TOME FÔLEGO: SAIU A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO 28o. “É TUDO VERDADE”.

Totalmente gratuito, festival acontece de 13 a 23 de abril, sessões presenciais em SP e RJ,

O É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, divulga sua programação completa de sua 28ª edição, que volta a acontecer plenamente de forma presencial entre 13 e 23 de abril, simultaneamente em seis salas em São Paulo e em três salas no Rio de Janeiro, com entrada franca.

O festival exibirá um total de 72 produções entre longas, médias e curtas-metragens, de 34 países. A programação inclui ainda conferências, debates e sessões em streaming.

 

Os filmes vencedores dos prêmios dos júris nas Competições Brasileiras e Internacionais de Longas/Médias e de Curtas Metragens estarão automaticamente classificados para apreciação à disputa pelo Oscar® do ano que vem. Neste ano, a cerimônia de premiação acontece às 18h do sábado, 22 de abril, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. As produções premiadas pelos júris oficiais terão reapresentações especiais em ambas as cidades no dia 23.

 

A 28ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários conta com patrocínio do ITAÚ e da SABESP, parceria do SESC-SP, apoio cultural do GALO DA MANHÃ, SPCINE e ITAÚ CULTURAL e apoio da RIOFILME. Realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura do Governo Federal.

Veja a programação completa:

 

SÃO PAULO

 

CINEMATECA BRASILEIRA – SALA GRANDE OTELO

 

12/04 (QUARTA-FEIRA)

 

19H00

Subject   [Abertura SP]

Subject

Dir. Jennifer Tiexiera e Camilla Hall; EUA; 93’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: As experiências que mudaram a vida de uma série de participantes de documentários famosos tais como A Escada, Basquete Blues, Os Irmãos Lobo, Na Captura dos Friedmans e A Praça Tahir. Essas antigas “estrelas” dos documentários revelam os altos e baixos da experiência, assim como a realidade de ter sua vida cotidiana colocada sob um microscópio. Ao trazer comentários de nomes influentes do cinema documental, como Kirsten Johnson, Sam Pollard, Thom Powers e Sonya Childress, debatem-se questões vitais a respeito de ética e da responsabilidade inerente ao filmar documentários.

13/04 (QUINTA-FEIRA)

 

14H00

Rezando Pelo Armagedom [Competição Internacional – Longas Metragens]

Praying for Armageddon

Dir. Tonje Hessen Schei; Noruega; 96’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Para acelerar a profecia bíblica do Armagedom, evangélicos norte-americanos poderosos fazem força para que o Apocalipse aconteça. A infiltração deles na máquina política nunca foi tão forte. Não apenas eles ameaçam a democracia dos Estados Unidos, como a influência substancial desse grupo sobre a política externa tem como alvo dar início à Batalha do Juízo Final no Oriente Médio.

 

16H30

Casa Silenciosa  [Competição Internacional – Longas Metragens]

Khaneye Kamoosh

Silent House

Dir. Farnaz Jourabchian e Mohammadreza Jourabchian; Irã; 102’; 2022

Idioma: Persa

Classificação: 14 anos

Sinopse: A história de três gerações de uma família iraniana que vive numa casa centenária em Teerã. Através de filmes de arquivo da família mesclados a imagens contemporâneas, os dois cineastas narram a evolução da família durante 40 anos, da Revolução Islâmica de 1979 até hoje. Eles seguem cada membro da família imbricados na complicada história do país. 

 

19H00

Confiança Total  [Competição Internacional – Longas Metragens]

Total Trust

Dir. Jialing Zhang; Alemanha, Holanda, China; 90’; 2023

Idioma: Chinês (Mandarim)

Classificação: 14 anos

Sinopse:A transparência total pode fazer com que as pessoas se tornem cidadãos melhores? A China quer saber e está no processo de criar um estado com um abrangente controle digital, que serve como prenúncio de nosso futuro. Confiança Total explora as mudanças de comportamentos sociais causadas por uma sociedade que tudo vê e a luta das pessoas contra o abuso do poder estatal.

14/04 (SEXTA-FEIRA)

 

14H00

Merkel [O Estado das Coisas]

Merkel

Dir. Eva Weber; Reino Unido, Alemanha, Dinamarca; 95’’; 2022

Idioma: Alemão, Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Durante anos, Angela Merkel, primeira Chanceler da Alemanha, foi a mais poderosa líder europeia. O filme cria um retrato rico, partindo de sua criação na Alemanha Oriental comunista até a sua rápida ascensão na política. Um reexame de sua vida e carreira feito com humor, sutileza e de forma incisiva.

 

16H30

Não Alinhados: Cenas dos Rolos de Labudović  [Competição Internacional – Longas Metragens]

Non-Aligned: Scenes from the Labudović Reels

Dir. Milla Turajlić; Sérvia, França, Croácia, Montenegro, Qatar; 100’; 2022

Idioma: Sérvio, Inglês, Francês, Árabe

Classificação: 14 anos

Sinopse: Non-Aligned e Ciné-Guerrillas formam um díptico de longas documentais que nos levam a uma viagem ao nascimento do projeto Terceiro Mundo, baseado em materiais inéditos filmados em 35mm por Stevan Labudović, cinegrafista do presidente iugoslavo Tito. Não-Alinhado percorre o nascimento do movimento Non-Aligned, examinando como um projeto global de emancipação política foi constituído pela imagem cinematográfica.

 

19H00

Godard Cinema  [Competição Internacional – Longas Metragens]

Godard Seul le Cinema

Godard Cinema

Dir. Cyril Leuthy; França; 90’; 2022

Idioma: Francês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Jean-Luc Godard é o cinema, sua quintessência. Ao longo de sua carreira, ele dirigiu mais de 140 filmes. Nós o odiamos tanto quando o adoramos. De onde vem essa aura? De filmes lendários, mas também de Godard ele mesmo. Ele é tanto uma figura pública como um homem rodeado de mistérios. Esse retrato quer nos levar além dos clichês de um mito que às vezes se torna caricatural para encontrar um homem mais sentimental do que parece, um homem que vive sua arte, e às vezes é superado por ela. Porque, sim, Godard é humano. Não só uma máquina que pensa e cria imagens. Ele é carne, sangue, emoções.

15/04 (SÁBADO)

 

14H00

Still: A Michael J. Fox Movie [Competição Internacional – Longas Metragens]

Still: A Michael J. Fox Movie

Dir. Davis Guggenheim; EUA; 95’; 2023

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: O filme traça a extraordinária história de Fox em suas próprias palavras, usando recursos do documentário, arquivos e partes roteirizadas. Conta como um garoto baixinho sai de uma base do exército canadense para alcançar o estrelato na Hollywood dos anos 1980. Além de sua vida pública, o filme mostra pela primeira vez sua jornada privada, incluindo os anos seguintes ao seu diagnóstico com mal de Parkinson aos 29 anos. Produzido com acesso inédito a Fox e sua família, o filme narra os triunfos e dificuldades pessoais e profissionais do ator, e explora o que acontece quando um otimista incurável enfrenta uma doença incurável.

 

16H30

O Caso Padilla  [Competição Internacional – Longas Metragens]

El Caso Padilla

The Padilla Affair

Dir. Pavel Giroud; Espanha, Cuba; 87’; 2023

Idioma: Espanhol, Inglês, Francês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Em 1971, o poeta Heberto Padilla é preso pelo governo revolucionário cubano. Sua prisão se transforma em um caso notório de expiação pública de culpa, em que o poeta não apenas se declara um contrarrevolucionário como delata uma série de amigos, incluindo até mesmo sua esposa. Pela primeira vez o processo de autocrítica de Padilla é mostrado ao público, por meio de um documentário que abre uma janela para o passado e, dessa maneira, ajuda-nos a compreender melhor a crise que Cuba atravessa atualmente.

 

19H00

Amanhã [Competição Brasileira – Longas Metragens]

Tomorrow

Dir. Marcos Pimentel; Brasil; 106’; 2023

Idioma: Português

Classificação: 10 anos

Sinopse: Em 2002, três crianças se cruzaram em Belo Horizonte, na Barragem Santa Lúcia, que separa um conjunto de favelas de um bairro de classe média alta. Mesmo morando tão perto, sempre foram tão distantes. Durante dois finais de semana, elas experimentaram vivenciar universos sociais completamente diferentes do que estavam acostumadas. Vinte anos depois, o que aconteceu com cada uma delas? Entre 2002 e 2022, o Brasil foi virado pelo avesso. E suas vidas também. Um filme sobre os encontros e desencontros da sociedade brasileira contemporânea.

16/04 (DOMINGO)

 

14H00

Liberdade em Chamas  [O Estado das Coisas]

Freedom on Fire

Dir. Evgeny Afineevsky; Ucrânia, Reino Unido, EUA; 114’; 2022

Idioma: Inglês, Ucraniano, Russo 

Classificação: 16 anos

Sinopse: Quando Vladimir Putin lançou uma invasão não provocada da Ucrânia, no início de 2022, seus cidadãos instintivamente renovaram as estratégias de sobrevivência que os sustentaram oito anos antes durante a revolta da praça Maidan. Este filme complementa o documentário indicado ao Oscar, Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom e explora porque um dia de felicidade na praça Maidan, de Kiev, instigou uma guerra que durou quase uma década.

 

16H30

Little Richard – Eu Sou Tudo  [Competição Internacional – Longas Metragens]

Little Richard – I am Everything

Dir. Lisa Cortés; EUA; 98’; 2023

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: A história das origens negras e queer do rock, detonando o embranquecimento da música pop americana para revelar o inovador Richard Penniman. Através de arquivos e performances que nos levam ao complicado mundo interior de Richard, o filme conta a história do ícone com suas reviravoltas e contradições. Em entrevistas com familiares, músicos e estudiosos negros e queer, o filme revela como Richard criou uma forma de arte para as pessoas se expressarem, mas, ainda assim, o que deu ao mundo não conseguiu dar a si mesmo. O mundo tentou colocá-lo numa “caixinha”, mas Richard continha multidões — ele era descaradamente tudo.

 

19H00

171  [Competição Brasileira- Longas Metragens]

171 – Fool me Twice

Dir. Rodrigo Siqueira; Brasil; 95’; 2022

Idioma: Português

Classificação: 10 anos

Sinopse: Uma equipe de documentaristas encontra seis pessoas encarceradas em presídios de São Paulo. Elas cumprem pena por motivos diferentes, mas são identificadas nas cadeias como autênticos “171”, um tipo de narrador — meio camaleão — que pode usar sua habilidade com as palavras para aplicar um golpe ou apenas manipular as pessoas pelo prazer de enganar. Os 171 são atores natos e vivem em constante atuação, numa eterna mise-en-scène em que a vida e o teatro são uma coisa só. Como no clássico de Luigi Pirandello, as seis personagens do filme inventam histórias sobre si mesmas. Algumas até são verdadeiras, mas não se sabe quais são as inventadas.

17/04 (SEGUNDA-FEIRA)

 

14H00

O Despertar de Aurora [Competição Internacional – Longas Metragens]

Aurora’s Sunrise

Dir. Inna Sahakyan; Armênia, Alemanha e Lituânia; 96’; 2022

Idioma: Armênio, Inglês, Turco, Curdo

Classificação: 14 anos

Sinopse: Com 14 anos apenas, Aurora perdeu tudo durante o horror do genocídio armênio. Dois anos depois, com sorte e coragem extraordinária, ela fugiu para Nova York, onde sua história se tornou uma sensação midiática. Fazendo o papel de si mesma em Auction of Souls (Leilão de Almas, 1919), um dos primeiros blockbusters de Hollywood, Aurora se tornou o rosto de uma das maiores campanhas de caridade da história dos Estados Unidos. Mesclando animação, entrevistas com a própria Aurora e 18 minutos de filmagens desse épico mudo perdido, Despertar de Aurora revela a história esquecida de uma sobrevivente.

 

16H30

Os Corredores do Poder [O Estado das Coisas]

The Corridors of Power

Dir. Dror Moreh; EUA; 135’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: O diretor indicado ao Oscar, Dror Moreh, (The Gatekeepers) retorna com uma análise detalhada da política externa dos Estados Unidos, nos últimos 40 anos. Neste documentário, que traz entrevistas com mais de 30 pesos-pesados ​​da política, incluindo Henry Kissinger, Hillary Clinton, Madeleine Albright e Condoleezza Rice.

 

19H00

O Contato [Competição Brasileira – Longas Metragens]

The Clash

Dir. Vicente Ferraz; Brasil; 84’; 2023

Idioma: Baniwa, Hupda, Yanomami, Tukano

Classificação: Livre

Sinopse: Na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Venezuela, em um vasto e pouco conhecido território chamado “Cabeça de Cachorro”, o filme acompanha as travessias feitas por personagens que transitam entre suas aldeias e a cidade indígena de São Gabriel da Cachoeira. Capta-se um universo de trocas multiétnicas, de grande diversidade linguística, de trocas e de buscas por novos conhecimentos. E se evidencia a relação dos povos originários com seus sonhos e com suas práticas místicas e aponta os caminhos de sobrevivência desses povos que habitam uma região de extrema beleza, mas que hoje está ameaçada pelo narco-garimpo.

18/04 (TERÇA-FEIRA)

 

14H00

Um Espião Compassivo [Competição Internacional – Longas Metragens]

A Compassionate Spy

Dir. Steve James; EUA, Reino Unido; 101’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Recrutado, em 1944, como um estudante de Harvard de 18 anos para ser o mais jovem físico do Projeto Manhattan, Ted Hall não compartilhava do entusiasmo de seus colegas com o sucesso da explosão da primeira bomba atômica. Preocupado que um monopólio norte-americano desse tipo de arma no pós-guerra poderia levar a uma catástrofe nuclear, ele decide passar informações-chave sobre a construção da bomba para a União Soviética. Depois da guerra, ele se casa com Joan, com quem compartilha o segredo da espionagem. O filme revela as reviravoltas dessa história de espião e a extraordinária vida do casal durante mais de 50 anos de casamento.

 

16H30

Pianoforte [Competição Internacional – Longas Metragens]

Pianoforte

Dir. Jakub Piatek; Polônia; 91’; 2023

Idioma: Polonês, Inglês, Italiano, Chinês, Japonês e Russo

Classificação: 14 anos

Sinopse: Na primeira rodada são 160. Depois, cerca de 80. Depois, 40. No fim, apenas 10 sortudos chegam à final. Esses são os concorrentes da lendária Competição Internacional Chopin de Piano, que acontece a cada cinco anos em Varsóvia, na Polônia. Pianoforte segue esse grupo eclético de jovens músicos de todas as partes do mundo que se preparam desde criança para essa oportunidade que ocorre apenas uma vez na vida.

 

19H00

Nada Sobre Meu Pai [Competição Brasileira – Longas Metragens]

Nothing About My Father

Dir. Susanna Lira; Brasil; 93’; 2023

Idioma: Português e Espanhol 

Classificação: Livre

Sinopse: A busca da diretora Susanna Lira pela história de seu pai, que ela nunca conheceu. Filha de um jovem guerrilheiro equatoriano, que veio para o Brasil lutar contra a ditadura militar na década de 1970, ela vai até Quito, terra natal do pai, e expõe sua história para dezenas de veículos da imprensa equatoriana. Em forma de road movie, ela se encontra com possíveis pais que respondem aos anúncios divulgados na imprensa.

19/04 (QUARTA-FEIRA)

 

14H00

Música Para Pombos Negros  [O Estado das Coisas]

Music for Black Pigeons

Dir. Jørgen Leth, Andreas Koefoed; Dinamarca; 92’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Atravessando a América do Norte, a Europa e o Japão, Jørgen Leth e Andreas Koefoed acompanharam por 14 anos o compositor Jakob Bro, testemunhando seus encontros musicais. Um filme que explora o mundo do jazz, retratando alguns de seus maiores expoentes, como Bill Frisell, Lee Konitz e Paul Motian.

 

16H30

Front do Leste [Competição Internacional – Longas Metragens]

Shidniy Front

Eastern Front

Dir. Vitaly Manski e Yevhen Titarenko; Lituânia, Ucrânia, República Tcheca, Estados Unidos; 98’, 2023

Idioma: Ucraniano e Russo

Classificação: 14 anos

Sinopse: Em 24 de fevereiro de 2022, Yevhen, junto com seus amigos, voluntariou-se para o batalhão de primeiros socorros no front. Eles davam apoio para salvar vidas e evacuar feridos. O filme revela as experiências desses jovens durante seis meses de drama, desespero, medo, ódio, amargura, amor e, mais do que tudo, fé na vitória. Quando partiram para o front, deixaram as famílias para trás em uma vila no oeste da Ucrânia. Todos vão a esse lugar idílico por um par de dias para o batismo do filho de um dos protagonistas. Assim que a festa termina, eles precisam voltar para o front.

 

19H00

Incompatível com a Vida [Competição Brasileira – Longas Metragens]

Incompatible with Life

Dir. Eliza Capai; Brasil; 92’; 2023

Idioma: Português

Classificação: 14 anos

Sinopse: A partir do registro de sua gravidez, a diretora Eliza Capai conversa com outras mulheres que tiveram vivências parecidas à sua, criando um potente e tocante coral de vozes que refletem sobre temas universais: vida, morte, luto e políticas públicas que nos afetam. 

20/04 (QUINTA-FEIRA)

 

14H00

Cine-Guerrilhas: Cenas dos Rolos de Labudović [Clássicos]

Ciné-Guerrillas: Scenes from the Labudović Reels

Dir. Milla Turajlić; Sérvia, França; 94’; 2022

Idioma: Sérvio, Inglês, Francês, Árabe

Classificação: 14 anos

Sinopse: Uma viagem ao início do projeto Terceiro Mundo, baseado em rolos inéditos de Stevan Labudović, cinegrafista do presidente iugoslavo Tito. Ciné-Guerrillas mergulha na batalha midiática que ocorreu durante a guerra pela independência na Argélia, em que o cinema foi usado como arma política contra o colonialismo.

 

16H30

CURTAS BRASILEIROS [PROGRAMA 1] – total 74’

 

  • Todavia sinto (SP)

 

I Still Feel

Dir. Evelyn Santos; Brasil; 9’; 2022

Sinopse: Sentir, Descobrir e Decidir: Sensações de uma gravidez. Um corpo imerso que agora se transforma.

 

  • Retratos de Piratininga (SP)

 

Portraits of Piratininga

Dir. André Manfrim; Brasil; 17’; 2023 

Sinopse: A região do centro velho de São Paulo é povoada por estátuas e monumentos empenhados em fazer lembrar da história religiosa da cidade. Convivendo com a vida cotidiana da Praça da Sé, ali estão José de Anchieta, Apóstolo Paulo, que nomeia a cidade, e Tibiriçá, indígena convertido ao cristianismo. O que esses corpos nos contam sobre o passado e sobre o presente?

 

  • Materialismo Histórico da Flecha Contra o Relógio (SP)

 

The Historical Materialism of the Arrow against the Clock

Dir. Carlos Adriano; Brasil; 26’; 2023 

Sinopse: Um cinepoema baseado nas Teses I e XV de “Sobre o conceito de história” (1940) de Walter Benjamin (1892-1940). “Realidades distantes” (conceito cunhado pelo poeta Pierre Reverdy) se aproximam: imagens dos povos indígenas brasileiros em registros de 1917 e 1922 e em manifestações antifascistas de 2022; imagens da causa palestina em 1948 e em 2022; tiros contra o relógio disparados por revolucionários franceses em julho de 1830 e flechas contra o relógio (comemorativo dos 500 anos do descobrimento) disparadas pelos povos originários brasileiros em abril de 2000.

 

  • Cama Vazia (SP)

 

Empty Bed

Dir. Fábio Rogério, Jean-Claude Bernardet; Brasil; 5’; 2023 

Sinopse: A máquina de morte precisa manter sua longevidade para expandir e lucrar.

 

  • Mãri hi – A Árvore do Sonho (RR)

 

Mãri Hi – The Dream Tree

Dir. Morzaniel Ɨramari, Brasil; 17’; 2023 

Sinopse: Quando as flores da árvore Mari desabrocham surgem os sonhos. As palavras de um grande xamã conduzem uma experiência onírica através da sinergia entre cinema e sonho yanomami, apresentando poéticas e ensinamentos dos povos da floresta.

 

19H00

Morcego Negro [Competição Brasileira – Longas Metragens]

Black Bat

Dir. Chaim Litewski, Cleisson Vidal; Brasil; 135’; 2023

Idioma: Português

Classificação: 14 anos

Sinopse: Uma biografia de Paulo César Farias, mais conhecido como PC Farias. PC foi tesoureiro do ex-Presidente Fernando Collor de Mello e esteve diretamente envolvido no processo que culminou com o impeachment de Collor, abalando profundamente a recém-restaurada democracia brasileira. O filme conta com a participação de dezenas de pessoas que conheceram e conviveram com Farias, farta documentação e material de arquivo exclusivo, que revela os meandros da política brasileira, focando especialmente as relações entre capital, ideologia, poder e o crime organizado.

