SAIBA AQUI TUDO SOBRE O 43o. FESTIVAL DE GRAMADO.

O Festival de Cinema de Gramado chega à sua 43ª edição ininterrupta como o mais resistente evento cinematográfico do país. Ao longo de mais de quatro décadas, reflete a história do nosso cinema e testemunha a história cultural do Brasil. Desde o primeiro Kikito, feito ainda em de madeira e entregue em 1973, o Festival se reinventou e resistiu. É dando continuidade a este clima de confiança que Gramado realiza mais uma edição do evento.

Para João Pedro Till, presidente da Gramadotur, a autarquia municipal realizadora do Festival, estamos todos vivendo um momento difícil do ponto de vista de captação. “Realizadores culturais, como nós da Gramadotur, e as empresas desse país precisam achar um ponto de equilíbrio. As realizadoras sendo criativas ao adaptar seus eventos sem perder qualidade e foco e as empresas ao elegerem os projetos que apoiam com sensibilidade e responsabilidade. Por outro lado, a produção cultural audiovisual do Brasil e da América Latina nos desafia. Só do Rio Grande do Sul tivemos 13 longas inscritos. Temos a obrigação de realizar um Festival à altura. Não podemos recuar”, indica Till.

 

O FESTIVAL

A edição 2015 segue o mesmo formato dos últimos anos com mostras competitivas de longas brasileiros e estrangeiros, curtas brasileiros e o Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas (dias 7 e 8). A grande noite de premiação acontece no dia 15 agosto.

Além das mostras competitivas, uma noite de pré-estreia com apresentação de projetos do programa gramadense Educavídeo e uma programação exclusiva com mostras paralelas, cinema nos bairros, cinema nas escolas, debates, encontros, lançamentos de livros e outras atividades tomam conta do evento.

A entrada no Palácio dos Festivais custará 30 reais (com 50% de desconto para estudantes e pessoas acima de 60 anos) nas noites de exibição e 100 reais para a premiação (valor único).

 

CURADORES E COMISSÕES DE SELEÇÃO

A curadoria, segue com a argentina Eva Piwowarski e os brasileiros Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho. Para essa seleção foram vistos 124 filmes brasileiros e 67 estrangeiros. O resultado desta curadoria se reflete em duas mostras competitivas que apresentam 15 longas-metragens, sendo oito brasileiros e sete estrangeiros. Entre os curtas brasileiros, 15 títulos disputam o Kikito. Para o Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas, 14 curtas foram selecionados.

COMISSÃO DE SELEÇÃO CURTAS BRASILEIROS

Sob a coordenação da jornalista e crítica Ivonete Pinto, a comissão de curtas brasileiros do 43º Festival de Cinema de Gramado foi formada por: Andrea Gloria, produtora; Leonardo Garcia, roteirista; Marcos Petrucelli, jornalista e crítico; Rodrigo Grota, diretor; e Sandra Dani, atriz.

COMISSÃO DE SELEÇÃO CURTAS GAÚCHOS

Avaliando a última safra da produção gaúcha de curtas-metragens, a comissão de seleção da categoria teve a coordenação do crítico e pesquisador Leonardo Bomfim. Integraram a comissão: Fatimarlei Lunardelli, jornalista e crítica; Gilka Vargas, diretora de arte e pesquisadora; Gustavo Machado, jornalista; e Pedro Guindani, diretor e roteirista.

 

PREMIAÇÃO EM DINHEIRO

A premiação em dinheiro segue como um firme compromisso assumido pelo Festival com a classe cinematográfica em 2014. São 280 mil reais distribuídos entre os vencedores das mostras competitivas de longas brasileiros e estrangeiros e curtas brasileiros. A Mostra Gaúcha de Curtas – segue com o apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que distribui um total de 30 mil reais entre os vencedores.

AVANT PREMIÈRE GRAMADO – PROJETO EDUCAVÍDEO

Na noite que antecede a abertura oficial do evento (06/08), o tapete vermelho recebe os alunos do projeto Educavídeo e a comunidade de Gramado. Toda a infraestrutura do Festival já estará aberta a esta iniciativa bem-sucedida que teve início em 2014, do tapete vermelho ao Palácio dos Festivais. O Educavídeo consiste em ações educativas nas escolas da rede pública que visam fazer da linguagem audiovisual um instrumento da educação.

