SELECIONADOS, SEMINÁRIOS, PROGRAMAÇÃO… SAIBA TUDO SOBRE O FESTIVAL DE BRASÍLIA.

Seis filmes de longa-metragem e 12 filmes de curta e média metragens de todos os gêneros irão competir no FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO por prêmios no valor total de R$ 340 mil. Eles foram escolhidos dentre um número expressivo de inscritos: 130 longas-metragens, 221 médias e 237 curtas-metragens de vários estados.

A comissão de seleção de longas-metragens foi formada pelo montador e professor de cinema Giba Assis Brasil, pelo diretor Jeferson De, pela jornalista e mestre em cinema Juliana Reis e pelos membros da comissão curatorial do Festival, Renato Barbieri e Sérgio Moriconi. Já os curtas e médias foram escolhidos pelo premiado diretor Gabriel Mascaro, pela realizadora e curadora Marcela Borela e por Pablo Gonçalo, também integrante da comissão curatorial geral do evento.

 

LONGAS-METRAGENS SELECIONADOS:

 

  1. A Família Dionti, de Alan Minas, 97min, RJ, 2015
  2. Big Jato, de Claudio Assis, 92min, PE, 2015
  3. Fome, de Cristiano Burlan, 90min, SP, 2015
  4. Para Minha Amada Morta, de  Aly Muritiba, 115min, PR, 2015
  5. Prova de Coragem, de Roberto Gervitz, 90min, RS, 2015
  6. Santoro – O Homem e sua Música, de John Howard Szerman, 85min30, DF, 2015

 

CURTAS E MÉDIAS-METRAGENS SELECIONADOS:

  1. A Outra Margem – Nathália Tereza, 26 min, MS, 2015
  2. À Parte do Inferno – Raul Artuso, 22min, SP, 2015
  3. Afonso é uma Brazza – Naji Sidki e James Gama, 23min, DF, 2015
  4. Cidade Nova – Diego Hoefel, 14min, CE, 2015
  5. Command Action – João Paulo Miranda Maria, 13min, SP, 2015
  6. Copyleft – Rodrigo Carneiro, 29min30, MG, 2015
  7. História de uma Pena – Leonardo Mouramateus, 30min, CE, 2015
  8. O Corpo – Lucas Cassales, 16min, RS, 2015
  9. O Sinaleiro – Daniel Augusto, 15min, SP, 2015
  10. Quintal – André Novais Oliveira, 20min, MG, 2015
  11. Rapsódia para o Homem Negro – Gabriel Martins, 24min, MG, 2015
  12. Tarântula – Aly Muritiba e Marja Calafange, 20min, PR, 2015

 

SINOPSES DOS LONGAS:

 

A FAMÍLIA DIONTIFicção, cor, digital, 97min, RJ, 2015, Livre

Direção: Alan Minas

Elenco: Antônio Edson, Gero Camilo, Murilo Quirino, Anna Luiza Paes Marques, Bernardo Lucindo, Bia Bedran, Neila Tavares, Fernando Bohrer e Alisson Minas.

SINOPSE: Original e poético, A Família Dionti narra a fantástica história de um pai e seus dois filhos, Kelton, de 13 anos, e Serino, de 15, que vivem em um sítio no interior de Minas Gerais. A mãe não mora mais com eles, pois derreteu de amor, evaporou e partiu. Enquanto todos os dias sonha com a volta da mulher a cada chuva que cai, o pai cuida dos filhos com olhar atento, preocupado com a possibilidade de que tenham herdado o dom da mãe. Mas Sirino é seco e chora grãos de areia. Já Kelton, ao se apaixonar pela primeira vez por uma garota de circo, literalmente se liquefaz de amor. A Família Dionti retrata de forma especial o tema universal da descoberta do amor, sem deixar de lado as cores regionais do interior do Brasil contemporâneo.

Produção executiva: Daniela Vitorino

Roteiro: Alan Minas

Fotografia: Guga Millet

Montagem: Livia Serpa

Som: Felipe Paszkiewicz

Direção de arte: Oswaldo Eduardo Lioi

Cenografia: Oswaldo Eduardo Lioi

Figurino: Marcela Poloni

Trilha sonora: Clower Curtis

Música original: Clower Curtis

Produtora: Caraminhola Produções Artísticas Ltda.

Alan Minas - Roteirista e diretor do longa documentário A Morte Inventada – Alienação Parental (2009), que se tornou uma referência no tema e foi transformado em livro, em 2014: A Morte Inventada – Ensaios e Vozes pela Editora Saraiva. Realizou os curtas A Língua das Coisas (2010), do Curta Criança do Minc e TV Brasil, prêmios no FAM-2010, melhor roteiro no Cine Fantasy-SP-2010, convidado no Festival do Rio – Mostra Geração; Homens ao mar (2006), estreou no Festival de Cinema Vina Del Mar; O Refém (2004), prêmio melhor filme no CineAmazônia; A Encomenda (2002), premiado no Festival de Curtas de São Paulo e de Teresina; e O Apito (2000). Escreveu o roteiro do premiado curta Nas Estrelas (2001). Em 2015 prepara o longa O Deserto de Luíza e desenvolve a série de TV De Agora em Diante, enquanto lança A Família Dionti, com o suporte do Latin America Fund, do Tribeca Film Institute.

