SÃO PAULO RECEBE O 7˚CINEFOOT – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL. TUDO GRÁTIS.

De 29 de novembro a 3 de dezembro, no Museu de Futebol, São Paulo sedia a 7a. edição do CINEfoot, com 16 filmes em competição, mais homenagens, bate papos, mesa redonda, sessões para a garotada e muito mais.

CINEFOOT, único festival de cinema de futebol do Brasil, e pioneiro na América Latina, dá o pontapé inicial no dia 29 de novembro para a sua sétima edição em São Paulo, no Museu do Futebol, com entrada franca em todas as sessões.

 

Ao longo da sua trajetória o CINEFOOT transformou-se numa das mais importantes plataformas de exibição da cinematografia mundial de futebol e recebeu em 2016 um número recorde de inscrições vindas de diversos países: 162 filmes.

 

Para a Mostra Internacional Competitiva de Longa-Metragem foram selecionados 8 filmes, sendo 5 brasileiros e 3 internacionais vindos da Itália, Alemanha e Nepal.

 

Entre os nacionais estão escalados “Barba, Cabelo & Bigode“, de Lucio Branco; “Miller & Fried – As Origens do País do Futebol“, de Luiz Ferraz; “Ivair, O Príncipe do Futebol“, de Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento; “Palmeiras – O Campeão do Século“, de Mauro Beting e Kim Teixeira; “1976 – O Ano da Invasão Corinthiana“, de Ricardo Aidar e Alexandre Boechat.

 

Foram convocados para a Mostra Internacional Competitiva de Curta-Metragem 8 filmes: 4 brasileiros e 4 internacionais. A seleção brasileira está escalada com curtas-metragens dirigidos por Eduardo Souza Lima („Bola para Seu Danau“), Caroline Neumann, Guilherme Agostini Cruz („Jogo Truncado“), João Ademir („A Culpa é do Neymar“) e Anderson Rodrigues („Onipresença“).

A seleção internacional apresenta curtas da Itália, Grã-Bretanha, Austrália e França.

 

As Taças Cinefoot de Melhor Curta e Melhor Longa, eleitos pelo voto do público, serão entregues na cerimônia de encerramento do CINEFOOT, no dia 3/12, às 19h, no Museu do Futebol.

 

Seleção dos filmes:

 

CINEFOOT SÃO PAULO / MOSTRA COMPETITIVA DE LONGA-METRAGEM

 

1) Uma Maravilhosa Época Falida (Dir. Mario Bucci, Itália)

2) Barba, Cabelo & Bigode (Lucio Branco, Brasil)

3) Miller & Fried – As Origens do País do Futebol (Dir. Luiz Ferraz, Brasil)

4) Sunakali (Dir. Bhojraj Bhat, Nepal)

5) Ivair, O Príncipe do Futebol (Dir. Cristiano Fukuyama, Luiz Nascimento, Brasil)

6) Palmeiras – O Campeão do Século (Dir. Mauro Beting e Kim Teixeira, Brasil)

7) 1976 – O Ano da Invasão Corinthiana (Dir. Ricardo Aidar e Alexandre Boechat, Brasil)

8) Os Guerreiros (Dir. Mehdi Benhadj-Djilali, Alemanha)

 

CINEFOOT SÃO PAULO / MOSTRA COMPETITIVA DE CURTA-METRAGEM

 

1) Dois Pés Esquerdos (Dir. Isabella Salvetti, Itália)

2) Espectadores (Dir. Ross Hogg, Grã-Bretanha)

3) Bola Para Seu Danau (Dir. Eduardo Souza Lima, Brasil)

4) O Ladrão do Troféu (Dir. Dave Edwardz, Austrália)

5) Jogo Truncado (Dir. Caroline Neumann, Guilherme Agostini Cruz, Brasil)

6) A Culpa é do Neymar (Dir. João Ademir, Brasil)

7) Na Lateral (Dir. Hortense Gélinet, França)

8) Onipresença (Dir. Anderson Rodrigues, Brasil)

 

 

MAIS 10 FILMES NAS SESSÕES ESPECIAIS E

MOSTRA DENTE DE LEITE

 

Além das Mostras Internacionais Competitivas de Curtas e Longas Metragens, o CINEFOOT organiza sessões especiais em caráter não competitivo e a já tradicional Mostra Dente de Leite. Em 2016, estas exibições especiais apresentam uma programação composta por 10 filmes brasileiros e internacionais.

