SAIBA CURIOSIDADES DA ESTREIA “A OESTE DO FIM DO MUNDO”,

Com roteiro e direção de Paulo Nascimento (o mesmo da minissérie Animal, em exibição na Globosat), o drama A Oeste do Fim do Mundo tem sua estreia nacional confirmada para o próximo dia 28 de agosto, em 14 praças: São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Novo Hamburgo , Belo Horizonte, Juiz de Fora, Fortaleza, Brasília, Recife, João Pessoa, Florianópolis, Curitiba e Salvador.

O filme une três personagens solitários na bela e desolada paisagem da Cordilheira dos Andes: o misterioso Leon (César Troncoso), o sarcástico Silas (Nelson Diniz), e Ana (Fernanda Moro). Eles gravitam em torno de um velho posto de gasolina por onde passam poucos caminhões e muitas histórias emocionantes.

Selecionado para mostras oficiais em Punta del Leste, Chicago e Toronto, A Oeste do Fim do Mundo será o primeiro filme brasileiro a ser exibido em sessões diárias que oferecerão áudio descrição e legenda, mecanismos de acessibilidade tanto para pessoas com deficiência visual, como para pessoas com deficiência auditiva, promovendo assim uma ação inédita de inserção cultural.

O filme estreia dia 28 de agosto em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis, Curitiba, Salvador, Recife, João Pessoa, Fortaleza, Juiz de Fora, Novo Hamburgo e Santos.

NOTAS DE PRODUÇÃO:

• O filme foi rodado na ordem real em que as ações do roteiro se desenvolvem, para que os atores sentissem mais intensamente o desenvolvimento de seus personagens.

• Como a luz nas proximidades da Cordilheira dos Andes muda de forma muito rápida e intensa, todo o filme foi rodado nos horários reais do roteiro, ou seja, as cenas matinais foram feitas efetivamente pela manhã, igualmente como as vespertinas e noturnas, sem a utilização de iluminação especial.

• O filme foi sendo montado, diariamente, na medida em que as imagens eram captadas. Uma ilha de edição foi especialmente montada na cidade de Uspallata, base de produção do filme, para esta finalidade.

• A equipe de produção contou com profissionais brasileiros, argentinos, uruguaios e chilenos.

• O posto de gasolina onde mora o personagem Leon foi totalmente construído em alvenaria pela produção do filme. Ao final das filmagens, ele foi ofecerido às autoridades locais, e hoje serve como posto de informações turísticas na região de Uspallata, Argentina.

• Para vivenciar e interiorizar seu personagem, a atriz Fernanda Moro trabalhou anonimamente numa vinícola em Bento Gonçalves, participando das tarefas diárias dos trabalhadores do lugar. Ela também teve de fumar pela primeira vez na vida.

• Fernanda Moro também cortou, de verdade, seus longos cabelos em cena, e teve de fazê-lo sem a ajuda de nenhum espelho. Como o corte foi real e obviamente a cena não poderia ser repetida, foram utilizadas 3 câmeras simultaneamente para esta cena especifica.

• Nelson Diniz e César Troncoso aprenderam a pilotar motos para viver seu personagem.

• Todos os objetos de cena são reais, e foram garimpados em casas e lojas da região de Mendoza e Uspallata, na Argentina.

• Trata-se do primeiro filme brasileiro a entrar em cartaz com uma sessão acessível diária com os recursos de audiodescrição e legendas disponíveis para todos.

FICHA TÉCNICA:

Elenco:
• LEON Cesar Troncoso, esteves em O Banheiro do Papa, XXY, Em Teu Nome, Cabeça a Prêmio, Circular, El Viaje Hacia el Mar, Faroeste Caboclo, Hoje e Inocência Clandestina.
• ANA Fernanda Moro, de Valsa para Bruno Stein, Em Teu Nome, A Casa Verde, e O Tempo e o Vento (versão de 2013) e na minissérie Animal.
• SILAS Nelson Diniz, de O Homem que Copiava, Neto Perde Sua Alma, Neto e o Domador de Cavalos, A Última Estrada da Praia, Sal de Prata, Tolerância e da minissérie Animal.

DIREÇÃO E ROTEIRO:

Paulo Nascimento, diretor e roteirista de A Casa Verde, Em Teu Nome, Valsa para Bruno Stein, e Diário de um Novo Mundo e da minissérie Animal. .

Direção de Fotografia: Alexandre Berra
Direção de Arte: Voltaire Danckwardt
Montagem: Márcio Papel
Trilha Sonora: Renato Muller
Produção: Paulo Nascimento, Leonardo Machado, Marilaine Castro da Costa
Produtores Associados: Beto Rodrigues (Brasil) e Martin Viaggio (Argentina)
Coprodução: Bufo Films (Argentina) e Panda Filmes (Brasil)
Distribuição: Espaço Filmes

Mais informações:
www.aoestedofimdomundo.com.br