 

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS BRASILEIROS

Nove estados estão representados na mostra competitiva de curtas brasileiros do 43º Festival de Cinema de Gramado. 15 títulos disputam o Kikito. A comissão de seleção foi formada por: Ivonete Pinto, jornalista e crítica (coordenadora da comissão), Andrea Gloria, produtora; Leonardo Garcia, roteirista; Marcos Petrucelli, jornalista e crítico; Rodrigo Grota, diretor; e Sandra Dani, atriz.

Os selecionados foram os segintes:

– “Bá”, de Leandro Tadashi (SP)

– “Como São Cruéis os Pássaros da Alvorada”, de João Toledo (MG)

– “Dá Licença de Contar”, de Pedro Serrano (SP)

– “Enquanto o Sangue Coloria a Noite, Eu Olhava as Estrelas”, de Felipe Arrojo Poroger (SP)

– “Haram”, de Max Gaggino (BA)

– “Heroi”, de Pedro Figueiredo (SP)

– “Macapá”, de Marcos Ponts (MA)

– “Miss & Grubs”, de Camila Kamimura e Jonas Brandão (SP)

– “Muro”, de Eliane Scardovelli (SP)

– “O Corpo”, de Lucas Cassales (RS)

– “O Teto Sobre Nós”, de Bruno Carboni (RS)

– “Quando Parei de Me Preocupar Com Canalhas”, de Tiago Vieira (SP/GO)

– “S2”, de Bruno Bini (MT)

– “Sêo Inácio (ou O Cinema Imaginário)”, de Helio Ronyvon (RN)

– “Virgindade”, de Chico Lacerda (PE)

 

PRÊMIO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA – MOSTRA GAÚCHA DE CURTAS

Em 2015 o Prêmio Assembleia Legislativa exibe 14 curtas-metragens em competição. Filmes de Bento Gonçalves, Porto Alegre, São Leopoldo e Santa Maria integram a competição. A comissão de seleção foi formada por Leonardo Bomfim, crítico e pesquisador (coordenador da comissão); Fatimarlei Lunardelli, jornalista e crítica; Gilka Vargas, diretora de arte e pesquisadora; Gustavo Machado, jornalista; e Pedro Guindani, diretor e roteirista.

Eis os selecionados:

– “Arte da Loucura”, de Karine Emerich e Mirela Kruel (Porto Alegre)

– “Atrás da Sombra”, de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes (Porto Alegre)

– “Bruxa de Fábrica”, de Jonas Costa (São Leopoldo)

– “Consertam-se Gaitas”, de Ana Cris Paulus, Boca Migotto e Felipe Gue Martini (Bento Gonçalves)

– “Da Vida Só Espero a Morte”, de Júlia Ramos (Porto Alegre)

– “De Que Lado Me Olhas”, de Carolina de Azevedo e Elena Sassi (São Leopoldo)

– “Kaali”, de Gabriel Motta Ferreira (Porto Alegre)

– “Nes Pas Projeter”, de Cristian Verardi (Porto Alegre)

– “O Corpo”, de Lucas Cassales (Porto Alegre)

– “O Sonho, o Limiar e a Porta que Metamorfoseia”, de Gustavo Spolidoro (Porto Alegre)

– “Pele de Concreto”, de Daniel de Bem (Porto Alegre)

– “Plano”, de Virginia Simone, Carlos Dias e Matheus Walter

– “Quanto Mais Suicida, Menos Suicida”, de Maurício Canterle Gonçalves (Santa Maria)

– “Rito Sumário”, de Alexandre Derlam (Porto Alegre)

 

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS BRASILEIROS

Com curadoria do trio Eva Piwowarski, Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho, a seleção de longas brasileiros do 43º Festival de Cinema de Gramado traz oito títulos em competição. São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Rio Grande do Sul são os estados que marcam presença na lista.