21/04 (SEXTA-FEIRA)

 

14H00

Americano: Uma Odisseia a 1947 [Clássicos]

American: an Odyssey to 1947

Dir. Danny Wu; Canadá; 102’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: No começo dos anos 1940, o diretor Orson Welles está vivendo uma ascensão meteórica em Hollywood. Quando a Segunda Guerra Mundial eclode, um garoto estadunidense faz uma visita ao exterior e um soldado estadunidense se alista no exército.

16H30 

CURTAS BRASILEIROS [PROGRAMA 2] – total 68’

 

  • BAMBAMBÃ (RJ)

 

Hotshot

Dir. Andréa França; Brasil; 12’; 2022

Sinopse: Bambambã retoma fragmentos do filme Terra Encantada (1923) que mostram a Exposição internacional do Centenário da Independência, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, em 1922. Para a construção da monumental exposição, o histórico morro do Castelo foi completamente demolido e seus habitantes expulsos de suas casas. Essa história é contada pelas imagens que restaram do filme e pelas fotografias de Augusto Malta e Guilherme Santos.

 

  • Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ (SC)

 

Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ

Dir. Barbara Pettres, Flávia Person, Walderes Coctá Priprá; Brasil; 25’; 2022 

Sinopse: Uma arqueóloga, um poeta, um pastor e kujá, uma professora e um cantor de rap remontam a história do seu povo, os Laklãnõ/Xokleng, habitantes do sul do Brasil: o tempo do mato, a quase extinção, a retomada da língua e cultura e o protagonismo político.

 

  • Ferro’s Bar (SP)

 

Ferro’s Bar

Dir. Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra, Rita Quadros; Brasil; 24’; 2022 

Sinopse: A partir de relatos de lésbicas frequentadoras do Ferro’s Bar, aborda-se um episódio central para a formação do movimento lésbico brasileiro no começo dos anos 1980: o “Levante do Ferro’s Bar”. O filme mostra como as lésbicas deixam de ser encontráveis apenas à noite, no interior de apartamentos, e se tornam um sujeito político que se ergue contra a censura a um dos maiores periódicos lésbicos da época: o ChanacomChana.

 

  • Aos Mortos, um Lugar para Habitar (CE)

 

For Those Who Stay

Dir. Victor Costa Lopes; Brasil; 7’; 2023 

Sinopse: Examinar arquivos é remontar o remanescente, em um ritual de ressurreição da vida.

 

19H00

Santino [Competição Brasileira – Longas Metragens]

Santino

Dir. Cao Guimarães; Brasil; 88’; 2022

Idioma: Português

Classificação: Livre

Sinopse: O cotidiano do veredeiro Santino e sua família na bacia do Rio São Francisco, em Minas Gerais. As veredas são formações vegetais bastante úmidas, que abastecem de água a fauna e o solo do cerrado brasileiro. Para além de ser um ativista incansável na defesa deste bioma muito ameaçado pelos predadores do grande capital, Santino consegue unir de forma sugestiva o mundo espiritual e místico ao qual está vinculado, o mundo da natureza e dos animais com os quais confabula e o mundo do ativismo político e da conscientização das novas gerações para a importância da preservação da natureza.

22/04 (SÁBADO)

 

14H00

A História Natural da Destruição  [O Estado das Coisas]

The Natural History of Destruction

Dir. Sergei Loznitsa; Alemanha, Lituânia, Países Baixos; 112’; 2022

Idioma: Inglês, Alemão

Classificação: 14 anos

Sinopse: Inspirado no livro de W.G. Sebald e baseado em imagens de arquivo da Segunda Guerra Mundial, o filme levanta a questão: é moralmente aceitável usar a população civil como meio de guerra? A questão continua tão atual como há 80 anos, e sua urgência se manifesta tragicamente nos acontecimentos políticos atuais.

19H00 

PREMIAÇÃO

Seguida de

Proibido para Cães e Italianos [ENCERRAMENTO SP]

Interdit aux Chiens et Italiens

No Dogs or Italians Allowed

Dir. Alain Ughetto; Itália, França, Bélgica, Suíça, Portugal; 70’, 2022

Idioma: Francês, Italiano e Alemão

Classificação: 10 anos

Sinopse: No início do século 20, a vila da família Ughetto ficava no Norte da Itália. Viver na região havia ficado muito difícil e os Ughetto sonhavam com uma vida melhor no exterior. Reza a lenda que Luigi Ughetto cruzou os alpes para começar uma vida nova na França, mudando assim o destino de sua amada família para sempre. Seu neto viaja no tempo para revisitar a história da família.

23/04 (DOMINGO)

 

14H00

Confissões de um Cinema em Formação [Clássicos]

Confessions of a Developing Cinema

Dir. Eugenio Puppo; Brasil; 96’; 2022

Idioma: Português

Classificação: 14 anos

Sinopse: O surgimento de alguns dos primeiros cursos de cinema no Brasil e o papel deles no desenvolvimento do cinema nacional. Com materiais de arquivo e histórias de professores e alunos, o documentário apresenta iniciativas que buscam formar  novas gerações de realizadores.

 

16H30

REPRISES – VENCEDORES

 

19H00

REPRISES – VENCEDORES

CINEMATECA BRASILEIRA – SALA OSCARITO

 

13/04 (QUINTA-FEIRA)

 

20a CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS

 

10H00 

Introdução sobre o filme Históira(s) do Cinema, de Jean-Luc Godard

Convidado: Michel Marie 

As Histórias(s) do Cinema são consideradas a obra-prima da última parte da carreira de Jean-Luc Godard, mas é também uma obra particularmente complexa cuja produção durou cerca de dez anos e cuja génese remonta mesmo aos anos 1970. As formas e os conteúdos dos episódios foram constantemente retrabalhados pelo cineasta ao longo da gênese da obra. São histórias múltiplas, complexas e muito subjetivas. Uma introdução esclarecedora a este trabalho não é, portanto, inútil.

 

14h30

A Negação do Brasil – 20 anos depois

Convidado: Joel Zito Araujo (remoto)

Mediação: Mariana Queen Nwabasili 

A emergência de um cinema negro brasileiro na última década traz novos olhares, novos protagonistas, novos conceitos e um lugar de fala cada vez mais demarcado no documentário brasileiro. Essa novidade é fonte de tensão e inibição, ou de renovação para os e as documentaristas como um todo?

14/04 (SEXTA-FEIRA)

 

20a CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS

 

10H00

Revisitando Humberto Mauro

Convidados: Sheila Schvarzman; Eduardo Morettin 

Os mais de 300 filmes dirigidos por Humberto Mauro, do período varguista aos anos 1970, são pouco conhecidos. O seu resgate material e o estudo de sua obra iluminam aspectos significativos do fazer cinematográfico, da história e da cultura brasileiras.  

 

14H30

Diarios – Uma série de Andrés Di Tella

Convidado: Andrés Di Tella

O diretor argentino apresenta 9 filmes da série Diarios, um projeto em andamento, que compreende peças breves com durações que vão de um minuto a meia hora, que incorporam imagens feitas com celular, arquivo pessoal e material encontrado, e retratam incidentes da vida cotidiana, memórias, retratos de amigos, crônicas de viagem, leituras e canções.

15/04 (SÁBADO)

 

15H00

Humberto Mauro [PROGRAMA 1] – total 76’

 

  • Um Apólogo

 

An Apologue

Dir. Humberto Mauro, Brasil, 10’, 1939

Sinopse: Uma costureira conversa com a patroa sobre os detalhes do modelo do vestido a ser confeccionado. Enquanto isso, dentro da caixa de costura, a agulha e a linha iniciam uma discussão sobre a importância de cada uma. Realizado por ocasião do centenário de nascimento de Machado de Assis, o filme é uma adaptação de seu célebre conto.

 

  • Cantos de Trabalho

 

Work Songs

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 9’, 1955

Sinopse: Parte da série Brasilianas, apresenta três cantos de trabalho oriundos de diferentes regiões do país: o canto de pilão, praticado nas regiões Central e Nordeste; o canto do barqueiro, do Rio Jequitinhonha; e o canto de pedra, realizado em vários estados.

 

  • Vitória Régia

 

Victoria Regia

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 8’, 1937

Sinopse: Detalhes da planta vitória-régia: sua estrutura, seu habitat natural, seu nome e sua história.

 

  • Engenhos e Usinas

 

Mills and Factories

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 8’, 1955

Sinopse: Parte da série Brasilianas, mostra aspectos dos antigos engenhos de açúcar ao som de Engenho Novo e Coco Peneruê.

 

  • João de Barro

 

The Rufous Hornero

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 20’, 1956

Sinopse: Em um ambiente rural, mulher com crianças observam os ninhos de diversas aves, entre elas o joão-de-barro. Mostra as etapas da construção de um ninho e informações sobre o próprio joão-de-barro: a sua origem, o seu habitat, a descrição física e os seus hábitos.

 

  • Mauro, Humberto

 

Mauro, Humberto

Dir. David Neves, Brasil Brazil, 21’, 1975

Sinopse: O cotidiano do cineasta Humberto Mauro em sua casa em Volta Grande, Minas Gerais, e em seu escritório no antigo Instituto Nacional de Cinema, que depois se tornou a Embrafilme. Além de um depoimento do diretor, são também entrevistados os cineastas Alex Viany e Glauber Rocha, que falam da importância de Humberto Mauro no cinema brasileiro.

 

18H00

Humberto Mauro [PROGRAMA 2] – 71’

 

  • O Cysne

 

The Swan

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 3’, 1936

Sinopse: A bailarina Vera Grabinska executa coreografia de Pierre Michailowsky para a peça Le Cygne, de Camille Saint-Saëns, junto à fonte artificial no recinto da Feira Internacional de Amostras do Rio de Janeiro. Os movimentos da dança se alternam com imagens de cisnes na água.

 

  • Lagoa Santa

 

Lagoa Santa

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 12’, 1940

Sinopse: As descobertas do paleontólogo dinamarquês Peter Lund, na região de Lagoa Santa (MG), mostrando os homens, as casas e os animais. E também algumas das cavernas de onde Lund coletou os restos de animais e seres humanos pré-históricos. 

 

  • Henrique Oswald

 

Henrique Oswald

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 7’, 1942

Sinopse: Vistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Florença ilustram dados biográficos do pianista, compositor e diplomata brasileiro Henrique Oswald. Suas obras são enumeradas, enquanto partituras são folheadas. Tendo ao fundo o retrato de Oswald, um solista executa sua música.

 

  • Manhã na Roça: O Carro de Bois

 

Morning on the Farm – The Bullock Cart

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 8’, 1956

Sinopse: Parte da série Brasilianas, mostra aspectos do trabalho na roça: meninos conduzem o gado para pastagem, trabalhador opera arado de tração animal, homem retira leite de vaca e mulher alimenta as galinhas. Na fazenda, diferentes espécies de animais convivem, e o carro de boi é conduzido por um carreiro.

 

  • Um Apólogo

 

An Apologue 

Dir. Humberto Mauro, Brasil, 10’, 1939

Sinopse: Uma costureira conversa com a patroa sobre os detalhes do modelo do vestido a ser confeccionado. Enquanto isso, dentro da caixa de costura, a agulha e a linha iniciam uma discussão sobre a importância de cada uma. Realizado por ocasião do centenário de nascimento de Machado de Assis, o filme é uma adaptação de seu célebre conto.

 

  • Carro de Bois

 

Bullock Cart

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 10’, 1974

Sinopse: Praticamente superado pelas modernas técnicas, o carro-de-bois ainda fazia parte das paisagens do sertão nos anos 1970, alcançando onde o caminhão não vai, numa mistura de utilidade e poesia, transportando o mais variado tipo de carga. O filme mostra como ele é feito, e o artesão que o fabrica.

 

  • Mauro, Humberto

 

Mauro, Humberto

Dir. David Neves, Brasil Brazil, 21’, 1975

Sinopse: O cotidiano do cineasta Humberto Mauro em sua casa em Volta Grande, Minas Gerais, e em seu escritório no antigo Instituto Nacional de Cinema, que depois se tornou a Embrafilme. Além de um depoimento do diretor, são também entrevistados os cineastas Alex Viany e Glauber Rocha, que falam da importância de Humberto Mauro no cinema brasileiro.

16/04 (DOMINGO)

 

15H00

Humberto Mauro [PROGRAMA 3] – 98’

 

  • Engenhos e Usinas

 

Mills and Factories

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 8’, 1955

Sinopse: Parte da série Brasilianas, mostra aspectos dos antigos engenhos de açúcar ao som de Engenho Novo e Coco Peneruê.

 

  • Humberto Mauro, Cinema é Cachoeira

 

Humberto Mauro, Cinema Is a Waterfall

Dir. André Di Mauro, Brasil Brazil, 90’, 2018  

Sinopse: O tributo a Humberto Mauro mostra sua vida através dos filmes. Apresenta uma narrativa cujo fio condutor é uma entrevista gravada nos anos 1960, onde Mauro manda mensagens para o futuro. O documentário expõe as incomuns soluções técnicas para fazer seus filmes e a luta diante das adversidades inerentes a seu pioneirismo.

 

18H00

Humberto Mauro [PROGRAMA 1] – total 76’

 

  • Um Apólogo

 

An Apologue

Dir. Humberto Mauro, Brasil, 10’, 1939

Sinopse: Uma costureira conversa com a patroa sobre os detalhes do modelo do vestido a ser confeccionado. Enquanto isso, dentro da caixa de costura, a agulha e a linha iniciam uma discussão sobre a importância de cada uma. Realizado por ocasião do centenário de nascimento de Machado de Assis, o filme é uma adaptação de seu célebre conto.

 

  • Cantos de Trabalho

 

Work Songs

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 9’, 1955

Sinopse: Parte da série Brasilianas, apresenta três cantos de trabalho oriundos de diferentes regiões do país: o canto de pilão, praticado nas regiões Central e Nordeste; o canto do barqueiro, do Rio Jequitinhonha; e o canto de pedra, realizado em vários estados.

 

  • Vitória Régia

 

Victoria Regia

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 8’, 1937

Sinopse: Detalhes da planta vitória-régia: sua estrutura, seu habitat natural, seu nome e sua história.

 

  • Engenhos e Usinas

 

Mills and Factories

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 8’, 1955

Sinopse: Parte da série Brasilianas, mostra aspectos dos antigos engenhos de açúcar ao som de Engenho Novo e Coco Peneruê.

 

  • João de Barro

 

The Rufous Hornero

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 20’, 1956

Sinopse: Em um ambiente rural, mulher com crianças observam os ninhos de diversas aves, entre elas o joão-de-barro. Mostra as etapas da construção de um ninho e informações sobre o próprio joão-de-barro: a sua origem, o seu habitat, a descrição física e os seus hábitos.

 

  • Mauro, Humberto

 

Mauro, Humberto

Dir. David Neves, Brasil Brazil, 21’, 1975

Sinopse: O cotidiano do cineasta Humberto Mauro em sua casa em Volta Grande, Minas Gerais, e em seu escritório no antigo Instituto Nacional de Cinema, que depois se tornou a Embrafilme. Além de um depoimento do diretor, são também entrevistados os cineastas Alex Viany e Glauber Rocha, que falam da importância de Humberto Mauro no cinema brasileiro.

17/04 (SEGUNDA-FEIRA)

 

18H00

Godard [Programa 1]

 

  • História(s) do Cinema – Todas as Histórias

 

Historie(s) of Cinema – All the Histories

Histoire(s) du Cinéma – Toutes les Histoires

Dir. Jean-Luc Godard; França, Suíça, 51′, 1987

Sinopse:  “Para Mary Meerson e para Monica Tegelaar.”

Godard traça a história do cinema americano quase cronologicamente, desde os primórdios de Hollywood, passando pela era de ouro dos produtores, até seu declínio.

18/04 (TERÇA-FEIRA)

 

18H00

Godard [Programa 2] – total 102’

 

  • História(s) do Cinema – Uma Só História

 

Historie(s) of Cinema – Only One History

Histoire(s) du Cinéma – Une Histoire Seule

Dir. Jean-Luc Godard; França, Suíça, 51′, 1989

Sinopse: “Para John Cassavetes e para Glauber Rocha.”
Godard aborda o cinema como herdeiro da fotografia e do impressionismo, e está particularmente interessado pela luz.

 

  • História(s) do Cinema – Apenas Cinema 

 

Historie(s) of Cinema – Only the Cinema

Histoire(s) du Cinéma – Seul le Cinéma

Dir. Jean-Luc Godard; França, Suíça, 51′, 1997

Sinopse: “Para Armand J. Cauliez e para Santiago Alvarez.”
Godard compara as diferentes histórias da literatura, da pintura e do cinema. Tenta mostrar a particularidade da sétima arte e explicar seu poder.

19/04 (QUARTA-FEIRA)

 

18H00

Godard [Programa 3] – total 82’

 

  • História(s) do Cinema – Beleza Fatal

 

Historie(s) of Cinema – Fatal Beauty

Histoire(s) du Cinéma – Fatale Beauté

Dir. Jean-Luc Godard; França, Suíça, 28′, 1997

Sinopse: “Para Michèle Firk e para Nicole Ladmiral.”
Godard se interessa pelas relações que existem no cinema entre a morte e a beleza, Eros e Thanatos. Para ele, isso se explica principalmente pelo fato de que o cinema sempre envolveu homens filmando mulheres.

 

  • História(s) do Cinema – A Moeda do Absoluto

 

Historie(s) of Cinema – The Currency of the Absolute

Histoire(s) du Cinéma – La Monnaie de L’Absolu

Dir. Jean-Luc Godard; França, Suíça/ France, 27′, 1998

Sinopse: “Para Gianni Amico e para James Agee.”
Dando continuidade ao primeiro episódio, Godard continua a sua reflexão entre o cinema e a história. Ele descreve aqui como o cinema pode ser o lugar de uma posição política com o exemplo do neorrealismo italiano e também do documentário.

 

  • História(s) do Cinema – Uma Nova Onda

 

Historie(s) of Cinema – A New Wave

Histoire(s) du Cinéma – Une Vague Nouvelle

Dir. Jean-Luc Godard; França, Suíça, 27′, 1998

Sinopse: “Para Frederic C. Froeschel e para Nahum Kleiman.”
Godard relembra o movimento Nouvelle Vague, do qual era um dos expoentes, e como esse movimento inscreveu o cinema na história das artes. Ele evoca o Langlois Cinema Museum e sua própria relação com a Cinemateca Francesa.

20/04 (QUINTA-FEIRA)

 

18H00

Godard [Programa 4] – total 54’

 

  • História(s) do Cinema – O Controle do Universo

 

Historie(s) of Cinema – The Control of the Universe

Histoire(s) du Cinéma – Le Contrôle de L`Univers

Dir. Jean-Luc Godard; França, Suíça, 27′, 1998

Sinopse: “Para Michel Delahaye e para Jean Domarchi.”

Esta parte questiona o poder. Segundo Godard, o homem é o criador tanto da beleza quanto do terror. Para sustentar seu argumento, ele homenageia Alfred Hitchcock e o poder de seu cinema no imaginário coletivo.

 

  • História(s) do Cinema – Os Signos entre Nós

 

Historie(s) of Cinema – The Signs among Us

Histoire(s) du Cinéma – Les Signes parmi Nous

Dir. Jean-Luc Godard; França, Suíça, 27′, 1998

Sinopse: “Para Anne-Marie Miéville e para mim mesmo.”

Para fechar as suas histórias do cinema, Godard foca no próprio sentido do cinema. Em seguida, retoma todos os temas dos episódios anteriores e faz um balanço do cinema da época, considerado pelo diretor como “em declínio”.

21/04 (SEXTA-FEIRA)

 

15H00

Godard [Programa 1]

 

  • História(s) do Cinema – Todas as Histórias

 

Historie(s) of Cinema – All the Histories

Histoire(s) du Cinéma – Toutes les Histoires

Dir. Jean-Luc Godard; França, Suíça, 51′, 1987

Sinopse:  “Para Mary Meerson e para Monica Tegelaar.”

Godard traça a história do cinema americano quase cronologicamente, desde os primórdios de Hollywood, passando pela era de ouro dos produtores, até seu declínio.

 

18H00

Godard [Programa 2] – total 102’

 

  • História(s) do Cinema – Uma Só História

 

Historie(s) of Cinema – Only One History

Histoire(s) du Cinéma – Une Histoire Seule

Dir. Jean-Luc Godard; França, Suíça, 51′, 1989

Sinopse: “Para John Cassavetes e para Glauber Rocha.”
Godard aborda o cinema como herdeiro da fotografia e do impressionismo, e está particularmente interessado pela luz.

