SÃO PAULO, RIO E BRASÍLIA RECEBEM MOSTRA DE FILME LIVRE. GRÁTIS.

A Mostra do Filme Livre (MFL) chega a sua 17ª edição ​ no Rio de Janeiro, de 21 de março a 15 de abril​. Conhecida por evidenciar a produção independente – filmes feitos sem verbas públicas ou sem grandes patrocínios, e de viés mais autoral, é também pioneira na exibição de filmes de diferentes formatos, gêneros, durações e épocas. Em 2018, exibe 200 filmes de todo o Brasil. O homenageado desta edição será o crítico e cineasta paulistano Olívio Tavares de Araújo, com a exibição de quatro de seus filmes e debate

​​A mostra terá entrada gratuita e realizará, além de diversos debates, o curso Cinema e Memória com o pesquisador Hernani Heffner (MAM-RJ), nos 3 CCBBs​ (RJ – SP – DF)​. ​​

  1. A curadoria da mostra, formada por Gabriel Sanna, Diego Franco, Scheilla Franca e Guilherme Whitaker (Guiwhi), trabalhou ininterruptamente por três meses na escolha dos filmes para que a mostra garanta a qualidade das edições anteriores. “Nos últimos anos a MFL tem sido uma grande vitrine do cinema brasileiro. E que bom que o foco desta mostra seja os filmes independentes, não comerciais, deixando evidente a potência de nosso cinema livre, autoral, possível de ser feito sem o uso de verbas públicas. Muitos dos filmes que passamos são urgentes, tanto no seu fazer quanto no seu mostrar. Para estes filmes é que nascemos e seguimos na luta por mais espaço, para que eles sejam vistos por um número cada vez maior de pessoas”, comenta Guillherme Whitaker, também criador e organizador do evento.

    Guiwhi enfatiza que a mostra busca, a cada ano, exibir o que de mais instigante e original é produzido audiovisualmente no Brasil. “Se hoje tais filmes conseguem chegar a mais gente, com certeza tivemos participação nesta conquista de reconhecimento e valorização. A MFL é feita com recursos públicos, via lei Rouanet, ou seja, é o Estado ajudando a difundir filmes produzidos sem a sua ajuda, que são exibidos de forma gratuita, como sempre defendemos que devem ser todos os eventos feitos com verba pública.”

    A mostra tem o patrocínio do Banco do Brasil desde sua primeira edição, em 2002, onde esteve por uma semana no CCBB RJ. “É com enorme satisfação que apresentamos mais uma Mostra do Filme Livre, que começou há 17 anos nesse CCBB. Ao longo de todos esses anos de realização, o evento ganhou força e se tornou um grande difusor do cinema independente nacional. Estamos convictos da importância de apoiar produções marcadas pela multiplicidade de olhares e perspectivas“, diz Marcelo Fernandes, Gerente Geral do CCBB Rio de Janeiro.

 

Homenagem a Olívio Tavares de Araújo

A MFL homenageará o crítico e cineasta Olívio Tavares de Araújo com a entrega do troféu Filme Livre! e com exibições dos filmes  “Farnese” (1971), “Brennand e o Sentimento Trágico do Mundo” (1998), “O Olhar Triste” (1994-1995) e “Omissão de Socorro” (2001-2007).  Olívio realizou mais de trinta curtas-metragens, boa parte sobre o processo criativo de artistas plásticos brasileiros. Além de intensa atividade como crítico e ensaísta convidado de vários jornais e revistas, no Brasil e no Exterior, tem atuado como curador de mostras de arte, entre elas duas sobre o pintor Alfredo Volpi. É autor de Imitação, Realidade e Mimese (Imprensa da UFMG, 1963), Thomaz (Grifo, 1980), Volpi: a Construção da Catedral (MAM-SP, 1981) e Dois Estudos sobre Volpi (Funarte, 1986). O realizador participará de debate sobre sua obra nas 3 cidades. (ver programação em www.mostralivre.com )

