SAÌRAM OS VENCEDORES DO CURTA SANTOS

Por cinco dias, a cidade de Santos reuniu produtores, diretores, atores, atrizes e músicos para a sétima edição do ‘Curta Santos – Festival Santista de Curtas Metragens’. O público, porém, foi a grande estrela. As pessoas compareceram, prestigiaram e valorizaram o cinema brasileiro em todas as suas formas. Um recorde foi batido. O cinema discutido e seus profissionais valorizados.

Com Alain Resnais, o Cineclube da ‘Aliança Francesa’ e o ‘Curta Santos’ celebraram o ‘Ano da França no Brasil’. Uma retrospectiva com o que há de melhor na carreira do cineasta foi apresentada, com quatro longas cuidadosamente escolhidos – incluindo “Medos Privados em Lugares Públicos”, que permaneceu em cartaz nos cinemas de São Paulo por mais de um ano. O público também pôde conferir uma programação com os mais variados lançamentos, em reconhecimento da vitalidade da França, sua riqueza cultural, do talento de seus cineastas e da grandeza de suas criações.

Nas universidades, a discussão se fez presente. Na ‘Unisantos’, o crítico de cinema Christian Petermann falou a respeito da produção universitária. Na ‘Unimes’ e na ‘Unip’, Letícia Fontanela, uma das organizadoras do ‘Putz! – Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba’ desde sua primeira edição em 2004, apresentou curtas-metragens e conversou com os jovens, incentivando-os a produzir. O estudante de jornalismo e blogueiro Ricardo Prado participou no último dia.

As palestras e oficinas também tiveram seu espaço. Áaron Fernandes, da ‘Academia Internacional de Cinema’, ministrou palestra na ‘Unimonte’. No mesmo local também aconteceu uma oficina de videoclipe com o diretor argentino Mariano Dawidson. Durante toda a semana, no Sesc, aconteceu a já tradicional oficina de interpretação para atores com o ‘Studio Fátima Toledo’, e um workshop de documentário com Andréa Pasquini, autora do documentário “Fiel”.

Além das homenagens para Maitê Proença e Carlos Manga, na gala de abertura do evento, e a inauguração da estrela de Ney Latorraca na porta do cine Roxy’ – talvez o evento maior afluência de público -; no sábado, dia 19, na Pinacoteca Benedicto Calixto, aconteceu uma homenagem in memoriam a Rudá de Andrade, com a exibição do filme “Renata”. Na mesma noite, no Cine Roxy, o ator e diretor Matheus Nachtergaele, recebeu o carinho do público santista, com a exibição em sala lotada de “A Festa da Menina Morta’. Na sequência, aconteceu, na quadra da escola de samba ‘União Imperial’, o anúncio dos vencedores desta sétima edição do festival.

Confira os premiados da ‘Mostra Olha Caiçara Universitário’: Melhor Pesquisa Olhar Caiçara Universitário, para “O Samba é Raiz – A História do Samba em Santos”; Melhor Direção Olhar Caiçara Universitário, para Leandro Prado e Allan Montrezol, pelo filme “Vestido de Honra”; Melhor Curta Metragem Olhar Caiçara Universitário: “Vestido de Honra”.

‘Mostra Olhar Caiçara Independente’: ‘Prêmio Revelação Olhar Caiçara‘ para a atriz mirim Maiara pelo filme “O Melhor Lugar”; Menção Honrosa – Prêmio Especial do Juri Olhar Caiçara , para o filme “The Legofather”; Som Olhar Caiçara para Alexandre Grooves pelo filme “Malu e Fred”; Montagem Olhar Caiçara para Gabriel Negrão pelo filme “Sorria, você está morto!”; Fotografia Olhar Caiçara para Marcelo Caldas e Danilo Pimentel pelo filme “Sorria, você está morto!”; Roteiro Olhar Caiçara para Wagner DÁvilla e Rodrigo Bernardo pelo filme “Malu e Fred”; Atriz Olhar Caiçara para Carol Portes pelo filme “Malu e Fred”; Ator Olhar Caiçara para Bruno Autran pelo filme “Malu e Fred”; Direção Olhar Caiçara para Rodrigo Bernardo pelo filme “Malu e Fred”; Curta Metragem Documentário Olhar Caiçara para “Do Mangue à Fé”; Curta Metragem Ficção Olhar Caiçara para “Malu e Fred”.

‘Videoclipe Brasilis’: Performance Videoclipe Brasilis para banda ‘NX Zero’ pelo videoclipe “Razões e Emoções”; Direção Videoclipe Brasilis para Giuliano Chiaradia e Paula Padilha pelo videoclipe “Kobune” de Fernanda Takai; Videoclipe Brasilis para “Reforma Agrária do Ar” do Wado.

‘Videoclipe Caiçara’: Performance Videoclipe Caiçara para a banda ‘Zebra Zebra’ pelo videoclipe “Já dizia a minha Vó”; Direção Videoclipe Caiçara para Gustavo Ferreiro pelo videoclipe “Eu sou normal” da banda ‘Sonique’; Videoclipe Caiçara para “Já dizia a minha Vó” da banda ‘Zebra Zebra’.