 

  • História(s) do Cinema – Apenas Cinema 

 

Historie(s) of Cinema – Only the Cinema

Histoire(s) du Cinéma – Seul le Cinéma

Dir. Jean-Luc Godard; França, Suíça, 51′, 1997

Sinopse: “Para Armand J. Cauliez e para Santiago Alvarez.”
Godard compara as diferentes histórias da literatura, da pintura e do cinema. Tenta mostrar a particularidade da sétima arte e explicar seu poder.

22/04 (SÁBADO)

 

15H00

Godard [Programa 3]

 

  • História(s) do Cinema – Beleza Fatal

 

Historie(s) of Cinema – Fatal Beauty

Histoire(s) du Cinéma – Fatale Beauté

Dir. Jean-Luc Godard; França, Suíça, 28′, 1997

Sinopse: “Para Michèle Firk e para Nicole Ladmiral.”
Godard se interessa pelas relações que existem no cinema entre a morte e a beleza, Eros e Thanatos. Para ele, isso se explica principalmente pelo fato de que o cinema sempre envolveu homens filmando mulheres.

 

  • História(s) do Cinema – A Moeda do Absoluto

 

Historie(s) of Cinema – The Currency of the Absolute

Histoire(s) du Cinéma – La Monnaie de L’Absolu

Dir. Jean-Luc Godard; França, Suíça/ France, 27′, 1998

Sinopse: “Para Gianni Amico e para James Agee.”
Dando continuidade ao primeiro episódio, Godard continua a sua reflexão entre o cinema e a história. Ele descreve aqui como o cinema pode ser o lugar de uma posição política com o exemplo do neorrealismo italiano e também do documentário.

 

  • História(s) do Cinema – Uma Nova Onda

 

Historie(s) of Cinema – A New Wave

Histoire(s) du Cinéma – Une Vague Nouvelle

Dir. Jean-Luc Godard; França, Suíça, 27′, 1998

Sinopse: “Para Frederic C. Froeschel e para Nahum Kleiman.”
Godard relembra o movimento Nouvelle Vague, do qual era um dos expoentes, e como esse movimento inscreveu o cinema na história das artes. Ele evoca o Langlois Cinema Museum e sua própria relação com a Cinemateca Francesa.

 

18H00

Godard [Programa 4]

 

  • História(s) do Cinema – O Controle do Universo

 

Historie(s) of Cinema – The Control of the Universe

Histoire(s) du Cinéma – Le Contrôle de L`Univers

Dir. Jean-Luc Godard; França, Suíça, 27′, 1998

Sinopse: “Para Michel Delahaye e para Jean Domarchi.”

Esta parte questiona o poder. Segundo Godard, o homem é o criador tanto da beleza quanto do terror. Para sustentar seu argumento, ele homenageia Alfred Hitchcock e o poder de seu cinema no imaginário coletivo.

 

  • História(s) do Cinema – Os Signos entre Nós

 

Historie(s) of Cinema – The Signs among Us

Histoire(s) du Cinéma – Les Signes parmi Nous

Dir. Jean-Luc Godard; França, Suíça, 27′, 1998

Sinopse: “Para Anne-Marie Miéville e para mim mesmo.”

Para fechar as suas histórias do cinema, Godard foca no próprio sentido do cinema. Em seguida, retoma todos os temas dos episódios anteriores e faz um balanço do cinema da época, considerado pelo diretor como “em declínio”.

23/04 (DOMINGO)

 

15H00

Humberto Mauro [PROGRAMA 2]

 

  • O Cysne

 

The Swan

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 3’, 1936

Sinopse: A bailarina Vera Grabinska executa coreografia de Pierre Michailowsky para a peça Le Cygne, de Camille Saint-Saëns, junto à fonte artificial no recinto da Feira Internacional de Amostras do Rio de Janeiro. Os movimentos da dança se alternam com imagens de cisnes na água.

 

  • Lagoa Santa

 

Lagoa Santa

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 12’, 1940

Sinopse: As descobertas do paleontólogo dinamarquês Peter Lund, na região de Lagoa Santa (MG), mostrando os homens, as casas e os animais. E também algumas das cavernas de onde Lund coletou os restos de animais e seres humanos pré-históricos. 

 

  • Henrique Oswald

 

Henrique Oswald

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 7’, 1942

Sinopse: Vistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Florença ilustram dados biográficos do pianista, compositor e diplomata brasileiro Henrique Oswald. Suas obras são enumeradas, enquanto partituras são folheadas. Tendo ao fundo o retrato de Oswald, um solista executa sua música.

 

  • Manhã na Roça: O Carro de Bois

 

Morning on the Farm – The Bullock Cart

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 8’, 1956

Sinopse: Parte da série Brasilianas, mostra aspectos do trabalho na roça: meninos conduzem o gado para pastagem, trabalhador opera arado de tração animal, homem retira leite de vaca e mulher alimenta as galinhas. Na fazenda, diferentes espécies de animais convivem, e o carro de boi é conduzido por um carreiro.

 

  • Um Apólogo

 

An Apologue 

Dir. Humberto Mauro, Brasil, 10’, 1939

Sinopse: Uma costureira conversa com a patroa sobre os detalhes do modelo do vestido a ser confeccionado. Enquanto isso, dentro da caixa de costura, a agulha e a linha iniciam uma discussão sobre a importância de cada uma. Realizado por ocasião do centenário de nascimento de Machado de Assis, o filme é uma adaptação de seu célebre conto.

 

  • Carro de Bois

 

Bullock Cart

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 10’, 1974

Sinopse: Praticamente superado pelas modernas técnicas, o carro-de-bois ainda fazia parte das paisagens do sertão nos anos 1970, alcançando onde o caminhão não vai, numa mistura de utilidade e poesia, transportando o mais variado tipo de carga. O filme mostra como ele é feito, e o artesão que o fabrica.

 

  • Mauro, Humberto

 

Mauro, Humberto

Dir. David Neves, Brasil Brazil, 21’, 1975

Sinopse: O cotidiano do cineasta Humberto Mauro em sua casa em Volta Grande, Minas Gerais, e em seu escritório no antigo Instituto Nacional de Cinema, que depois se tornou a Embrafilme. Além de um depoimento do diretor, são também entrevistados os cineastas Alex Viany e Glauber Rocha, que falam da importância de Humberto Mauro no cinema brasileiro.

 

18H00

Humberto Mauro [PROGRAMA 3]

 

  • Engenhos e Usinas

 

Mills and Factories

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 8’, 1955

Sinopse: Parte da série Brasilianas, mostra aspectos dos antigos engenhos de açúcar ao som de Engenho Novo e Coco Peneruê.

 

  • Humberto Mauro, Cinema é Cachoeira

 

Humberto Mauro, Cinema Is a Waterfall

Dir. André Di Mauro, Brasil Brazil, 90’, 2018  

Sinopse: O tributo a Humberto Mauro mostra sua vida através dos filmes. Apresenta uma narrativa cujo fio condutor é uma entrevista gravada nos anos 1960, onde Mauro manda mensagens para o futuro. O documentário expõe as incomuns soluções técnicas para fazer seus filmes e a luta diante das adversidades inerentes a seu pioneirismo.

CINE MARQUISE

 

13/04 (QUINTA-FEIRA)

 

16H00

Americano: Uma Odisseia a 1947 [Clássicos]

American: an Odyssey to 1947

Dir. Danny Wu; Canadá; 102’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: No começo dos anos 1940, o diretor Orson Welles está vivendo uma ascensão meteórica em Hollywood. Quando a Segunda Guerra Mundial eclode, um garoto estadunidense faz uma visita ao exterior e um soldado estadunidense se alista no exército.

 

18H30

Três Minutos – Uma Duração [Programas Especiais]

Three Minutes – A Lengthening 

Dir. Bianca Stigter; Países Baixos; 69’; 2021

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Um ensaio sobre história e memória. Os três minutos de uma filmagem feita por David Kurtz em 1938, majoritariamente em cores, são as únicas imagens em movimento que restaram dos habitantes judeus de Nasielsk antes do Holocausto. Esses preciosos minutos são examinados momento a momento para desvendar as histórias humanas escondidas no celulóide.

 

20H30

Subject [Abertura SP]

Subject

Dir. Jennifer Tiexiera e Camilla Hall; EUA; 93’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: As experiências que mudaram a vida de uma série de participantes de documentários famosos tais como A Escada, Basquete Blues, Os Irmãos Lobo, Na Captura dos Friedmans e A Praça Tahir. Essas antigas “estrelas” dos documentários revelam os altos e baixos da experiência, assim como a realidade de ter sua vida cotidiana colocada sob um microscópio. Ao trazer comentários de nomes influentes do cinema documental, como Kirsten Johnson, Sam Pollard, Thom Powers e Sonya Childress, debatem-se questões vitais a respeito de ética e da responsabilidade inerente ao filmar documentários.

14/04 (SEXTA-FEIRA)

 

16H00

Vire Cada Página [Programas Especiais]

Turn Every Page

Dir. Lizzie Gottlieb; EUA; 113’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Aos 86 anos, o escritor Robert Caro está trabalhando para completar o volume final de sua obra-prima, Os Anos de Lyndon Johnson; seu editor Robert Gottlieb, 91, espera para editá-lo. Esse retrato duplo singular revela os hábitos de trabalho, peculiaridades e alegrias profissionais desses dois intelectuais no auge de uma jornada que consumiu suas vidas e impactou gerações de políticos, ativistas, escritores e leitores.

 

18H30

Confissões de um Cinema em Formação [Clássicos]

Confessions of a Developing Cinema

Dir. Eugenio Puppo; Brasil; 96’; 2022

Idioma: Português

Classificação: 14 anos

Sinopse: O surgimento de alguns dos primeiros cursos de cinema no Brasil e o papel deles no desenvolvimento do cinema nacional. Com materiais de arquivo e histórias de professores e alunos, o documentário apresenta iniciativas que buscam formar  novas gerações de realizadores.

 

20H30

Amanhã [Competição Brasileira – Longas Metragens]

Tomorrow

Dir. Marcos Pimentel; Brasil; 106’; 2023

Idioma: Português

Classificação: 10 anos

Sinopse: Em 2002, três crianças se cruzaram em Belo Horizonte, na Barragem Santa Lúcia, que separa um conjunto de favelas de um bairro de classe média alta. Mesmo morando tão perto, sempre foram tão distantes. Durante dois finais de semana, elas experimentaram vivenciar universos sociais completamente diferentes do que estavam acostumadas. Vinte anos depois, o que aconteceu com cada uma delas? Entre 2002 e 2022, o Brasil foi virado pelo avesso. E suas vidas também. Um filme sobre os encontros e desencontros da sociedade brasileira contemporânea.

15/04 (SÁBADO)

 

16H00

Cine-Guerrilhas: Cenas dos Rolos de Labudović [Clássicos]

Ciné-Guerrillas: Scenes from the Labudović Reels

Dir. Milla Turajlić; Sérvia, França; 94’; 2022

Idioma: Sérvio, Inglês, Francês, Árabe

Classificação: 14 anos

Sinopse: Uma viagem ao início do projeto Terceiro Mundo, baseado em rolos inéditos de Stevan Labudović, cinegrafista do presidente iugoslavo Tito. Ciné-Guerrillas mergulha na batalha midiática que ocorreu durante a guerra pela independência na Argélia, em que o cinema foi usado como arma política contra o colonialismo.

 

18H30

1968 – Um Ano na Vida [Abertura RJ]

1968, A Year in Life

Dir. Eduardo Escorel; Brasil; 91’; 2023

Idioma: Português

Classificação: 14 anos

Sinopse: Fatos da vida em 1968, alguns lembrados, outros esquecidos. Baseado no diário Lost, de Silvia Escorel, e comentado pela autora em voz off por meio da carta original escrita 54 anos depois, dirigida a seu irmão um ano e meio mais moço. Mês a mês, de janeiro a dezembro, eventos que marcaram época são intercalados com experiências pessoais de quem viveu as demandas daquele momento com a intensidade própria dos seus vinte e poucos anos. 

 

20H30

Incompatível com a Vida [Competição Brasileira – Longas Metragens]

Incompatible with Life

Dir. Eliza Capai; Brasil; 92’; 2023

Idioma: Português

Classificação: 14 anos

Sinopse: A partir do registro de sua gravidez, a diretora Eliza Capai conversa com outras mulheres que tiveram vivências parecidas à sua, criando um potente e tocante coral de vozes que refletem sobre temas universais: vida, morte, luto e políticas públicas que nos afetam. 

16/04 (DOMINGO)

 

16H00

Lowndes County e o Caminho para o Poder Negro  [Programas Especiais]

Lowndes County  and the Road to Black Power

Dir. Geeta Gandbhir, Sam Pollard; EUA; 90’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: A aprovação da Lei dos Direitos de Voto, em 1965, representou o auge do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos. Em nenhum outro lugar essa batalha é mais bem resumida do que em Lowndes County, Alabama, uma cidade com uma história terrível de terrorismo racial. 

 

18H30

Lixo Fora de Lugar [Programas Especiais]

Matter out of Place

Dir. Nikolaus Geyrhalter; Áustria; 100’; 2023

Idioma: Alemão, Inglês, Albanês, Nepalês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Lixo nas praias, lixo nas montanhas. No fundo do oceano e nas profundezas da terra. Lixo Fora de Lugar é um filme sobre dejetos que se espalham pelo mundo, nos mais remotos cantos do planeta. Nikolaus Geyrhalter segue os rastros de nosso lixo ao redor do mundo e lança luz em relação à luta infinita das pessoas para ter controle sobre uma vasta quantidade de lixo.

 

20H30

O Contato [Competição Brasileira – Longas Metragens]

The Clash

Dir. Vicente Ferraz; Brasil; 84’; 2023

Idioma: Baniwa, Hupda, Yanomami, Tukano

Classificação: Livre

Sinopse: Na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Venezuela, em um vasto e pouco conhecido território chamado “Cabeça de Cachorro”, o filme acompanha as travessias feitas por personagens que transitam entre suas aldeias e a cidade indígena de São Gabriel da Cachoeira. Capta-se um universo de trocas multiétnicas, de grande diversidade linguística, de trocas e de buscas por novos conhecimentos. E se evidencia a relação dos povos originários com seus sonhos e com suas práticas místicas e aponta os caminhos de sobrevivência desses povos que habitam uma região de extrema beleza, mas que hoje está ameaçada pelo narco-garimpo.

17/04 (SEGUNDA-FEIRA)

 

16H00

O Prisioneiro da Grade de Ferro (Auto-retratos) [Clássicos]

The Prisoner of Iron Bars (Self-Portraits)

Dir. Paulo Sacramento; Brasil; 123’; 2003

Idioma: Português

Classificação: 14 anos

Sinopse: Um ano antes da desativação da Casa de Detenção do Carandiru, em São Paulo, que foi a maior prisão da América Latina, detentos aprenderam a usar câmeras de vídeo. Durante sete meses, documentaram seu cotidiano atrás das grades, marcado por superlotação das celas, tráfico de drogas, rezas, brigas e solidão.

 

18H30

Antunes Filho, do Coração para o Olho  [Programas Especiais]

Antunes Filho, From the Heart to the Eye

Dir. Cristiano Burlan; Brasil; 74’; 2022

Idioma: Português

Classificação 16 anos

Sinopse: As incursões de Antunes Filho pelo audiovisual, passando por seus teleteatros e pelo filme Compasso de Espera. Nesse trânsito de linguagens, compreendemos as motivações e reflexões desse fazedor de teatro e cinéfilo. Através de materiais de arquivo, que revelam o cinema percebido e falado pelo próprio diretor, vemos como sua paixão pelo cinema interferiu em sua estética.

 

20H30

Nada Sobre Meu Pai [Competição Brasileira – Longas Metragens]

Nothing About My Father

Dir. Susanna Lira; Brasil; 93’; 2023

Idioma: Português e Espanhol 

Classificação: Livre

Sinopse: A busca da diretora Susanna Lira pela história de seu pai, que ela nunca conheceu. Filha de um jovem guerrilheiro equatoriano, que veio para o Brasil lutar contra a ditadura militar na década de 1970, ela vai até Quito, terra natal do pai, e expõe sua história para dezenas de veículos da imprensa equatoriana. Em forma de road movie, ela se encontra com possíveis pais que respondem aos anúncios divulgados na imprensa.

18/04 (TERÇA-FEIRA)

 

16H00

Favela do Papa [O Estado das Coisas]

Pope’s Favela

Dir. Marco Antonio Campos Pereira; Brasil; 76’; 2022

Idioma: Português

Classificação: Livre

Sinopse: O movimento de resistência dos moradores da Favela do Vidigal contra a ordem de remoção, capítulo importante da história do Rio de Janeiro, na década de 1970. A vitória popular, após três anos de luta, foi coroada com a visita do Papa João Paulo II à favela, em 1980. Esse episódio foi determinante para o fim da política de remoção em grande escala posta em prática pelos governos estaduais na década de 1960.

 

18H30

CURTAS BRASILEIROS [PROGRAMA 2] – total 68’

 

  • BAMBAMBÃ (RJ)

 

Hotshot

Dir. Andréa França; Brasil; 12’; 2022

Sinopse: Bambambã retoma fragmentos do filme Terra Encantada (1923) que mostram a Exposição internacional do Centenário da Independência, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, em 1922. Para a construção da monumental exposição, o histórico morro do Castelo foi completamente demolido e seus habitantes expulsos de suas casas. Essa história é contada pelas imagens que restaram do filme e pelas fotografias de Augusto Malta e Guilherme Santos.

 

  • Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ (SC)

 

Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ

Dir. Barbara Pettres, Flávia Person, Walderes Coctá Priprá; Brasil; 25’; 2022 

Sinopse: Uma arqueóloga, um poeta, um pastor e kujá, uma professora e um cantor de rap remontam a história do seu povo, os Laklãnõ/Xokleng, habitantes do sul do Brasil: o tempo do mato, a quase extinção, a retomada da língua e cultura e o protagonismo político.

 

  • Ferro’s Bar (SP)

 

Ferro’s Bar

Dir. Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra, Rita Quadros; Brasil; 24’; 2022 

Sinopse: A partir de relatos de lésbicas frequentadoras do Ferro’s Bar, aborda-se um episódio central para a formação do movimento lésbico brasileiro no começo dos anos 1980: o “Levante do Ferro’s Bar”. O filme mostra como as lésbicas deixam de ser encontráveis apenas à noite, no interior de apartamentos, e se tornam um sujeito político que se ergue contra a censura a um dos maiores periódicos lésbicos da época: o ChanacomChana.

 

  • Aos Mortos, um Lugar para Habitar (CE)

 

For Those Who Stay

Dir. Victor Costa Lopes; Brasil; 7’; 2023 

Sinopse: Examinar arquivos é remontar o remanescente, em um ritual de ressurreição da vida.

 

20H30

171  [Competição Brasileira- Longas Metragens]

171 – Fool me Twice

Dir. Rodrigo Siqueira; Brasil; 95’; 2022

Idioma: Português

Classificação: 10 anos

Sinopse: Uma equipe de documentaristas encontra seis pessoas encarceradas em presídios de São Paulo. Elas cumprem pena por motivos diferentes, mas são identificadas nas cadeias como autênticos “171”, um tipo de narrador — meio camaleão — que pode usar sua habilidade com as palavras para aplicar um golpe ou apenas manipular as pessoas pelo prazer de enganar. Os 171 são atores natos e vivem em constante atuação, numa eterna mise-en-scène em que a vida e o teatro são uma coisa só. Como no clássico de Luigi Pirandello, as seis personagens do filme inventam histórias sobre si mesmas. Algumas até são verdadeiras, mas não se sabe quais são as inventadas.

19/04 (QUARTA-FEIRA)

 

16H00

Rua Aurora – Refúgio de Todos os Mundos [O Estado das Coisas]

Aurora Street – Refuge of All Worlds

Dir. Camilo Cavalcante; Brasil; 96’; 2023

Idioma: Português

Classificação: 18 anos

Sinopse: Na cidade de São Paulo, o filme acompanha pessoas de mundos diferentes que habitam uma mesma rua, no centro esquecido da metrópole, onde a vida pulsa de forma latente e se reconstrói a cada dia.

 

18H30

CURTAS BRASILEIROS [PROGRAMA 1] – total 74’

 

  • Todavia sinto (SP)

 

I Still Feel

Dir. Evelyn Santos; Brasil; 9’; 2022

Sinopse: Sentir, Descobrir e Decidir: Sensações de uma gravidez. Um corpo imerso que agora se transforma.

 

  • Retratos de Piratininga (SP)

 

Portraits of Piratininga

Dir. André Manfrim; Brasil; 17’; 2023 

Sinopse: A região do centro velho de São Paulo é povoada por estátuas e monumentos empenhados em fazer lembrar da história religiosa da cidade. Convivendo com a vida cotidiana da Praça da Sé, ali estão José de Anchieta, Apóstolo Paulo, que nomeia a cidade, e Tibiriçá, indígena convertido ao cristianismo. O que esses corpos nos contam sobre o passado e sobre o presente?

