TIRADENTES 2013: DOCUMENTÁRIO FAMILIAR UNE MINAS À CATALUNHA.
O tema prometia: uma numerosa família espanhola foge da guerra civil em seu país, em busca de paz em Minas Gerais. Daria um belo documentário. Não deu. O longa “Ventos de Valls”, exibido pela primeira vez (“em pré-estreia mundial”, como avisa o catálogo) aqui na 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes, não entusiasmou.
A partir da história de sua própria família, o diretor Pablo Lobato realiza um registro afetivo dos irmãos catalães Panadés, que revisitam a terra abandonada na época de Franco, e se reencontram com variadas lembranças, algumas doces, outras trágicas.
Há, sim, algumas belas imagens, e até uma sensível imersão no imaginário dos protagonistas, mas a opção por uma estética mais intimista e menos documental faz de “Ventos de Valls”
um trabalho de interesse bastante restrito. Quem rouba a cena é a pequena Ana Lobato (foto), filha do diretor, cujos carisma e espontaneidade acabaram por torná-la o próprio fio condutor de uma história que certamente teria mais a oferecer.
A 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes prossegue nesta quarta-feira (23/01) com a exibição de “Esse Amor Que Nos Consome”, de Allan Ribeiro, e “Ferrolho”, de Taciano Valério.
Celso Sabadin viajou a Tiradentes a convite da organização do evento.

