SABADIN LANÇA LIVRO SOBRE CINEMA MUDO

Será lançado na próxima quarta-feira, em São Paulo, o livro “Vocês Ainda Não Ouviram Nada – A Barulhenta História do Cinema Mudo”, escrito por Celso Sabadin.

Escrito de forma leve e didática, o livro resgata o cinema da Era Silenciosa desde seus primórdios, contando os principais acontecimentos que marcaram sua história. Com prefácio do crítico Rubens Ewald Filho, e apresentação do cineasta Francisco Ramalho Jr., é obra imprescindível para os apreciadores de Cinema e de História.

Essa nova edição chega doze anos depois da primeira, esgostada, e integra a coleção Biblioteca Fundamental de Cinema, da Summus Editorial, dirigida pelo produtor e diretor Francisco Ramalho Jr.

“Para o inconsciente coletivo, cinema mudo era sinal de subdesenvolvimento cinematográfico. Mas a história registra que o que conhecemos como cinema nasceu na fase em que os filmes ainda não sabiam falar. Com exceção, é claro, dos musicais, tudo começou no cinema mudo. O filme sem palavras é a base, a essência e o ponto de partida. Daí a importância de conhecer melhor esse período”, afirma Sabadin.

Resultado de uma cuidadosa pesquisa, que durou cinco anos, o livro fala sobre o nascimento e o desenvolvimento da indústria cinematográfica em vários países, como Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Rússia, Austrália e Brasil. O autor contextualiza os momentos marcantes do cinema mudo com o cenário histórico mundial e as consequências para o mundo das artes.

Em sua análise, Sabadin situa o aparecimento do star system, a criação da linguagem cinematográfica, o surgimento das técnicas, a animação, as salas de exibição, o controle do cinema por leis, a relação do cinema com o Estado e, em particular, a descoberta do domínio do cinema sobre as massas e o aproveitamento desse fato pelos regimes democráticos e, também, pelos autoritários.

Com um texto simples e direto, o autor revela histórias interessantes sobre a carreira de ícones como Charles Chaplin, o Gordo e o Magro, Greta Garbo, Rodolfo Valentino, D.W. Griffith, Thomas Edison, Georges Méliès, os irmãos Warner e tantos outros que forjaram os primeiros anos da sétima arte. O livro traz ainda muitas curiosidades sobre os bastidores de grandes produções e os avanços que acabaram culminando no cinema falado.

O lançamento, com noite de autógrafos, acontece no dia 18 de novembro (quarta-feira), a partir das 19h, na Livraria do Espaço Unibanco (Rua Augusta, 1475 – Cerqueira Cesar – SP).