“SE BEBER..2″ É GRANDE SUCESSO ENTRE OS FILMES PARA MAIORES DE 18.
Tendo estreado na quinta-feira no início de um fim de semana prolongado por causa do feriado da segunda feira (Memorial Day), “Se Beber Não Case 2” fez US$ 137,4 milhões em aproximadamente 6.700 salas de 3.615 cinemas em cinco dias. Foi a maior bilheteria de estréia de uma comédia “R” (restricted) nas bilheterias norte-americanas. Dentre os filmes com a mesma classificação (menores de 17 anos somente acompanhados), só ficou atrás de “Matrix Reloaded”. Comparando, sua bilheteria de estréia correspondeu a duas vezes e meia à de “Sex and the City 2”, lançado no fim de semana do Memorial Day do ano passado.
O primeiro “Se Beber Não Case” fez US$ 45 milhões no seu fim de semana de abertura, há quase dois anos, e em quatro dias chegou a US$ 52,6 milhões. Levou 10 dias para chegar aos US$ 100 milhões, o que já foi considerado um ótimo rítmo, e que o levou a tornar-se a maior bilheteria de todos os tempos de uma comédia com classificação “R”: US$ 277,3 milhões. Pode perder a coroa brevemente.
No total (EUA e mundo), “Se Beber Não Case 2” já faturou quase US$ 200 milhões nas bilheterias globais – nada mal para um filme que custou US$ 80 milhões.
O desenho em 3D, “Kung Fu Panda 2”, também contribuiu para o “boom” das bilheterias. Faturou US$ 67 milhões em cinco dias (como “Se Beber Não Case 2” estreou na 5ª feira), com 45% da receita adquiridos de 2.707 salas 3D. Nesse tipo de lançamento, as salas 3D representam normalmente 60% da bilheteria. Foi lançado em quase 7.500 salas de 3.925 cinemas, cerca de dois terços a menos do que o primeiro filme, e não foi lançado no formato IMAX.
O “Kung Fu Panda” original estreou com US$ 60,2 milhões em junho de 2008, e fez uma bilheteria total de US$ 215,4 milhões.
Com um lançamento similar, “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas” também só fez 40% da receita nas salas 3D. Perdeu 55% da bilheteria da semana anterior, e faturou US$ 50,4 milhões em quatro dias, mas já acumulou uma bilheteria de US$ 164 milhões em sua segunda semana. Ficou na terceira posição do ranking semanal.
“Bridesmaids” teve a menor queda (22%) entre os lançamentos de nível nacional, mesmo com a concorrência de “Se Beber Não Case 2”. Com US$ 16,4 milhões em seu terceiro fim de semana, “Bridesmaids” teve desempenho semelhante a “O Virgem de 40 Anos”, se corrigido pelo preço do ingresso. Totaliza US$ 85 milhões em 17 dias, com um público semelhante ao de “O Virgem…” à mesma altura. Ficou na 4ª posição.
“Thor” ficou na 5ª colocação com uma receita estimada de US$ 9,4 milhões, uma queda de 39% em relação à semana anterior.
“Velozes e Furiosos 5” fez US$ 6,6 milhões totalizando US$ 159,7 milhões em 24 dias. Ainda é a maior bilheteria do ano, com US$ 196 milhões em 31 dias. Ficou na 6ª posição.
Balanço
A freqüência dos cinemas no último fim de semana foi um alento para a indústria cinematográfica, que vinha sofrendo uma dos piores crises em sua história.
A bilheteria total do fim de semana entre 27 e 29 de maio de 2011 foi US$ 226.000.000, contra US$ 152.021.000 faturados no fim de semana do Memorial Day, entre 28 e 30 de maio de 2010. Um incrível aumento de 48,7%.
Considerando o fim de semana de quatro dias, a soma das bilheterias ficou em US$ 283 milhões, um recorde do período. O recorde anterior era de US$ 255,5 milhões em 2007.
Comparando as bilheterias do mês de maio 2011 ( US$ 966.073.000) com as de maio de 2010 (US$ 816.708.000) veremos que, no mês, o aumento foi de 18,5%.
Mas as ótimas bilheterias de maio ainda não foram suficientes para ultrapassar as bilheterias do ano 2010. Até 30 de maio de 2011, as bilheterias anuais dos Estados Unidos estavam em US$ 3.906.800. Comparadas às de 2010 na mesma data (US$ 4.263.600), estão 8,4% menores.
Independentes
Não foram só os filmes de estúdio que tiveram um ótimo desempenho. Graças a “Meia Noite em Paris”, de Woody Allen, e “A Árvore da Vida”, de Terrence Malick, as bilheterias independentes também subiram.
