“SETE HOMENS…” SALVA O FIM DE SEMANA DAS BILHETERIAS.

Por Wanda de Andrade.

O faroeste Sete Homens e um Destino estreou na primeira posição com US$ 35 milhões em 3.674 salas. Quase a mesma bilheteria de estreia de Sully: O Herói do Rio Hudson há duas semanas e 2,5% à frente de O Protetor (US$ 34.187.000), de 2014, também com Denzel Washington e do mesmo diretor Antoine Fuqua.

Comparado a outros westerns, Sete Homens e um Destino abriu melhor do que as últimas estreias do gênero. Faturou 16,1 % mais do que os US$ 30,12 milhões arrecadados na estreia em 2012 por Django Acorrentado, 19,8% acima dos US$ 29,21 milhões faturados na estreia por O Cavaleiro Solitário, e 40,9% melhor do que os US$ 24,83 milhões iniciais de Bravura Indômita, de 2010. Comparando com o último filme de Denzel Washington ao lado de Ethan Hawke, Sete Homens e um Destino abriu 1,4 % à frente de Dia de Treinamento em 2001.

 

A animação Cegonhas abriu com US$ 21,8 milhões, pouco mais da metade da estreia de Hotel Transylvania de 2012. Ficou atrás também de Tá Chovendo Hamburguer que estreou com US$ 30,4 milhões em setembro de 2009, mas custou US$ 100 milhões (US$ 30 milhões mais do que Cegonhas) e acabou fechando com US$ 125 milhões em casa, ganhando uma continuação. Se Cegonhas vai virar uma franquia vai depender de uma boa sustentação. Naturalmente a nota A- na pesquisa CinemaScore ajuda (o público abaixo de 25 anos deu nota A+). Foi a mesma nota dada a Hotel Transylvania e Tá Chovendo Hamburguer o que sugere que o público iria gostar do bis. Se, como Tá Chovendo Hamburguer, cair somente 17% na semana qe vem, a continuação deve estar garantida.

 

As continuações ocuparam as posições seguintes.

No 3º lugar ficou Sully: O Herói do Rio Hudson com US$ 13,8 milhões, uma queda de somente 36% na terceira semana, totalizando US$ 92,3 milhões.

 

As três estreias da semana passada ficaram entre a quarta e a sexta posições. O Bebê de Bridget Jones caiu 47% faturando US$ 4,5 milhões totalizando somente US$ 16,4 milhões.

 

Snowden caiu 48% depois de faturar US$ 4,1 milhões totalizando US$ 15,1 milhões e Bruxa de Blair fez juz à péssima nota D+ na pesquisa CinemaScore. Em geral filmes que recebem esta nota costumam perder em torno de 56% no segundo fim de semana. Com as bruxas soltas, Bruxa de Blair perdeu 59% da bilheteria faturando US$ 3,95 milhões.

 

Na 7ª e 8ª posições O Homem nas Trevas e Esquadrão Suicida perderam em torno de 33%, totalizando US$ 81,1 milhões e US$ 318,1 milhões respectivamente.

 

Em circuito restrito estrearam Rainha de Katwe e A Vingança Está na Moda e ficaram abaixo da 20ª posição apesar dos elencos estrelados.  Rainha de Katwe, da Disney é dirigida por Mira Nair estrelando Madina Nalwanga, David Oyelowo e Lupita Nyong’o.

A Vingança Está na Moda, é um drama adulto estrelando Kate Winslet, Judy Davis e Liam Hemsworth, produzido pela Amazon Studios. Estreou em 33 salas faturando US$ 180.522.

 

Enquanto isso, Procurando Dory vai encerrando sua carreira nos EUA, mas continua navegando em águas claras no exterior. Faturou US$ 5,3 milhões no mercado internacioanal, totalizando US$ 969,8 milhões globais. Já é a terceira maior bilheteria internacional de 2016, tendo ultrapassado Mogli: O Menino Lobo (US$ 965 milhões) e se tornando a sexta maior bilheteria de animação de todos os tempos. Ultrapassou também O Rei Leão (US$ 968,5milhões) e está somente US$ 1 milhão atrás de Meu Malvado Favorito 2.