 

 

BIG JATOFicção, cor, 35mm, 92min, PE, 2015, 16 anos

Direção Claudio Assis

Elenco: Matheus Nachtergaele, Marcélia Cartaxo, Rafael Nicácio, Artur Maia Vertin Moura, Francisco de Assis Moraes, Clarice Fantini, Fabiana Pirro, Gabrielle Lopes, Pally Siqueira, Lailson de Holanda, Hugo Linns, Xandinho, Erasmo Vasconcelos, Evaldo Andrade, Paulina Albuquerque, Silvio Pinto, Ceronha Pontes, Conceição Camarotti e Carlos Carvalo.

SINOPSE: A história de Francisco, o Velho, 49 anos, o homem que fez fortuna com aquilo que a humanidade mais tem nojo e despreza: dejetos, fezes, sobras, lixo. Ambientado na chapada do Araripe, entre os Estados do Ceará e Pernambuco. Na boleia do Big Jato, seu caminhão limpa-fossas, Francisco e o seu filho adolescente Chico mantêm um diálogo, na maioria das vezes em tom estranhamente poético, sobre o trabalho que fazem e refletem sobre a sujeira humana como fator de igualdade entre as pessoas. O filme quer mostrar com quantos olhares pode-se construir um país. E de quantas maneiras esse país pode ser enxergado.

Produção executiva: Marcello Ludwig Maia e Stella Zimmerman

Roteiro: adaptado do livro de Xico Sá: Hilton Lacerda e Ana Carolina Francisco

Fotografia: Marcelo Durst

Montagem: Karen Harley

Som: Miriam Biderman

Direção de arte: Ananias de Caldas e Karen Araújo

Cenografia: Ananias de Caldas e Karen Araújo

Trilha sonora e música original: DJ Dolores

Produtora: Perdidas Ilusões

Claudio Assis – Do início de sua carreira como ator e cineclubista em Caruaru, até a direção do primeiro longa-metragem Amarelo Manga (2002), o diretor construiu uma trajetória que inclui a direção e produção de curtas, documentários e longas. Estes últimos são resultado de profunda reflexão sobre a linguagem cinematográfica e seus meios de produção. Sua obra dialoga entre si e constrói um discurso cinematográfico próprio, focado na reflexão do comportamento humano. Seus longas são projetos de baixo orçamento, embora na tela não transpareçam as dificuldades e limitações enfrentadas para a realização. Entre seus trabalhos de direção destacam-se Baixio das Bestas (2006), premiado nos festivais de Brasília, Roterdã, Miami e Paris; Amarelo Manga, premiado em Brasília, Toulouse (França), Miami e Fortaleza; Chico Science – Retratos Brasileiros (2008) e Vou de Volta (2007) e Febre do Rato (2011), premiado em festivais como Paulínia e Lisboa.

 

 

FOME – Ficção, p/b, digital, 90min, SP, 2015, 10 anos

Direção: Cristiano Burlan

Elenco: Jean-Claude Bernardet, Ana Carolina Marinho, Henrique Zanoni, Juão Nin, Gustavo Canovas, Adriana Guerra, Rodrigo Sanches e Francis Vogner

SINOPSE: Nas veredas de uma metrópole em perpétuo processo de construção e desconstrução, um velho mendigo caminha sem destino.

Produção executiva: Simone Paz

Roteiro: Cristiano Burlan e Henrique Zanoni

Fotografia: Helder Filipe Martins

Montagem: Cristiano Burlan e Renato Maia

Som: Cláudio Gonçalves e Fábio Bessa

Direção de arte: Borys Duque

Cenografia: Borys Duque

Figurino: Borys Duque

Música original: Juão Nin – Andróide Sem Par

Produtora: Bela Filmes

Cristiano Burlan – Nascido em Porto Alegre, é diretor de cinema e teatro. Na década de noventa morou em Barcelona, onde dirigiu o grupo de cinema experimental Super-8. Em São Paulo, esteve à frente do grupo de teatro A Fúria. Sua filmografia contém mais de 15 filmes, entre ficções e documentários. É professor da Academia Internacional de Cinema AIC. Sua filmografia participou de importantes festivais, como Havana, Málaga, Toronto, entre outros. Seu documentário mais recente, Mataram Meu Irmão, foi o grande vencedor do É Tudo Verdade 2013, com os prêmios de Melhor Filme do Júri Oficial e da Crítica. Seu último filme, Hamlet, entrou em cartaz nos cinemas em 2015.

 

 

PARA MINHA AMADA MORTAFicção, cor, digital, 115min, PR, 2015, 16 anos

Direção: Aly Muritiba

Elenco: Fernando Alves Pinto, Mayana Neiva, Michele Pucci, Louri Santos, Giuly Biancato e Vinicius Sabagg

SINOPSE: Fernando é um bom homem que cuida do seu filho único, Daniel, um menino tímido e sensível. Depois da morte de Ana, sua esposa, todas as noites Fernando recorda o seu amor, arrumando as coisas de sua amada morta. Um dia ele encontra uma fita VHS, que mudará tudo.