“A Árvore da Vida” fez estimados US$ 488.920 em quatro dias, em quatro cinemas de Nova York e Los Angeles, com uma média por sala de US$ 122.230. De sexta a domingo (três dias), o filme de Malick, estrelado por Brad Pitt, fez US$ 372.920 com uma média de US$ 93.230, segundo a Rentrak. Foi a maior abertura de um filme do diretor. Seu filme anterior, “Além da Linha Vermelha”, de 1998, fez uma média de US$ 56.506 em cinco cinemas.
“Meia Noite em Paris”, que ficou na sétima posição entre os 10 mais da semana, fez US$ 2,6 milhões em quatro dias, depois de abrir de seis para 58 cinemas, alcançando uma média de US$ 45.081 por sala. A bilheteria acumulada está em US$ 3,5 milhões. Foi a melhor abertura de um filme independente em 2011, e deverá ficar entre as 20 melhores aberturas independentes de todos os tempos.
Segundo o site indieWIRE, o filme abre nesta semana para 125 cinemas e para 750 ou 1.000 salas em 10/06, mais do que qualquer filme anterior de Woody Allen.
Outro filme independente exibido em Cannes, “Um Novo Despertar” com Mel Gibson, passou de 168 para 109 salas em seu quarto fim de semana e continuou sua fraca trajetória. Fez somente US$ 136.000 no fim de semana com uma média de US$ 1.248 por sala. Totaliza US$ 796.000.
“The First Grader” abriu de 14 para 36 salas. O filme fez US$ 57.239 no fim de semana de três dias, com uma média de US$ 1.590 por sala, com um total de US$ 139.768.
“Cave of Forgotten Dreams”, de Werner Herzog, abriu de 107 para 136 salas em seu quinto fim de semana. O documentário fez estimados US$ 588.000 em quatro dias, e acumula um total de US$ 2.775.000. Já é o documentário mais rentável de 2011.
Em seu sétimo fim de semana, o suspense italiano de Giuseppe Capotondi, “The Double Hour” continua seu bom desempenho. Abriu para 58 salas e faturou US$ 214.020, com uma média de US$ 3.690 pr sala. Bilheteria acumulada: US$ 789.206.
“Incêndios”, de Denis Villeneuve, abriu de 59 para 72 salas no sexto fim de semana e faturou US$ 260.219, com uma média de US$ 3.614 por sala. Acumula a bilheteria de US$ 949.727 e já ultrapassa seu concorrente e vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro “Num Mundo Melhor”.
“POM Wonderful Presents: The Greatest Movie Ever Sold”, abriu de 81 para 141 salas em seu sexto fim de semana e faturou US$ 68.493 em quatro dias, numa média de US$ 486 por sala. Bilheteria acumulada US$ 570.041.
Internacional
“Kung Fu Panda 2” e “Se Beber Não Case 2″ abriram muito bem no exterior, mas “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas” fez juz ao título e continuou liderando as bilheterias internacionais.
“Se Beber Não Case 2″ abriu com US$ 59 milhões em 5.170 salas de 40 países, e já acumula quase US$ 200 milhões no mundo todo.
“Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas” fez estimados US$ 137,1 milhões de sexta adomingo e já acumula, em 12 dias, uma bilheteria de US$ 649,1 milhões no mundo todo, a melhor do ano. A bilheteria internacional do quarto filme da franquia já ultrapassa a de “Piratas do Caribe – A Maldição da Pérola Negra”, que fez US$ 352.9 milhões em 2003.
“Kung Fu Panda 2″ estreou em 11 países e faturou US$ 57 milhões em 8.023 cinemas. Teve uma abertura recorde na China, onde faturou US$ 18,5 milhões e também na Coreia do Sul, onde fez US$ 13 milhões. O primeiro “Kung Fu Panda” fez no exterior quase o dobro dos US$ 215,4 milhões faturados nos EUA, e no extrangeiro faturou US$ 416,3 milhões (US$ 631,7 milhões no mundo todo). Ficou na terceira posição.
Na quarta colocação, ficou Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio”, que faturou US$ 13,3 milhões no fim de semana. Em cartaz em 7.700 cinemas de 61 territórios, tem uma bilheteria acumulada de US$ 346 milhões.
“Rio”, que ainda faturou US$ 3.8 milhões em 4.057 cinemas de 37 países, acumula uma bilheteria de US$ 321,9 milhões no exterior.
FILME/ Renda Semanal/ Renda Total (US$)
1 “Se Beber Não Case 2″ 86.480.000/118.090.367
2 “Kung Fu Panda 2″ 48.000.000/ 53.800.000
3 “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas” 39.321.000/152.916.287
4 “Bridesmaids” 16.372.530/ 84.979.085
5 “Thor” 9.365.000/ 159.709.525
6 “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio” 6.617.820/196.026.920
7 “Meia Noite em Paris” 1.919.212/ 2.824.196
8 “Jumpring the Broom” 1.900.000/ 34.181.066
9 “O Noivo da Minha Melhor Amiga” 1.845.000/34.759.326
10 “Rio” 1.780.000/ 134.821.274
Fonte: Rentrak