 

  • Materialismo Histórico da Flecha Contra o Relógio (SP)

 

The Historical Materialism of the Arrow against the Clock

Dir. Carlos Adriano; Brasil; 26’; 2023 

Sinopse: Um cinepoema baseado nas Teses I e XV de “Sobre o conceito de história” (1940) de Walter Benjamin (1892-1940). “Realidades distantes” (conceito cunhado pelo poeta Pierre Reverdy) se aproximam: imagens dos povos indígenas brasileiros em registros de 1917 e 1922 e em manifestações antifascistas de 2022; imagens da causa palestina em 1948 e em 2022; tiros contra o relógio disparados por revolucionários franceses em julho de 1830 e flechas contra o relógio (comemorativo dos 500 anos do descobrimento) disparadas pelos povos originários brasileiros em abril de 2000.

 

  • Cama Vazia (SP)

 

Empty Bed

Dir. Fábio Rogério, Jean-Claude Bernardet; Brasil; 5’; 2023 

Sinopse: A máquina de morte precisa manter sua longevidade para expandir e lucrar.

 

  • Mãri hi – A Árvore do Sonho (RR)

 

Mãri Hi – The Dream Tree

Dir. Morzaniel Ɨramari, Brasil; 17’; 2023 

Sinopse: Quando as flores da árvore Mari desabrocham surgem os sonhos. As palavras de um grande xamã conduzem uma experiência onírica através da sinergia entre cinema e sonho yanomami, apresentando poéticas e ensinamentos dos povos da floresta.

 

20H30

Morcego Negro [Competição Brasileira – Longas Metragens]

Black Bat

Dir. Chaim Litewski, Cleisson Vidal; Brasil; 135’; 2023

Idioma: Português

Classificação: 14 anos

Sinopse: Uma biografia de Paulo César Farias, mais conhecido como PC Farias. PC foi tesoureiro do ex-Presidente Fernando Collor de Mello e esteve diretamente envolvido no processo que culminou com o impeachment de Collor, abalando profundamente a recém-restaurada democracia brasileira. O filme conta com a participação de dezenas de pessoas que conheceram e conviveram com Farias, farta documentação e material de arquivo exclusivo, que revela os meandros da política brasileira, focando especialmente as relações entre capital, ideologia, poder e o crime organizado.

20/04 (QUARTA-FEIRA)

 

20H30

Santino [Competição Brasileira – Longas Metragens]

Santino

Dir. Cao Guimarães; Brasil; 88’; 2022

Idioma: Português

Classificação: Livre

Sinopse: O cotidiano do veredeiro Santino e sua família na bacia do Rio São Francisco, em Minas Gerais. As veredas são formações vegetais bastante úmidas, que abastecem de água a fauna e o solo do cerrado brasileiro. Para além de ser um ativista incansável na defesa deste bioma muito ameaçado pelos predadores do grande capital, Santino consegue unir de forma sugestiva o mundo espiritual e místico ao qual está vinculado, o mundo da natureza e dos animais com os quais confabula e o mundo do ativismo político e da conscientização das novas gerações para a importância da preservação da natureza.

IMS (INSTITUTO MOREIRA SALLES)

 

20/04 (QUINTA-FEIRA)

 

12H00

Lowndes County e o Caminho para o Poder Negro  [Programas Especiais]

Lowndes County  and the Road to Black Power

Dir. Geeta Gandbhir, Sam Pollard; EUA; 90’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: A aprovação da Lei dos Direitos de Voto, em 1965, representou o auge do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos. Em nenhum outro lugar essa batalha é mais bem resumida do que em Lowndes County, Alabama, uma cidade com uma história terrível de terrorismo racial. 

 

14H30

Não Alinhados: Cenas dos Rolos de Labudović  [Competição Internacional – Longas Metragens]

Non-Aligned: Scenes from the Labudović Reels

Dir. Milla Turajlić; Sérvia, França, Croácia, Montenegro, Qatar; 100’; 2022

Idioma: Sérvio, Inglês, Francês, Árabe

Classificação: 14 anos

Sinopse: Non-Aligned e Ciné-Guerrillas formam um díptico de longas documentais que nos levam a uma viagem ao nascimento do projeto Terceiro Mundo, baseado em materiais inéditos filmados em 35mm por Stevan Labudović, cinegrafista do presidente iugoslavo Tito. Não-Alinhado percorre o nascimento do movimento Non-Aligned, examinando como um projeto global de emancipação política foi constituído pela imagem cinematográfica.

 

17H00

Little Richard – Eu Sou Tudo  [Competição Internacional – Longas Metragens]

Little Richard – I am Everything

Dir. Lisa Cortés; EUA; 98’; 2023

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: A história das origens negras e queer do rock, detonando o embranquecimento da música pop americana para revelar o inovador Richard Penniman. Através de arquivos e performances que nos levam ao complicado mundo interior de Richard, o filme conta a história do ícone com suas reviravoltas e contradições. Em entrevistas com familiares, músicos e estudiosos negros e queer, o filme revela como Richard criou uma forma de arte para as pessoas se expressarem, mas, ainda assim, o que deu ao mundo não conseguiu dar a si mesmo. O mundo tentou colocá-lo numa “caixinha”, mas Richard continha multidões — ele era descaradamente tudo.

 

19H30

Godard Cinema  [Competição Internacional – Longas Metragens]

Godard Seul le Cinema

Godard Cinema

Dir. Cyril Leuthy; França; 90’; 2022

Idioma: Francês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Jean-Luc Godard é o cinema, sua quintessência. Ao longo de sua carreira, ele dirigiu mais de 140 filmes. Nós o odiamos tanto quando o adoramos. De onde vem essa aura? De filmes lendários, mas também de Godard ele mesmo. Ele é tanto uma figura pública como um homem rodeado de mistérios. Esse retrato quer nos levar além dos clichês de um mito que às vezes se torna caricatural para encontrar um homem mais sentimental do que parece, um homem que vive sua arte, e às vezes é superado por ela. Porque, sim, Godard é humano. Não só uma máquina que pensa e cria imagens. Ele é carne, sangue, emoções.

21/04 (SEXTA-FEIRA)

 

12H00

Vire Cada Página [Programas Especiais]

Turn Every Page

Dir. Lizzie Gottlieb; EUA; 113’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Aos 86 anos, o escritor Robert Caro está trabalhando para completar o volume final de sua obra-prima, Os Anos de Lyndon Johnson; seu editor Robert Gottlieb, 91, espera para editá-lo. Esse retrato duplo singular revela os hábitos de trabalho, peculiaridades e alegrias profissionais desses dois intelectuais no auge de uma jornada que consumiu suas vidas e impactou gerações de políticos, ativistas, escritores e leitores.

 

14H30

Front do Leste [Competição Internacional – Longas Metragens]

Shidniy Front

Eastern Front

Dir. Vitaly Manski e Yevhen Titarenko; Lituânia, Ucrânia, República Tcheca, Estados Unidos; 98’, 2023

Idioma: Ucraniano e Russo

Classificação: 14 anos

Sinopse: Em 24 de fevereiro de 2022, Yevhen, junto com seus amigos, voluntariou-se para o batalhão de primeiros socorros no front. Eles davam apoio para salvar vidas e evacuar feridos. O filme revela as experiências desses jovens durante seis meses de drama, desespero, medo, ódio, amargura, amor e, mais do que tudo, fé na vitória. Quando partiram para o front, deixaram as famílias para trás em uma vila no oeste da Ucrânia. Todos vão a esse lugar idílico por um par de dias para o batismo do filho de um dos protagonistas. Assim que a festa termina, eles precisam voltar para o front.

 

17H00

Pianoforte [Competição Internacional – Longas Metragens]

Pianoforte

Dir. Jakub Piatek; Polônia; 91’; 2023

Idioma: Polonês, Inglês, Italiano, Chinês, Japonês e Russo

Classificação: 14 anos

Sinopse: Na primeira rodada são 160. Depois, cerca de 80. Depois, 40. No fim, apenas 10 sortudos chegam à final. Esses são os concorrentes da lendária Competição Internacional Chopin de Piano, que acontece a cada cinco anos em Varsóvia, na Polônia. Pianoforte segue esse grupo eclético de jovens músicos de todas as partes do mundo que se preparam desde criança para essa oportunidade que ocorre apenas uma vez na vida.

 

19H30

Still: A Michael J. Fox Movie [Competição Internacional – Longas Metragens]

Still: A Michael J. Fox Movie

Dir. Davis Guggenheim; EUA; 95’; 2023

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: O filme traça a extraordinária história de Fox em suas próprias palavras, usando recursos do documentário, arquivos e partes roteirizadas. Conta como um garoto baixinho sai de uma base do exército canadense para alcançar o estrelato na Hollywood dos anos 1980. Além de sua vida pública, o filme mostra pela primeira vez sua jornada privada, incluindo os anos seguintes ao seu diagnóstico com mal de Parkinson aos 29 anos. Produzido com acesso inédito a Fox e sua família, o filme narra os triunfos e dificuldades pessoais e profissionais do ator, e explora o que acontece quando um otimista incurável enfrenta uma doença incurável.

22/04 (SÁBADO)

 

12H00

Lixo Fora de Lugar [Programas Especiais]

Matter out of Place

Dir. Nikolaus Geyrhalter; Áustria; 100’; 2023

Idioma: Alemão, Inglês, Albanês, Nepalês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Lixo nas praias, lixo nas montanhas. No fundo do oceano e nas profundezas da terra. Lixo Fora de Lugar é um filme sobre dejetos que se espalham pelo mundo, nos mais remotos cantos do planeta. Nikolaus Geyrhalter segue os rastros de nosso lixo ao redor do mundo e lança luz em relação à luta infinita das pessoas para ter controle sobre uma vasta quantidade de lixo.

 

14H30

Confiança Total  [Competição Internacional – Longas Metragens]

Total Trust

Dir. Jialing Zhang; Alemanha, Holanda, China; 90’; 2023

Idioma: Chinês (Mandarim)

Classificação: 14 anos

Sinopse:A transparência total pode fazer com que as pessoas se tornem cidadãos melhores? A China quer saber e está no processo de criar um estado com um abrangente controle digital, que serve como prenúncio de nosso futuro. Confiança Total explora as mudanças de comportamentos sociais causadas por uma sociedade que tudo vê e a luta das pessoas contra o abuso do poder estatal.

 

17H00

16H30

O Caso Padilla  [Competição Internacional – Longas Metragens]

El Caso Padilla

The Padilla Affair

Dir. Pavel Giroud; Espanha, Cuba; 87’; 2023

Idioma: Espanhol, Inglês, Francês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Em 1971, o poeta Heberto Padilla é preso pelo governo revolucionário cubano. Sua prisão se transforma em um caso notório de expiação pública de culpa, em que o poeta não apenas se declara um contrarrevolucionário como delata uma série de amigos, incluindo até mesmo sua esposa. Pela primeira vez o processo de autocrítica de Padilla é mostrado ao público, por meio de um documentário que abre uma janela para o passado e, dessa maneira, ajuda-nos a compreender melhor a crise que Cuba atravessa atualmente.

 

19H30

Um Espião Compassivo [Competição Internacional – Longas Metragens]

A Compassionate Spy

Dir. Steve James; EUA, Reino Unido; 101’; 2022

Idioma:  Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Recrutado, em 1944, como um estudante de Harvard de 18 anos para ser o mais jovem físico do Projeto Manhattan, Ted Hall não compartilhava do entusiasmo de seus colegas com o sucesso da explosão da primeira bomba atômica. Preocupado que um monopólio norte-americano desse tipo de arma no pós-guerra poderia levar a uma catástrofe nuclear, ele decide passar informações-chave sobre a construção da bomba para a União Soviética. Depois da guerra, ele se casa com Joan, com quem compartilha o segredo da espionagem. O filme revela as reviravoltas dessa história de espião e a extraordinária vida do casal durante mais de 50 anos de casamento.

23/04 (DOMINGO)

 

12H00

Três Minutos – Uma Duração [Programas Especiais]

Three Minutes – A Lengthening 

Dir. Bianca Stigter; Países Baixos; 69’; 2021

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Um ensaio sobre história e memória. Os três minutos de uma filmagem feita por David Kurtz em 1938, majoritariamente em cores, são as únicas imagens em movimento que restaram dos habitantes judeus de Nasielsk antes do Holocausto. Esses preciosos minutos são examinados momento a momento para desvendar as histórias humanas escondidas no celuloide.

 

14H30

O Despertar de Aurora [Competição Internacional – Longas Metragens]

Aurora’s Sunrise

Dir. Inna Sahakyan; Armênia, Alemanha e Lituânia; 96’; 2022

Idioma: Armênio, Inglês, Turco, Curdo

Classificação: 14 anos

Sinopse: Com 14 anos apenas, Aurora perdeu tudo durante o horror do genocídio armênio. Dois anos depois, com sorte e coragem extraordinária, ela fugiu para Nova York, onde sua história se tornou uma sensação midiática. Fazendo o papel de si mesma em Auction of Souls (Leilão de Almas, 1919), um dos primeiros blockbusters de Hollywood, Aurora se tornou o rosto de uma das maiores campanhas de caridade da história dos Estados Unidos. Mesclando animação, entrevistas com a própria Aurora e 18 minutos de filmagens desse épico mudo perdido, Despertar de Aurora revela a história esquecida de uma sobrevivente.

 

17H00

Casa Silenciosa  [Competição Internacional – Longas Metragens]

Khaneye Kamoosh

Silent House

Dir. Farnaz Jourabchian e Mohammadreza Jourabchian; Irã; 102’; 2022

Idioma: Persa

Classificação: 14 anos

Sinopse: A história de três gerações de uma família iraniana que vive numa casa centenária em Teerã. Através de filmes de arquivo da família mesclados a imagens contemporâneas, os dois cineastas narram a evolução da família durante 40 anos, da Revolução Islâmica de 1979 até hoje. Eles seguem cada membro da família imbricados na complicada história do país.  

 

19H30

Rezando Pelo Armagedom [Competição Internacional – Longas Metragens]

Praying for Armageddon

Dir. Tonje Hessen Schei; Noruega; 96’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Para acelerar a profecia bíblica do Armagedom, evangélicos norte-americanos poderosos fazem força para que o Apocalipse aconteça. A infiltração deles na máquina política nunca foi tão forte. Não apenas eles ameaçam a democracia dos Estados Unidos, como a influência substancial desse grupo sobre a política externa tem como alvo dar início à Batalha do Juízo Final no Oriente Médio.

CCSP (CENTRO CULTURAL SÃO PAULO)

 

14/04 (SEXTA-FEIRA)

 

19H00

Liberdade em Chamas [O Estado das Coisas]

Freedom on Fire

Dir. Evgeny Afineevsky; Ucrânia, Reino Unido, EUA; 114’; 2022

Idioma: Inglês, Ucraniano, Russo 

Classificação: 16 anos

Sinopse: Quando Vladimir Putin lançou uma invasão não provocada da Ucrânia, no início de 2022, seus cidadãos instintivamente renovaram as estratégias de sobrevivência que os sustentaram oito anos antes durante a revolta da praça Maidan. Este filme complementa o documentário indicado ao Oscar, Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom e explora porque um dia de felicidade na praça Maidan, de Kiev, instigou uma guerra que durou quase uma década.

15/04 (SÁBADO)

 

19H00

Merkel [O Estado das Coisas]

Merkel

Dir. Eva Weber; Reino Unido, Alemanha, Dinamarca; 95’’; 2022

Idioma:  Alemão, Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Durante anos, Angela Merkel, primeira Chanceler da Alemanha, foi a mais poderosa líder europeia. O filme cria um retrato rico, partindo de sua criação na Alemanha Oriental comunista até a sua rápida ascensão na política. Um reexame de sua vida e carreira feito com humor, sutileza e de forma incisiva.

16/04 (DOMINGO)

 

16H00

Antunes Filho, do Coração para o Olho  [Programas Especiais] + ENCONTRO [Formação Spcine Convida: É Tudo Verdade com Cristiano Burlan] 

Antunes Filho, From the Heart to the Eye

Dir. Cristiano Burlan; Brasil; 74’; 2022

Idioma: Português

Classificação 16 anos

Sinopse: As incursões de Antunes Filho pelo audiovisual, passando por seus teleteatros e pelo filme Compasso de Espera. Nesse trânsito de linguagens, compreendemos as motivações e reflexões desse fazedor de teatro e cinéfilo. Através de materiais de arquivo, que revelam o cinema percebido e falado pelo próprio diretor, vemos como sua paixão pelo cinema interferiu em sua estética.

 

19H00

Os Corredores do Poder [O Estado das Coisas]

The Corridors of Power

Dir. Dror Moreh; EUA; 135’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: O diretor indicado ao Oscar, Dror Moreh, (The Gatekeepers) retorna com uma análise detalhada da política externa dos Estados Unidos, nos últimos 40 anos. Neste documentário, que traz entrevistas com mais de 30 pesos-pesados ​​da política, incluindo Henry Kissinger, Hillary Clinton, Madeleine Albright e Condoleezza Rice.

17/04 (SEGUNDA-FEIRA)

 

19H00

Amando a Martha [Foco Latino-Americano]

Loving Martha

Dir. Daniela López Osorio; Colômbia, Argentina; 74’; 2022

Idioma: Espanhol

Classificação: 14 anos

Sinopse: Tendo se libertado da violência doméstica, sofrida durante 39 anos de casamento com seu ex-marido Armando, Martha pede à sua neta, Daniela, que está começando sua carreira de cineasta, para fazer um filme a partir das memórias pessoais, em que ela narra seu passado doloroso. E, apesar de ter conseguido se divorciar, durante 15 anos, a família continua a pressionar Martha a conviver com seu abusador.

18/04 (TERÇA-FEIRA)

 

19H00

A História Natural da Destruição  [O Estado das Coisas]

The Natural History of Destruction

Dir. Sergei Loznitsa; Alemanha, Lituânia, Países Baixos; 112’; 2022

Idioma: Inglês, Alemão

Classificação: 14 anos

Sinopse: Inspirado no livro de W.G. Sebald e baseado em imagens de arquivo da Segunda Guerra Mundial, o filme levanta a questão: é moralmente aceitável usar a população civil como meio de guerra? A questão continua tão atual como há 80 anos, e sua urgência se manifesta tragicamente nos acontecimentos políticos atuais. 

19/04 (QUARTA-FEIRA)

 

19H00

Hot Club de Montevideo [Foco Latino-Americano]

Hot Club of Montevideo

Dir. Maximiliano Contenti; Uruguai; 83’; 2022

Idioma: Espanhol

Classificação: 14 anos

Sinopse: A trajetória do Hot Club de Montevideo, a instituição de jazz mais antiga da América Latina, que sobrevive até hoje. A narrativa é construída a partir dos depoimentos, das anedotas, das histórias de vida e da reunião de muitos de seus membros mais antigos.

20/04 (QUINTA-FEIRA)

 

19H00

Música Para Pombos Negros  [O Estado das Coisas]

Music for Black Pigeons

Dir. Jørgen Leth, Andreas Koefoed; Dinamarca; 92’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Atravessando a América do Norte, a Europa e o Japão, Jørgen Leth e Andreas Koefoed acompanharam por 14 anos o compositor Jakob Bro, testemunhando seus encontros musicais. Um filme que explora o mundo do jazz, retratando alguns de seus maiores expoentes, como Bill Frisell, Lee Konitz e Paul Motian.

21/04 (SEXTA-FEIRA)

 

19H00

Beleza Silenciosa [Foco Latino-Americano]

Belleza Silenciosa

Silent Beauty

Dir. Jasmín Mara López; EUA, México, Malta; 88’; 2022

Idioma: Espanhol e Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Uma história pessoal move e a diretora Jasmin López a filmar o processo de cura do abuso sexual que sofreu quando criança nas mães de seu avô, Gilberto, há quase trinta anos. Ao compartilhar seu trauma, Jasmin descobre que gerações de crianças em sua família foram vítimas do mesmo abuso. É um filme sobre enfrentar e aceitar verdades difíceis e, ao mesmo tempo, encontrar beleza no processo.

SESC 24 DE MAIO

13/04 (QUINTA-FEIRA)

 

14H00

Hot Club de Montevideo  [Foco Latino-Americano]

Hot Club of Montevideo

Dir. Maximiliano Contenti; Uruguai; 83’; 2022

Idioma: Espanhol

Classificação: 14 anos

Sinopse: A trajetória do Hot Club de Montevideo, a instituição de jazz mais antiga da América Latina, que sobrevive até hoje. A narrativa é construída a partir dos depoimentos, das anedotas, das histórias de vida e da reunião de muitos de seus membros mais antigos.

