“TESOURO NATTERER” E “CENTO E QUATRO” VENCEM O 29º É TUDO VERDADE.


É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, principal festival dedicado ao audiovisual não-ficcional da América Latina, divulgou neste sábado, 13 de abril, os vencedores da sua 29ª edição. 

Os vencedores dos prêmios de Melhor Longa-Metragem Internacional e Melhor Longa-Metragem Brasileiro terão novas exibições no dia 14 de abril, às 16h00 e às 18h00, respectivamente, no Espaço Itaú Augusta, em São Paulo e, nos mesmos horários, no Estação NET Botafogo, no Rio de Janeiro.

Dirigido por Renato Barbieri, “Tesouro Natterer” foi eleito o vencedor da Competição Brasileira de Longas ou Médias-Metragens e recebe como prêmio R$ 20.000,00 e Troféu É Tudo Verdade, “Pelos compromissos com pesquisa, com o tempo e a memória, pela bela fotografia.”, segundo o júri formado pela documentarista, historiadora, professora e ativista Edileuza Penha de Souza, pela editora de som Miriam Biderman e pelo cineasta Walter Lima Jr.

O melhor curta-metragem brasileiro, eleito pelo mesmo júri, foi “As Placas São Invisíveis”, de Gabrielle Ferreira, que recebe como prêmio R$ 6.000,00 e o Troféu É Tudo Verdade. “Pelo convite de refletir sobre a invisibilidade das barreiras sociais, políticas e econômica, que muitas vezes impedem a plena participação de todos os indivíduos na sociedade e, consequentemente, no acesso à permanência ao ensino superior público e de qualidade”, segundo o júri.

Foi outorgada menção honrosa para Aguyjevete Avaxi’i”, de Kerexu Martim. “Pelo cuidado, pela poesia, mas sobretudo pela reconstrução da vida.  Pelo semear, acompanhar, crescer. colher, debulhar, preparar e alimentar.  Como diria Chico Buarque ‘Afagar a terra. Conhecer os desejos da terra. Cio da terra, a propícia estação. E fecundar o chão.’”, segundo o júri.

O júri das competições internacionais foi composto pela cineasta brasileira Helena Solberg, pelo cineasta e crítico britânico Mark Cousins e pelo realizador e produtor brasileiro Sérgio Tréfaut.

 

O grande vencedor da Competição Internacional de Longas ou Médias-Metragens foi “Cento e Quatro”, dirigido por Jonathan Schörnig (Alemanha). Para o júri, “Um filme que olha para uma das mais importantes questões dos nossos tempos – imigração – de uma forma crua, envolvente e cheia de adrenalina. À medida que se desenrola em tempo real, percebemos que este filme deveria ser visto em todos os lugares.”.

O longa recebe R$ 12.000 e o Troféu É Tudo Verdade.

O júri concedeu Menção Honrosa a “Diários da Caixa Preta, de Shiori Ito (Japão/ EUA/ Reino Unido), “Um excepcional, corajoso e profundamente emocionante retrato de uma mulher resistindo ao poder masculino. Sua persistência e rigor jornalístico ajudaram a mudar a lei no Japão.”, e uma Menção Especial à Zinzindurrunkarratz”, de Oskar Alegria (Espanha), uma generosa e sensorial peregrinação experimental pela memória e pelo som.”.

“Só a Lua Entenderá”, dirigido por Kim Torres (Costa Rica/ EUA), foi eleito o melhor curta-metragem internacional, e recebe R$ 6.000,00 e o Troféu É Tudo Verdade. Segundo o júri oficial, “Um retrato poético e onírico da infância e do envelhecimento. Um filme de momentos mágicos.”.

Reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA como um festival classificatório para o Oscar®, o É Tudo Verdade qualifica automaticamente as produções vencedoras nas competições brasileira e internacional de Longas/Médias-Metragens e de Curtas-Metragens para inscrição direta visando a disputa dos Oscars® para melhor documentário de longa-metragem e de documentário de curta-metragem.

Prêmios Paralelos

Na cerimônia também foram anunciados os seguintes prêmios paralelos:


Prêmio Canal Brasil de Curtas

“Por apresentar uma montagem criativa sobre a cultura e imaginário nordestino através do cinema”, o Prêmio Canal Brasil de Curtas do 29º Festival É Tudo Verdade vai para “A Edição do  Nordeste”, de Pedro Fiuza. O prêmio foi concedido pelo seguinte júri:

Ana Paula Barbosa – Narrativa Feminina
J
anda Montenegro – Cabine Secreta/CinePOP
Paola Piola – AdoroCinema
Raphael Camacho – Guia do Cinéfilo
Ricardo Ferreira – O Globo

Prêmio Mistika
Melhor Documentário da Competição Brasileira de Curtas-Metragens, para o curta “As Placas São Invisíveis” – R$ 8.000 em serviços de pós-produção digital.

Prêmios EDT de Montagem 2024. (Associação de Profissionais de Edição Audiovisual) – Melhor Montagem (Curta e Longa-Metragem), concedidos, respectivamente, para:

Curta-Metragem – “Utopia Muda”
, de Julio Matos. (Montagem: Lucas Lazarini e Julio Matos)
Longa-Metragem – “Fernanda Young – Foge-me ao Controle”, de Susanna Lira (Montagem: Ítalo Rocha)


A edição 2024

É Tudo Verdade 2024 exibiu um total de 77 produções entre longas, médias e curtas-metragens de 34 países. Suas retrospectivas celebraram o cineasta britânico Mark Cousins e o centenário de um dos grandes expoentes do audiovisual brasileiro, Thomaz Farkas.