Produção executiva: Antônio Junior e Marisa Merlo

Roteiro: Aly Muritiba

Fotografia: Pablo Baião

Montagem: João Menna Barreto

Som: Alexandre Rogoski

Direção de arte: Monica Palazzo

Cenografia: Sergio Ritcher

Figurino: Ana Deliberador

Produtora: Grafo Audiovisual

Aly Muritiba – Roteirista, produtor e diretor cinematográfico, dirigiu sete curtas-metragens, um telefilme e um longa-metragem, com os quais já conquistou mais de 100 prêmios em festivais de cinema. Suas principais realizações são os curtas A Fábrica (vencedor de mais 60 prêmios em festivais nacionais e internacionais, Menção Honrosa em Clermont-Ferrand, semifinalista do Oscar 2013), Pátio, vencedor do É Tudo Verdade, Festival Internacional de Documentários, e selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes. Seu roteiro de longa O homem que matou a minha amada morta recebeu o Global Filmaking Award do Sundance Institut em 2013.

 
PROVA DE CORAGEM – Ficção, cor, digital, 90min, RS, 2015, 12 anos

Direção: Roberto Gervitz

Elenco: Armando Babaioff, Mariana Ximenes, Daniel Volpi, Áurea Maranhão, César Troncoso, Nickolas Caprio, Marcele Tedy, Nicolas Vargas, Martín Fagundez, Caio Pereira, Bruno Barcelos, Fabiana Amorim, Wagner dos Santos, Pedro Martins e Márcia do Canto.

SINOPSE: Hermano, médico bem sucedido, prepara uma escalada de alto risco em uma montanha na Terra do Fogo quando se vê às voltas com a gravidez de Adri, com quem vive há sete anos. Mesmo com a perspectiva de ser pai, Hermano decide seguir com a escalada. Esta é a prova de coragem que Hermano deve a si mesmo. Ele carrega a culpa de nada ter feito para evitar o brutal espancamento de Bonobo, seu melhor amigo de adolescência. Hermano se cobra um gesto reparador, um ato heróico? o enfrentamento de um risco mortal. Hermano parte e, no mesmo dia, Adri entra prematuramente em trabalho de parto; ela e a criança estão entre a vida e a morte. Em Prova de Coragem duas questões se combinam: O que é ser livre, afinal? navegar ao sabor de nossos desejos ou escolher os nossos compromissos? Para responder, é preciso coragem.

Produção executiva: Monica Schmiedt e Liliana Sulzbach

Roteiro: Roberto Gervitz

Fotografia: Lauro Escorel

Montagem: Manga Campion

Som: Fabian Oliver e Álvaro RIvero (som direto), Kiko Ferraz e ChrÍstian Vaizs (desenho de som)

Direção de arte: Adrian Cooper

Cenografia: Adrian Cooper

Figurino: Tais Cardoso

Trilha Sonora: Luiz Henrique Xavier

Música original: Luiz Henrique Xavier

Produtora: M. Schmiedt Produções

Roberto Gervitz – Em seu período de formação como diretor e roteirista, Roberto Gervitz trabalhou em diversas áreas da produção cinematográfica, como montagem e edição de som. Em 1978, dirigiu o longa-metragem Braços Cruzados, Máquinas Paradas (1978), com Sérgio Toledo. Este documentário recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Leipzig/79, e representou o Brasil no Fórum do Festival de Berlim. Feliz Ano Velho (1986/87), seu primeiro filme de ficção, recebeu sete prêmios no Festival de Gramado (1988), atingindo um milhão de espectadores. Em janeiro de 2005, lançou Jogo Subterrâneo, baseado em um conto de Julio Cortázar. Foi selecionado para vários festivais internacionais como San Sabastián e Mannheim-Heidelberg, sendo premiado em Palm Springs, Havana, Bruxelas, Miami, entre outros. Ainda em 2005, dirigiu quatro episódios da série televisiva Carandiru – Outras Histórias. Nos anos seguintes, Gervitz desenvolveu roteiros de filmes e séries para Luiz Carlos Barreto e Hector Babenco. Lecionou direção e roteiro por dois anos.

 

 

SANTORO – O HOMEM E SUA MÚSICADocumentário, cor, digital, 85min30, DF, 2015, Livre

Direção: John Howard Szerman

Elenco: Claudio Santoro, Elson Farias, Jocy de Oliveira, Lutero Rodrigues, Sonia Santoro, Fernando Bicudo, Claudio Cohen, Sílvio Barbato, Júlio Medaglia, Henrique Morelenbaum, Guilherme Vaz, Roberto Duarte, Sonia Bonna, Sérgio Nogueira Mendes, Alessandro Santoro, Raffaello Santoro, Gisèle Santoro e outros.

SINOPSE: Documentário de longa metragem inédito sobre a vida e obra do músico, compositor e maestro Claudio Santoro (1919/1989). Autor de mais de 600 obras em 50 anos de carreira como compositor de música erudita e eletrônica, Claudio Santoro é considerado um dos mais importantes músicos eruditos do Brasil junto com Carlos Gomes e Villa-Lobos. Além de conter depoimento do próprio personagem principal, através de material de arquivo, apresenta a fala de outros personagens, dentre familiares, biógrafos, amigos, maestros, musicólogos. O documentário registrou quatro sinfonias e diversas peças musicais com a OSB- Orquestra Sinfônica Brasileira (RJ), a OSTNCS- Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (BSB), a Filarmônica de Minas Gerais e a Filarmônica Amazonas; a Camerata do Brasil (BSB) e a Camerata Aberta (SP), além de músicos em diversas formações: solo, duo, trio e quarteto.

