SESSÃO VITRINE TRAZ NOVIDADES EM SUA 5ª EDIÇÃO.

Por Teo Sabadin.

No cine Petra Belas Artes, em São Paulo, aconteceu na última quarta-feira (03/06), a coletiva de imprensa da distribuidora Vitrine Filmes, trazendo novidades da Sessão Vitrine que chega à sua 5ª edição. Com início em 2011, a Sessão Vitrine busca “disseminar e democratizar a produção nacional”, como diz Silvia Cruz, diretora da empresa. O projeto faz da Sessão um evento, apresentando curtas antes dos filmes e, em conjunto, debates com os diretores em todas as exibições. Hoje, a Sessão Vitrine está em 20 cidades brasileiras.

Com a retirada de patrocínio da Petrobras, no início deste ano, o projeto buscava parceiros que o viabilizassem e, como já mencionei em outras oportunidades, em tempos frios, a arte é lareira. Talita Arruda, representante da Sessão Vitrine, conta que foi bem recebida em todas as portas que bateu, o que me causa grande satisfação ao ver que o cinema nacional independente resiste ao cenário turbulento do audiovisual brasileiro.

Dentre as novidades anunciadas estão novas parcerias como o Canal Brasil, VideoCamp, MUBI, BRLab e Sofá Digital. A partir desta edição, a Sessão Vitrine conta com distribuição simultânea nos cinemas e em plataformas digitais, além de sessões dedicadas à exibição de curtas-metragens.

Este ano, a primeira Sessão Vitrine acontece no dia 11 de Julho com o lançamento de “Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar”, seguido de estreias mensais, todas com debates após a exibição do filme. Aqui em São Paulo, haverá sessões no Petra Belas Artes, MIS e CineSesc, com ingressos entre RS7,50 e RS15,00.