TERMINAM AS FILMAGENS DE “400contra1″

Foram encerradas neste final de semana, no Rio de Janeiro, as filmagens de “400contra1 – Uma História do Comando Vermelho”. Com locações em Curitiba, Ilha Grande e Rio, o longa conta a história das origens do Comando Vermelho, tendo como ponto de partida o livro autobiográfico de William da Silva Lima, um dos principais articuladores da polêmica organização.

A última cena a ser filmada exigiu o corte de cabelo de dezenas de atores e figurantes, retratando o momento que registra um protesto de detentos em defesa de um companheiro, humilhado por um corte de cabelo. Tudo foi tão envolvente que até o diretor Caco Souza entrou no clima, virou figurante, e teve seu cabelo raspado também.

De acordo com Souza, o término das filmagens « selou uma importante etapa no longo processo de gestação do filme. Durante sete semanas o sonho foi se transformando em imagens, belas e impactantes, resultantes de uma ampla gama de esforços, onde eu tive o privilegio de contar com o apoio de uma equipe incansável e com a entrega total de todo o elenco ».

Edu Felistoque, produtor do filme, afirma que “durante o próximo mês, todos os dias serão quarta-feira de cinzas. A festa das filmagens acabou. Os ferimentos vão sarando e as cicatrizes virão e depois. Como em todo longa-metragem vamos exibir essas cicatrizes como troféus”.

« Na ultima cena que rodamos – continua Souza – cantamos em coro a musica Aos Heróis a Liberdade. Nesse momento estávamos todos com os cabelos raspados e com a alma lavada, pois ao longo de sete semanas nosso coletivo conseguiu manter-se unido em prol do lema Paz, Justiça e Liberdade, que permeia todo o filme ».