 

As 10 maiores bilheterias da semana totalizaram US$ 93,76 milhões – 31,8 % mais do que os US$ 71,09 milhões acumulados pelas Top 10 na semana passada, mas 25,3 % abaixo dos US$ 125,66 milhões arrecadados pelas 10 maiores bilheterias no mesmo fim de semana do ano passado, quando Hotel Transylvania 2 e Um Senhor Estagiário estavam em cartaz, e faturaram juntos US$ 66 milhões.

A diferença é que estes dois filmes juntos custaram US$ 115 milhões, enquanto Sete Homens e Um Destino e Cegonhas arrecadaram juntos US$ 57 milhões, mas custaram somados US$ 160 milhões.

Finalizando, em três semanas tivemos nove lançamentos em grandes circuitos, incluindo filmes feitos por diretores que têm em seu currículo filmes com bilheterias superiores a US$ 100 milhões, mas somente Sully: O Herói do Rio Hudson pode ser considerado um sucesso. Os outros deverão ficar felizes se conseguirem pagar seus custos de produção e marketing, mesmo assim contando com o mercado internacional.

 

No total, a bilheteria 2016 caiu mais 20%. Parte deste resultado pode ser creditado às estreias fracas da semana passada.  O Bebê de Bridget Jones e Snowden caíram menos de 50%, mas não devem ter carreira muito longa.  Bruxa de Blair caiu quase 60%, normal para um filme de terror, só que já estreou mal.

 

No próximo fim de semana estream Horizonte Profundo: Desastre no Golfo, com Mark Wahlberg, em mais de 3.000 salas, O Lar das Crianças Peculiares, de Tim Burton, em 3.400 salas e Gênios do Crime em 2.800 salas.

Vejamos a semana.

 

As Top 10

  1. Sete Homens e um Destino (The Magnificent Seven /Sony) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 55; Faturou: US$ 35. 000. 000 em 3.674 salas; MPS (média por sala): US$ 9.526; Totaliza: US$ 35.000.000

Estrelado por Denzel Washington, Chris Pratt e Ethan Hawke como membros de um grupo em defesa de sua cidade contra a industrialização, Sete Homens e um Destino é a refilmagem do western clássico de década de 60, que por sua vez era a versão americana de Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa.

Produzido por US 90 milhões, Sete Homens e um Destino atraiu mais o público masculino, com 67% dos ingressos tendo sido vendidos para maiores de 25 anos.

Além do elenco estelar, Sete Homens e um Destino se beneficiou de ótimas críticas, tendo recebido 63% de críticas positivas no RottenTomatoes.  Deverá chegar aos US$ 100 milhões, mas será que atinge US$ 125-130 milhões? Muitos filmes com estreia semelhante não chegam lá a não ser que sejam animações ou comédias.

Washington estará de volta no fim do ano com Fences, que ele também dirige, ao lado de Viola Davis e deverá ser forte concorrente ao Oscar.

 

  1. Cegonhas (Storks/Warner Bros.) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 54; Faturou: US$ 21.805.000 em 3. 922 salas; MPS: US$ 5.560; Totaliza: US$ 21.805.000

Cegonhas estreou na 2ª posição com US$ 21,8 milhões. Resultado fraco face às expectativas em torno de US$ 30 milhões ou mais. A animação focaliza um grupo de cegonhas que deixou de entregar bebês para distribuir encomendas de uma firma de vendas on line. Recebeu nota A- na pesquisa CinemaScore de um público que era composto 60% por mulheres, com 44% delas com menos de 18 anos. O público geral com idade inferior a 25 anos deu nota A+. Comparando com outros filmes de animação recentes, Cegonhas estreou 44,5 % atrás do US$ 39,32 milhões faturados na estreia por Rio 2, e somente 35,3 % à frente do desastre financeiro que foi a estreia em 2010 de A Lenda dos Guardiões. Cegonhas custou US$ 70 milhões.