 

 

MOSTRA DENTE DE LEITE (INFANTOJUVENIL)

 

Pelo sétimo ano consecutivo o CINEFOOT leva ao Museu do Futebol a MOSTRA DENTE DE LEITE, que acontecerá nos dias 30/11, 1˚ e 2/12, às 10h, com entrada franca. São seis curtas-metragens selecionados através de uma curadoria especialmente elaborada para o público infantojuvenil.

 

1) FUTEBOL É PAI, Direção Lina Chamie (Brasil)

2) DOIS PÉS ESQUERDOS, Direção Isabella Salvetti (Itália)

3) O PRIMEIRO JOÃO, Direção André Castelão (Brasil)

4) GAÚCHOS CANARINHOS, Direção Renê Goya Filho (Brasil)

5) A CULPA É DO NEYMAR, Direção João Ademir (Brasil)

6) QUEM VAI LEVAR?, Direção Paolo Geremei (Itália)

 

 

SESSÕES ESPECIAIS

 

A série de documentários “FANÁTICOS“, produção da TV Zero com Direção de Pedro Asbeg, terá três exibições especiais: “FANÁTICOS/VANESSA“, “FANÁTICOS/LÍNGUA“ e “FANÁTICOS/ESQUERDINHA“.

Os curtas-metragens abordam torcedores alucinados por seus times. Torcidas grandes, pequenas, cânticos, coreografias, manias, folclores, bandeiras. O comportamento dos torcedores é um espetáculo à parte.

 

A produção da Santos TV “EU SOU O TEMPLO DO FUTEBOL, EU SOU A VILA BELMIRO“, completa o leque de exibições especiais homenageando o centenário da Vila Belmiro.

 

 

A PRODUÇÃO DAS TVS DOS CLUBES DE FUTEBOL

 

No dia 2/12, às 16h, o auditório do Museu do Futebol recebe diversos profissionais envolvidos na produção das TVs do Santos, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Flamengo e Goiás, para um debate sobre a experiência e os rumos destes veículos, bem como apresentar conteúdos destes canais.

O modelo não nasceu no Brasil, mas já se tornou uma ferramenta indispensável para os clubes brasileiros fidelizarem torcedores e fortalecerem sua imagem.

 

 

PREMIAÇÃO / CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

 

O CINEFOOT indica os filmes vencedores da Taça Cinefoot de Melhor Longa-Metragem e de Melhor Curta-Metragem“ nas suas mostras competitivas internacionais, exclusivamente através do voto popular. Os vencedores recebem o troféu na noite de encerramento do festival (3/12, às 19h, Museu do Futebol).

 

Na sessão especial de encerramento, além da entrega dos prêmios, serão exibidos os curtas-metragens “FANÁTICOS-ESQUERDINHA“ (Direção, Pedro Asbeg) e “COMERCIAL F.C. – A EQUIPE FANTASMA“ (Direção Ugo Giorgetti), e ainda o média-metragem “ADEUS GERAL“ (Direção Gustavo Altman, Martina Alzugaray, Matheus Bosco, Pedro Arakaki, Pedro Junqueira).

 

HOMENAGENS:

 

HONRARIA GOL DE PLACA 2016

Ita Maia, a mulher forte do futebol de Guaianazes.

