SEGUNDA-FEIRA É DIA DA “ESMOLINHA CINEMARK”

Na próxima segunda-feira, dia 5 de novembro, a Rede Cinemark mais uma vez usará o cinema brasileiro em benefício do marketing próprio, como faz todos os anos.
A idéia é simples. durante 364 dias por ano, a Cinemark faz o possível para prejudicar o cinema brasileiro, não programando filmes nacionais em sua grade, e tirando antes da hora os poucos que programa, única e exclusivamente para cumprir a Lei. Evidentemente, a prioridade da Cinemark, que é uma empresa norte-americana, é o produto vindo dos EUA, tudo dentro das estratégias leoninas que a MPA tenta implantar em todo o mundo já há décadas. Não há nenhuma novidade nisso.
A hipocrisia da coisa toda reside no fato da Cinemark anunciar aos quatro ventos que uma vez por ano (e este ano será dia 5/11) ela presta um enorme serviço ao cinema brasileiro, oferecendo, durante um dia inteirinho (oooh!) filmes nacionais por um ingresso de apenas 2 reais. Em todo o restante do ano, o filme brasileiro que se exploda.
É alguma coisa assim como o Lobo Mau criando o Dia Internacional do Chapeuzinho Vermelho, e fazendo propaganda em cima disso, dizendo que ele é bonzinho.
Vale lembrar que este “Dia da Santidade” sempre cai numa segunda-feira, é claro, para que os lucros da Cinemark não sejam comprometidos, já que a segunda é o dia mais fraco para os exibidores de cinema. E, claro, que nada do dinheiro arrecadado vai para o produtor brasileiro, pois toda a renda fica na própria Cinemark para “projetos culturais”.
Para piorar um pouco mais a situação, boa parte da mídia brasileira cai neste conto do vigário e noticia a promoção como se ela fosse a sétima maravilha do mundo para o nosso cinema.
Que situação, hein?