now, embora mais devagar, chegou quase aos US$ 5 milhões, e Um Verão Para Não Esquecer, da Fox Searchlight, em cartaz há seis semanas em 550 cinemas, é o quarto filme indie a chegar aos US$ 20 milhões no ano.
Sem esquecer Fruitvale Station, que está na selação do Festival do Rio deste ano, e já chegou aos US$ 15,768,000.

Internacional

Pela segunda semana consecutiva, Elysium liderou as bilheterias internacionais com US$ 21.2 milhões. Metade disto veio da China, onde o filme estreou na primeira posição com US$ 11.7 milhões (um pouco acima de Oblivion). Até agora, Elysium faturou US$ 127.1 milhões no mercado internacional. O Ataque estreou em mais cinco países, faturando US$ 12.6 milhões. Melhor do que Invasão à Casa Branca, sobre o mesmo tema. No Brasil faturou US$ 1.5 milhão. One Direction: This is Us arrecadou US$ 26 milhões no exterior, mais do que Justin Bieber: Never Say Never em toda a sua carreira. Simultaneamente com os Estados unidos, Riddick abriu em 31 mercados estrangeiros faturando US$ 7.4 milhões.

Bilheterias norte-americanas – Filmes de Estúdio no final de semana (fonte: Rentrak)
Filme Semana (US$) Total (US$)
1. Riddick 18,673,070 18,673,070
2. O Mordomo 8,900,000 91,901,377
3. No se Aceptan Devoluciones 8,100,000 20,311,604
4. Família do Bagulho 7,925,000 123,843,904
4. Aviões 4,274,000 79,279,000
6. One Direction: This Is Us 4,100,000 23,990,510
7. Elysium 3,100,000 85,077,267
8. Blue Jasmine 2,688,310 25,449,196
9. Percy Jackson e o Mar de Monstros 2,500,000 59,847,766
10. The World’s End 2,301,784 21,736,774

Bilheterias internacionais – Filmes de Estúdio no final de semana (fonte: Rentrak)
Filme Semana (US$) Global (US$) Países
1. Riddick 26,073,070 26,073,070 32
2. Elysium 24,300,000 212,177,267 53
3. Família do Bagulho 17,825,000 178,943,904 42
4. O Ataque 12,600,000 152,734,443 31
5. One Direction: This is Us 11,700,000 49,990,510 67
6. Aviões 11,274,000 121,179,000 32
7. Invocação do Mal 9,242,000 259,705,658 48
8. O Mordomo 8,900,000 91,901,377 1
9. Percy Jackson e o Mar de Monstros 8,500,000 153,147,766 50
10. Smurfs 2 8,225,000 267,400,199 72

Wanda de Andrade é especializada em mercado cinematográfico.