Executivos da Warner dizem que o resultado das bilheterias foi inferior ao esperado porque o filme foi promovido para crianças menores, o que limitou a audiência.

 

  1. Sully: O Herói do Rio Hudson (Warner Bros.) – Está na 3ª semana e caiu da 1ª para a 3ª colocação. Faturou: US$ 13.830.000 (-36%) em 3. 955 salas (+430); MPS: US$ 3.497; Totaliza: US$ 92.393.000

Sully: O Herói do Rio Hudson caiu para a 3ª posição depois de liderar a bilheterias por dois fins de semana consecutivos. Perdeu 3,1 % da bilheteria faturando US$ 13,83 milhões, totalizando US$ 92,4 milhões. Assim como Sete Homens e um Destino, Sully: O Herói do Rio Hudson vem se beneficiando da popularidade de seu astro principal, Tom Hanks, que interpreta o piloto herói.

 

  1. O Bebê de Bridget Jones (Universal) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 4.520.000 (-47%) em 2.930 salas (+3); MPS: US$ 1.543; Totaliza: US$ 16.458.000

A comédia romântica da Universal caiu 47,3 %, faturando US$ 4,52 milhões que lhe garantiram a 4ª posição. Comparando, o primeiro filme da trilogia perdeu somente 5,1% da bilheteria no 2º fim de semana, e o filme seguinte teve uma raríssima alta entre um e outro.

 

  1. Snowden (Open Road) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 4.145.000 (-48%) em 2. 443 salas (igual); MPS: US$ 1. 697; Totaliza: US$ 15.139.000

 

  1. Bruxa de Blair (Lionsgate) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 3.950.000 (-59%) em 3. 121 salas (no change); MPS: US$ 1.266; Totaliza: US$ 16.129.000

 

  1. O Homem nas Trevas (Sony) – Está na 5ª semana e caiu da 5ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 3.800.000 (-33%) em 2.438 salas (-770); MPS: US$ 1.559; Totaliza: US$ 81.111.000

 

  1. Esquadrão Suicida (Warner Bros.) – Está na 8ª semana e caiu da 7ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 3.110.000 (-34%) em 2.172 salas (-568); MPS: US$ 1.432; Totaliza: US$ 318.133.000

 

  1. When the Bough Breaks (Sony) – Está na 3ª semana e caiu da 6ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 2.500.000 (-54%) em 1.444 salas (-802); MPS: US$ 1.731; Totaliza: US$ 26.613.000

 

  1. Kubo e as Cordas Mágicas (Focus) – Está na 6ª semana e caiu da 9ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 1.103.000 (-57%) em 1.209 salas (-548); MPS: US$ 912; Totaliza: US$ 45.955.000.

 

As Independentes

As distribuidoras resolveram inovar esta semana e, ao invés de estrear seus filmes “de arte” no circuito restrito de cinemas especializados de Nova York e Los Angeles, resolveram distribuir os filmes mais importantes do segmento nos maiores mercados. Rainha do Katwe, de Mira Nair e A Vingança Está na Moda, de Jocelyn Moorhouse, estrearam em 52 e 36 salas respectivamente.

Dois filmes que fizeram sucesso no festival de Sundance 2016 – The Lovers and the Despot (Magnolia) e Goat (The Film Arcade) ao VOD. Um terceiro, o documentário Audrie & Daisy, foi lançado na Netflix e em alguns pouquíssimos cinemas apenas para serem resenhados nas colunas especializadas e poder concorrer ao Oscar.

The Best Democracy Money Can Buy faturou US$ 10.000 em uma sala; Generation Startup terminou com US$ 6.032 em um cinema; Girl Asleep estreou com US$ 2.700 e Chronic, melhor roteiro no festival de  Cannes 2015, arrecadou US$ 1.912 em dois cinemas.

