SESC IPIRANGA TRAZ MOSTRA BRASILEIRA E LATINA

Nos próximos dias 18, 19 e 20 de setembro, sempre às 20h, o Sesc Ipiranga exibir[a diversas projeções de curtas metragens latino-americanos seguidos de debates temáticos junto ao público.
O projeto Somos América do Sesc Ipiranga apresentou ao longo dos meses de 2007, debates que trataram da América Latina, tanto na ordem cultural, como na esfera política e econômica. No mês de encerramento do projeto, documentários vão intercalar os debates durante os três dias.
Confira:

Dia 18 de setembro, terça, às 20h

Convidado: Martín Mirol – argentino que desde os 13 anos de idade vive em São Paulo. Músico, bandeonista, arranjador da Orquestra Túipica de Tango de Puro Guapos. Compositor da trilha sonora original do documentário KollaSuyo.

Zah!, Lo viejo Y lo nuevo, de Fernando Birri (Cuba/Argentina, 2006, 25min) – O cineasta argentino, fundador da primeira escola de documentaristas da América Latina, faz através deste filme, um recorte com trechos marcantes da cinematografia latino-americana, o que permite ao telespectador vislumbrar um mosaico composto pelas diferentes formas de expressões humanas e artísticas da região.
Debate: O que é a América Latina?

Zapana Amukin Kana, de Edwin Wilcca Gutiérrez (Bolivia, 1996, 12 min) – O documentário resgata a obra do artista plástico boliviano Zapana Amukin Kana, um escultor que tem como matéria prima as pedras do altiplano andino.
Debate: Cultura Regional

KollaSuyo p.II: A Guerra do Gás, de Pedro Dantas (Brasil/Bolivia, 2006, 25 min.) – Em 2003 aconteceu na Bolívia a insurreição popular que ficou conhecida como A Guerra do Gás. A população foi às ruas manifestar repúdio contra as políticas econômicas neoliberais adotadas pelo atual presidente Gonzago Sanches de Lozada. As forças militares reprimiram as manifestações e regaram de sangue e mortos as ruas de El Alto e La Paz. Assim mesmo o povo não recuou, exigiu a renúncia do presidente e a nacionalização do Gás Natural no país.
Debate: O que é a nacionalização de indústrias privadas, seus prós e contras.

Dia 19 de setembro, quarta, às 20h

Convidado: Cristian Cancino. Chileno que vive em São Paulo desde os 5 anos de idade, jornalista e documentarista. Diretor do média Chile Top Ten e co-diretor da série ¿Onde Está América Latina?

Chile Top Ten, de Cristian Cancino (Chile/Brasil, 2005, 25 min.) – O país que nas palavras de seu Ministro da Economia é “top ten” da economia mundial implica seu povo-raiz, o Mapuche, e sua mãe terra, Ngulumapu, ao servilismo de “la razón o la fuerza” que ostenta seu panteão azul, vermelho e branco. Nas cidades a gente da terra, Mapuche, luta contra a truculência da policia, herança da ditadura de Pinochet, enquanto na TV e no Palácio ministros comemoram a ganância. Nos bairros o pessoal do Hip-Hop conscientiza.
Debate: Representação popular nos estados democráticos.

Casa Tomada, de Pietro Picolomini (Argentina, 2003, 15 min.) – Santa Fé, Argentina. Em 2002 um ano após o corralito e a conseqüente quebra econômica do país, um grupo de amigos ocupa um antigo sindicato de portuários buscando novas formas de fazer arte e política.
Debate: O Espaço Público

Hamaca Paraguaya, de Paz Encina (Paraguay, 2000, 15 min.) – Curta metragem que foi readaptado em longa-metragem homônimo e premiado intencionalmente. O filme retrata o momento de espera de um casal que ao termino da Guerra do Chaco (entre Bolívia e Paraguai em 1935) aguardo o retorno dos soldados paraguaios. Estão à espera do filho, que não sabem se está vivo ou morto.
Debate: Conhecemos a história latino americana?

Dia 20 de setembro, quinta, às 20h

Convidado: Guilherme César. Brasileiro, documentarista. Diretor do média O Espetáculo Democrático.

O Espetáculo Democrático, de Guilherme César (Brasil, 2004, 40 min.) – A partir do registro da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vídeo reflete sobre os últimos quinze anos de nossa história política. O “Brasil Democrático” é discutido através de imagens de campanhas eleitorais, entrevistas com parte da velha e da nova burocracia estatal, marqueteiros e brasileiros envolvidos em diferentes movimentos sociais.
Debate: A democracia no Brasil

O Coruja, de Márcia Derraik e Simplício Neto (Brasil, 2001, 15 min.) – A relação de Bezerra da Silva com seus compositores anônimos e garimpados por ele “onde a coruja dorme”, nos morros cariocas e na baixada fluminense. Daí surgem crônicas cáusticas, mas bem-humoradas de gente simples que contam seu dia-a-dia nos sambas feitos por trabalhadores.
Debate: Arte popular e cultura de massa

Flores Negras, de Pedro Dantas e Fernando Marron (BRA., ARG., CH e BOL., 2000, 25 min.) – Através de gravações ao vivo e acústicas o documentário mostra características de distintos gêneros musicais tradicionais dos países do cone sul da América Latina: capoeira, choro, tango, morenada, vidala, andina, mapuche e outros. De forma paralela às apresentações musicais, o filme relata alguns dos mais importantes episódios contemporâneos da história dos países visitados: Brasil, Argentina, Chile e Bolivia, além de retratar características geográficas e sociais desses lugares.
Debate: Onde existem conexões e diálogos entre os povos latino-americanos?

Auditório – SESC Ipirangafica Rua Bom Pastor, 822. O evento é grátis, com retirada de ingressos com uma hora de antecedência.
Mais informações pelo telefone 3340-2000 ou no site www.sescsp.org.br.