Dia 1˚ de dezembro às 18h30 / Museu do Futebol

 

O futebol feminino sempre ocupa espaço de destaque no CINEFOOT. A “Honraria Gol de Placa 2016” vai para a baiana Ita Maia, responsável por acolher e formar no futebol, meninas vítimas de violência doméstica e abusos dos mais variados. Uma guerreira, batalhadora incrível, que há 12 anos atua em Guaianazes. O trabalho realizado por Ita Maia no extremo leste da capital paulista, é imprescindível. Não fosse ela, boa parte das meninas cujas vidas sofreram interferências violentas, não teriam como sonhar com algo melhor. E Ita faz tudo isso com amor e futebol.

 

 

 

100 anos da Vila Belmiro.

Vila Belmiro, o templo sagrado de craques, conquistas, histórias e emoções alcança um século de glórias.

Dia 3 de dezembro às 17h / Museu do Futebol

 

Desde a partida inaugural, quando o Santos venceu o Ypiranga por 2 a 1, o Estádio Urbano Caldeira revelou-se o “Alçapão da Vila”, transformando-se no palco de jogos e momentos históricos do time comandado pelo Rei do Futebol.

 

Na vitória do Peixe por 11 a 0 sobre o Botafogo-SP, Pelé chegou a fazer oito gols em uma só partida. A despedida do Rei é um dos acontecimentos extraordinários da Vila Belmiro, que foi eternizada com a magia de inúmeros outros craques e gerações de ídolos fantásticos.

 

 

Esquerdinha, fanático pelo Santo André.

Dia 3 de dezembro às 19h / Museu do Futebol

 

Fanático pelo EC Santo André, ele faz mais declarações ao seu time do que à sua esposa. Esquerdinha já assistiu a mais de mil jogos e tem todos os ingressos carinhosamente guardados, verdadeiras relíquias. Para ele, isso ainda é pouco. Ele enxerga tudo em azul e branco e diz que seu clube é seu vício, sua vida e seu amor.

 

 

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CINEfoot 2016:

 

29/11 – terça-feira

Abertura e Sessão Competitiva 1

O Primeiro João, Brasil, 2006,6 min. Livre. Dir: André Castelão

Barba, Cabelo & Bigode , Brasil, 2016, 120 min. 12 anos. Dir:Lucio Branco

 

30/11 – quarta-feira

Mostra Dente de Leite – 10h

Sessão de curtas-metragens pensada para o público infantojuvenil

 

Futebol é pai, Brasil, 2014, 10 min, Livre. Dir: Lina Chamie

Dois pés esquerdos, Itália, 2016, 6 min, Livre. Dir: Isabella Salvetti

O primeiro João, Brasil, 2006, 6 min, Livre. Dir: André Castelão

Gaúchos Canarinhos, Brasil, 2012, 15 min, Livre. Dir: Renê Goya Filho

A culpa é do Neymar, Brasil, 2015, 11 min, Livre. Dir: João Ademir

Quem vai levar?, Itália, 2015, 10 min, Livre. Dir: Paolo Geremei

 

Sessão Competitiva 2 – 18h30

Espectadores, Grã-Bretanha, 2013, 4 min. 12 anos. Dir: Ross Hogg

O ladrão do Troféu, Austrália, 2015, 15 min. 12 anos. Dir: Dave Edwardz

Os Guerreiros, Alemanha, 2015, 95 min. 12 anos. Dir: Mehdi Benhadj-Djilali

 

Sessão Competitiva 3 – 20h30

Jogo Truncado, Brasil, 2016, 13 min. 12 anos. Dir: Caroline Neumann, Guilherme Agostini Cruz

Ivair, o Príncipe do futebol, Brasil , 84 min. 12 anos. Dir: Cristiano Fukuyama, Luiz Nascimento

 

01/12 – quinta-feira

Mostra Dente de Leite – 10h

Sessão de curtas-metragens pensada para o público infantojuvenil

 

Futebol é pai, Brasil, 2014, 10 min, Livre. Dir: Lina Chamie

Dois pés esquerdos, Itália, 2016, 6 min, Livre. Dir: Isabella Salvetti

O primeiro João, Brasil, 2006, 6 min, Livre. Dir: André Castelão

Gaúchos Canarinhos, Brasil, 2012, 15 min, Livre. Dir: Renê Goya Filho

A culpa é do Neymar, Brasil, 2015, 11 min, Livre. Dir: João Ademir

Quem vai levar?, Itália, 2015, 10 min, Livre. Dir: Paolo Geremei

 

Sessão Competitiva 4 – 18h30

Nesta sessão haverá uma homenagem ao futebol feminino.