 

Rainha de Katwe (Queen of Katwe/Disney) – Nota Metacritic: 73; esteve nos festivals de Toronto 2016. Faturou US$ 305.000 em 52 salas; MPS: US$ 5.865

Comparando, há dois meses atrás Hell or High Water faturou o dobro – US$ 621.000 em 32 salas e no início do ano Everybody Wants Some faturou US$ 312.000 em 19 salas.

Na semana que vem a Disney irá abrir Rainha de Katwe para aproximadamente 1.500 salas. Dirigido por Mira Nair e estrelado por Madina Nalwanga, Lupita Nyong’o e David Oyelowo, o filme recebeu nota A+ na pesquisa CinemaScore e atraiu um público que tinha 77% de seus componentes com mais de 25 anos. Rainha de Katwe narra a história real de uma jovem de Uganda que se torna campeã mundial de xadrez. Os premiados David Oyelowo e Lupita Nyong’o receberam críticas elogiosas em Toronto.

Um bom sinal foi a alta de 66% na bilheteria entre sexta-feira e sábado. A conferir se sobe para as Top 10 na próxima semana.

 

A Vingança Está na Moda (The Dressmaker/Broad Green) – Nota Metacritic: 46; esteve nos festivais de Toronto 2015 e Seattle 2016. Faturou US$ 180.522 em 36 salas; MPS: US$ 5.014

A Vingança Está na Moda, estrelando Kate Winslet, mostra uma estilista famosa voltando à casa materna e o difícil relacionamento com a mãe (Judy Davis) e seus vizinhos. A comédia australiana já esteve em cartaz e muitos países, incluindo Brasil, nos quais faturou US$ 21 milhões.

A estreia nos EUA não foi ajudada pelas críticas e o filme teve uma média por sala inferior à de Rainha de Katwe.

 

As Internacionais

Embora tenha fracassado nos EUA, O Bebê de Bridget Jones está se saindo bem no mercado internacional, onde liderou as bilheterias pelo segundo fim de semana consecutivo. Faturou US$ 21,9 milhões em 47 países, com uma queda de 26,8%, mas elevando sua bilheteria global para US$ 83,6 milhões. O filme estrelado por Renée Zellweger estreou em oito países no fim de semana incluindo Nova Zelândia, India, Egito, Itália e Tailândia.

 

Sete Homens e um Destino ficou na 2ª posição internacional com US$ 19,2 milhões, totalizando US$ 59,8 milhões globais.

 

Cegonhas ficou na 3ª posição com US$ 18,3 milhões em 33 países, totalizando US$ 40,1 milhões globais.

Faturou US$ 5,2 milhões na China, US$ 2,4 milhões no México, US$ 1.9 milhão na Rússia e US$ 1,5 milhão no Brasil. Uma boa sustentação nestes territórios, assim como uma boa estreia na Espanha e na França nas próximas semanas serão cruciais para o sucesso financeiro do filme.

Pets: A Vida Secreta dos Bichos ficou na 4ª posição com US$ 8,1 milhões, elevando sua bilheteria global para US$ 820,9 milhões.

 

Sully: O Herói do Rio Hudson ficou na 5ª posição com US$ 6,5 milhões, totalizando US$ 127 milhões internacionais.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US $) (US $)
1 Sete Homens e um Destino 35.000.000 35.000.000
2 Cegonhas 21.805.000 21.805.000
3 Sully: O Herói do Rio Hudson 13.830.000 92.393.447
4 O Bebê de Bridget Jones 4.523.065 16.460.740
5 Snowden 4.144.989 15.139.215
6 Bruxa de Blair 3.950.000 16.128.695
7 O Homem nas Trevas 3.800.000 81.110.808
8 Esquadrão Suicida 3.110.000 318.133.343
9 When The Bough Breaks 2.500.000 26.613.349
10 Kubo e as Cordas Mágicas 1.103.000 45.954.573
Fonte: Rentrak/Comscore