Curso Cinema e Memória

​ com Hernani Heffner ​

​De 28 a 31 de março no CCBB Rio

Todos os anos a MFL colabora com a formação de novos realizadores. Nesta edição, o pesquisador Hernani Heffner (MAM-RJ) ministrará o curso Cinema e Memória nas três cidades: RJ, SP e DF.  A participação será gratuita e as inscrições ​serão realizadas a partir do dia 09 ​de março ​

pelo site da mostra em ​www.​mostradofilmelivre.com

​Hernani é pesquisador, graduado em Comunicação Social – Cinema pela universidade Federal Fluminense. Começou sua carreira profissional na Cinédia, em 1986, realizando levantamento de fontes e dados para as edições da companhia, como Palácios e Poeiras – 100 anos de cinemas no Rio de Janeiro. Ingressou na Cinemateca do MAM-RJ, em 1996, passando pela Curadoria de Documentação e Pesquisa e assumindo, em 1999, o cargo de Conservador-Chefe do Arquivo de Filmes. Foi Curador do Festival Cine Música, de 2007 a 2014, e da temática preservação da Mostra de Cinema Ouro Preto – CineOP, de 2012 a 2016. Coordenou a restauração de inúmeras  produções da Cinédia, como “Ébriom”, “Alô! Alô! Carnaval!” e “Bonequinha de Seda”.

Além das sessões e debates nos CCBBs, a MFL também organiza, de forma independente (sem patrocínios), desde 2005, a maior ação cineclubista do Brasil, os Cineclubes Livres, que em 2017 aconteceu em mais de 70 cidades. A meta este ano é chegar a 100 cidades e 5 mil pessoas de público total nesta ação.

 

Números das inscrições e seleção da MFL 2018

– Este ano a média se manteve, foram 1.140 filmes inscritos, sendo que apenas 186 (16%) tiveram apoio de editais e/ou leis de incentivo.  No total, foram selecionados 140 filmes e outros 60 foram convidados.

​​

– Dos 362 filmes inscritos feitos por estudantes, 30 foram selecionados. Dos 200 selecionados/convidados, apenas 32 filmes tiveram apoio de editais e/ou leis de incentivo.

– Inscritos/Selecionados e Convidados por UF:

Rj=370/62, SP=226/41, MG=119/23, PE=77/8, BA=50/9, GO=43/6, RS=35/5, DF=33/5, SC=30/6, CE=30/6, PR=30/2, PB=14/2, ES=9/3, RN=3/1, PA=21, AL=14, AM=8, MT=7, SE=6, MS=6, MA=5, RO=3, AC=2, RR=1, PI=1, AP=1, TO=1.

 

Premiação

Este ano a premiação terá dois recortes, concorrendo a um prêmio cada: a Sessão Caminhos, com filmes de estudantes, terá como júri o coletivo ELVIRAS (coletivo de mulheres que escrevem críticas cinematográficas e produzem reflexão teórica sobre audiovisual),  e os Panoramas Livres, onde estão os principais curtas, terá como júri a ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do RJ). O prêmio será o serviço de audiodescrição (para cegos) e legendagem descritiva (para surdos), oferecidos pela CONECTA Acessibilidade. Os dois filmes premiados passarão durante o evento em sessão especial para deficientes visuais e auditivos.

 

Sessão por sessão:

6 sessões Panoramas Livres = COMPETITIVA – exibição dos 26 principais curtas (júri no RJ da ACCRJ – Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro)

2 sessões Caminhos = COMPETITIVA – exibição de 7 filmes de estudantes (júri: Coletivo Elviras)

7 sessões Longas Livres = exibição dos principais longas

Homenagem a Olivio Tavares de Araújo =  exibição de curtas e debate nas três cidades com o realizador paulista Olivio Tavares de Araújo.

Destaque Marcus Curvelo = exibição dos filmes do cineasta baiano, com debate nas 3 cidades

Destaque Renato Coelho, Priscyla Bettim e Atos da Mooca = exibição dos filmes da dupla Renato Coelho e Priscyla Bettim e do coletivo paulista, com debate no RJ e SP

9 sessões Autores Livres = exibição dos filmes de realizadores que já participaram da MFL

4 sessões Questão de Gêneros  = exibição dos filmes de terror, com debate no RJ

Especial Tantão =exibição dos  filmes sobre o artista carioca multimídia Tantão

14 Cabines Livres = exibição dos videoartes e filmes não narrativos passando em loop

5 sessões Territórios = exibição dos filmes sobre questões relativas ao uso da terra, urbanidades e migrações

Mundo Livre = exibição dos filmes feitos fora do Brasil por brasileiros
Pilulas = exibição dos 19 filmes com até 5 minutos

Biografemas = exibição dos filmes com ou sobre outros artistas
Especial Caramujo = exibição dos filmes do ator carioca falecido em 2017, ligado ao coletivo CGB, Cinema Guerrilha da Baixada.