 

Fanáticos-Vanessa, Brasil, 2016, 6 min. 12 anos. Dir: Pedro Asbeg

Na lateral, França, 2014, 15 min. 12 anos. Dir: Hortense Gélinet

Sunakali, Nepal, 2014, 51 min. 12 anos. Dir: Bhojraj Bhat

 

 

Sessão Competitiva 5 – 20h30

Onipresença, Brasil, 2016, 9 min. 12 anos. Dir: Anderson Rodrigues

Palmeiras, o campeão do século, Brasil, 2016, 100 min. Dir: Mauro Beting, Kim Teixeira

 

02/12 – sexta-feira

Mostra Dente de Leite – 10h

Sessão de curtas-metragens pensada para o público infantojuvenil

 

Futebol é pai, Brasil, 2014, 10 min, Livre. Dir: Lina Chamie

Dois pés esquerdos, Itália, 2016, 6 min, Livre. Dir: Isabella Salvetti

O primeiro João, Brasil, 2006, 6 min, Livre. Dir: André Castelão

Gaúchos Canarinhos, Brasil, 2012, 15 min, Livre. Dir: Renê Goya Filho

A culpa é do Neymar, Brasil, 2015, 11 min, Livre. Dir: João Ademir

Quem vai levar?, Itália, 2015, 10 min, Livre. Dir: Paolo Geremei

 

Sessão especial – 16h

Bate-papo com produtores de conteúdo para as TVs – produção das TVs dos clubes de futebol

 

Sessão Competitiva 6 – 18h30

Dois pés esquerdos, Itália, 2016, 6 min, Livre. Dir: Isabella Salvetti

Uma maravilhosa época falida, Itália, 2014, 80 min. 12 anos. Dir: Mario Bucci

 

Sessão Competitiva 7 – 20h30

Fanáticos – língua, Brasil, 2016, 9 min. 12 anos. Dir:Pedro Asbeg

1976- O ano da invasão corinthiana, Brasil, 2016, 90 min. 12 anos. Dir:Ricardo Aidar e Alexandre Boechat

 

03/12 – sábado

17h – Homenagem ao Santos – 100 anos de Vila Belmiro

 

Sessão Competitiva 8

Eu sou o templo do futebol, eu sou a Vila Belmiro, Brasil, 2016, 2 min. 12 anos. Dir: Santos TV

A culpa é do Neymar, Brasil, 2015, 11 min, Livre. Dir: João Ademir

Bola para Seu Danau, Brasil, 2015, 6 min, Livre. Dir: Eduardo Souza Lima

Miller & Fried – as origens do país do futebol, Brasil, 2016, 71 min. 12 anos. Dir: Luiz Ferraz

 

Sessão de encerramento – 19h

Bate-papo/ mesa redonda

 

Fanáticos – Esquerdinha, Brasil, 2016, 6 min. 12 anos. Dir:Pedro Asbeg

COMERCIAL F.C. – a equipe fantasma, Brasil, 2014, 10 min. 12 anos. Dir:Ugo Giorgetti

ADEUS, GERAL , Brasil, 2016, 42 min. 12 anos. Dir:Matheus Bosco, Gustavo Altman, Pedro Arakaki, Martina Alzugaray, Pedro Junqueira

 

 

SINOPSES DOS FILMES:

 

1) SINOPSES / MOSTRA COMPETITIVA / LONGA-METRAGEM

 

1976 – O ANO DA INVASÃO CORINTHIANA

Dir. Ricardo Aidar e Alexandre Boechat (Doc, 90 min, cor, HD, SP, 2016) 12 ANOS

Aconteceu em dezembro de 1976, quando mais de 50 mil torcedores corinthianos se deslocaram de corpo e alma de São Paulo para o Rio de Janeiro, para assistir ao jogo contra o Fluminense, no Maracanã. O movimento ganhou fama como “A invasão”, “A invasão do Maracanã” e “A invasão corinthiana”. O fato é que na história do futebol do Brasil e do mundo não se tem conhecimento de um evento esportivo com tamanho deslocamento humano e pacífico. Um momento histórico.