Produção executiva: Bismarque Villa Real e John Howard Szerman

Roteiro: John Howard Szerman com colaboração de Alayde Sant’Anna e Gisèle Santoro

Fotografia: John Howard Szerman

Montagem: Isabela Padilha, Marisa Rebelo e Juliana Corso

Som: Alessandro Santoro, Andres Artesi, John Howard Szerman

Trilha sonora: Alessandro Santoro

Música original: Claudio Santoro

Produtora: daDA ‘n Zen Produções Artísticas, Culturais e Turismo Ltda-ME

John Howard Szerman – Nasceu em Londres, Reino Unido, em 1947, onde fez o Mestrado em Cinema e Televisão no The Royal College of Art (1975), reside em Brasília há 22 anos, desde 1993 quando realizou a I Conferência Nacional de Cultura. Atua no audiovisual desde 1970. Principais trabalhos como diretor: Assim Falava Zaratustra (Londres, 1975); Footage Filmed (Londres, 1974); Duel (Londres, 1974) Capoeira of Brazil (Londres, 1973); Caetano Veloso: O Tesouro da Juventude (Londres, 1970). Como Diretor de Fotografia e Cameraman, trabalhou em uma série de vídeos experimentais com Jean-Luc Godard (Paris, 1973), foi codiretor de fotografia com Ricardo Aronovich no filme Rit Folie, de Luiz Eduardo Prado (Paris, 1973), codiretor de fotografia e cameraman do filme A Idade da Terra, de Glauber Rocha (Brasil, 1980), Uaká, de Paula Gaetan (Brasil, 1986), Prêmio de Melhor Fotografia em 16mm no Festival de Brasília, entre outros. Foi editor final do programa Documento Especial da extinta TV Manchete e Diretor do programa Caravana do Amor na TV Bandeirantes, entre outros.

 

 

 

SINOPSES DOS CURTAS E MÉDIAS:

 

A OUTRA MARGEMFicção, cor, digital, 26min, MS, 2015, 12 anos

Direção: Nathália Tereza

Elenco: Pepa Quadrini e Natália Mazarim

SINOPSE: Sábado à noite, Centro­-Oeste Brasileiro. Jean é um agroboy que escuta a rádio local onde as pessoas deixam mensagens de amor.

Produção executiva: Ana Paula Málaga e Breno Benetti

Roteiro: Nathália Tereza

Fotografia: Eduardo Azevedo

Montagem: Nathália Tereza e Tomás von der Osten

Som: Tiago Bello

Direção de Arte Camila Nham

Trilha sonora: diversas

Produtora: Diadorim Filmes

Nathália Tereza – Formou-se em cinema pela FAP/CINETV-PR. Seu primeiro curta Eu, Tereza recebeu o prêmio ABD&C/RJ no FBCU. O curta-metragem Te Extraño foi exibido no Olhar de Cinema – Curitiba Int’l Film Festival 2014, Curta Cinema 2014 e no Vitória Cine Video 2014. A outra margem teve estreia na 18ª Mostra de Tiradentes e o curta A casa sem separação, que estreia no 4º Olhar de Cinema – Curitiba Int’l Film Festival 2015, participou da oficina de roteiro com a cineasta Lucrecia Martel.

 

 

À PARTE DO INFERNOFicção, cor, digital, 22min, SP, 2015, 14 anos

Direção: Raul Arthuso

Elenco: Janaína Leite, Tomé Camargo, Rômulo Braga, Thamiris Dias e Dinho Lima Flor.

SINOPSE: O céu é só um disfarce azul do inferno.

Produção executiva: Lara Lima

Roteiro: Raul Arthuso

Fotografia: Leonardo Feliciano

Montagem: Fabio Andrade

Som: Raul Arthuso e Gustavo Zysman Nascimento

Direção de arte: Fernando Zuccolotto

Cenografia: Fernando Zuccolotto

Figurino: Kiki Orona

Raul Arthuso – Vive e trabalha em São Paulo. É mestrando em Teoria e História do Audiovisual pelo Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais e formado em Audiovisual, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atua como realizador, assinando dois curtas-metragens como diretor, Mamilos (2009) e O pai daquele menino (2011); e dois como diretor e roteirista, Master Blaster – Uma aventura de Hans Lucas na nebulosa 2907N (2013) e À Parte do Inferno (2015). Como editor de som, assina os curtas Dois (dir. Thiago Ricarte), Cajamar (dir. Bruno Risas Rodrigues), O Desejo do Morto (dir. Ramon Porto Mota), Sandra Espera (dir. Leonardo Amaral) e Rapsódia para um Homem Negro (dir. Gabriel Martins), entre outros. É também crítico de cinema, atuando como redator da Revista Cinética, bem como colaborador em outras publicações da área.