 

16H30

CURTAS INTERNACIONAIS [PROGRAMA 1] – total 91’

 

  • Carta a um Porco

 

Letter to a Pig

Dir. Tal Kantor; França, Israel; 17’; 2022

Sinopse: Um sobrevivente do holocausto lê uma carta que escreveu ao porco que salvou a sua vida. Uma jovem estudante ouve seu testemunho na aula e cai em um sonho conturbado em que ela confronta questões de identidade, trauma coletivo e os extremos da natureza humana.

 

  • Florestas

 

Forests

Forêts

Dir. Simon Plouffe; Canadá; 16’; 2022

Sinopse: Pinheiros brancos submersos pela reserva de uma hidroelétrica no território Innu se transformam em chamas. Essa exploração entre água e fogo ilustra a emergência climática atual através de múltiplas histórias sobre o relacionamento entre uma comunidade e suas terras.

 

  • Todas as coisas que você deixa para trás

 

All the Things You Leave Behind

Dir.: Chanasorn Chaikikiporn; 18’; 2022

Sinopse: Chanasorn Chaikitiporn é um aspirante a cineasta e artista visual que trabalha com imagem em movimento. Ele está interessado em práticas artísticas e em explorar a história da Tailândia. Ao combinar narrativas de ficção ao gênero do documentário ensaístico, ele investiga imagens encontradas e de arquivo, além de documentos que são sigilosos tornados públicos.

 

  • Paraíso da Soneca

 

Powernapper’s Paradise

Dir.: Samir Arabzadeh; Suécia; 14’30”; 2022

Sinopse: O contador caiu no sono em sua mesa. O garçom dorme atrás da caixa registradora. O guarda está sonhando, dormindo em sua cadeira fora do banco. O Paraíso da Soneca explora a vida e as pessoas nas Filipinas, onde parece ser tranquilo dormir no trabalho.

 

  • Jogando Óleo na Fervura

 

Pouring Water on Troubled Oil

  Dir. Nariman Massoumi; Reino Unido; 26’; 2023

Sinopse: Em 1951, a Anglo-Iranian Oil Company decidiu produzir um filme para promover suas atividades no Irã. Eles contrataram o poeta Dylan Thomas, para em suas palavras “derramar água em óleo poluído”. Esse filme poético segue a viagem de Thomas, captando seu encontro com o país e sua gente enquanto acontece uma convulsão política pela nacionalização do petróleo.

 

19H00

O Prisioneiro da Grade de Ferro (Auto-retratos) [Clássicos]

The Prisoner of Iron Bars (Self-Portraits)

Dir. Paulo Sacramento; Brasil; 123’; 2003

Idioma: Português

Classificação: 14 anos

Sinopse: Um ano antes da desativação da Casa de Detenção do Carandiru, em São Paulo, que foi a maior prisão da América Latina, detentos aprenderam a usar câmeras de vídeo. Durante sete meses, documentaram seu cotidiano atrás das grades, marcado por superlotação das celas, tráfico de drogas, rezas, brigas e solidão.

14/04 (SEXTA-FEIRA)

 

14H00

Beleza Silenciosa [Foco Latino-Americano]

Belleza Silenciosa

Silent Beauty

Dir. Jasmín Mara López; EUA, México, Malta; 88’; 2022

Idioma: Espanhol e Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Uma história pessoal move e a diretora Jasmin López a filmar o processo de cura do abuso sexual que sofreu quando criança nas mães de seu avô, Gilberto, há quase trinta anos. Ao compartilhar seu trauma, Jasmin descobre que gerações de crianças em sua família foram vítimas do mesmo abuso. É um filme sobre confrontar e aceitar verdades difíceis e, ao mesmo tempo, encontrar beleza no processo.

 

16H30

CURTAS INTERNACIONAIS [PROGRAMA 2] – total 86’

 

  • Ptitsa

 

Ptitsa

Ptitsa

Dir.: Alina Maksimenko; Ucrânia, Polônia; 30’; 2022

Sinopse: Ambientada durante a pandemia, a história acontece na casa de duas artistas: uma mãe, professora de piano, e sua filha adulta, uma pintora. Um retrato íntimo de uma separação entre mãe e filha, explorado de diferentes perspectivas.

 

  • Folhas de K.

 

Hojas de K.

Leaves of K.

Dir.: Gloria Carrion; Nicarágua, Costa Rica; 18’; 2022

Sinopse: Em 2018, a polícia da Nicarágua reprimiu brutalmente protestos organizados pelos estudantes do Ensino Médio. K., uma jovem de 17 anos que foi presa, reconta os horrores de seu tempo na cadeia.

 

  • Mal Trabalhando

 

Hardly Working

Dir.: Total Refusal; Áustria; 20’30”; 2022

Sinopse: O filme ilumina personagens que normalmente estão no fundo dos videogames: NPCs. Uma lavadeira, um rapaz do estábulo, um varredor e um carpinteiro são observados com precisão etnográfica. São máquinas de Sísifo, cujas rotinas laborais e padrões de atividades, assim como bugs, fazem uma analogia com o trabalho no capitalismo.

 

  • Uma História do Mundo Segundo a Getty Images

 

A History of the World According to Getty Images

Dir. Richard Misek; Reino Unido, Noruega; 18’;  2022

Sinopse: Getty Images é o maior banco de imagens do mundo. Muitas imagens que definem o século passado só existem atrás do paywall da Getty. O filme fala sobre como os arquivos de imagens comerciais influenciam o que vemos. Faz também uma pequena, mas direta resistência à privatização do passado pela Getty.

 

19h00

Rua Aurora – Refúgio de Todos os Mundos [O Estado das Coisas]

Aurora Street – Refuge of All Worlds

Dir. Camilo Cavalcante; Brasil; 96’; 2023

Idioma: Português

Classificação: 18 anos

Sinopse: Na cidade de São Paulo, o filme acompanha pessoas de mundos diferentes que habitam uma mesma rua, no centro esquecido da metrópole, onde a vida pulsa de forma latente e se reconstrói a cada dia.

 15/04 (SÁBADO)

 

14H00

CURTAS INTERNACIONAIS [PROGRAMA 1] – total 91’

 

  • Carta a um Porco

 

Letter to a Pig

Dir. Tal Kantor; França, Israel; 17’; 2022

Sinopse: Um sobrevivente do holocausto lê uma carta que escreveu ao porco que salvou a sua vida. Uma jovem estudante ouve seu testemunho na aula e cai em um sonho conturbado em que ela confronta questões de identidade, trauma coletivo e os extremos da natureza humana.

 

  • Florestas

 

Forests

Forêts

Dir. Simon Plouffe; Canadá; 16’; 2022

Sinopse: Pinheiros brancos submersos pela reserva de uma hidroelétrica no território Innu se transformam em chamas. Essa exploração entre água e fogo ilustra a emergência climática atual através de múltiplas histórias sobre o relacionamento entre uma comunidade e suas terras.

 

  • Todas as coisas que você deixa para trás

 

All the Things You Leave Behind

Dir.: Chanasorn Chaikikiporn; 18’; 2022

Sinopse: Chanasorn Chaikitiporn é um aspirante a cineasta e artista visual que trabalha com imagem em movimento. Ele está interessado em práticas artísticas e em explorar a história da Tailândia. Ao combinar narrativas de ficção ao gênero do documentário ensaístico, ele investiga imagens encontradas e de arquivo, além de documentos que são sigilosos tornados públicos.

 

  • Paraíso da Soneca

 

Powernapper’s Paradise

Dir.: Samir Arabzadeh; Suécia; 14’30”; 2022

Sinopse: O contador caiu no sono em sua mesa. O garçom dorme atrás da caixa registradora. O guarda está sonhando, dormindo em sua cadeira fora do banco. O Paraíso da Soneca explora a vida e as pessoas nas Filipinas, onde parece ser tranquilo dormir no trabalho.

 

  • Jogando Óleo na Fervura

 

Pouring Water on Troubled Oil

  Dir. Nariman Massoumi; Reino Unido; 26’; 2023

Sinopse: Em 1951, a Anglo-Iranian Oil Company decidiu produzir um filme para promover suas atividades no Irã. Eles contrataram o poeta Dylan Thomas, para em suas palavras “derramar água em óleo poluído”. Esse filme poético segue a viagem de Thomas, captando seu encontro com o país e sua gente enquanto acontece uma convulsão política pela nacionalização do petróleo.

 

16H30

O Prisioneiro da Grade de Ferro (Auto-retratos) [Clássicos]

The Prisoner of Iron Bars (Self-Portraits)

Dir. Paulo Sacramento; Brasil; 123’; 2003

Idioma: Português

Classificação: 14 anos

Sinopse: Um ano antes da desativação da Casa de Detenção do Carandiru, em São Paulo, que foi a maior prisão da América Latina, detentos aprenderam a usar câmeras de vídeo. Durante sete meses, documentaram seu cotidiano atrás das grades, marcado por superlotação das celas, tráfico de drogas, rezas, brigas e solidão.

 

19H

Antunes Filho, do Coração para o Olho  [Programas Especiais]

Antunes Filho, From the Heart to the Eye

Dir. Cristiano Burlan; Brasil; 74’; 2022

Idioma: Português

Classificação 16 anos

Sinopse: As incursões de Antunes Filho pelo audiovisual, passando por seus teleteatros e pelo filme Compasso de Espera. Nesse trânsito de linguagens, compreendemos as motivações e reflexões desse fazedor de teatro e cinéfilo. Através de materiais de arquivo, que revelam o cinema percebido e falado pelo próprio diretor, vemos como sua paixão pelo cinema interferiu em sua estética.

16/04 (DOMINGO)

 

13H00

CURTAS INTERNACIONAIS [PROGRAMA 2] – total 86’

 

  • Ptitsa

 

Ptitsa

Ptitsa

Dir.: Alina Maksimenko; Ucrânia, Polônia; 30’; 2022

Sinopse: Ambientada durante a pandemia, a história acontece na casa de duas artistas: uma mãe, professora de piano, e sua filha adulta, uma pintora. Um retrato íntimo de uma separação entre mãe e filha, explorado de diferentes perspectivas.

 

  • Folhas de K.

 

Hojas de K.

Leaves of K.

Dir.: Gloria Carrion; Nicarágua, Costa Rica; 18’; 2022

Sinopse: Em 2018, a polícia da Nicarágua reprimiu brutalmente protestos organizados pelos estudantes do Ensino Médio. K., uma jovem de 17 anos que foi presa, reconta os horrores de seu tempo na cadeia.

 

  • Mal Trabalhando

 

Hardly Working

Dir.: Total Refusal; Áustria; 20’30”; 2022

Sinopse: O filme ilumina personagens que normalmente estão no fundo dos videogames: NPCs. Uma lavadeira, um rapaz do estábulo, um varredor e um carpinteiro são observados com precisão etnográfica. São máquinas de Sísifo, cujas rotinas laborais e padrões de atividades, assim como bugs, fazem uma analogia com o trabalho no capitalismo.

 

  • Uma História do Mundo Segundo a Getty Images

 

A History of the World According to Getty Images

Dir. Richard Misek; Reino Unido, Noruega; 18’;  2022

Sinopse: Getty Images é o maior banco de imagens do mundo. Muitas imagens que definem o século passado só existem atrás do paywall da Getty. O filme fala sobre como os arquivos de imagens comerciais influenciam o que vemos. Faz também uma pequena, mas direta resistência à privatização do passado pela Getty.

 

16H30

Amando a Martha [Foco Latino-Americano]

Loving Martha

Dir. Daniela López Osorio; Colômbia, Argentina; 74’; 2022

Idioma: Espanhol

Classificação: 14 anos

Sinopse: Tendo se libertado da violência doméstica, sofrida durante 39 anos de casamento com seu ex-marido Armando, Martha pede à sua neta, Daniela, que está começando sua carreira de cineasta, para fazer um filme a partir das memórias pessoais, em que ela narra seu passado doloroso. E, apesar de ter conseguido se divorciar, durante 15 anos, a família continua a pressionar Martha a conviver com seu abusador.

 

18H

Favela do Papa

Pope’s Favela

Dir. Marco Antonio Campos Pereira; Brasil; 76’; 2022

Idioma: Português

Classificação: Livre

Sinopse: O movimento de resistência dos moradores da Favela do Vidigal contra a ordem de remoção, capítulo importante da história do Rio de Janeiro, na década de 1970. A vitória popular, após três anos de luta, foi coroada com a visita do Papa João Paulo II à favela, em 1980. Esse episódio foi determinante para o fim da política de remoção em grande escala posta em prática pelos governos estaduais na década de 1960.

RIO DE JANEIRO

NET BOTAFOGO

 

13/04 (QUINTA-FEIRA)

 

20H00

1968 – Um Ano na Vida [Abertura RJ]

1968, A Year in Life

Dir. Eduardo Escorel; Brasil; 91’; 2023

Idioma: Português

Classificação: 14 anos

Sinopse: Fatos da vida em 1968, alguns lembrados, outros esquecidos. Baseado no diário Lost, de Silvia Escorel, e comentado pela autora em voz off por meio da carta original escrita 54 anos depois, dirigida a seu irmão um ano e meio mais moço. Mês a mês, de janeiro a dezembro, eventos que marcaram época são intercalados com experiências pessoais de quem viveu as demandas daquele momento com a intensidade própria dos seus vinte e poucos anos.

14/04 (SEXTA-FEIRA)

 

14H00

Rezando Pelo Armagedom [Competição Internacional – Longas Metragens]

Praying for Armageddon

Dir. Tonje Hessen Schei; Noruega; 96’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Para acelerar a profecia bíblica do Armagedom, evangélicos norte-americanos poderosos fazem força para que o Apocalipse aconteça. A infiltração deles na máquina política nunca foi tão forte. Não apenas eles ameaçam a democracia dos Estados Unidos, como a influência substancial desse grupo sobre a política externa tem como alvo dar início à Batalha do Juízo Final no Oriente Médio.

 

17H00

1968 – Um Ano na Vida [Abertura RJ]

1968, A Year in Life

Dir. Eduardo Escorel; Brasil; 91’; 2023

Idioma: Português

Classificação: 14 anos

Sinopse: Fatos da vida em 1968, alguns lembrados, outros esquecidos. Baseado no diário Lost, de Silvia Escorel, e comentado pela autora em voz off por meio da carta original escrita 54 anos depois, dirigida a seu irmão um ano e meio mais moço. Mês a mês, de janeiro a dezembro, eventos que marcaram época são intercalados com experiências pessoais de quem viveu as demandas daquele momento com a intensidade própria dos seus vinte e poucos anos.

 

20H00

171  [Competição Brasileira- Longas Metragens]

171 – Fool me Twice

Dir. Rodrigo Siqueira; Brasil; 95’; 2022

Idioma: Português

Classificação: 10 anos

Sinopse: Uma equipe de documentaristas encontra seis pessoas encarceradas em presídios de São Paulo. Elas cumprem pena por motivos diferentes, mas são identificadas nas cadeias como autênticos “171”, um tipo de narrador — meio camaleão — que pode usar sua habilidade com as palavras para aplicar um golpe ou apenas manipular as pessoas pelo prazer de enganar. Os 171 são atores natos e vivem em constante atuação, numa eterna mise-en-scène em que a vida e o teatro são uma coisa só. Como no clássico de Luigi Pirandello, as seis personagens do filme inventam histórias sobre si mesmas. Algumas até são verdadeiras, mas não se sabe quais são as inventadas.

15/04 (SÁBADO)

 

Still: A Michael J. Fox Movie [Competição Internacional – Longas Metragens]

Still: A Michael J. Fox Movie

Dir. Davis Guggenheim; EUA; 95’; 2023

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: O filme traça a extraordinária história de Fox em suas próprias palavras, usando recursos do documentário, arquivos e partes roteirizadas. Conta como um garoto baixinho sai de uma base do exército canadense para alcançar o estrelato na Hollywood dos anos 1980. Além de sua vida pública, o filme mostra pela primeira vez sua jornada privada, incluindo os anos seguintes ao seu diagnóstico com mal de Parkinson aos 29 anos. Produzido com acesso inédito a Fox e sua família, o filme narra os triunfos e dificuldades pessoais e profissionais do ator, e explora o que acontece quando um otimista incurável enfrenta uma doença incurável.

 

17H00

CURTAS BRASILEIROS [PROGRAMA 2] – total 68’

 

  • BAMBAMBÃ (RJ)

 

Hotshot

Dir. Andréa França; Brasil; 12’; 2022

Sinopse: Bambambã retoma fragmentos do filme Terra Encantada (1923) que mostram a Exposição internacional do Centenário da Independência, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, em 1922. Para a construção da monumental exposição, o histórico morro do Castelo foi completamente demolido e seus habitantes expulsos de suas casas. Essa história é contada pelas imagens que restaram do filme e pelas fotografias de Augusto Malta e Guilherme Santos.

 

  • Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ (SC)

 

Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ

Dir. Barbara Pettres, Flávia Person, Walderes Coctá Priprá; Brasil; 25’; 2022 

Sinopse: Uma arqueóloga, um poeta, um pastor e kujá, uma professora e um cantor de rap remontam a história do seu povo, os Laklãnõ/Xokleng, habitantes do sul do Brasil: o tempo do mato, a quase extinção, a retomada da língua e cultura e o protagonismo político.

 

  • Ferro’s Bar (SP)

 

Ferro’s Bar

Dir. Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra, Rita Quadros; Brasil; 24’; 2022 

Sinopse: A partir de relatos de lésbicas frequentadoras do Ferro’s Bar, aborda-se um episódio central para a formação do movimento lésbico brasileiro no começo dos anos 1980: o “Levante do Ferro’s Bar”. O filme mostra como as lésbicas deixam de ser encontráveis apenas à noite, no interior de apartamentos, e se tornam um sujeito político que se ergue contra a censura a um dos maiores periódicos lésbicos da época: o ChanacomChana.

 

  • Aos Mortos, um Lugar para Habitar (CE)

 

For Those Who Stay

Dir. Victor Costa Lopes; Brasil; 7’; 2023 

Sinopse: Examinar arquivos é remontar o remanescente, em um ritual de ressurreição da vida.

 

20H00

Amanhã [Competição Brasileira – Longas Metragens]

Tomorrow

Dir. Marcos Pimentel; Brasil; 106’; 2023

Idioma: Português

Classificação: 10 anos

Sinopse: Em 2002, três crianças se cruzaram em Belo Horizonte, na Barragem Santa Lúcia, que separa um conjunto de favelas de um bairro de classe média alta. Mesmo morando tão perto, sempre foram tão distantes. Durante dois finais de semana, elas experimentaram vivenciar universos sociais completamente diferentes do que estavam acostumadas. Vinte anos depois, o que aconteceu com cada uma delas? Entre 2002 e 2022, o Brasil foi virado pelo avesso. E suas vidas também. Um filme sobre os encontros e desencontros da sociedade brasileira contemporânea.

16/04 (DOMINGO)

 

14H00

Godard Cinema  [Competição Internacional – Longas Metragens]

Godard Seul le Cinema

Godard Cinema

Dir. Cyril Leuthy; França; 90’; 2022

Idioma: Francês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Jean-Luc Godard é o cinema, sua quintessência. Ao longo de sua carreira, ele dirigiu mais de 140 filmes. Nós o odiamos tanto quando o adoramos. De onde vem essa aura? De filmes lendários, mas também de Godard ele mesmo. Ele é tanto uma figura pública como um homem rodeado de mistérios. Esse retrato quer nos levar além dos clichês de um mito que às vezes se torna caricatural para encontrar um homem mais sentimental do que parece, um homem que vive sua arte, e às vezes é superado por ela. Porque, sim, Godard é humano. Não só uma máquina que pensa e cria imagens. Ele é carne, sangue, emoções.

17H00

Favela do Papa [O Estado das Coisas]

Pope’s Favela

Dir. Marco Antonio Campos Pereira; Brasil; 76’; 2022

Idioma: Português

Classificação: Livre

Sinopse: O movimento de resistência dos moradores da Favela do Vidigal contra a ordem de remoção, capítulo importante da história do Rio de Janeiro, na década de 1970. A vitória popular, após três anos de luta, foi coroada com a visita do Papa João Paulo II à favela, em 1980. Esse episódio foi determinante para o fim da política de remoção em grande escala posta em prática pelos governos estaduais na década de 1960.

 

20H00

Nada Sobre Meu Pai [Competição Brasileira – Longas Metragens]

Nothing About My Father

Dir. Susanna Lira; Brasil; 93’; 2023

Idioma: Português e Espanhol 

Classificação: Livre

Sinopse: A busca da diretora Susanna Lira pela história de seu pai, que ela nunca conheceu. Filha de um jovem guerrilheiro equatoriano, que veio para o Brasil lutar contra a ditadura militar na década de 1970, ela vai até Quito, terra natal do pai, e expõe sua história para dezenas de veículos da imprensa equatoriana. Em forma de road movie, ela se encontra com possíveis pais que respondem aos anúncios divulgados na imprensa.

