SESC AMPLIA AS MOTIVAÇÕES PARA TODOS FICARMOS EM CASA.

O mês de abril chega na plataforma do Sesc Digital com estreias de clássicos europeus na série Cinema #EmCasaComSesc. Nesta quinta-feira, dia 1º, a obra-prima italiana “Cinema Paradiso”, de Giuseppe Tornatore, vencedora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, de 1989, também premiada no Globo de Ouro e Festival de Cannes, abre a programação de lançamentos da semana no streaming. O filme acompanha a vida de Toto, um garotinho que se encanta pela magia do cinema e se torna amigo do projecionista de sua cidade natal, no interior da Itália, criando uma grande amizade que marcará sua vida.

Do mesmo país de origem, Ettore Scola chega na plataforma com o vencedor Prêmio César de Melhor Filme Estrangeiro (1977) “Nós Que Nos Amávamos Tanto”. A comédia dramática narra a história de três amigos militantes da Resistência italiana, que tomam diferentes rumos com o fim da Segunda Guerra Mundial. Já “Os Eternos Desconhecidos”, de Mario Monicelli, indicado ao Oscar de 1959, traz a história de cinco amigos e improváveis ladrões e um assalto que, em tese, seria simples; fechando as estreias italianas do Cinema #EmCasaComSesc.

A homenagem aos 100 anos de Eric Rohmer e aos 60 anos de Nouvelle Vague segue com o quarto longa de sua saga dos contos. Nesta semana, também na quinta-feira, é a vez da estreia de “O Conto de Outono”, do cineasta francês. No longa-metragem, a trajetória de uma viúva que se abre para o amor novamente, mas se depara com mais oportunidades e pretendentes do que esperava.

Sem muitas pistas do que vem a seguir e com situações inusitadas a cada sequência, o francês “Um Passeio Por Paris”, de Jacques Rivette, também entra para o catálogo da plataforma. A trama, que traz uma Paris vazia pela noite, busca por ângulos e situações distintas da cidade abordada nos cinemas.

Com a estreia do quinto episódio do podcast “Era Uma Vez? São Paulo – 10 Anos Depois” (youtube.com/cinesesc), no dia 29 (segunda-feira), que entrevista o cineasta Evaldo Mocarzel, o CineSesc estreia três títulos de sua autoria: “Do Luto à Luta”, “À Margem do Concreto” e “Hysteria”, que entram para o catálogo do Sesc Digital por quinze dias. Também segue na plataforma a Mostra Curta em Francês (sescsp.org.br/curtaemfrances), até 15 de abril, numa parceria da Aliança Francesa e as Embaixadas da França, Suíça e Wallonie-Bruxelles International (WBI) com o Sesc São Paulo; e os filmes da Mostra Futuros Presentes – Cinemas Europeus (sescsp.org.br/futurospresentes), uma parceria do Sesc São Paulo com a Eunic (European Union National Institutes for Culture), rede de institutos culturais europeus no mundo, ficam disponíveis até quinta-feira, dia 1º.

PROGRAMAÇÃO DO CINEMA #EMCASACOMSESC
A PARTIR DE 1º DE ABRIL

CONTO DE OUTONO
Dir.: Éric Rohmer | França | 1998 | 112 min | Ficção | 12 anos

A viúva Magali (Béatrice Romand), de 45 anos, é uma produtora de vinho no sul da França. Isabelle (Marie Rivière), sua melhor amiga, resolve encontrar um novo marido para Magali: põe anúncio num jornal local e até encontra Gérald (Alain Lisbolt), um homem decente. No casamento da filha de Isabelle, Magali conhece Gérald. Mas o problema é que na mesma ocasião ela também conhece Étienne (Didier Sandre), um outro homem.

UM PASSEIO POR PARIS
Dir.: Jacques Rivette | França | 1981 | 129 min | Ficção | 14 anos
IMAGENS
Depois de sair da prisão, Marie (Bulle Ogier), uma ex-terrorista, encontra Baptiste (Pascale Ogier), uma garota estranha com quem faz amizade. As duas vagam por uma Paris vazia, quase fantasmagórica, de prédios abandonados e personagens errantes. O filme busca os ângulos e as abordagens mais inusitadas da cidade.

