RIO PROMOVE CINEMA NEGRO BRASILEIRO

Começa hoje (22) o 1º Encontro de Cinema Negro Brasil-África, um misto de mostra de filmes brasileiros e africanos e seminário com cineastas de vários países. Até o próximo dia 28, a programação do evento poderá ser acompanhada no Cine Odeon, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro Cultural da Caixa e no recém-inaugurado Centro Afro Carioca de Cinema, todos no Rio de janeiro.
O 1º Encontro de Cinema Negro Brasil-África é organizado por Zózimo Bulbul (ator de ‘Terra em Transe‘ e ‘Filhas do Vento‘) com o objetivo de mostrar a influência africana na formação da identidade cultural brasileira. O homenageado do ano será o diretor africano Osmane Sambene, com a exibiçao de seu último filme, “Moolaadé” (2005).
Entre os convidados estão os diretores brasileiros Joel Zito Araújo, Jefferson Dê e Ari Cândido Fernandes, os atores Antônio Pitanga (foto), Ilea Ferraz, Jorge Coutinho, Antonio Pompeo e Carmen Luz e o historiador Haroldo Costa, além dos africanos Abderrahme Sissako (Mauritânia), Olá Balogun (Nigéria), Zezé Gamboa (Angola) e Newton Aduaka (Nigéria).
Confira a programação completa no site www.afrocariocadecinema.com.br