SENSÍVEL, “SIMPLESMENTE ACONTECE” É ROMANCE BEM MELHOR QUE A MÉDIA DO GÊNERO.

Por Celso Sabadin.

“Simplesmente Acontece” é, antes de mais nada, corajoso. Afinal, não é qualquer produtor que se dispõe a bancar uma ideia que, pelo menos num primeiro momento, tem tudo para sofrer comparações com “Harry & Sally – Feitos um Para o Outro”, um dos maiores clássicos modernos da comédia romântica. Afinal, a história basicamente fala de Rosie (Lily Collins, filha de Phil Collins, encantadora) e Alex (Sam Claflin), grandes amigos desde a infância que começam a se sentir atraídos amorosamente na adolescência. Temendo destruir a amizade, eles tentam então não se envolver como namorados, passando a buscar novos parceiros e relacionamentos.

Como se percebe, muito a ver com “Harry & Sally”. Contudo, “Simplesmente Acontece” vai bem mais além, e conta a história de Rosie e Alex por várias décadas. Com muito mais profundidade, sensibilidade, e com a proposta de ser mais romance que comédia. O resultado é excelente.

A boa notícia é que o filme não é estadunidense, mas sim uma coprodução entre Alemanha e Inglaterra. Ou seja, sem piadinhas idiotas, sem situações escatologicamente constrangedoras, sem aquele insuportável afã de nivelar tudo por baixo, visando conquistar um público maior e agradar o adolescente médio. E o principal: sem aquelas formulaçõezinhas cansativas que o cinema norte-americano não se cansa de repetir enjoativamente. Como geralmente acontece nas produções europeias, aqui também o sexo não é tratado como um monstro de sete cabeças, não é um tabu apavorante a ser enfrentado, mas sim parte natural da vida. Uma naturalidade, aliás, que o filme esbanja com extrema simpatia, construindo personagens críveis e humanos, de grande empatia, sem os clichês maniqueístas impostos pelo produto americano. Aqui não há o amigo nerd patético, nem o capitão gostosão do time de futebol, nem o grande amigo gay divertido. “Simplesmente Acontece” prefere trabalhar com personagens simplesmente humanos, multifacetados, que acertam e erram, riem e choram. E isso faz toda a diferença.

“Simplesmente Acontece” é o quinto longa do alemão Christian Ditter, o primeiro em língua inglesa. O roteiro é de Juliette Towhidi, a partir do livro da irlandesa Cecelia Ahern, a mesma autora do livro que originou o filme “P.S. Eu te Amo”.