 

AFONSO É UMA BRAZZADocumentário, cor, digital, 23min, DF, 2015, 14 anos

Direção: Naji Sidki e James Gama

SINOPSE: Afonso Brazza tornou-se bombeiro por amor à profissão. Também por amor, era cineasta e ator. Com oito filmes produzidos, dirigindo e atuando em todos, Brazza se tornou um dos mais originais diretores do cinema brasileiro. Faleceu aos 48 anos, vítima de câncer. O material do documentário foi filmado antes da sua morte e mostra nosso herói combatendo incêndios na vida real e bandidos na ficção; Brazza era um sonhador. Sua história diverte e emociona.
Produção executiva: Naji Sidki e James Gama

Roteiro: James Gama, Naji Sidki e Pablo Ferreira

Fotografia: Naji Sidki

Montagem: Pablo Ferreira

Som: Tide Borges, Lia Camargo, Ricardo Zollner, Chico Bororo

Trilha sonora: Raimundos e Leonardo Cohen

Produtora: Veríssimo Produções

Naji Sidki – Nasceu em Brasíia, estudou cinema em NY, trabalha como diretor de fotografia, produtor e diretor. Sócio Proprietário da Veríssimo Produções e da locadora de equipamentos CineLocações, atua no mercado cinematográfico há mais de quinze anos. Como diretor de fotografia já recebeu muitos prêmios em festivais; também é coprodutor de vários filmes. James Gama se formou na UNB e, por muito tempo, trabalhou como diretor de documentários na TV Senado. Atualmente, trabalha na Secretaria de Comunicação do Senado Federal.

 

CIDADE NOVA – Ficção, cor, digital, 14min, CE, 2015, 12 anos

Direção: Diego Hoefel

Elenco: João Campos, Ana Luiza Rios e Edivaldo Batista

SINOPSE: João tenta voltar para a cidade onde nasceu, mas descobre que ela já não existe.

Produção executiva: Caroline Louise

Roteiro: Diego Hoefel e Ricardo Alves Jr.

Fotografia: Juliane Peixoto e Filipe Acacio

Montagem: Guto Parente

Som: Pedro Diógenes

Direção de arte: Dayse Barreto

Cenografia: Camila Melchior

Figurino: Dayse Barreto

Produtora: Cordilheira

Diego Hoefel – É natural de Porto Alegre. Atua como roteirista, realizador e pesquisador, além de professor do curso de cinema e audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os curtas que roteirizou já foram exibidos em diversos festivais nacionais e internacionais, entre eles a Semana da Crítica do Festival de Cannes, o Festival de Locarno e o Festival de Oberhausen.

 

COMMAND ACTION - Ficção, cor, digital, 13min, SP, 2015, 14 anos

Direção: João Paulo Miranda Maria

Elenco: David Martins, Luana Menezes, Cláudio Lopes e João de Lima Neto.

SINOPSE: Um menino está comprando legumes para sua família numa feira livre, mas de repente algo muda em seu caminho.

Produção executiva: Claudia Seneme do Canto

Roteiro: Fernanda Tosini

Fotografia: Thiago Ribeiro Pereira

Montagem: João Paulo Miranda Maria

Som: Léo Bortolin

Direção de arte: Marina Palmero Butolo

Cenografia: Marina Palmero Butolo

Figurino: Marina Palmero Butolo

Trilha sonora e música original: Léo Bortolin

Produtora: Grupo Kino-Olho

João Paulo Miranda Maria – Nasceu em Porto Feliz em 1982. É formado em cinema e mestre pela UNICAMP- Campinas, membro da ABC, coordenador e fundador do coletivo Kino-Olho em Rio Claro e professor universitário da UNIMEP Piracicaba. Command Action foi exibido no Festival de Cannes – Semaine de la Critique (2015) e  Festival Vila do Conde Portugal (2015).

 

COPYLEFT - Ficção, cor, digital, 29min30, MG, 2015, 18 anos

Direção: Rodrigo Carneiro

Elenco André Nakau, Elke Maravilha e Neuzinha Rocha.

SINOPSE: Obcecado em buscar uma identidade heteronormativa, Pedro acaba se confrontando com uma imagem que não o representa. No caminho da busca, as marcas da violência vão se imprimindo sobre o corpo vulnerável do jovem.

Produção executiva: Tatiana Mitre

Roteiro: Rodrigo Carneiro

Fotografia: Matheus Rocha

Montagem: Rodrigo Carneiro e Manoela Ziggiatti

Som: Glaydson Mendes

Direção de arte: Fernando Zuccolotto

Figurino: Julia Lynn Firing

Animação: Catapreta
Trilha sonora: O Grivo

Música original: Rodrigo Gerônimo, Bia Nogueira e O Grivo

Produtora: Carneiro Verde Filmes

Rodrigo Carneiro – É licenciado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Estudou Desenho na Fundação de Artes de Ouro Preto. Especializou-se em Montagem Cinematográfica na Escuela Internacional de cine y Televisión de San Antonio de los Baños – EICTV/CUBA. Foi pesquisador convidado do departamento de Cinema da Faculty of Fine Arts da Concordia University – Montreal. Editou diversos filmes de curtas e medias metragens nacionais e internacionais premiados em vários festivais. Editou também o longa O Signo das Tetas e Nova Dubai. Fez assistência de direção e som na serie de documentário Ser um Ser Humano e do longa Sobre Viver.

 

HISTÓRIA DE UMA PENA - Ficção, cor, digital, 30min, CE, 2015, 14 anos

Direção: Leonardo Mouramateus

Elenco: Fátima Muniz, Bio Falcão, Caetano Gotardo, Renan Capivara, Geane Albuquerque, Jesuíta Barbosa, Diego Salvador, Clara Monteiro e Carlos Victor.

