“THOR” PASSA DOS US$ 100 MILHÕES NO EUA. “VELOZES E FURIOSOS 5″ FAZ QUASE US$ 170.
Caindo menos do que a média de filmes semelhantes, “Thor” manteve a liderança das bilheterias. Os outros dois lançamentos nacionais -“Bridesmaids” e “Padre” – estrearam bem, mas não conseguiram destronar “Thor”.
“Bridesmaids” estreou na segunda posição, embora tenha tido um desempenho muito bom para uma comédia com censura 18 anos sem nenhum nome muito conhecido no elenco. A outra estréia ‘wide’, “Padre” não se saiu tão bem, ficando abaixo de muitos títulos semelhantes.
“Thor” perdeu cerca de 48% da bilheteria do fim de semana de estréia. Fez estimados US$ 34,5 milhões, totalizando US$ 119,3 milhões em 10 dias. Sua queda foi muito menor do que as de estréias dos super-heróis dos dois verões anteriores: “Homem de Ferro 2” e “X-Men Origens: Wolverine”, e também ultrapassou as estréias de “O Incrível Hulk” e “Duelo de Titãs”. Estima-se que poderá chegar aos US$ 200 milhões.
“Bridesmaids” estreou com estimados US$ 24,4 milhões, melhor do que seus semelhantes “Uma Mãe Para Meu Bebê” e “Eu Te Amo, Cara”. Suas previsões de faturamento eram para uma bilheteria de estréia entre US$ 15 milhões e US$ 17 milhões. Ficou ligeiramente abaixo de “O Virgem de 40 anos”, e foi a melhor estréia de um filme com censura 18 anos desde “Um Parto de Viagem” em novembro do ano passado. Seu custo de produção foi de US$ 32,5 milhões. Mas, a sua concorrência vai aumentar daqui a duas semanas quando estrear “Se Beber Não Case 2” numa versão feminina.
“Padre” faturou estimados US$ 14,5 milhões, menos do que “Anjos da Noite” e “Resident Evil – O Hóspede Maldito”, mas que lhe garantiram a quarta posição. Ficou abaixo também de “Legion” (direto em DVD no Brasil), do mesmo diretor e astro (Scott Charles Stewart e Paul Bettany). Com “Thor” e “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio” monopolizando a audiência, não sobrou muito público para “Padre” e 58% da bilheteria vieram de salas 3D. Como já fez US$ 16,7 milhões no exterior, sua bilheteria global está em US$ 40,1 milhões.
Em seu terceiro fim de semana, “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio” perdeu 40% da receita da semana anterior, faturando US$ 19,5 milhões que lhe garantiram a terceira posição. Na sexta-feira, ultrapassou o primeiro “Velozes e Furiosos” e se tornou o filme mais rentável da série. Com a renda total de US$ 168,7 milhões, “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio” já é a maior bilheteria doméstica de 2011, e também leva chance de chegar aos US$ 200 milhões, o que será um feito em se tratando do quinto filme de uma franquia que já está em cartaz há uma década.
“Rio” ainda se mantém entre as cinco maiores bilheteria do fim de semana. Teve uma queda de somente 6% e, no sábado, ultrapassou “Rango”, se tornando o filme da animação que mais faturou em 2011: US$ 125 milhões.
Diante do desempenho melhor do que o esperado de “Bridesmaids”, “Jumping the Broom” caiu 52% fazendo US$ 7,3 milhões, enquanto “O Noivo de Minha Melhor Amiga” caía 50%, faturando US$ 7 milhões num total de US$ 25,7 milhões.
Balanço – No total, as bilheterias norte-americanas ficaram 3,5% abaixo do fim de semana equivalente do ano passado. No ano, até 12 de maio, a bilheteria norte-americana total estava em US$ 3.320.063.000, comparados a US$ 3.819.575.000 em 2010. Uma diferença de 13,1% a menos.
Independentes – “Everything Must Go” tem o elenco liderado por Will Ferrell no papel dramático de um homem que perde a mulher e o emprego. Faturou US$ 825.100 em 218 salas, com uma média de US$ 3.784 por sala. Considerando a fama de Ferrell, foi um mal resultado. Seu último papel dramático foi em “Mais Estranho que a Ficção”, que fez uma média de US$ 5.923 em seu primeiro fim de semana em mais de 2.000 salas.
“Hesher”, de Spencer Susser, não se saiu melhor. Apesar da presença de Joseph Gordon-Levitt e Natalie Portman no elenco, o filme, lançado em Sundance no ano passado, fez US$ 126.811 em 42 salas, com uma média de US$ 3.019 por sala.
A melhor média por sala ficou com “O Louco Amor de Yves Saint Laurent”, já exibido no Brasil. Lançado em dois cinemas de Nova York, o filme faturou US$ 36.000, com uma ótima media por sala de US$ 18.000.
“The First Grader”, de Justin Chadwick, foi lançado pela National Geographic em sete cinemas. O filme é baseado na história real de um queniano de 84 anos, ex-membro do grupo Mau Mau, que lutava pelo direito dos negros de freqüentar a escola. Faturou US$ 22.568 com uma média de US$ 7.523 por sala.
A menor média de estréia por sala foi a de “Skateland”, de Anthony Burns, lançado pela Freestyle em duas salas. O filme, passado numa pista de skate do Texas, arrecadou US$ 5.165 com uma média de US$ 2.583 por sala.
