“SOBRE FUTEBOL E BARREIRAS” ESTREIA EM SÃO PAULO.

Chega nesta sexta-feira (18/01) em São Paulo o documentário “Sobre Futebol e Barreiras”, dirigido por Arturo Hartmann, João Carlos Assumpção, José Menezes e Lucas Justiniano. Coproduzido por Brasil, Israel e Palestina, o filme foi rodado entre 25 de maio e 17 de julho de 2010 (ou seja, durante a Copa do Mundo na África do Sul) exatamente na região que concentra as maiores tensões no conflito entre árabes e judeus.

Todos os lados foram ouvidos. O resultado é um abrangente painel deste conflito que parece nunca ter fim, mas com um diferencial: aqui, o futebol atua como um elemento apaziguador. Com sua apaixonante, inegável (e até inexplicável) força popular, o tema futebol entra na guerra fazendo com que judeus torçam pela Alemanha, ou que palestinos se unam em torno de seleções de cultura árabe, enquanto a própria Palestina em si não monte uma equipe forte. Dentro das chamadas “quatro linhas”, tudo assume proporções diferentes.

O filme ainda usa com sagacidade os diferentes significados da palavra “barreiras”, que podem ser as culturais, as esportivas, ou as literais, como o imenso muro que Ariel Sharon mandou erguer na região dos assentamentos.

“Sobre Futebol e Barreiras” fica em cartaz no CineSesc, em São Paulo, de 18 a 24 de janeiro, sempre no horário das 19:10 horas.