SINOPSE: Um professor espera a chegada dos alunos atrasados. Longe dali, um jovem casal acorda entre as árvores. São dez e quinze da manhã. Eu sei com que fúria bate o teu coração.

Produção executiva: Leonardo Mouramateus, Samuel Brasileiro e Clara Bastos

Roteiro: Leonardo Mouramateus

Fotografia: Juliane Peixoto e Filipe Acácio

Montagem: Tomás Von Der Osten

Som: Pedro Diógenes, Rodrigo Fernandes e Erico Paiva

Direção de arte: Dayse Barreto

Figurino: Dayse Barreto

Produtora: Praia à Noite

Leonardo Mouramateus – É realizador. Dirigiu vários curtas-metragens, entre eles Lição de Esqui, Mauro em Caiena, e A Festa e os Cães. O filme foi exibido no Festival de Cinema de Locarno, 2015.

 

O CORPOFicção, cor, digital, 16min, RS, 2015, 18 anos

Direção: Lucas Cassales

Elenco: Cesar Troncoso, Rafael Henzel, Gabriela Poester e Janaína Kremer.

SINOPSE: Um menino encontra um corpo na mata. Todos os olhares se voltam para o corpo.

Produção executiva: Alice Castiel

Roteiro: Lucas Cassales

Fotografia: Arno Schuh

Montagem: Bruno Carboni

Som: Tiago Bello

Direção de arte: Richard Tavares

Cenografia: Richard Tavares

Figurino: Francine Mendes Moreno

Trilha sonora e música original: Felipe Puperi

Produtora: Sofá Verde Filmes

Lucas Cassales – Formou-se em Cinema na PUC-RS em 2010, depois de participar de alguns dos principais festivais nacionais com seus dois curtas dirigidos na faculdade. Formado Mestre em Comunicação Social, em 2015. Após se formar, iniciou o projeto da Sofá Verde Filmes com outros colegas recém-formados. Produziram oito curtas-metragens nesse período, ao mesmo tempo em que preparavam projetos dos primeiros longas-metragens. No momento, Lucas Cassales produz a finalização do do primeiro longa da produtora, Eles vieram e roubaram sua alma, dirigido por Daniel de Bem e vencedor do edital do estado (RS) de finalização de longas. Também desenvolve o roteiro de Disforia, seu primeiro longa, a ser filmado em maio de 2016.

 

 

O SINALEIROFicção, cor, digital, 15min, SP, 2015, 14 anos

Direção: Daniel Augusto

Elenco:  Fernando Teixeira

SINOPSE: Inspirado livremente num conto de Charles Dickens nunca filmado para o cinema. Segundo Ítalo Calvino, é uma das narrativas mais importantes da história da literatura fantástica. Trata-se de uma história tensa numa paisagem ferroviária desolada, onde um homem encontra-se diante dos seus medos internos e da possibilidade do sobrenatural.

Produção executiva: José Carlos Lage

Roteiro: Daniel Augusto

Fotografia Jacob Solitrenick, ABC

Montagem: Daniel Augusto

Som: Luiz Murilo Manso

Direção de arte: Juliana Lobo

Cenografia: Juliana Lobo

Figurino: Diogo Costa

Trilha sonora e música original: Rica Amabis

Produtora: Img Content

Daniel Augusto – É diretor de cinema e televisão, com trabalhos ficcionais e documentários. Tem dois longas-metragens: Não Pare na Pista (2014), coprodução Brasil e Espanha, e Amazônia Desconhecida (2013), documentário que assina ao lado de Eduardo Rajabally, lançado na Mostra de Cinema de São Paulo. Dirigiu outros curtas, como Porn Karoke, de 2012, exibido em festivais dentro e fora do Brasil, documentários de média-metragem, como Fordlândia, 2009, lançado no É Tudo Verdade e em formato de série Mapas Urbanos, Lutas.doc. É formado em Cinema, Mestre em Literatura pela USP e doutorando em Filosofia pela mesma instituição.

 

QUINTAL - Ficção, cor, digital, 20min, MG, 2015, 16 anos

Direção: André Novais Oliveira

Elenco: Maria José Novais e Norberto Novais.

SINOPSE: Mais um dia na vida de um casal de idosos da periferia.

Produção executiva: Thiago Macêdo Correia

Roteiro: André Novais Oliveira

Fotografia: Gabriel Martins

Montagem: Thiago Ricarte

Som: Daniel Mascarenhas e Maurílio Martins

Direção de Arte: Tati Boaventura e Mari Souto

Cenografia: Tati Boaventura e Mari Souto

Figurino: Gabriel Martins

Trilha sonora: Escolha das músicas – Thiago Ricarte e André Novais Oliveira

Produtora: Filmes de Plástico

André Novais Oliveira - É formado em História pela PUC-Minas e em Cinema pela Escola Livre de Cinema de BH. Dirigiu os curtas Fantasmas (2010), Pouco mais de um mês (2013) e Quintal (2015) e os longas Estado de sítio (2011) e Ela volta na quinta (2014), este último exibido no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2014. Juntos seus filmes foram selecionados para mais de 100 festivais e ganharam mais de 50 prêmios como a Menção Especial do Júri na Quinzena dos Realizadores em Cannes e os prêmios de Melhor Filme na Semana dos Realizadores, no Panorama Coisa de Cinema e no Olhar de Cinema de Curitiba. Seu último longa Ela volta na quinta ganhou os prêmios de Melhor Atriz e Ator Coadjuvante no 47º Festival de Brasília.