“Um Novo Despertar” (“The Beaver”), de Jodie Foster, continua em sua fraca trajetória apesar de ter expandido de 22 para 105 cinemas em seu segundo fim de semana. Estrelando Mel Gibson, o filme narra a história de um alto executivo que encontra certo alívio para suas tensões em um castor de pelúcia. Fez estimados US$ 158.000 no fim de semana, com uma média de US$ 1.505. O que mostra que Gibson está perdendo sua popularidade depois de falar tanta besteira. Em 10 dias em cartaz faturou US$ 308.357.
“Cave of Forgotten Dreams”, documentário de Werner Herzog que abriu de 50 para 83 salas em seu terceiro fim de semana, ultrapassou a marca do US$ 1 milhão. Exibido em 2D e 3D, faturou US$ 477.900, com uma ótima média por sala de US$ 5.900, num total de US$ 1.322.100.
“Incêndios”, de Denis Villeneuve, abriu de 11 para 33 cinemas em seu quarto fim de semana e faturou US$ 140.337, o que significou uma média por sala de US$ 4.253. Totaliza US$ 385.877 nos EUA e US$ 3 milhões no Canadá, onde estreou em setembro do ano passado.
“POM Wonderful Presents: The Greatest Movie Ever Sold” abriu de 46 para 57 salas em seu quarto fim de semana. O documentário, que aborda o marketing de marcas, fez US$ 57.657 com uma média fraca de US$ 1.012 por sala.Totaliza US$ 421.385.
Em seu quinto fim de semana, o thriller italiano de Giuseppe Capotondi, “The Double Hour”, abriu para 27 salas e continuou sua carreira modesta, mas sólida. Fez US$ 108.000 com uma média de US$ 4.000. Sua bilheteria está em US$ 382.941.
“Meek’s Cutoff” teve a maior expansão da semana, embora já esteja em sua sexta semana de exibição. Abriu de 19 para 30 salas. Aumentou sua receita em 43%, fazendo US$ 87.550 com uma média de US$ 2.918 – ainda maior que a média da semana passada. A renda total de “Cutoff” está em US$ 335.113.
Em seu quinto fim de semana, “The Conspirator”, de Robert Redford cruzou a marca dos US$ 10 milhões ao faturar US$ 475.000 em 365 salas. Um feito.
Em cartaz há 13 semanas, “I Am”, de Tom Shadyac, abriu para 67 salas e chegou ao US$ 1 milhão. O documentário fez US$ 118.020 com uma média de US$ 1.761, totalizando US$ 1.116.280. Um ótimo desempenho para um lançamento tão pequeno.
A transmissão ao vivo em 3D da ópera “As Walquírias”, de Richard Wagner, direto da Metropolitan Opera House de Nova York, rendeu US$ 2,3 milhões em 850 salas dentro dos EUA. Aqui no Brasil, a transmissão teve problemas.
Internacional – “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio” foi pelo segundo fim de semana consecutivo a maior bilheteria internacional de um filme de estúdio. Faturou US$ 58 milhões em cerca de 8.800 cinemas de 61 países.
“Thor” ficou na segunda posição do fim de semana com uma receita de US$ 27,5 milhões, obtidas de 11.861 cinemas em 60 países.
“Padre”, da Sony, que estreou no exterior em seis de maio, foi lançado no último fim de semana em mais países, estando em cartaz em 46 mercados. Fez US$ 16,7 milhões em 4.015 salas totalizando US$ 25,6 milhões.
“Meia Noite em Paris” de Woody Allen, que abriu o Festival de Cannes na semana passada, estreou no circuito comercial francês e faturou estimados US$ 4 milhões em 325 cinemas, ficando na 2ª posição no país.
A bilheteria estrangeira de “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio” está em US$ 271,7 milhões, contra US$ 168,8 milhões nos EUA. Esse total suplanta os US$ 208 milhões faturados por “Velozes e Furiosos” de 2009, e faz de ‘Operação Rio’ o filme mais rentável da franquia também no exterior.
“Um Novo Despertar” teve um lançamento modesto fora dos EUA, e faturou US$ 150.357 em 22 países, com uma média por sala de mais de US$ 6.800.
Na 4ª posição ficou “Rio” com US$ 10,4 milhões em 7.331 salas de 67 mercados. A receita internacional da animação está em US$ 306.3 milhões.
Na quinta posição, “Água para Elefantes”, que abriu em oito mercados. Faturou no total US$ 9,1 milhões em 3.897 cinemas de 52 países. Totaliza US$ 34 milhões.
Bilheterias Filmes de Estúdio no final de semana – Fonte: Box Office Mojo
Filme Semana (US$)/ Bilheteria Total (US$)
“Thor” 34.500.000 / 119.252.317
“Bridesmaidas” 24.409.070 / 24.409.070
“Velozes & Furiosos 5” 19.533.950 / 168.780.150
“Padre” 14.500.000 / 14.500.000
“Rio” 8.000.000 / 124.968.140
“Jumpring the Broom” 7.300.000 / 25.993.814
“O Noivo da Minha Melhor Amiga” 7.000.000 / 25.646.512
“Água Para Elefantes” 4.100.000 / 48.475.780
“Tyler Perry’s Madea’s Big Happy Family” 2.200.000 / 50.218.149
“Soul Surfer” 1.800.000 / 39.206.168
Wanda de Andrade é jornalista especializada em mercado cinematográfico