17/04 (SEGUNDA-FEIRA)

 

14H00

O Despertar de Aurora [Competição Internacional – Longas Metragens]

Aurora’s Sunrise

Dir. Inna Sahakyan; Armênia, Alemanha e Lituânia; 96’; 2022

Idioma: Armênio, Inglês, Turco, Curdo

Classificação: 14 anos

Sinopse: Com 14 anos apenas, Aurora perdeu tudo durante o horror do genocídio armênio. Dois anos depois, com sorte e coragem extraordinária, ela fugiu para Nova York, onde sua história se tornou uma sensação midiática. Fazendo o papel de si mesma em Auction of Souls (Leilão de Almas, 1919), um dos primeiros blockbusters de Hollywood, Aurora se tornou o rosto de uma das maiores campanhas de caridade da história dos Estados Unidos. Mesclando animação, entrevistas com a própria Aurora e 18 minutos de filmagens desse épico mudo perdido, Despertar de Aurora revela a história esquecida de uma sobrevivente.

 

17H00

Confissões de um Cinema em Formação [Clássicos]

Confessions of a Developing Cinema

Dir. Eugenio Puppo; Brasil; 96’; 2022

Idioma: Português

Classificação: 14 anos

Sinopse: O surgimento de alguns dos primeiros cursos de cinema no Brasil e o papel deles no desenvolvimento do cinema nacional. Com materiais de arquivo e histórias de professores e alunos, o documentário apresenta iniciativas que buscam formar  novas gerações de realizadores.

 

20H00

O Contato [Competição Brasileira – Longas Metragens]

The Clash

Dir. Vicente Ferraz; Brasil; 84’; 2023

Idioma: Baniwa, Hupda, Yanomami, Tukano

Classificação: Livre

Sinopse: Na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Venezuela, em um vasto e pouco conhecido território chamado “Cabeça de Cachorro”, o filme acompanha as travessias feitas por personagens que transitam entre suas aldeias e a cidade indígena de São Gabriel da Cachoeira. Capta-se um universo de trocas multiétnicas, de grande diversidade linguística, de trocas e de buscas por novos conhecimentos. E se evidencia a relação dos povos originários com seus sonhos e com suas práticas místicas e aponta os caminhos de sobrevivência desses povos que habitam uma região de extrema beleza, mas que hoje está ameaçada pelo narco-garimpo.

18/04 (TERÇA-FEIRA)

 

14H00

O Caso Padilla  [Competição Internacional – Longas Metragens]

El Caso Padilla

The Padilla Affair

Dir. Pavel Giroud; Espanha, Cuba; 87’; 2023

Idioma: Espanhol, Inglês, Francês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Em 1971, o poeta Heberto Padilla é preso pelo governo revolucionário cubano. Sua prisão se transforma em um caso notório de expiação pública de culpa, em que o poeta não apenas se declara um contrarrevolucionário como delata uma série de amigos, incluindo até mesmo sua esposa. Pela primeira vez o processo de autocrítica de Padilla é mostrado ao público, por meio de um documentário que abre uma janela para o passado e, dessa maneira, ajuda-nos a compreender melhor a crise que Cuba atravessa atualmente.

17H00

Rua Aurora – Refúgio de Todos os Mundos [O Estado das Coisas]

Aurora Street – Refuge of All Worlds

Dir. Camilo Cavalcante; Brasil; 96’; 2023

Idioma: Português

Classificação: 18 anos

Sinopse: Na cidade de São Paulo, o filme acompanha pessoas de mundos diferentes que habitam uma mesma rua, no centro esquecido da metrópole, onde a vida pulsa de forma latente e se reconstrói a cada dia.

 

20H00

Incompatível com a Vida [Competição Brasileira – Longas Metragens]

Incompatible with Life

Dir. Eliza Capai; Brasil; 92’; 2023

Idioma: Português

Classificação: 14 anos

Sinopse: A partir do registro de sua gravidez, a diretora Eliza Capai conversa com outras mulheres que tiveram vivências parecidas à sua, criando um potente e tocante coral de vozes que refletem sobre temas universais: vida, morte, luto e políticas públicas que nos afetam. 

19/04 (QUARTA-FEIRA)

 

14h00

Não Alinhados: Cenas dos Rolos de Labudović  [Competição Internacional – Longas Metragens]

Non-Aligned: Scenes from the Labudović Reels

Dir. Milla Turajlić; Sérvia, França, Croácia, Montenegro, Qatar; 100’; 2022

Idioma: Sérvio, Inglês, Francês, Árabe

Classificação: 14 anos

Sinopse: Non-Aligned e Ciné-Guerrillas formam um díptico de longas documentais que nos levam a uma viagem ao nascimento do projeto Terceiro Mundo, baseado em materiais inéditos filmados em 35mm por Stevan Labudović, cinegrafista do presidente iugoslavo Tito. Não-Alinhado percorre o nascimento do movimento Non-Aligned, examinando como um projeto global de emancipação política foi constituído pela imagem cinematográfica.

 

17h00

Antunes Filho, do Coração para o Olho  [Programas Especiais] 

Antunes Filho, From the Heart to the Eye

Dir. Cristiano Burlan; Brasil; 74’; 2022

Idioma: Português

Classificação 16 anos

Sinopse: As incursões de Antunes Filho pelo audiovisual, passando por seus teleteatros e pelo filme Compasso de Espera. Nesse trânsito de linguagens, compreendemos as motivações e reflexões desse fazedor de teatro e cinéfilo. Através de materiais de arquivo, que revelam o cinema percebido e falado pelo próprio diretor, vemos como sua paixão pelo cinema interferiu em sua estética.

 

20H00

Santino [Competição Brasileira – Longas Metragens]

Santino

Dir. Cao Guimarães; Brasil; 88’; 2022

Idioma: Português

Classificação: Livre

Sinopse: O cotidiano do veredeiro Santino e sua família na bacia do Rio São Francisco, em Minas Gerais. As veredas são formações vegetais bastante úmidas, que abastecem de água a fauna e o solo do cerrado brasileiro. Para além de ser um ativista incansável na defesa deste bioma muito ameaçado pelos predadores do grande capital, Santino consegue unir de forma sugestiva o mundo espiritual e místico ao qual está vinculado, o mundo da natureza e dos animais com os quais confabula e o mundo do ativismo político e da conscientização das novas gerações para a importância da preservação da natureza.

20/04 (QUINTA-FEIRA)

 

14H00

Um Espião Compassivo [Competição Internacional – Longas Metragens]

A Compassionate Spy

Dir. Steve James; EUA, Reino Unido; 101’; 2022

Idioma:  Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Recrutado, em 1944, como um estudante de Harvard de 18 anos para ser o mais jovem físico do Projeto Manhattan, Ted Hall não compartilhava do entusiasmo de seus colegas com o sucesso da explosão da primeira bomba atômica. Preocupado que um monopólio norte-americano desse tipo de arma no pós-guerra poderia levar a uma catástrofe nuclear, ele decide passar informações-chave sobre a construção da bomba para a União Soviética. Depois da guerra, ele se casa com Joan, com quem compartilha o segredo da espionagem. O filme revela as reviravoltas dessa história de espião e a extraordinária vida do casal durante mais de 50 anos de casamento.

 

17H00

CURTAS BRASILEIROS [PROGRAMA 1] – total 74’

 

  • Todavia sinto (SP)

 

I Still Feel

Dir. Evelyn Santos; Brasil; 9’; 2022

Sinopse: Sentir, Descobrir e Decidir: Sensações de uma gravidez. Um corpo imerso que agora se transforma.

 

  • Retratos de Piratininga (SP)

 

Portraits of Piratininga

Dir. André Manfrim; Brasil; 17’; 2023 

Sinopse: A região do centro velho de São Paulo é povoada por estátuas e monumentos empenhados em fazer lembrar da história religiosa da cidade. Convivendo com a vida cotidiana da Praça da Sé, ali estão José de Anchieta, Apóstolo Paulo, que nomeia a cidade, e Tibiriçá, indígena convertido ao cristianismo. O que esses corpos nos contam sobre o passado e sobre o presente?

 

  • Materialismo Histórico da Flecha Contra o Relógio (SP)

 

The Historical Materialism of the Arrow against the Clock

Dir. Carlos Adriano; Brasil; 26’; 2023 

Sinopse: Um cinepoema baseado nas Teses I e XV de “Sobre o conceito de história” (1940) de Walter Benjamin (1892-1940). “Realidades distantes” (conceito cunhado pelo poeta Pierre Reverdy) se aproximam: imagens dos povos indígenas brasileiros em registros de 1917 e 1922 e em manifestações antifascistas de 2022; imagens da causa palestina em 1948 e em 2022; tiros contra o relógio disparados por revolucionários franceses em julho de 1830 e flechas contra o relógio (comemorativo dos 500 anos do descobrimento) disparadas pelos povos originários brasileiros em abril de 2000.

 

  • Cama Vazia (SP)

 

Empty Bed

Dir. Fábio Rogério, Jean-Claude Bernardet; Brasil; 5’; 2023 

Sinopse: A máquina de morte precisa manter sua longevidade para expandir e lucrar.

 

  • Mãri hi – A Árvore do Sonho (RR)

 

Mãri Hi – The Dream Tree

Dir. Morzaniel Ɨramari, Brasil; 17’; 2023 

Sinopse: Quando as flores da árvore Mari desabrocham surgem os sonhos. As palavras de um grande xamã conduzem uma experiência onírica através da sinergia entre cinema e sonho yanomami, apresentando poéticas e ensinamentos dos povos da floresta.

 

20H00

Morcego Negro [Competição Brasileira – Longas Metragens]

Black Bat

Dir. Chaim Litewski, Cleisson Vidal; Brasil; 135’; 2023

Idioma: Português

Classificação: 14 anos

Sinopse: Uma biografia de Paulo César Farias, mais conhecido como PC Farias. PC foi tesoureiro do ex-Presidente Fernando Collor de Mello e esteve diretamente envolvido no processo que culminou com o impeachment de Collor, abalando profundamente a recém-restaurada democracia brasileira. O filme conta com a participação de dezenas de pessoas que conheceram e conviveram com Farias, farta documentação e material de arquivo exclusivo, que revela os meandros da política brasileira, focando especialmente as relações entre capital, ideologia, poder e o crime organizado.

21/04 (SEXTA-FEIRA)

 

14H00 

Pianoforte [Competição Internacional – Longas Metragens]

Pianoforte

Dir. Jakub Piatek; Polônia; 91’; 2023

Idioma: Polonês, Inglês, Italiano, Chinês, Japonês e Russo

Classificação: 14 anos

Sinopse: Na primeira rodada são 160. Depois, cerca de 80. Depois, 40. No fim, apenas 10 sortudos chegam à final. Esses são os concorrentes da lendária Competição Internacional Chopin de Piano, que acontece a cada cinco anos em Varsóvia, na Polônia. Pianoforte segue esse grupo eclético de jovens músicos de todas as partes do mundo que se preparam desde criança para essa oportunidade que ocorre apenas uma vez na vida.

 

17H00

Casa Silenciosa  [Competição Internacional – Longas Metragens]

Khaneye Kamoosh

Silent House

Dir. Farnaz Jourabchian e Mohammadreza Jourabchian; Irã; 102’; 2022

Idioma: Persa

Classificação: 14 anos

Sinopse: A história de três gerações de uma família iraniana que vive numa casa centenária em Teerã. Através de filmes de arquivo da família mesclados a imagens contemporâneas, os dois cineastas narram a evolução da família durante 40 anos, da Revolução Islâmica de 1979 até hoje. Eles seguem cada membro da família imbricados na complicada história do país.  

 

20H00
Confiança Total  [Competição Internacional – Longas Metragens]

Total Trust

Dir. Jialing Zhang; Alemanha, Holanda, China; 90’; 2023

Idioma: Chinês (Mandarim)

Classificação: 14 anos

Sinopse:A transparência total pode fazer com que as pessoas se tornem cidadãos melhores? A China quer saber e está no processo de criar um estado com um abrangente controle digital, que serve como prenúncio de nosso futuro. Confiança Total explora as mudanças de comportamentos sociais causadas por uma sociedade que tudo vê e a luta das pessoas contra o abuso do poder estatal.

22/04 (SÁBADO)

 

14H00 

Front do Leste [Competição Internacional – Longas Metragens]

Shidniy Front

Eastern Front

Dir. Vitaly Manski e Yevhen Titarenko; Lituânia, Ucrânia, República Tcheca, Estados Unidos; 98’, 2023

Idioma: Ucraniano e Russo

Classificação: 14 anos

Sinopse: Em 24 de fevereiro de 2022, Yevhen, junto com seus amigos, voluntariou-se para o batalhão de primeiros socorros no front. Eles davam apoio para salvar vidas e evacuar feridos. O filme revela as experiências desses jovens durante seis meses de drama, desespero, medo, ódio, amargura, amor e, mais do que tudo, fé na vitória. Quando partiram para o front, deixaram as famílias para trás em uma vila no oeste da Ucrânia. Todos vão a esse lugar idílico por um par de dias para o batismo do filho de um dos protagonistas. Assim que a festa termina, eles precisam voltar para o front.

 

17H00

Little Richard – Eu Sou Tudo  [Competição Internacional – Longas Metragens]

Little Richard – I am Everything

Dir. Lisa Cortés; EUA; 98’; 2023

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: A história das origens negras e queer do rock, detonando o embranquecimento da música pop americana para revelar o inovador Richard Penniman. Através de arquivos e performances que nos levam ao complicado mundo interior de Richard, o filme conta a história do ícone com suas reviravoltas e contradições. Em entrevistas com familiares, músicos e estudiosos negros e queer, o filme revela como Richard criou uma forma de arte para as pessoas se expressarem, mas, ainda assim, o que deu ao mundo não conseguiu dar a si mesmo. O mundo tentou colocá-lo numa “caixinha”, mas Richard continha multidões — ele era descaradamente tudo.

 

20H00 

ANÚNCIO

Seguida de

Proibido para Cães e Italianos

Interdit aux Chiens et Italiens

No Dogs or Italians Allowed

Dir. Alain Ughetto; Itália, França, Bélgica, Suíça, Portugal; 70’, 2022

Idioma: Francês, Italiano e Alemão

Classificação: 10 anos

Sinopse: No início do século 20, a vila da família Ughetto ficava no Norte da Itália. Viver na região havia ficado muito difícil e os Ughetto sonhavam com uma vida melhor no exterior. Reza a lenda que Luigi Ughetto cruzou os alpes para começar uma vida nova na França, mudando assim o destino de sua amada família para sempre. Seu neto viaja no tempo para revisitar a história da família.

23/04 (DOMINGO)

 

14H00

Subject [Abertura SP]

Subject

Dir. Jennifer Tiexiera e Camilla Hall; EUA; 93’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: As experiências que mudaram a vida de uma série de participantes de documentários famosos tais como A Escada, Basquete Blues, Os Irmãos Lobo, Na Captura dos Friedmans e A Praça Tahir. Essas antigas “estrelas” dos documentários revelam os altos e baixos da experiência, assim como a realidade de ter sua vida cotidiana colocada sob um microscópio. Ao trazer comentários de nomes influentes do cinema documental, como Kirsten Johnson, Sam Pollard, Thom Powers e Sonya Childress, debatem-se questões vitais a respeito de ética e da responsabilidade inerente ao filmar documentários.

 

17H00

REPRISE – VENCEDOR

 

20H00

REPRISE – VENCEDOR

NET RIO SALA 3

14/04 (SEXTA-FEIRA)

 

18H00

Lixo Fora de Lugar [Programas Especiais]

Matter out of Place

Dir. Nikolaus Geyrhalter; Áustria; 100’; 2023

Idioma: Alemão, Inglês, Albanês, Nepalês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Lixo nas praias, lixo nas montanhas. No fundo do oceano e nas profundezas da terra. Lixo Fora de Lugar é um filme sobre dejetos que se espalham pelo mundo, nos mais remotos cantos do planeta. Nikolaus Geyrhalter segue os rastros de nosso lixo ao redor do mundo e lança luz em relação à luta infinita das pessoas para ter controle sobre uma vasta quantidade de lixo.

 

20H30

Os Corredores do Poder [O Estado das Coisas]

The Corridors of Power

Dir. Dror Moreh; EUA; 135’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: O diretor indicado ao Oscar, Dror Moreh, (The Gatekeepers) retorna com uma análise detalhada da política externa dos Estados Unidos, nos últimos 40 anos. Neste documentário, que traz entrevistas com mais de 30 pesos-pesados ​​da política, incluindo Henry Kissinger, Hillary Clinton, Madeleine Albright e Condoleezza Rice.

15/04 (SÁBADO)

 

13H00

CURTAS INTERNACIONAIS [PROGRAMA 2] – total 86’

 

  • Ptitsa

 

Ptitsa

Ptitsa

Dir.: Alina Maksimenko; Ucrânia, Polônia; 30’; 2022

Sinopse: Ambientada durante a pandemia, a história acontece na casa de duas artistas: uma mãe, professora de piano, e sua filha adulta, uma pintora. Um retrato íntimo de uma separação entre mãe e filha, explorado de diferentes perspectivas.

 

  • Folhas de K.

 

Hojas de K.

Leaves of K.

Dir.: Gloria Carrion; Nicarágua, Costa Rica; 18’; 2022

Sinopse: Em 2018, a polícia da Nicarágua reprimiu brutalmente protestos organizados pelos estudantes do Ensino Médio. K., uma jovem de 17 anos que foi presa, reconta os horrores de seu tempo na cadeia.

 

  • Mal Trabalhando

 

Hardly Working

Dir.: Total Refusal; Áustria; 20’30”; 2022

Sinopse: O filme ilumina personagens que normalmente estão no fundo dos videogames: NPCs. Uma lavadeira, um rapaz do estábulo, um varredor e um carpinteiro são observados com precisão etnográfica. São máquinas de Sísifo, cujas rotinas laborais e padrões de atividades, assim como bugs, fazem uma analogia com o trabalho no capitalismo.

 

  • Uma História do Mundo Segundo a Getty Images

 

A History of the World According to Getty Images

Dir. Richard Misek; Reino Unido, Noruega; 18’;  2022

Sinopse: Getty Images é o maior banco de imagens do mundo. Muitas imagens que definem o século passado só existem atrás do paywall da Getty. O filme fala sobre como os arquivos de imagens comerciais influenciam o que vemos. Faz também uma pequena, mas direta resistência à privatização do passado pela Getty.

 

15H30

CURTAS INTERNACIONAIS [PROGRAMA 1] – total 91’

 

  • Carta a um Porco

 

Letter to a Pig

Dir. Tal Kantor; França, Israel; 17’; 2022

Sinopse: Um sobrevivente do holocausto lê uma carta que escreveu ao porco que salvou a sua vida. Uma jovem estudante ouve seu testemunho na aula e cai em um sonho conturbado em que ela confronta questões de identidade, trauma coletivo e os extremos da natureza humana.

 

  • Florestas

 

Forests

Forêts

Dir. Simon Plouffe; Canadá; 16’; 2022

Sinopse: Pinheiros brancos submersos pela reserva de uma hidroelétrica no território Innu se transformam em chamas. Essa exploração entre água e fogo ilustra a emergência climática atual através de múltiplas histórias sobre o relacionamento entre uma comunidade e suas terras.

 

  • Todas as coisas que você deixa para trás

 

All the Things You Leave Behind

Dir.: Chanasorn Chaikikiporn; 18’; 2022

Sinopse: Chanasorn Chaikitiporn é um aspirante a cineasta e artista visual que trabalha com imagem em movimento. Ele está interessado em práticas artísticas e em explorar a história da Tailândia. Ao combinar narrativas de ficção ao gênero do documentário ensaístico, ele investiga imagens encontradas e de arquivo, além de documentos que são sigilosos tornados públicos.

 

  • Paraíso da Soneca

 

Powernapper’s Paradise

Dir.: Samir Arabzadeh; Suécia; 14’30”; 2022

Sinopse: O contador caiu no sono em sua mesa. O garçom dorme atrás da caixa registradora. O guarda está sonhando, dormindo em sua cadeira fora do banco. O Paraíso da Soneca explora a vida e as pessoas nas Filipinas, onde parece ser tranquilo dormir no trabalho.

 

  • Jogando Óleo na Fervura

 

Pouring Water on Troubled Oil

  Dir. Nariman Massoumi; Reino Unido; 26’; 2023

Sinopse: Em 1951, a Anglo-Iranian Oil Company decidiu produzir um filme para promover suas atividades no Irã. Eles contrataram o poeta Dylan Thomas, para em suas palavras “derramar água em óleo poluído”. Esse filme poético segue a viagem de Thomas, captando seu encontro com o país e sua gente enquanto acontece uma convulsão política pela nacionalização do petróleo.