 

RAPSÓDIA PARA O HOMEM NEGROFicção, cor, digital, 24min, MG, 2015, 12 anos

Direção: Gabriel Martins

Elenco: Sérgio Pererê, Rejane Faria, Carlos Francisco, André Novais Oliveira, Luiz Filizzola, Ítalo Laureano, Edson Cruz, Érika Gomes, Ricardo Marra, Wolney Oliveira e Maurilio Martins.

SINOPSE: Odé é um homem negro. Seu irmão, Luiz, foi espancado até a morte durante um conflito em uma ocupação de Belo Horizonte. O filme utiliza alegorias e simbolismos para contextualizar as relações políticas, raciais, de ancestralidade e urbanização no mais recente cenário social brasileiro.

Produção executiva: Thiago Macêdo Correia

Roteiro: Gabriel Martins

Fotografia: Gabriel Martins, Diogo Lisboa

Montagem: Gabriel Martins

Som: Maurílio Martins, Raul Arthuso e Ariel Henrique

Direção de arte: Rimenna Procópio e Tati Boaventura

Cenografia: Rimenna Procópio e Tati Boaventura

Figurino: Rimenna Procópio, Tati Boaventura e Beatriz de Assis

Trilha sonora: Sérgio Pererê, Carlos Francisco e Gabriel Martins

Música original: Pedro Santiago

Produtora: Filmes de Plástico

Gabriel Martins – É diretor, roteirista, diretor de fotografia e montador. Trabalhou em mais de 20 filmes exibidos em festivais de cinema ao redor do mundo. É sócio fundador da produtora Filmes de Plástico, companhia responsável pelos curtas Fantasmas, Contagem, Pouco Mais de um Mês, Quintal e Dona Sônia pediu uma arma para seu vizinho Alcides.

 
TARÂNTULA – Ficção, cor, digital, 20min, PR, 2015, 16 anos

Direção: Aly Muritiba e Marja Calafange

Elenco: Ana Clara Fischer, Giuly Biancato, Luma Domingues Zanetti e Malu Zanetti Domingues

SINOPSE: No casarão mora uma família religiosa e aparentemente incompleta: uma mãe e suas duas filhas. Até que uma aparição perturbadora vem colocar as coisas em seu devido lugar.

Produção executiva: Ana Catarina, Marisa Merlo

Roteiro: Aly Muritiba, Marja Calafange

Fotografia: Maurício Vianna Baggio

Montagem: Guilherme Delamuta

Som: Alexandre Rogoski

Direção de arte: Fabiola Bonofiglio

Figurino: Felipe Ramirez

Produtora: Grafo Audiovisual

Aly Muritiba – Roteirista, produtor e diretor cinematográfico, dirigiu sete curtas-metragens, um telefilme e um longa-metragem, com os quais já conquistou mais de 100 prêmios em festivais de cinema.

Marja Calafange – Atua em experiências vinculadas ao cinema e à fotografia artística, tendo a Direção de Arte como principal atividade. Em 2008, realizou Direção de Arte de dois curtas-metragens, E agora José?,vencedor do prêmio RPCTV 2009, e de Filme de Casamento, ambos exibidos no quadro Casos e Causos da Revista RPC.

 

 

 

PRÊMIOS

 

  1. a) Prêmios oficiais

Filme de longa metragem

Melhor Filme de longa metragem – R$ 100 mil

Melhor Direção – R$ 20 mil

Melhor Ator – R$ 10 mil

Melhor Atriz – R$ 10 mil

Melhor Ator Coadjuvante – R$ 5 mil

Melhor Atriz Coadjuvante – R$ 5 mil

Melhor Roteiro – R$ 10 mil

Melhor Fotografia – R$ 10 mil

Melhor Direção de Arte – R$ 10 mil

Melhor Trilha Sonora – R$ 10 mil

Melhor Som – R$ 10 mil

Melhor Montagem – R$ 10 mil

 

Filme de curta ou média metragem

Melhor Filme de curta ou média metragem – R$ 30 mil

Melhor Direção – R$ 10 mil

Melhor Ator – R$ 5 mil

Melhor Atriz – R$ 5 mil

Melhor Roteiro – R$ 5 mil

Melhor Fotografia – R$ 5 mil

Melhor Direção de Arte – R$ 5 mil

Melhor Trilha Sonora – R$ R$ 5 mil

Melhor Som – R$ 5 mil

Melhor Montagem – R$ 5 mil

 

  1. b) Prêmio do Júri Popular – para os filmes escolhidos pelo público, por meio de votação em cédula própria:

Melhor Filme de longa metragem – R$ 40 mil

Melhor Filme de curta ou média metragem – R$ 10 mil

 

OUTROS PRÊMIOS

Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal – Júri Oficial

Melhor filme de longa metragem: R$ 80 mil

Melhor filme de curta metragem: R$ 30 mil

Melhor direção: R$ 6 mil

Melhor ator: R$ 6 mil

Melhor atriz: R$ 6 mil

Melhor roteiro: R$ 6 mil

Melhor fotografia: R$ 6 mil

Melhor montagem: R$ 6 mil

Melhor direção de arte: R$ 6 mil

Melhor edição de som: R$ 6 mil

Melhor captação de som direto: R$ 6 mil

Melhor trilha sonora: R$ 6 mil

 

Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal – Júri Popular

Melhor filme de longa metragem: R$ 20 mil

Melhor filme de curta metragem: R$ 10 mil

 

Prêmio ABCV - Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo

Conferido pela ABCV – Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo a profissional do audiovisual do Distrito Federal

 

Prêmio Canal Brasil

Cessão de um Prêmio de Aquisição no valor de R$ 15 mil e o troféu Canal Brasil, ao Melhor filme de curta metragem selecionado pelo júri Canal Brasil.