 

BARBA, CABELO & BIGODE

Dir. Lucio Branco (Doc, 120 min, cor, Brasil, RJ, 2016) 12 ANOS

(Vencedor do CINEFOOT 2016-RIO DE JANEIRO – Melhor Longa-Metragem)

Afonsinho, Paulo Cézar Caju e Nei Conceição iniciaram as suas carreiras em meados dos anos 1960, num momento histórico de forte repressão política no país. Originalmente na condição de companheiros de uma consagrada geração de craques do Botafogo, não abriram mão da liberdade, justo quando a ditadura militar decidiu convocar a si própria para também entrar em campo.

 

IVAIR, O PRÍNCIPE DO FUTEBOL

Dir. Cristiano Fukuyama, Luiz Nascimento (Doc, 84 min, Cor, HD,SP, 2016) 12 ANOS

Ivair Ferreira nasceu em 1945 e foi revelado nas categorias de base da Portuguesa. Apelidado de “Príncipe do Futebol” pelo “Rei” Pelé, formou o famoso ataque iê-iê-iê na Lusa. Chegou ao Corinthians em 1969, na segunda maior transação da época. Campeão carioca pelo Fluminense em 1971, também vestiu as camisas dos tradicionais America-RJ e Paysandu-PA. Atuou nos Estados Unidos e no Canadá ao lado de Eusébio.

 

MILLER & FRIED – AS ORIGENS DO PAÍS DO FUTEBOL

Dir. Luiz Ferraz (Doc, 71 min, cor, HD, SP, 2016) 12 ANOS

No final do século XIX o Brasil estava em ebulição. O fim da escravidão, a chegada de imigrantes e a urbanização movimentavam o país. Neste cenário, o futebol chega da Inglaterra com o jovem Charles Miller e sofre uma revolução nos pés mágicos de Arthur Friedenreich.

 

OS GUERREIROS

Zweikämpfer / The Offsiders

Dir. Mehdi Benhadj-Djilali (Doc, 95 min, cor, HD, Alemanha, 2016) 12 ANOS

(Vencedor do Festival 11mm Berlin – Melhor Longa-Metragem)

Nico, Micky, Lütti e Benni são profissionais que jogaram com sucesso nas principais ligas alemãs durante anos. Agora, na casa dos 30 anos, eles estão sem emprego. Quando um agente oferece-lhes um clube no Vietnã, eles veem a oportunidade como sua última chance.

 

PALMEIRAS – O CAMPEÃO DO SÉCULO

Dir. Mauro Beting, Kim Teixeira (Doc, 100 min, cor, HD, SP, 2016) 12 ANOS      

Palestra nos ensina. Palmeiras é nossa sina. O clube dos italianos de São Paulo não pôde continuar sendo Itália e nem Palestra por causa da Segunda Grande Guerra. Mas na luta, o Palmeiras soube levar de vencida e mostrar que de fato é o campeão do século XX no país mais vezes campeão mundial. As Academias que dão aula de bola. A torcida que canta e vibra. A aliança do Palestra com o Palmeiras. Um clube com dois nomes e uma paixão que não é maior e nem menor. É Palmeiras.

 

SUNAKALI

Sunakali

Dir. Bhojraj Bhat (Doc, 51 min, cor, HD, Nepal, 2014) 12 ANOS

(Vencedor de 21 prêmios em festivais pelo mundo)

Mugu, no oeste do Nepal, é uma das regiões menos desenvolvidas do país. De acordo com o Censo de 2011, 90% das mulheres em Mugu são analfabetas. Contra este duro, porém belo cenário, Sunakali revela-se um documentário edificante sobre a equipe de futebol feminino de Mugu e sua jornada no campeonato nacional.