Foram selecionados os seguintes longas:

– “Ausência”, de Chico Teixeira (SP)

– “Introdução à Música do Sangue”, de Luiz Carlos Lacerda (RJ)

– “O Fim e os Meios”, de Murilo Salles (RJ)

– “O Outro Lado do Paraíso”, de André Ristum (DF)

– “O Último Cine Drive-In”, de Iberê Carvalho (DF)

– “Ponto Zero”, de José Pedro Goulart (RS)

– “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert (SP)

– “Um Homem Só”, de Cláudia Jouvin (RJ)

 

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS ESTRANGEIROS

Sete longas-metragens estrangeiros selecionados pelo trio Eva Piwowarski, Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho disputam o Kikito. A plural seleção traz representantes de sete países diferentes: Colômbia, México, Argentina, Equador, Costa Rica, Cuba e Uruguai. São eles:

– “Ella”, de Libia Stella Gómez (Colômbia)

– “En La Estancia”, de Carlos Armella (México)

– “La Salada”, de Juan Martin Hsu (Argentina)

– “Ochentaisiete”, de Anahi Hoeneisen e Daniel Andrade (Equador)

– “Presos”, de Esteban Ramírez Jímenez (Costa Rica)

– “Venecia”, de Kiki Alvarez (Cuba)

– “Zanahoria”, de Enrique Buchichio (Uruguai)

 

MOSTRA DE LONGAS GAÚCHOS (ñão competitiva)

Em um ano expressivo para o cinema gaúcho (13 títulos foram inscritos para a mostra competitiva de longas brasileiros), seis produções serão exibidas fora de competição na Mostra Gaúcha de Longas, que acontece com sessões à tarde no Palácio dos Festivais.

Os filmes que participam da programação são: “Edmundo”, de Luiz Alberto Cassol; “Errante – Um Filme de Encontros”, de Gustavo Spolidoro; “Filme Sobre Um Bom Fim”, de Boca Migotto; “Nós Duas Descendo a Escada”, de Fabiano de Souza; “Sobre Amanhã”, de Diego de Godoy e Rodrigo Pesavento; e “Tormenta”, de Lucas Costanzi.

 

HOMENAGENS 

TROFÉU OSCARITO – 25ª edição em 2015

O troféu que leva o nome de um dos maiores ícones do cinema nacional de todos os tempos, o Oscarito (Oscar Lorenzo Jacinto de la Inmaculada Concepción Teresa Díaz), completa 25 anos. A distinção foi instituída em 1991 para homenagear os grandes atores do cinema nacional que, como ele, deixam sua indiscutível marca na cinematografia nacional.

O 25º troféu Oscarito será da atriz Marília Pêra. Com 24 filmes no currículo, a atriz já foi consagrada duas vezes no Festival com o Kikito de melhor atriz: em 1987, com “Anjos da Noite”, e em 1983 com “Bar Esperança – O Último Que Fecha”. Em 2007, ela esteve na serra gaúcha ao lado do saudoso Eduardo Coutinho para encerrar o Festival com “Jogo de Cena”.

TROFÉU CIDADE DE GRAMADO

Outra distinção entregue pelo Festival é o troféu Cidade de Gramado. A homenagem é destinada a um convidado de honra que se destaca no cinema nacional ou internacional. Em 2015 quem recebe o troféu é o ator e cineasta Daniel Filho.

O carioca estreou no cinema em 1955 como ator no filme “O Fuzileiro Do Amor”.  Desde lá, alternou papeis como intérprete, diretor e produtor. São mais de 40 longas no currículo, que tem como marca o diálogo com o grande público. Daniel Filho segue produzindo e dirigindo filmes, conciliando-os com sua consolidada carreira na TV. Os últimos longas assinados por ele foram “Confissões de Adolescente” (2014) e “Sorria, Você Está Sendo Filmado” (2015).

REALIZAÇÃO

O 43º Festival de Cinema de Gramado é uma realização do Ministério da Cultura e da Gramadotur e uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado. Patrocínios confirmados: Ambev, BNDES, Oi e Petrobras. Apoios confirmados: Caracol Chocolates, Cristais de Gramado, DUOCASA, Famastil e Nikon. Apoio institucional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, ACCIRS, APTC, Fundacine, IECINE e SIAV. Financiamento do Pró-Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.