 

Prêmio Exibição TV Brasil

O título premiado integrará a programação da emissora.

Melhor filme de longa metragem – R$ 50 mil

 

 

Marco Antônio Guimarães

Conferido pelo Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro para o filme que melhor utilizar material de pesquisa cinematográfica brasileira.

 

Prêmio Abraccine

O Prêmio da Crítica será atribuído e organizado, no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Melhor filme de longa metragem

Melhor filme de curta metragem

 

Prêmio Saruê

Conferido pela equipe de cultura do jornal Correio Braziliense.

 

 

PROGRAMAÇÃO – 15 a 22 de setembro de 2015

 

Solenidade de Abertura – 15 de setembro, no Cine Brasília, com cerimônia de abertura e exibição de filme nacional. Filme ainda em pesquisa.

 

Mostras Competitivas de filmes de longa, média e curta metragem – 16 a 21 de setembro, 20h30, Cine Brasília – exibição de seis filmes de longa metragem e doze filmes de média ou curta metragem, concorrentes ao troféu Candango e prêmios no valor de 340mil.

 

Mostra Continente Compartilhado – (Brasil e coproduções com outros países) – 17 a 21 de setembro – Exibição de cinco longas-metragens, realizados em coprodução com outros países. Essa mostra visa contribuir para a  promoção e expansão da indústria cinematográfica nacional, ampliar mercados e encontrar fontes alternativas de financiamento. Continente Compartilhado vai também promover encontros entre produtores, diretores e agentes interessados em participar de projetos comuns.

 

Mostra Panorama Brasil – 17 a 21 de setembro – painel que contempla a diversidade da produção brasileira recente de qualidade – 17 a 21 de setembro, exibição de cinco filmes de longa metragem convidados pelo Festival.

 

Mostra Brasília – 17 a 21 de setembro, Cine Brasília, 16h30 – exibição de filmes realizados por cineastas brasilienses concorrentes ao troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal, que oferece R$ 200 mil em prêmios nas diversas categorias.

 

Festivalzinho – 16 a 21 de setembro, em diversos horários, no Cine Brasília, nas unidades do Sesc de Taguatinga, Ceilândia e Gama, nas escolas públicas – Exibição de filmes infantis para alunos das escolas públicas com objetivo de formação de plateia.

 

Debates com diretores de filmes das mostras competitivas – 16 a 22 de setembro – debates com diretores e suas equipes sobre os filmes e seus processos de produção, integrantes das mostras competitivas do Festival.

 

Fórum de coprodução internacional – 16 e 17 de setembro

O objetivo do Fórum de coprodução internacional é propiciar um espaço para troca, interação e divulgação das práticas entre as parcerias de coprodução recentemente experimentadas por produtoras, distribuidoras e festivais de cinema internacionais já consolidados. Também, busca-se um diálogo mais específico com curadores e gestores de políticas públicas para o audiovisual, no âmbito internacional e brasileiro.

 

Seminário curadoria e circuitos – 19 de setembro, 14h30 às 17h30

Nas últimas décadas a curadoria vem obtendo um papel cada vez mais destacado nos trânsitos entre a criação, as instituições de artes, e os espaços, oficiais ou alternativos, de circulação de obras e artistas. Num contexto histórico pós-industrial em que a possibilidade de produção de arte é um problema relativamente superado, a questão política – ética e estética – talvez se desdobre sobre as formas e os conceitos que guiam a seleção e a valorização das obras produzidas. Em foco, o próprio ofício da curadoria. Mais do que lidar conceitualmente com esse problema, o seminário visa compartilhar práticas e experiências diversas – de tradições e linguagens distintas – que raramente sentam lado a lado, na mesma mesa.

 

Master Classes: O Ator e a Câmera; Direção de Fotografia; Roteiro; e Produção, com Marcelo Torres.

 

Lançamento de livros e Dvds – 19 de setembro

Cinema e Cordel – Jogo de Espelhos, de Sylvie Debs; Jornal do Cinema, de Vladimir Carvalho; Terra Distante, de João de Lima Gomes; Escuta do desejo, de Dinara Machado Guimarães; Ver de novo: o roteiro cinematográfico em simbiose, poesia e potência, de Ana Johan; DVD Heinz Forthmann, de Marcos de Souza Mendes (CTAV);  Orson Welles: Banda de um homem só, de Adalberto Müller; e Cinema Brasileiro a partir da retomada: Aspectos econômicos e políticos, de Marcelo Ikeda.

 

Solenidade de premiação – 22 de setembro, no Cine Brasília, solenidade de entrega dos prêmios aos filmes das mostras competitivas, no total de 340 mil para diversas categorias, além dos prêmios do troféu Câmara Legislativa, Canal Brasil, TV Brasil, Abraccine e Saruê.