 

UMA MARAVILHOSA ÉPOCA FALIDA

Una meravigliosa stagione fallimentare /A Wonderful Season of Failure

Dir. Mario Bucci (Doc, 80 min, cor, HD, Itália, 2014) 12 ANOS

O filme mostra uma nova perspectiva do conto de fadas que emocionou a Itália no final da Serie B 2013/2014. O conto de fadas do clube Bari, um grupo de jogadores e gerentes que desencadearam uma série de eventos inimagináveis. Os protagonistas desta aventura desde as fases iniciais revelam como tudo isso aconteceu.

 

 

2) SINOPSES / MOSTRA COMPETITIVA / CURTA-METRAGEM

 

A CULPA É DO NEYMAR

Dir. João Ademir (Fic, 11 min, cor, HD, RJ, 2015) LIVRE

Túlio, um típico garoto do subúrbio, passa a torcer pelo time do ídolo Neymar. Para seu pai, essa é uma traição imperdoável.

 

BOLA PARA SEU DANAU

Dir. Eduardo de Souza Lima (Doc, 6 min, cor, HD, RJ, 2015) LIVRE

A súmula (ainda) não registra, mas para o banguense da gema foi Thomas Donohoe, e não Charles Miller, quem introduziu o futebol no Brasil. Conhecido nas quebradas como Seu Danau, o escocês de Busby foi um dos muitos operários europeus que chegaram ao Rio no fim do século XIX para trabalhar na Fábrica de Tecidos Bangu. Donohoe também foi um dos fundadores do Bangu Atlético Clube, e hoje um grupo de moradores do bairro quer que seu feito seja reconhecido.

 

DOIS PÉS ESQUERDOS

Due Piedi Sinistri / Two Left Feet

Dir. Isabella Salvetti (Fic, 6 min, cor, HD, Itália, 2015) LIVRE

(Vencedor do CINEFOOT 2016-RIO DE JANEIRO – Melhor Curta-Metragem)

Nas vizinhaças de Roma, Mirko está jogando futebol com os amigos. Ele encontra Luana, sentada nas proximidades. Aos 12 anos, os jovens se dão bem, mas uma terrível surpresa deixa Mirko sem fôlego. Luana sorri feliz pela primeira vez em sua vida.

 

ESPECTADORES

Spectators

Dir. Ross Hogg (Ani 4 min, cor, HD, Grã-Bretanha, 2013) 12 ANOS

O filme de animação observa e inverte o foco esperado de um jogo de futebol, voltando a atenção para aqueles que não estão no campo. O filme investiga a interação social e comportamento humano, revelando a diversidade de personalidades encontradas entre os espectadores de futebol, algo que muitas vezes torna-se escondida pela massa.

 

JOGO TRUNCADO

Dir. Caroline Neumann, Guilherme Agostini Cruz (Doc, 13 min, cor, HD, SP, 2016) 12 ANOS

No vocabulário do futebol, “jogo truncado” é usado quando uma partida está brigada. A palavra “truncado” também significa incompleto ou cortado. Nesse sentido, o filme discute a luta pela diversidade e respeito dentro do futebol brasileiro, a partir dos movimentos de torcedores contra a homofobia e o sexismo nos estádios.

 

NA LATERAL

Sur la Touche / On the Side

Dir. Hortense Gélinet (Fic, 15 min, cor, HD, França, 2015) 12 ANOS

(Vencedor do Festival 11mm Berlin – Melhor Curta-Metragem)

Samir é torcedor do PSG e sua paixão chateia Anna, sua namorada. Mas um dia ela muda de ideia, quando Samir a convence a acompanhá-lo ao estádio.