 

18H00

171  [Competição Brasileira- Longas Metragens]

171 – Fool me Twice

Dir. Rodrigo Siqueira; Brasil; 95’; 2022

Idioma: Português

Classificação: 10 anos

Sinopse: Uma equipe de documentaristas encontra seis pessoas encarceradas em presídios de São Paulo. Elas cumprem pena por motivos diferentes, mas são identificadas nas cadeias como autênticos “171”, um tipo de narrador — meio camaleão — que pode usar sua habilidade com as palavras para aplicar um golpe ou apenas manipular as pessoas pelo prazer de enganar. Os 171 são atores natos e vivem em constante atuação, numa eterna mise-en-scène em que a vida e o teatro são uma coisa só. Como no clássico de Luigi Pirandello, as seis personagens do filme inventam histórias sobre si mesmas. Algumas até são verdadeiras, mas não se sabe quais são as inventadas.

 

20H30

A História Natural da Destruição  [O Estado das Coisas]

The Natural History of Destruction

Dir. Sergei Loznitsa; Alemanha, Lituânia, Países Baixos; 112’; 2022

Idioma: Inglês, Alemão

Classificação: 14 anos

Sinopse: Inspirado no livro de W.G. Sebald e baseado em imagens de arquivo da Segunda Guerra Mundial, o filme levanta a questão: é moralmente aceitável usar a população civil como meio de guerra? A questão continua tão atual como há 80 anos, e sua urgência se manifesta tragicamente nos acontecimentos políticos atuais. 

 16/04 (DOMINGO)

 

13H00

CURTAS INTERNACIONAIS [PROGRAMA 1] – total 91’

 

  • Carta a um Porco

 

Letter to a Pig

Dir. Tal Kantor; França, Israel; 17’; 2022

Sinopse: Um sobrevivente do holocausto lê uma carta que escreveu ao porco que salvou a sua vida. Uma jovem estudante ouve seu testemunho na aula e cai em um sonho conturbado em que ela confronta questões de identidade, trauma coletivo e os extremos da natureza humana.

 

  • Florestas

 

Forests

Forêts

Dir. Simon Plouffe; Canadá; 16’; 2022

Sinopse: Pinheiros brancos submersos pela reserva de uma hidroelétrica no território Innu se transformam em chamas. Essa exploração entre água e fogo ilustra a emergência climática atual através de múltiplas histórias sobre o relacionamento entre uma comunidade e suas terras.

 

  • Todas as coisas que você deixa para trás

 

All the Things You Leave Behind

Dir.: Chanasorn Chaikikiporn; 18’; 2022

Sinopse: Chanasorn Chaikitiporn é um aspirante a cineasta e artista visual que trabalha com imagem em movimento. Ele está interessado em práticas artísticas e em explorar a história da Tailândia. Ao combinar narrativas de ficção ao gênero do documentário ensaístico, ele investiga imagens encontradas e de arquivo, além de documentos que são sigilosos tornados públicos.

 

  • Paraíso da Soneca

 

Powernapper’s Paradise

Dir.: Samir Arabzadeh; Suécia; 14’30”; 2022

Sinopse: O contador caiu no sono em sua mesa. O garçom dorme atrás da caixa registradora. O guarda está sonhando, dormindo em sua cadeira fora do banco. O Paraíso da Soneca explora a vida e as pessoas nas Filipinas, onde parece ser tranquilo dormir no trabalho.

 

  • Jogando Óleo na Fervura

 

Pouring Water on Troubled Oil

  Dir. Nariman Massoumi; Reino Unido; 26’; 2023

Sinopse: Em 1951, a Anglo-Iranian Oil Company decidiu produzir um filme para promover suas atividades no Irã. Eles contrataram o poeta Dylan Thomas, para em suas palavras “derramar água em óleo poluído”. Esse filme poético segue a viagem de Thomas, captando seu encontro com o país e sua gente enquanto acontece uma convulsão política pela nacionalização do petróleo.

 

15H30

CURTAS INTERNACIONAIS [PROGRAMA 2] – total 86’

 

  • Ptitsa

 

Ptitsa

Ptitsa

Dir.: Alina Maksimenko; Ucrânia, Polônia; 30’; 2022

Sinopse: Ambientada durante a pandemia, a história acontece na casa de duas artistas: uma mãe, professora de piano, e sua filha adulta, uma pintora. Um retrato íntimo de uma separação entre mãe e filha, explorado de diferentes perspectivas.

 

  • Folhas de K.

 

Hojas de K.

Leaves of K.

Dir.: Gloria Carrion; Nicarágua, Costa Rica; 18’; 2022

Sinopse: Em 2018, a polícia da Nicarágua reprimiu brutalmente protestos organizados pelos estudantes do Ensino Médio. K., uma jovem de 17 anos que foi presa, reconta os horrores de seu tempo na cadeia.

 

  • Mal Trabalhando

 

Hardly Working

Dir.: Total Refusal; Áustria; 20’30”; 2022

Sinopse: O filme ilumina personagens que normalmente estão no fundo dos videogames: NPCs. Uma lavadeira, um rapaz do estábulo, um varredor e um carpinteiro são observados com precisão etnográfica. São máquinas de Sísifo, cujas rotinas laborais e padrões de atividades, assim como bugs, fazem uma analogia com o trabalho no capitalismo.

 

  • Uma História do Mundo Segundo a Getty Images

 

A History of the World According to Getty Images

Dir. Richard Misek; Reino Unido, Noruega; 18’;  2022

Sinopse: Getty Images é o maior banco de imagens do mundo. Muitas imagens que definem o século passado só existem atrás do paywall da Getty. O filme fala sobre como os arquivos de imagens comerciais influenciam o que vemos. Faz também uma pequena, mas direta resistência à privatização do passado pela Getty.

 

18H00

Amanhã [Competição Brasileira – Longas Metragens]

Tomorrow

Dir. Marcos Pimentel; Brasil; 106’; 2023

Idioma: Português

Classificação: 10 anos

Sinopse: Em 2002, três crianças se cruzaram em Belo Horizonte, na Barragem Santa Lúcia, que separa um conjunto de favelas de um bairro de classe média alta. Mesmo morando tão perto, sempre foram tão distantes. Durante dois finais de semana, elas experimentaram vivenciar universos sociais completamente diferentes do que estavam acostumadas. Vinte anos depois, o que aconteceu com cada uma delas? Entre 2002 e 2022, o Brasil foi virado pelo avesso. E suas vidas também. Um filme sobre os encontros e desencontros da sociedade brasileira contemporânea.

 

20H30

Três Minutos – Uma Duração [Programas Especiais]

Three Minutes – A Lengthening 

Dir. Bianca Stigter; Países Baixos; 69’; 2021

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Um ensaio sobre história e memória. Os três minutos de uma filmagem feita por David Kurtz em 1938, majoritariamente em cores, são as únicas imagens em movimento que restaram dos habitantes judeus de Nasielsk antes do Holocausto. Esses preciosos minutos são examinados momento a momento para desvendar as histórias humanas escondidas no celuloide.

17/04 (SEGUNDA-FEIRA)

 

13H00

Não Alinhados: Cenas dos Rolos de Labudović  [Competição Internacional – Longas Metragens]

Non-Aligned: Scenes from the Labudović Reels

Dir. Milla Turajlić; Sérvia, França, Croácia, Montenegro, Qatar; 100’; 2022

Idioma: Sérvio, Inglês, Francês, Árabe

Classificação: 14 anos

Sinopse: Non-Aligned e Ciné-Guerrillas formam um díptico de longas documentais que nos levam a uma viagem ao nascimento do projeto Terceiro Mundo, baseado em materiais inéditos filmados em 35mm por Stevan Labudović, cinegrafista do presidente iugoslavo Tito. Não-Alinhado percorre o nascimento do movimento Non-Aligned, examinando como um projeto global de emancipação política foi constituído pela imagem cinematográfica.

 

15H30

Godard Cinema  [Competição Internacional – Longas Metragens]

Godard Seul le Cinema

Godard Cinema

Dir. Cyril Leuthy; França; 90’; 2022

Idioma: Francês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Jean-Luc Godard é o cinema, sua quintessência. Ao longo de sua carreira, ele dirigiu mais de 140 filmes. Nós o odiamos tanto quando o adoramos. De onde vem essa aura? De filmes lendários, mas também de Godard ele mesmo. Ele é tanto uma figura pública como um homem rodeado de mistérios. Esse retrato quer nos levar além dos clichês de um mito que às vezes se torna caricatural para encontrar um homem mais sentimental do que parece, um homem que vive sua arte, e às vezes é superado por ela. Porque, sim, Godard é humano. Não só uma máquina que pensa e cria imagens. Ele é carne, sangue, emoções.

 

18H00

Nada Sobre Meu Pai [Competição Brasileira – Longas Metragens]

Nothing About My Father

Dir. Susanna Lira; Brasil; 93’; 2023

Idioma: Português e Espanhol 

Classificação: Livre

Sinopse: A busca da diretora Susanna Lira pela história de seu pai, que ela nunca conheceu. Filha de um jovem guerrilheiro equatoriano, que veio para o Brasil lutar contra a ditadura militar na década de 1970, ela vai até Quito, terra natal do pai, e expõe sua história para dezenas de veículos da imprensa equatoriana. Em forma de road movie, ela se encontra com possíveis pais que respondem aos anúncios divulgados na imprensa.

 

20H30

Lowndes County e o Caminho para o Poder Negro  [Programas Especiais]

Lowndes County e o Caminho para o Poder Negro  [Programas Especiais]

Lowndes County  and the Road to Black Power

Dir. Geeta Gandbhir, Sam Pollard; EUA; 90’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: A aprovação da Lei dos Direitos de Voto, em 1965, representou o auge do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos. Em nenhum outro lugar essa batalha é mais bem resumida do que em Lowndes County, Alabama, uma cidade com uma história terrível de terrorismo racial. 

18/04 (TERÇA-FEIRA)

 

13H00

Front do Leste [Competição Internacional – Longas Metragens]

Shidniy Front

Eastern Front

Dir. Vitaly Manski e Yevhen Titarenko; Lituânia, Ucrânia, República Tcheca, Estados Unidos; 98’, 2023

Idioma: Ucraniano e Russo

Classificação: 14 anos

Sinopse: Em 24 de fevereiro de 2022, Yevhen, junto com seus amigos, voluntariou-se para o batalhão de primeiros socorros no front. Eles davam apoio para salvar vidas e evacuar feridos. O filme revela as experiências desses jovens durante seis meses de drama, desespero, medo, ódio, amargura, amor e, mais do que tudo, fé na vitória. Quando partiram para o front, deixaram as famílias para trás em uma vila no oeste da Ucrânia. Todos vão a esse lugar idílico por um par de dias para o batismo do filho de um dos protagonistas. Assim que a festa termina, eles precisam voltar para o front.

 

15H30

Still: A Michael J. Fox Movie [Competição Internacional – Longas Metragens]

Still: A Michael J. Fox Movie

Dir. Davis Guggenheim; EUA; 95’; 2023

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: O filme traça a extraordinária história de Fox em suas próprias palavras, usando recursos do documentário, arquivos e partes roteirizadas. Conta como um garoto baixinho sai de uma base do exército canadense para alcançar o estrelato na Hollywood dos anos 1980. Além de sua vida pública, o filme mostra pela primeira vez sua jornada privada, incluindo os anos seguintes ao seu diagnóstico com mal de Parkinson aos 29 anos. Produzido com acesso inédito a Fox e sua família, o filme narra os triunfos e dificuldades pessoais e profissionais do ator, e explora o que acontece quando um otimista incurável enfrenta uma doença incurável.

 

18H00

O Contato [Competição Brasileira – Longas Metragens]

The Clash

Dir. Vicente Ferraz; Brasil; 84’; 2023

Idioma: Baniwa, Hupda, Yanomami, Tukano

Classificação: Livre

Sinopse: Na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Venezuela, em um vasto e pouco conhecido território chamado “Cabeça de Cachorro”, o filme acompanha as travessias feitas por personagens que transitam entre suas aldeias e a cidade indígena de São Gabriel da Cachoeira. Capta-se um universo de trocas multiétnicas, de grande diversidade linguística, de trocas e de buscas por novos conhecimentos. E se evidencia a relação dos povos originários com seus sonhos e com suas práticas místicas e aponta os caminhos de sobrevivência desses povos que habitam uma região de extrema beleza, mas que hoje está ameaçada pelo narco-garimpo.

 

20H30

Música Para Pombos Negros  [O Estado das Coisas]

Music for Black Pigeons

Dir. Jørgen Leth, Andreas Koefoed; Dinamarca; 92’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Atravessando a América do Norte, a Europa e o Japão, Jørgen Leth e Andreas Koefoed acompanharam por 14 anos o compositor Jakob Bro, testemunhando seus encontros musicais. Um filme que explora o mundo do jazz, retratando alguns de seus maiores expoentes, como Bill Frisell, Lee Konitz e Paul Motian.

19/04 (QUARTA-FEIRA)

 

13H00

Confiança Total  [Competição Internacional – Longas Metragens]

Total Trust

Dir. Jialing Zhang; Alemanha, Holanda, China; 90’; 2023

Idioma: Chinês (Mandarim)

Classificação: 14 anos

Sinopse:A transparência total pode fazer com que as pessoas se tornem cidadãos melhores? A China quer saber e está no processo de criar um estado com um abrangente controle digital, que serve como prenúncio de nosso futuro. Confiança Total explora as mudanças de comportamentos sociais causadas por uma sociedade que tudo vê e a luta das pessoas contra o abuso do poder estatal.

 

15H30

Um Espião Compassivo [Competição Internacional – Longas Metragens]

A Compassionate Spy

Dir. Steve James; EUA, Reino Unido; 101’; 2022

Idioma:  Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Recrutado, em 1944, como um estudante de Harvard de 18 anos para ser o mais jovem físico do Projeto Manhattan, Ted Hall não compartilhava do entusiasmo de seus colegas com o sucesso da explosão da primeira bomba atômica. Preocupado que um monopólio norte-americano desse tipo de arma no pós-guerra poderia levar a uma catástrofe nuclear, ele decide passar informações-chave sobre a construção da bomba para a União Soviética. Depois da guerra, ele se casa com Joan, com quem compartilha o segredo da espionagem. O filme revela as reviravoltas dessa história de espião e a extraordinária vida do casal durante mais de 50 anos de casamento.

 

18H00

Incompatível com a Vida [Competição Brasileira – Longas Metragens]

Incompatible with Life

Dir. Eliza Capai; Brasil; 92’; 2023

Idioma: Português

Classificação: 14 anos

Sinopse: A partir do registro de sua gravidez, a diretora Eliza Capai conversa com outras mulheres que tiveram vivências parecidas à sua, criando um potente e tocante coral de vozes que refletem sobre temas universais: vida, morte, luto e políticas públicas que nos afetam. 

 

20H30

Merkel [O Estado das Coisas]

Merkel

Dir. Eva Weber; Reino Unido, Alemanha, Dinamarca; 95’’; 2022

Idioma:  Alemão, Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Durante anos, Angela Merkel, primeira Chanceler da Alemanha, foi a mais poderosa líder europeia. O filme cria um retrato rico, partindo de sua criação na Alemanha Oriental comunista até a sua rápida ascensão na política. Um reexame de sua vida e carreira feito com humor, sutileza e de forma incisiva.

20/04 (QUINTA-FEIRA)

 

13H00

O Despertar de Aurora [Competição Internacional – Longas Metragens]

Aurora’s Sunrise

Dir. Inna Sahakyan; Armênia, Alemanha e Lituânia; 96’; 2022

Idioma: Armênio, Inglês, Turco, Curdo

Classificação: 14 anos

Sinopse: Com 14 anos apenas, Aurora perdeu tudo durante o horror do genocídio armênio. Dois anos depois, com sorte e coragem extraordinária, ela fugiu para Nova York, onde sua história se tornou uma sensação midiática. Fazendo o papel de si mesma em Auction of Souls (Leilão de Almas, 1919), um dos primeiros blockbusters de Hollywood, Aurora se tornou o rosto de uma das maiores campanhas de caridade da história dos Estados Unidos. Mesclando animação, entrevistas com a própria Aurora e 18 minutos de filmagens desse épico mudo perdido, Despertar de Aurora revela a história esquecida de uma sobrevivente.

 

15H30

Rezando Pelo Armagedom [Competição Internacional – Longas Metragens]

Praying for Armageddon

Dir. Tonje Hessen Schei; Noruega; 96’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Para acelerar a profecia bíblica do Armagedom, evangélicos norte-americanos poderosos fazem força para que o Apocalipse aconteça. A infiltração deles na máquina política nunca foi tão forte. Não apenas eles ameaçam a democracia dos Estados Unidos, como a influência substancial desse grupo sobre a política externa tem como alvo dar início à Batalha do Juízo Final no Oriente Médio.

 

18H00

Santino [Competição Brasileira – Longas Metragens]

Santino

Dir. Cao Guimarães; Brasil; 88’; 2022

Idioma: Português

Classificação: Livre

Sinopse: O cotidiano do veredeiro Santino e sua família na bacia do Rio São Francisco, em Minas Gerais. As veredas são formações vegetais bastante úmidas, que abastecem de água a fauna e o solo do cerrado brasileiro. Para além de ser um ativista incansável na defesa deste bioma muito ameaçado pelos predadores do grande capital, Santino consegue unir de forma sugestiva o mundo espiritual e místico ao qual está vinculado, o mundo da natureza e dos animais com os quais confabula e o mundo do ativismo político e da conscientização das novas gerações para a importância da preservação da natureza.

 

20H30

Vire Cada Página [Programas Especiais]

Turn Every Page

Dir. Lizzie Gottlieb; EUA; 113’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Aos 86 anos, o escritor Robert Caro está trabalhando para completar o volume final de sua obra-prima, Os Anos de Lyndon Johnson; seu editor Robert Gottlieb, 91, espera para editá-lo. Esse retrato duplo singular revela os hábitos de trabalho, peculiaridades e alegrias profissionais desses dois intelectuais no auge de uma jornada que consumiu suas vidas e impactou gerações de políticos, ativistas, escritores e leitores.

21/04 (SEXTA-FEIRA)

 

13H00

Little Richard – Eu Sou Tudo  [Competição Internacional – Longas Metragens]

Little Richard – I am Everything

Dir. Lisa Cortés; EUA; 98’; 2023

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: A história das origens negras e queer do rock, detonando o embranquecimento da música pop americana para revelar o inovador Richard Penniman. Através de arquivos e performances que nos levam ao complicado mundo interior de Richard, o filme conta a história do ícone com suas reviravoltas e contradições. Em entrevistas com familiares, músicos e estudiosos negros e queer, o filme revela como Richard criou uma forma de arte para as pessoas se expressarem, mas, ainda assim, o que deu ao mundo não conseguiu dar a si mesmo. O mundo tentou colocá-lo numa “caixinha”, mas Richard continha multidões — ele era descaradamente tudo.

 

15H30

O Caso Padilla  [Competição Internacional – Longas Metragens]

El Caso Padilla

The Padilla Affair

Dir. Pavel Giroud; Espanha, Cuba; 87’; 2023

Idioma: Espanhol, Inglês, Francês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Em 1971, o poeta Heberto Padilla é preso pelo governo revolucionário cubano. Sua prisão se transforma em um caso notório de expiação pública de culpa, em que o poeta não apenas se declara um contrarrevolucionário como delata uma série de amigos, incluindo até mesmo sua esposa. Pela primeira vez o processo de autocrítica de Padilla é mostrado ao público, por meio de um documentário que abre uma janela para o passado e, dessa maneira, ajuda-nos a compreender melhor a crise que Cuba atravessa atualmente.

 

18H00

Morcego Negro [Competição Brasileira – Longas Metragens]

Black Bat

Dir. Chaim Litewski, Cleisson Vidal; Brasil; 135’; 2023

Idioma: Português

Classificação: 14 anos

Sinopse: Uma biografia de Paulo César Farias, mais conhecido como PC Farias. PC foi tesoureiro do ex-Presidente Fernando Collor de Mello e esteve diretamente envolvido no processo que culminou com o impeachment de Collor, abalando profundamente a recém-restaurada democracia brasileira. O filme conta com a participação de dezenas de pessoas que conheceram e conviveram com Farias, farta documentação e material de arquivo exclusivo, que revela os meandros da política brasileira, focando especialmente as relações entre capital, ideologia, poder e o crime organizado.

