SAPOPEMBA RECEBE OFICINAS, CINEMA E BRUNA LOMBARDI.

Vinte jovens de Sapopemba, Zona Leste da cidade de São Paulo, assistem a aulas diferentes durante 15 dias, desde o último dia 13 de junho, até o próximo sábado (27). As aulas acontecem no CEDECA – Mônica Paião Trevisan, na rua Vicente Franco Tolentino, 45, Parque Santa Madalena. No último dia de aula, os alunos apresentam ao público, amigos e familiares um trabalho igualmente inusitado: um filme curta-metragem, totalmente produzido por eles. A experiência faz parte das Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil, realizadas pelos premiados cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, diretora e roteirista de O Bicho de Sete Cabeças e Chega de Saudade.
Além das oficinas, Sapopemba recebe também, de quinta-feira a sábado (25 a 27.06) a sala de cinema com programação gratuita de filmes nacionais.

A estréia dos curtas-metragens produzidos nas Oficinas, no sábado (27.06), às 18h30, na sala do Cine Tela Brasil, montada na Avenida Arquiteto Vilanova Artigas, 1900, Jardim Sapopemba, vai ser acompanhada de perto pela atriz Bruna Lombardi.

“No início do projeto há quatro anos levamos filmes nacionais para comunidades de baixa renda. A cada sessão, conhecemos muita gente que estava no cinema pela primeira vez. Com o passar do tempo, tivemos a vontade de ensinar aos jovens como eles podem contar as próprias histórias em pequenos filmes. Temos muito orgulho de trazer para cá as Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil e o Cine Tela Brasil”, afirmam os idealizadores do projeto.

OFICINAS – Com 68 horas de aulas práticas, os jovens têm acesso a informações sobre técnicas de produção de vídeo e ainda participam de uma conversa com roteirista, ator ou diretor de renome nacional. Os alunos aprendem enquanto produzem os curtas-metragens e descobrem o audiovisual como uma ferramenta de auto-expressão. Uma ajuda de custo para transporte e pesquisa no valor de R$ 80,00 é dada a cada aluno.

Em parceria da Fundação Telefônica, as oficinas de vídeo contam com um espaço interativo no portal EducaRede (www.educarede.org.br). Na comunidade virtual chamada Coletivo Tela Brasil: Para quem faz ou quer fazer cinema!, criada no Portal, os jovens podem trocar experiências com os participantes das oficinas de outros municípios. Além disso, a comunidade dissemina na internet os conteúdos e debates realizados nas oficinas. Neste espaço virtual, ainda, alunos e professores da rede pública têm acesso a materiais e orientações sobre como usar o cinema em sala de aula.

Cine Tela Brasil – Um dos projetos de maior sucesso no cinema nacional, o Cine Tela Brasil contabiliza desde 2004 números grandiosos. Foram percorridas 225 cidades e realizadas 2672 sessões. A taxa de ocupação da sala é a maior do Brasil, com 88% de público em cada sessão, totalizando 525.544 espectadores. Sessenta e oito filmes nacionais foram exibidos gratuitamente.

Serão exibidos os longas Garoto Cósmico (livre), Romance (12 anos), Pequenas Histórias (livre) e Era Uma Vez (14 anos). A sala de cinema itinerante Cine Tela Brasil estará montada na avenida Arquiteto Vilanova Artigas, 1900, Jardim Sapopemba. Uma parceria com escolas da cidade é feita para garantir a presença de estudantes.

Cinema na Escola – Para auxiliar os professores no trabalho em sala de aula, o Cine Tela Brasil desenvolveu um material específico e inédito com orientações metodológicas para utilização do cinema como recurso didático. O material será distribuído gratuitamente para as Secretarias da Educação e escolas da rede pública das cidades visitadas pela sala de cinema itinerante. Todo esse conteúdo, que inclui também sugestões de atividades baseadas no conteúdo dos filmes nacionais, estará disponível no portal Tela Brasil (www.telabr.com.br). Na seção “em sala de aula”, arquivos em pdf podem ser baixados gratuitamente com temas para o bate-papo com os alunos do ensino fundamental e médio.

Lançado no final de 2008, o portal convida o internauta a participar de Oficinas Virtuais, nas quais percorre todo o processo de produção de um filme até chegar à sala de cinema. Oficinas de roteiro, produção, direção, fotografia, trilha sonora, montagem, pós-produção e até de exibição fazem parte do conteúdo disponível gratuitamente ao visitante do portal. A cada oficina, recomendação de bibliografia, de filmografia e ainda exercícios virtuais completam o aprendizado.

Mais informaçõpes no Portal Tela Brasil: www.telabr.com.br