SÂO PAULO GANHA BIBLIOTECA ESPECIALIZADA EM CINEMA.

A Biblioteca Roberto Santos, no bairro paulistano do Ipiranga, inaugura seu acervo temático e sua programação de cinema no próximo sábado, dia 14. A partir das 17 horas, serão exibidos dois curtas-metragens do cineasta que dá nome à Biblioteca. Após a sessão, haverá um bate papo com Inimá Simões, autor do livro “Roberto Santos: a hora e vez de um cineasta”.

Confira também a programação de junho da nova Biblioteca:

Dia 14 de junho às 17horas, programa especial com dois curtas-metragens de Roberto Santos:

ARROZ E FEIJÃO – EPISÓDIO DE CONTOS ERÓTICOS
Ficção, BRASIL, 1977, 16mm
Extraido do conto de Sergio Toni
Com Joana Fomm, Davi José, Carlos Roberto Martins, Dirce Militelo e Xandó Baptista
Arroz e feijão narra o perigoso relacionamento de uma mulher de trinta anos com um adolescente inexperiente. Joana, a mulher, tenta seduzir o parente caipira durante a refeição que ele faz todos os dias em sua casa.

ÍRIS BRUZZI – EPISÓDIO DE AS CARIOCAS
Ficção, BRASIL, 1966, DVD
Adaptado do texto A Desinibida do Grajaú. No episódio, Roberto Santos reformula a personagem, deslocando Marlene (Íris Bruzzi) para a Penha e inventando um programa inquisidor de TV (TV Globo, recém-inaugurada), no qual Marlene espia seus pecados de garota da Zona Norte que, ao virar “celebridade”, adquire os hábitos avançados da Zona Sul, causando conflitos no conservador bairro de origem.

Censura: Livre
Logo após a sessão, conversa com Inimá Simões, autor do livro Roberto Santos: A Hora e a Vez de Um Cineasta e apresentação de Carlos Augusto Calil.

MOSTRA 5 X ROBERTO SANTOS

A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA
Ficção, BRASIL, 120 min, 1965, DVD
Dir.: Roberto Santos
Com Leonardo Villar, Jofre Soares, Maria Ribeiro, Maurício do Valle e Flávio Migliaccio
Augusto Matraga é um fazendeiro violento. Traído pela esposa, ele é emboscado por seus inimigos e dado como morto, mas é salvo e volta-se para a religiosidade. Augusto conhece Joãozinho Bem Bem, jagunço que o faz viver um conflito interno, instigando os instintos violentos de sua personalidade. Matraga começa então a oscilar entre seu temperamento agressivo e o misticismo que não consegue mais abandonar.

Dia 20, às 16h
Dia 29, às 18h

O GRANDE MOMENTO
Ficção, BRASIL, 80 min, 1957, DVD
Dir.: Roberto Santos. Com Gianfrancesco Guarnieri, Myriam Pérsia, Jayme Barcellos, Vera Gertel e Paulo Goulart
A história de um jovem trabalhador que quer se casar, mas não tem meios suficientes para realizar o sonho. Uma angustiada busca de dinheiro para pagar as últimas dívidas, contratar o fotógrafo da festa e retirar o terno da cerimônia, retido à última hora pelo próprio alfaiate, também necessitado de dinheiro, obriga o noivo desesperado a vender sua bicicleta, seu instrumento de trabalho.

Dia 22, às 16h
Dia 28, às 16h

UM ANJO MAU
Ficção, BRASIL, 107 min, 1971, DVD
Dir.: Roberto Santos. Com Adriana Prieto, Flavio Portho, Francisco de Franco, Bárbara Fazio, Sergio Hingst
Vendida por sua mãe a um comerciante, Açucena encontrará em sua vida inúmeras desilusões. Após ser expulsa da casa do comerciante, por iniciar uma relação com o irmão deste, ela encontra o amor no tropeiro Lucas. O casal passa a trabalhar numa fazenda, mas, certo dia, na ausência de Lucas, um capataz tenta violá-la. Na luta com o algoz, Açucena queima-lhe o rosto e em seguida Lucas o deixa aleijado. O dono da fazenda se sente ultrajado pelo ocorrido e decide matar o casal. No tiroteio, Lucas e seu filho morrem e Açucena consegue escapar viva. Tempos depois, ela encontra Martinho, um homem poderoso que lhe promete vingança.

Dia 22, às 18h
Dia 27, às 16h

AS CARIOCAS
Ficção, BRASIL, 110 min, 1966, DVD
Dir.: Roberto Santos. Com Iris Bruzzi, Ivan de Souza, Esmeralda Barros, Ankito, José Lewgoy
Marlene, uma carioca do subúrbio, eleita Rainha das Praias do Rio, resolveu, um dia, lavar seu carro, em frente à sua casa, no bairro da Penha. Vestia-se com um “short”, bem “short”, e provocou a ira das vizinhas que viram nela uma tentação para seus compenetrados maridos. A coisa acaba em pancadaria com as ciumentas cara-metades quebrando o automóvel. Em sinal de protesto, a moça ameça fazer um “strip-tease” em plena via pública.

Dia 21, às 16h
Dia 29, às 16h

SESSÃO CINECLUBE
Todo sábado, às 19h, exibições de filmes em película 16mm

CONTOS ERÓTICOS
Ficção, BRASIL, 105 min, 1977, 16mm
Dir.: Roberto Santos, Roberto Palmari, Joaquim Pedro de Andrade e Eduardo Escorel

Arroz com Feijão: mulher casada, insatisfeita e frustada no casamento, arrisca uma experiência sexual com um jovem adolescente do interior.
As Três Virgens: jovem tem relações sexuais com o rapaz que ama e é obrigada pela família a ir morar com três tias solteironas e castas.
O Arremate: fazendeiro chega à casa de um empregado para cobrar dívidas. O colono, não tendo como pagar, vai a cidade tentar um empréstimo, deixando a filha a sós. Fazendeiro seduz a moça e passa a procurá-la diariamente.
Vereda Tropical: Em Paquetá, um professor tem como objeto de prazer uma melancia. Com a fruta, atinge a plenitude de seus desejos.

Dia 21, às 19h
Dia 28, às 19h

A Biblioteca fica na Rua Cisplatina, 505 – Ipiranga- São Paulo.
Fone 2273-2390.