 

O LADRÃO DO TROFÉU

The Trophy Thief

Dir. D. Edwardz (Fic, 15 min, cor, HD, Austrália, 2015) 12 ANOS

Ben é um jovem jogador de futebol confiante de que vencer o troféu da temporada vai resolver seus problemas familiares. Quando ele perde o prêmio, resolve o assunto com as suas próprias mãos.

 

ONIPRESENÇA

Dir. Anderson Rodrigues (Doc Exp, 9 min, cor, HD, SP, 2016) 12 ANOS

(Melhor Filme Experimental no 12 MONTHS FILM FESTIVAL (Romênia, 2016) / Menção Honrosa no 8º Festival de Cine y Artes Visuales Bugarte (Colômbia, 2016)

ONIPRESENÇA” coloca em discussão a produção fotográfica contemporânea por meio da linguagem dos repórteres do futebol brasileiro. O filme é baseado na apropriação de 8 mil fotos de 15 profissionais presentes no clássico Corinthians x Palmeiras, no dia 31 de maio de 2015, na Arena Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro. Uma narrativa que pretende questionar a autoria assim como a hibridização atual entre fotografia, televisão e cinema.

 

 

3) SINOPSES / MOSTRA DENTE DE LEITE / INFANTOJUVENIL

 

A CULPA É DO NEYMAR

Dir. João Ademir (Fic, 11 min, cor, HD, RJ, 2015) LIVRE

Túlio, um típico garoto do subúrbio, passa a torcer pelo time do ídolo Neymar. Para seu pai, essa é uma traição imperdoável.

 

DOIS PÉS ESQUERDOS

Due Piedi Sinistri / Two Left Feet

Dir. Isabella Salvetti (Fic, 6 min, cor, HD, Itália, 2015) LIVRE

(Vencedor do CINEFOOT 2016-RIO DE JANEIRO – Melhor Curta-Metragem)

Nas vizinhaças de Roma, Mirko está jogando futebol com os amigos. Ele encontra Luana, sentada nas proximidades. Aos 12 anos, os jovens se dão bem, mas uma terrível surpresa deixa Mirko sem fôlego. Luana sorri feliz pela primeira vez em sua vida.

 

FUTEBOL É PAI

Dir. Lina Chamie (Doc, 10min, cor, HD, SP, 2014) LIVRE

(Menção Honrosa no FICTS-Festival Internacional de Cinema e TV de Esportes de Milão / Menção Honrosa no Kazan Festival Internacional de Cinema de Esportes-Rússia)

Antonio tem 8 anos e torce para o Santos F.C. Ele sonha em ir ao estádio ver seu time jogar. O filme acompanha Antonio nesta primeira inesquecível ida a um estádio de futebol.

 

GAÚCHOS CANARINHOS

Dir. Rene Goya Filho (Doc, 15 min, cor, HD, RS, 2007) LIVRE

Um homem que criou um país. O documentário conta a história de um criador e de sua maior criação. Uma criação que deu identidade a uma nação. Estamos falando da camisa amarela da Seleção Brasileira de futebol, criada pelo gaúcho Aldyr Schlee.

 

O PRIMEIRO JOÃO

Dir. André Castelão (Ani, 7 min, cor, HD, RJ, 2006) LIVRE

Garrincha revela a origem do apelido “João” que ele dava a todos os seus marcadores em campo. Verdade? Ninguém sabe.

 

QUEM VAI LEVAR?

Dir. Paolo Geremei (Fic, 10 min, cor, HD, Itália, 2015) LIVRE

Diego é o atacante da sua equipe de futebol. Mas hoje ele está jogando um jogo completamente diferente. O seu treinador e seus colegas de time, estão diante de uma partida crucial, enquanto ele passa a tarde com sua namorada Emma. Ambos tem Síndrome de Down e terão que decidir o rumo desta partida.

