RIO INAUGURA BIBLIOTECA ESPECIALIZADA EM CINEMA.

A BIBLIOTECA DE CINEMA MARIALVA MONTEIRO será inaugurada, 4 de fevereiro, nas Casas Casadas no espaço anexo ao Centro Cultural Cavideo. Será a primeira biblioteca dedicada ao cinema do Rio especializada em livros, catálogos, revistas e álbuns de cinema.
A BIBLIOTECA DE CINEMA MARIALVA MONTEIRO foi idealizada para funcionar como um centro de pesquisa (junto com o acervo gratuito de filmes de arte da Cavideo) para estudantes, professores, pesquisadores e cinéfilos.
O acervo já conta com dois mil livros, que foram doados por curadores, artistas, cineastas e colecionadores que atenderam a um chamado nas redes sociais do cineasta e produtor cultural Cavi Borges, idealizador do projeto.
Em menos de 30 dias, chegaram cerca de 2000 livros doados por profissionais do audiovisual como o diretor Cacá Diegues, Hernani Hefner – diretor da Cinemateca do MAM,  Isabel Diegues (editora Cobogó), Vik Birkbeck (curadora do Festival do Rio e videomaker), Carlos Alberto Mattos – crítico de cinema e pesquisador, Mario Abbade (crítico de cinema e cineasta), Denise Lopes (professora de cinema da PUC), Fabiano Canosa (conhecido programador e responsável pela Geração Paissandu), Ilda Santiago (uma das sócias do Estação Botafogo e diretora do Festival do Rio), Sandra Villela ( jornalista e assessora de imprensa), Bernadete Duarte – repórter do canal Brasil, entre muitos outros amigos e frequentadores da CAVIDEO.
A BIBLIOTECA DE CINEMA MARIALVA MONTEIRO emprestará os livros gratuitamente por até uma semana para os interessados,  que também podem ler e consultar os livros no Local ( Espaço Cultural Cavideo).
O nome da biblioteca é uma homenagem a educadora e fundadora do CINEDUC: MARIALVA MONTEIRO que se dedica a mais de 50 anos em usar o cinema como instrumento e ferramenta de educação para crianças e jovens.
A Inauguração acontecerá dia 4 de fevereiro de 14h às 18h nas casas casadas – sede da RIOFILME e onde fica localizado o novo Espaço Cultural Cavideo.
A Inauguração acontecerá dia 4 de fevereiro de 14h às 18h nas casas casadas – sede da RIOFILME e onde fica localizado o novo Espaço Cultural Cavideo.
No lançamento tambem será realizado o lançamento “O Cinema Carioca na Lente da História” ,  livro elaborado pela Rio Filme, sobre ao cinemas antigos de rua da cidade do Rio de Janeiro, que será distribuído gratuitamente para quem doar outro livro de cinema para a Biblioteca, como de outros títulos. Além da distribuição de livros gratuitos para quem doar um livro, também acontecerá o lançamento do livro O Cinema Independente Brasileiro Contemporâneo em 50 Filmes de Marcelo Ikeda.
O funcionamento da biblioteca seguirá todas as medidas preventivas de combate à pandemia.
Evento abertura dia 4 fevereiro das 14h às 18h.
Local: Ruas das Laranjeiras 307
Horário: A biblioteca irá funcionar inicialmente de segunda à sexta das 10h às 17hs, os livros serão emprestados gratuitamente por até uma semana para os interessados,  que também podem ler e consultar os livros no Local ( Espaço Cultural Cavideo).
Para doar livros e catálogos de cinema: deixar neste endereço das 10h às 17h de segunda a sexta