OS ETERNOS DESCONHECIDOS
Dir.: Mario Monicelli | Itália | 1958 | 104 min | Ficção | 14 anos

Um improvável grupo de cinco ladrões recebe informações sobre a possibilidade de um golpe fácil e seguro: arrombar um cofre. Para se preparar, fazem aulas com um assaltante aposentado. Quando chega o dia do assalto, percebem que não levaram alguns pormenores em conta.

NÓS QUE NOS AMÁVAMOS TANTO
Dir.: Ettore Scola | Itália | 1974 | 125 min | Ficção | 12 anos

Trinta anos na história da Itália (1945-1975) e na vida de três grandes amigos: Gianni, Antonio e Nicola. Da resistência à ocupação nazista ao engajamento político dos anos 1960, acompanham-se as aventuras, desventuras e desilusões amorosas de uma geração que sonhava em mudar o mundo.

CINEMA PARADISO
Dir.: Giuseppe Tornatore | Itália | 1989 | 124 min | Ficção | 12 anos
IMAGENS
Em Roma, Salvatore di Vitto, um cineasta bem-sucedido, recebe um telefonema de sua mãe informando que Alfredo está morto. O nome de Alfredo lhe traz lembranças de sua infância e principalmente do Cinema Paradiso, para onde Salvatore, então chamado de Totó, fugia sempre que podia. Ali, o menino fascinado pela magia do cinema fazia companhia ao bom Alfredo, o projecionista. De menino travesso a jovem sonhador, Totó aprende a amar o cinema através das mãos de Alfredo. Mas, após um caso de amor frustrado com Elena, a filha do banqueiro, ele deixa sua pequena cidade para tomar o caminho de Roma. Ele só retornará 20 anos depois, com a morte de Alfredo, para enfrentar as lembranças de sua infância. Vencedor do Oscar de Filme Estrangeiro.

CINESESC

Um dos cinemas de rua mais queridos da cidade, o CineSesc iniciou seu funcionamento em 21 de setembro de 1979, no número 2075 da rua Augusta, na cidade de São Paulo, e se dedica à missão de fomentar a difusão do cinema de qualidade, exibindo obras que muitas vezes ficam fora do circuito comercial nas salas de cinema e plataformas online. Sua programação inclui grandes e pequenas produções do mundo todo.

Além de integrar o corpo de curadores em mostras especiais, o CineSesc também recebe festivais importantes do calendário cinematográfico paulistano, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros. O cuidado com a programação tem reconhecimento do público e da crítica, que o elegeu, por diversas vezes, a melhor sala especial de cinema na cidade de São Paulo.

Fase Beta

As versões da plataforma do Sesc Digital encontram-se em fase beta, ou seja, novidades e melhorias serão implementadas a partir das interações que se desenvolverem entre o público e os recursos. Além disso, o catálogo será expandido periodicamente, englobando novas temáticas e linguagens.

+ SESC NA QUARENTENA

Desde o final de agosto de 2020, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades estão sendo previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades. Em outubro, a instituição anunciou nova etapa da retomada gradual dos serviços, desta vez de Exposições – inicialmente nas unidades da capital, Grande São Paulo, Santos e Taubaté –, das Bibliotecas alocadas nas unidades e a exibição de filmes no CineSesc, tudo mediante agendamento prévio pelo sistema de bilheteria online em sescsp.org.br. Todas as 40 unidades do estado deram início a essa retomada gradual, à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

Mesa Brasil, Tecido Solidário, Teatro, Música, Dança, Cinema, Esporte, Crianças, Ideias, SescTV, Selo Sesc, Edições Sesc São Paulo, Youtube Sesc São Paulo, Instagram Sesc Ao Vivo, Portal Sesc SP.

Saiba+: www.sescsp.org.br/sescdigital