 

 

4) SINOPSES / SESSÕES ESPECIAIS

 

ADEUS GERAL

Direção/Roteiro/Produção/Montagem/Forografia: Matheus Bosco, Gustavo Altman, Pedro Arakaki, Martina Alzugaray, Pedro Junqueira (Doc, 42 min, cor, HD, SP, 2016) LIVRE

Entendendo que o futebol é uma representação fiel de nossa realidade, surge o documentário “Adeus, Geral”, que teve seu início a partir de um trabalho escolar de Geografia sobre “muros sociais” e que, dessa maneira, busca explorar a elitização do futebol brasileiro, que exclui dos estádios as camadas mais pobres da população. Produzido por 5 alunos do Ensino Médio, movidos pelo sentimento de expor as injustiças que esse muro social representa, deu voz a torcedores, jornalistas, técnicos e ex-jogadores para entender o que significa essa elitização.

 

COMERCIAL F.C. – A EQUIPE FANTASMA

Dir. Ugo Giorgetti (Doc, 10 min, cor, HD, SP, 2014) LIVRE

Existe um clube do qual não resta senão uma ou outra foto, esquecida num arquivo de jornal. No entanto, esse clube foi um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol. Chamava-se Comercial F.C. Não tinha estádio, campo de treinamento, ou mesmo torcida. Tinha uma sede, num edifício no Centro de São Paulo, também demolido. O Comercial F.C. é hoje um fantasma na cidade em que nasceu e morreu. Quem dirigia o clube? Onde foram parar taças e troféus? Perder e ver coisas desaparecer faz parte do cotidiano de São Paulo. Rever a vida do Comercial, portanto, é recuperar uma São Paulo de um mundo soterrado

 

EU SOU O TEMPLO DO FUTEBOL, EU SOU A VILA BELMIRO

Produção Santos TV (Doc, 2.30 min, cor, HD, SP, 2016) LIVRE

Produção da Santos TV em comemoração aos 100 anos da Vila Belmiro, o templo sagrado de craques, conquistas, histórias e emoções.

 

FANÁTICOS / ESQUERDINHA

Dir. Pedro Asbeg (Doc, 6 min, cor, HD, RJ, 2016) LIVRE

Fanático pelo Santo André, ele faz mais declarações ao seu time do que à sua esposa. Esquerdinha já assistiu a mais de mil jogos e tem todos os ingressos guardados. Para ele, isso ainda é pouco. Ele enxerga tudo em azul e branco e diz que seu clube é seu vício, sua vida e seu amor.

 

FANÁTICOS-LÍNGUA

Dir. Pedro Asbeg (Doc, 9 min, cor, HD, RJ, 2016) 12 ANOS

Língua é um torcedor corinthiano que dispensa comentários. Uma difícil promessa a ser cumprida, mas a ajuda dos fanáticos parceiros será fundamental. Incríveis aventuras movidas por uma paixão: o SC Corinthians Paulista.

 

FANÁTICOS-VANESSA

Dir. Pedro Asbeg (Doc, 6 min, cor, HD, RJ, 2016) 12 ANOS

A “menina Palmeiras” tem o corpo todo marcado com tatuagens em homenagem ao seu time. Conceição, sua mãe, reclama que a filha gosta mais do time do que dela. Vanessa sente a obrigação de ir a todos os jogos do Palmeiras, mesmo não gostando da modernidade nos estádios. Para ela, o Palmeiras não é um clube. É uma religião. É sua vida.

 

 

 

7º CINEfoot – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL.

 

Local:

Museu do Futebol – Estádio do Pacaembu – Pça. Charles Muller s/n

São Paulo

De 29 de novembro a 3 de desembro de 2016.

 

Datas e horários das sessões:

Terça, 29/11, às 19h30

Quarta, 30/11, às 10h00, 18h30 e 20h30

Quinta, 01/12, às 10h00, 18h30 e 20h30

Sexta, 02/12, às 10h00, 16:00, 18h30 e 20h30

Sábado, 03/12, às 17h00 e 19h00.

 

Entrada gratuita sujeita à lotação das salas.

Verifique a classificação indicativa de cada filme na relação acima.