Especial Chorume = exibição dos filmes do coletivo carioca, seguido de debate (somente no RJ)
Especial Luiz Giban = exibição dos filmes montados e realizados por Luiz Giban (em memória)
Especial Híbridos = exibição dos exibição com debate nas 3 cidades do filme, mais em http://hibridos.cc/

Especial Mourão = exibição dos curtas do cineasta carioca Jorge

​Mourão​

(APENAS RJ)

Coisas nossas = exibição dos filmes feitos pela produção e curadoria da MFL (destaque para o novo curta de Christian Caselli e o novo trabalho de Gabriel Sanna, com Caetano Veloso

Curta o Curta – Apenas RJ – Curtas convidados pelo site parceiro da MFL, Curta o Curta.

EM CADA CIDADE sessões com filmes locais:

Curta Rio = filmes feitos no estado do RJ

Curta Sampa = filmes feitos no estado de SP

Curta DF = filmes feitos na capital federal

 

Mostrinha Livre=  sessão de 30min. com exibição de curtas infantis para os pequenos.

 

Debates (Cinema 1)

Dia 26-03 – ESPECIAL GRANDE SERTÃO: Anita Leandro, Dôra e Diego Franco

Dia 28-03 – HÍBRIDOS:  Com Priscilla Telmon & Vincent Moon

Dia 30-03 – Longa Livre 4: Simone Cortezão e Diego Franco

Dia 31-03 – CURVELO: com Marcus Curvelo e Gabriel Sanna

Dia 6-04 – ATOS DA MOOCA: Com Renato Coelho, Priscyla Bettim e Caio Lazaneo

Dia 7-04 – OLIVIO: Com Olivio Tavares de Araújo e Gabriel Sanna

Dia 8-04 – QUESTÃO DE GÊNERO: a definir a mesa

Dia 15-04 – PREMIADOS , 2 JURADOS + 2 PREMIADOS + guiw

 

CIRCUITO DE CINECLUBES

Há mais de anos a MFL realiza ações com cineclubes parceiros, em 2017 chegamos a mais de 4.000 pessoas em mais de 70 cidades! Confira estes números em fotos e detalhes em

http://www.mostradofilmelivre.com/17/pub.php?c=44

 

ENCONTROS LIVRES

Durante os sábados da MFL no RJ serão realizados encontros no auditório do 4º. andar do CCBB Rio, são eles:

Dia 31-03 – ACCRJ – Ricardo Cota, Gilberto Ferreira da Silva Jr. e Filippo Pitanga

O cinema brasileiro nunca esteve em melhor fase, com recordes em todas as áreas, seja território nacional ou estrangeiro. E, atinados com a nova produção desbravadora e repleta de inovações do cenário independente, que dita tendências e quebra moldes, a tradicional Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro acredita que precisava suprir a lacuna crítica em se reaproximar e premiar os filmes brasileiros desde sua gênese de criatividade autoral que prescinde de recursos públicos. Em parceria com a Mostra do Filme Livre, inauguramos o Prêmio da Crítica ACCRJ para ampliar e estimular o intercâmbio de ideias com o que há de melhor nos realizadores brasileiros do hoje e do amanhã.

Dia 7-04 – ASCINE RJ – Associação de Cineclubes do RJ – Encontro aberto sobre Cineclubismo no Rio de Janeiro.

Dia 14-04 – As personagens mulheres nos filmes selecionados pela MFL

Convidadas:  Maria Caú, crítica das Elviras; Raphaela Ximenes, crítica das Elviras; Helena Lessa, co-diretora de Buraco Negro . Mediação: Scheilla Franca. As Elviras convidam para um bate-papo com o público sobre as mulheres representadas como personagens em filmes selecionados pela Mostra do Filme Livre. Participa da conversa a realizadora Helena Lessa, que co-dirigiu o longa Buraco Negro, exibido na programação.

 

WSET Multimídia

A MFL é uma criação e produção da WSET Multmídia, também responsável no Brasil pelas mostras completas dos cineastas David Cronenberg e Michael Haneke. Mais em www.wsetmultimidia.com

 

SERVIÇO  

17ª. Mostra do Filme Livre

Local: Centro Cultural Banco do Brasil

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ)

(21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

Datas: de 21 de março a 15 de abril

Horários: consultar programação no site http://mostradofilmelivre.com

Entrada Gratuita, senhas distribuídas 1 hora antes na bilheteria

Lotações: 98 lugares (Cinema I), 50 lugares (Cinema II) e 6 cabines

Horários da Bilheteria: Das 9h às 21h.

Classificação: consultar programação por sessão

Acesso para pessoas com deficiência: Sim

Patrocínio: Banco do Brasil

Realização: CCBB

Programação completa: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/rio-de-janeiro

INFORMAÇÕES AO PÚBLICO

SITE: www.bb.com.br