 

20H30

Liberdade em Chamas  [O Estado das Coisas]

Freedom on Fire

Dir. Evgeny Afineevsky; Ucrânia, Reino Unido, EUA; 114’; 2022

Idioma: Inglês, Ucraniano, Russo 

Classificação: 16 anos

Sinopse: Quando Vladimir Putin lançou uma invasão não provocada da Ucrânia, no início de 2022, seus cidadãos instintivamente renovaram as estratégias de sobrevivência que os sustentaram oito anos antes durante a revolta da praça Maidan. Este filme complementa o documentário indicado ao Oscar, Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom e explora porque um dia de felicidade na praça Maidan, de Kiev, instigou uma guerra que durou quase uma década.

22/04 (SÁBADO)

 

15H30 

O Prisioneiro da Grade de Ferro (Auto-retratos) [Clássicos]

The Prisoner of Iron Bars (Self-Portraits)

Dir. Paulo Sacramento; Brasil; 123’; 2003

Idioma: Português

Classificação: 14 anos

Sinopse: Um ano antes da desativação da Casa de Detenção do Carandiru, em São Paulo, que foi a maior prisão da América Latina, detentos aprenderam a usar câmeras de vídeo. Durante sete meses, documentaram seu cotidiano atrás das grades, marcado por superlotação das celas, tráfico de drogas, rezas, brigas e solidão.

 

18H00

Pianoforte [Competição Internacional – Longas Metragens]

Pianoforte

Dir. Jakub Piatek; Polônia; 91’; 2023

Idioma: Polonês, Inglês, Italiano, Chinês, Japonês e Russo

Classificação: 14 anos

Sinopse: Na primeira rodada são 160. Depois, cerca de 80. Depois, 40. No fim, apenas 10 sortudos chegam à final. Esses são os concorrentes da lendária Competição Internacional Chopin de Piano, que acontece a cada cinco anos em Varsóvia, na Polônia. Pianoforte segue esse grupo eclético de jovens músicos de todas as partes do mundo que se preparam desde criança para essa oportunidade que ocorre apenas uma vez na vida.

 

20h30

Casa Silenciosa  [Competição Internacional – Longas Metragens]

Khaneye Kamoosh

Silent House

Dir. Farnaz Jourabchian e Mohammadreza Jourabchian; Irã; 102’; 2022

Idioma: Persa

Classificação: 14 anos

Sinopse: A história de três gerações de uma família iraniana que vive numa casa centenária em Teerã. Através de filmes de arquivo da família mesclados a imagens contemporâneas, os dois cineastas narram a evolução da família durante 40 anos, da Revolução Islâmica de 1979 até hoje. Eles seguem cada membro da família imbricados na complicada história do país.  

23/04 (DOMINGO)

 

18H00

Americano: Uma Odisseia a 1947 [Clássicos]

American: an Odyssey to 1947

Dir. Danny Wu; Canadá; 102’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: No começo dos anos 1940, o diretor Orson Welles está vivendo uma ascensão meteórica em Hollywood. Quando a Segunda Guerra Mundial eclode, um garoto estadunidense faz uma visita ao exterior e um soldado estadunidense se alista no exército.

 

20h30

Proibido para Cães e Italianos

Interdit aux Chiens et Italiens

No Dogs or Italians Allowed

Dir. Alain Ughetto; Itália, França, Bélgica, Suíça, Portugal; 70’, 2022

Idioma: Francês, Italiano e Alemão

Classificação: 10 anos

Sinopse: No início do século 20, a vila da família Ughetto ficava no Norte da Itália. Viver na região havia ficado muito difícil e os Ughetto sonhavam com uma vida melhor no exterior. Reza a lenda que Luigi Ughetto cruzou os alpes para começar uma vida nova na França, mudando assim o destino de sua amada família para sempre. Seu neto viaja no tempo para revisitar a história da família.

NET RIO SALA 4

14/04 (SEXTA-FEIRA)

 

14H30

Godard [Programa 1]

 

  • História(s) do Cinema – Todas as Histórias

 

Historie(s) of Cinema – All the Histories

Histoire(s) du Cinéma – Toutes les Histoires

Dir. Jean-Luc Godard; França, Suíça, 51′, 1987

Sinopse:  “Para Mary Meerson e para Monica Tegelaar.”

Godard traça a história do cinema americano quase cronologicamente, desde os primórdios de Hollywood, passando pela era de ouro dos produtores, até seu declínio.

 

16H – PALESTRA com o Prof. Michel Marie

Tema: Godard e Histoire(s) du Cinéma

 

19H00

Humberto Mauro [PROGRAMA 1] – total 76’

 

  • Um Apólogo

 

An Apologue

Dir. Humberto Mauro, Brasil, 10’, 1939

Sinopse: Uma costureira conversa com a patroa sobre os detalhes do modelo do vestido a ser confeccionado. Enquanto isso, dentro da caixa de costura, a agulha e a linha iniciam uma discussão sobre a importância de cada uma. Realizado por ocasião do centenário de nascimento de Machado de Assis, o filme é uma adaptação de seu célebre conto.

 

  • Cantos de Trabalho

 

Work Songs

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 9’, 1955

Sinopse: Parte da série Brasilianas, apresenta três cantos de trabalho oriundos de diferentes regiões do país: o canto de pilão, praticado nas regiões Central e Nordeste; o canto do barqueiro, do Rio Jequitinhonha; e o canto de pedra, realizado em vários estados.

 

  • Vitória Régia

 

Victoria Regia

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 8’, 1937

Sinopse: Detalhes da planta vitória-régia: sua estrutura, seu habitat natural, seu nome e sua história.

 

  • Engenhos e Usinas

 

Mills and Factories

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 8’, 1955

Sinopse: Parte da série Brasilianas, mostra aspectos dos antigos engenhos de açúcar ao som de Engenho Novo e Coco Peneruê.

 

  • João de Barro

 

The Rufous Hornero

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 20’, 1956

Sinopse: Em um ambiente rural, mulher com crianças observam os ninhos de diversas aves, entre elas o joão-de-barro. Mostra as etapas da construção de um ninho e informações sobre o próprio joão-de-barro: a sua origem, o seu habitat, a descrição física e os seus hábitos.

 

  • Mauro, Humberto

 

Mauro, Humberto

Dir. David Neves, Brasil Brazil, 21’, 1975

Sinopse: O cotidiano do cineasta Humberto Mauro em sua casa em Volta Grande, Minas Gerais, e em seu escritório no antigo Instituto Nacional de Cinema, que depois se tornou a Embrafilme. Além de um depoimento do diretor, são também entrevistados os cineastas Alex Viany e Glauber Rocha, que falam da importância de Humberto Mauro no cinema brasileiro.

15/04 (SÁBADO)

 

14h30

Humberto Mauro [PROGRAMA 2] – 71’

 

  • O Cysne

 

The Swan

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 3’, 1936

Sinopse: A bailarina Vera Grabinska executa coreografia de Pierre Michailowsky para a peça Le Cygne, de Camille Saint-Saëns, junto à fonte artificial no recinto da Feira Internacional de Amostras do Rio de Janeiro. Os movimentos da dança se alternam com imagens de cisnes na água.

 

  • Lagoa Santa

 

Lagoa Santa

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 12’, 1940

Sinopse: As descobertas do paleontólogo dinamarquês Peter Lund, na região de Lagoa Santa (MG), mostrando os homens, as casas e os animais. E também algumas das cavernas de onde Lund coletou os restos de animais e seres humanos pré-históricos. 

 

  • Henrique Oswald

 

Henrique Oswald

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 7’, 1942

Sinopse: Vistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Florença ilustram dados biográficos do pianista, compositor e diplomata brasileiro Henrique Oswald. Suas obras são enumeradas, enquanto partituras são folheadas. Tendo ao fundo o retrato de Oswald, um solista executa sua música.

 

  • Manhã na Roça: O Carro de Bois

 

Morning on the Farm – The Bullock Cart

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 8’, 1956

Sinopse: Parte da série Brasilianas, mostra aspectos do trabalho na roça: meninos conduzem o gado para pastagem, trabalhador opera arado de tração animal, homem retira leite de vaca e mulher alimenta as galinhas. Na fazenda, diferentes espécies de animais convivem, e o carro de boi é conduzido por um carreiro.

 

  • Um Apólogo

 

An Apologue 

Dir. Humberto Mauro, Brasil, 10’, 1939

Sinopse: Uma costureira conversa com a patroa sobre os detalhes do modelo do vestido a ser confeccionado. Enquanto isso, dentro da caixa de costura, a agulha e a linha iniciam uma discussão sobre a importância de cada uma. Realizado por ocasião do centenário de nascimento de Machado de Assis, o filme é uma adaptação de seu célebre conto.

 

  • Carro de Bois

 

Bullock Cart

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 10’, 1974

Sinopse: Praticamente superado pelas modernas técnicas, o carro-de-bois ainda fazia parte das paisagens do sertão nos anos 1970, alcançando onde o caminhão não vai, numa mistura de utilidade e poesia, transportando o mais variado tipo de carga. O filme mostra como ele é feito, e o artesão que o fabrica.

 

  • Mauro, Humberto

 

Mauro, Humberto

Dir. David Neves, Brasil Brazil, 21’, 1975

Sinopse: O cotidiano do cineasta Humberto Mauro em sua casa em Volta Grande, Minas Gerais, e em seu escritório no antigo Instituto Nacional de Cinema, que depois se tornou a Embrafilme. Além de um depoimento do diretor, são também entrevistados os cineastas Alex Viany e Glauber Rocha, que falam da importância de Humberto Mauro no cinema brasileiro.

 

16H30

Godard [Programa 2] – total 102’

 

  • História(s) do Cinema – Uma Só História

 

Historie(s) of Cinema – Only One History

Histoire(s) du Cinéma – Une Histoire Seule

Dir. Jean-Luc Godard; França, Suíça, 51′, 1989

Sinopse: “Para John Cassavetes e para Glauber Rocha.”
Godard aborda o cinema como herdeiro da fotografia e do impressionismo, e está particularmente interessado pela luz.

 

  • História(s) do Cinema – Apenas Cinema 

 

Historie(s) of Cinema – Only the Cinema

Histoire(s) du Cinéma – Seul le Cinéma

Dir. Jean-Luc Godard; França, Suíça, 51′, 1997

Sinopse: “Para Armand J. Cauliez e para Santiago Alvarez.”
Godard compara as diferentes histórias da literatura, da pintura e do cinema. Tenta mostrar a particularidade da sétima arte e explicar seu poder.

 

19H00 

Humberto Mauro [PROGRAMA 3]

 

  • Engenhos e Usinas

 

Mills and Factories

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 8’, 1955

Sinopse: Parte da série Brasilianas, mostra aspectos dos antigos engenhos de açúcar ao som de Engenho Novo e Coco Peneruê.

 

  • Humberto Mauro, Cinema é Cachoeira

 

Humberto Mauro, Cinema Is a Waterfall

Dir. André Di Mauro, Brasil Brazil, 90’, 2018  

Sinopse: O tributo a Humberto Mauro mostra sua vida através dos filmes. Apresenta uma narrativa cujo fio condutor é uma entrevista gravada nos anos 1960, onde Mauro manda mensagens para o futuro. O documentário expõe as incomuns soluções técnicas para fazer seus filmes e a luta diante das adversidades inerentes a seu pioneirismo.

16/04 (DOMINGO)

 

14h30

Humberto Mauro [PROGRAMA 1] – total 76’

 

  • Um Apólogo

 

An Apologue

Dir. Humberto Mauro, Brasil, 10’, 1939

Sinopse: Uma costureira conversa com a patroa sobre os detalhes do modelo do vestido a ser confeccionado. Enquanto isso, dentro da caixa de costura, a agulha e a linha iniciam uma discussão sobre a importância de cada uma. Realizado por ocasião do centenário de nascimento de Machado de Assis, o filme é uma adaptação de seu célebre conto.

 

  • Cantos de Trabalho

 

Work Songs

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 9’, 1955

Sinopse: Parte da série Brasilianas, apresenta três cantos de trabalho oriundos de diferentes regiões do país: o canto de pilão, praticado nas regiões Central e Nordeste; o canto do barqueiro, do Rio Jequitinhonha; e o canto de pedra, realizado em vários estados.

 

  • Vitória Régia

 

Victoria Regia

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 8’, 1937

Sinopse: Detalhes da planta vitória-régia: sua estrutura, seu habitat natural, seu nome e sua história.

 

  • Engenhos e Usinas

 

Mills and Factories

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 8’, 1955

Sinopse: Parte da série Brasilianas, mostra aspectos dos antigos engenhos de açúcar ao som de Engenho Novo e Coco Peneruê.

 

  • João de Barro

 

The Rufous Hornero

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 20’, 1956

Sinopse: Em um ambiente rural, mulher com crianças observam os ninhos de diversas aves, entre elas o joão-de-barro. Mostra as etapas da construção de um ninho e informações sobre o próprio joão-de-barro: a sua origem, o seu habitat, a descrição física e os seus hábitos.

 

  • Mauro, Humberto

 

Mauro, Humberto

Dir. David Neves, Brasil Brazil, 21’, 1975

Sinopse: O cotidiano do cineasta Humberto Mauro em sua casa em Volta Grande, Minas Gerais, e em seu escritório no antigo Instituto Nacional de Cinema, que depois se tornou a Embrafilme. Além de um depoimento do diretor, são também entrevistados os cineastas Alex Viany e Glauber Rocha, que falam da importância de Humberto Mauro no cinema brasileiro.

 

16H30

Humberto Mauro [PROGRAMA 3]

 

  • Engenhos e Usinas

 

Mills and Factories

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 8’, 1955

Sinopse: Parte da série Brasilianas, mostra aspectos dos antigos engenhos de açúcar ao som de Engenho Novo e Coco Peneruê.

 

  • Humberto Mauro, Cinema é Cachoeira

 

Humberto Mauro, Cinema Is a Waterfall

Dir. André Di Mauro, Brasil Brazil, 90’, 2018  

Sinopse: O tributo a Humberto Mauro mostra sua vida através dos filmes. Apresenta uma narrativa cujo fio condutor é uma entrevista gravada nos anos 1960, onde Mauro manda mensagens para o futuro. O documentário expõe as incomuns soluções técnicas para fazer seus filmes e a luta diante das adversidades inerentes a seu pioneirismo.

 

19H00

Americano: Uma Odisseia a 1947 [Clássicos]

American: an Odyssey to 1947

Dir. Danny Wu; Canadá; 102’; 2022

Idioma: Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: No começo dos anos 1940, o diretor Orson Welles está vivendo uma ascensão meteórica em Hollywood. Quando a Segunda Guerra Mundial eclode, um garoto estadunidense faz uma visita ao exterior e um soldado estadunidense se alista no exército.

 

17/04 (SEGUNDA-FEIRA)

 

14H30

Humberto Mauro [PROGRAMA 2] – 71’

 

  • O Cysne

 

The Swan

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 3’, 1936

Sinopse: A bailarina Vera Grabinska executa coreografia de Pierre Michailowsky para a peça Le Cygne, de Camille Saint-Saëns, junto à fonte artificial no recinto da Feira Internacional de Amostras do Rio de Janeiro. Os movimentos da dança se alternam com imagens de cisnes na água.

 

  • Lagoa Santa

 

Lagoa Santa

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 12’, 1940

Sinopse: As descobertas do paleontólogo dinamarquês Peter Lund, na região de Lagoa Santa (MG), mostrando os homens, as casas e os animais. E também algumas das cavernas de onde Lund coletou os restos de animais e seres humanos pré-históricos. 

 

  • Henrique Oswald

 

Henrique Oswald

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 7’, 1942

Sinopse: Vistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Florença ilustram dados biográficos do pianista, compositor e diplomata brasileiro Henrique Oswald. Suas obras são enumeradas, enquanto partituras são folheadas. Tendo ao fundo o retrato de Oswald, um solista executa sua música.

 

  • Manhã na Roça: O Carro de Bois

 

Morning on the Farm – The Bullock Cart

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 8’, 1956

Sinopse: Parte da série Brasilianas, mostra aspectos do trabalho na roça: meninos conduzem o gado para pastagem, trabalhador opera arado de tração animal, homem retira leite de vaca e mulher alimenta as galinhas. Na fazenda, diferentes espécies de animais convivem, e o carro de boi é conduzido por um carreiro.

 

  • Um Apólogo

 

An Apologue 

Dir. Humberto Mauro, Brasil, 10’, 1939

Sinopse: Uma costureira conversa com a patroa sobre os detalhes do modelo do vestido a ser confeccionado. Enquanto isso, dentro da caixa de costura, a agulha e a linha iniciam uma discussão sobre a importância de cada uma. Realizado por ocasião do centenário de nascimento de Machado de Assis, o filme é uma adaptação de seu célebre conto.

 

  • Carro de Bois

 

Bullock Cart

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 10’, 1974

Sinopse: Praticamente superado pelas modernas técnicas, o carro-de-bois ainda fazia parte das paisagens do sertão nos anos 1970, alcançando onde o caminhão não vai, numa mistura de utilidade e poesia, transportando o mais variado tipo de carga. O filme mostra como ele é feito, e o artesão que o fabrica.

 

  • Mauro, Humberto

 

Mauro, Humberto

Dir. David Neves, Brasil Brazil, 21’, 1975

Sinopse: O cotidiano do cineasta Humberto Mauro em sua casa em Volta Grande, Minas Gerais, e em seu escritório no antigo Instituto Nacional de Cinema, que depois se tornou a Embrafilme. Além de um depoimento do diretor, são também entrevistados os cineastas Alex Viany e Glauber Rocha, que falam da importância de Humberto Mauro no cinema brasileiro.

 

16H30

Godard [Programa 4] – total 54’

 

  • História(s) do Cinema – O Controle do Universo

 

Historie(s) of Cinema – The Control of the Universe

Histoire(s) du Cinéma – Le Contrôle de L`Univers

Dir. Jean-Luc Godard; França, Suíça, 27′, 1998

Sinopse: “Para Michel Delahaye e para Jean Domarchi.”

Esta parte questiona o poder. Segundo Godard, o homem é o criador tanto da beleza quanto do terror. Para sustentar seu argumento, ele homenageia Alfred Hitchcock e o poder de seu cinema no imaginário coletivo.

 

  • História(s) do Cinema – Os Signos entre Nós

 

Historie(s) of Cinema – The Signs among Us

Histoire(s) du Cinéma – Les Signes parmi Nous

Dir. Jean-Luc Godard; França, Suíça, 27′, 1998

Sinopse: “Para Anne-Marie Miéville e para mim mesmo.”

Para fechar as suas histórias do cinema, Godard foca no próprio sentido do cinema. Em seguida, retoma todos os temas dos episódios anteriores e faz um balanço do cinema da época, considerado pelo diretor como “em declínio”.

 

19H00

Cine-Guerrilhas: Cenas dos Rolos de Labudović [Clássicos]

Ciné-Guerrillas: Scenes from the Labudović Reels

Dir. Milla Turajlić; Sérvia, França; 94’; 2022

Idioma: Sérvio, Inglês, Francês, Árabe

Classificação: 14 anos

Sinopse: Uma viagem ao início do projeto Terceiro Mundo, baseado em rolos inéditos de Stevan Labudović, cinegrafista do presidente iugoslavo Tito. Ciné-Guerrillas mergulha na batalha midiática que ocorreu durante a guerra pela independência na Argélia, em que o cinema foi usado como arma política contra o colonialismo.

18/04 (TERÇA-FEIRA)

 

14H30

CURTAS BRASILEIROS [PROGRAMA 1] – total 74’

 

  • Todavia sinto (SP)

 

I Still Feel

Dir. Evelyn Santos; Brasil; 9’; 2022

Sinopse: Sentir, Descobrir e Decidir: Sensações de uma gravidez. Um corpo imerso que agora se transforma.

 

  • Retratos de Piratininga (SP)

 

Portraits of Piratininga

Dir. André Manfrim; Brasil; 17’; 2023 

Sinopse: A região do centro velho de São Paulo é povoada por estátuas e monumentos empenhados em fazer lembrar da história religiosa da cidade. Convivendo com a vida cotidiana da Praça da Sé, ali estão José de Anchieta, Apóstolo Paulo, que nomeia a cidade, e Tibiriçá, indígena convertido ao cristianismo. O que esses corpos nos contam sobre o passado e sobre o presente?

 

 

  • Materialismo Histórico da Flecha Contra o Relógio (SP)

 

The Historical Materialism of the Arrow against the Clock

Dir. Carlos Adriano; Brasil; 26’; 2023 

Sinopse: Um cinepoema baseado nas Teses I e XV de “Sobre o conceito de história” (1940) de Walter Benjamin (1892-1940). “Realidades distantes” (conceito cunhado pelo poeta Pierre Reverdy) se aproximam: imagens dos povos indígenas brasileiros em registros de 1917 e 1922 e em manifestações antifascistas de 2022; imagens da causa palestina em 1948 e em 2022; tiros contra o relógio disparados por revolucionários franceses em julho de 1830 e flechas contra o relógio (comemorativo dos 500 anos do descobrimento) disparadas pelos povos originários brasileiros em abril de 2000.

 

  • Cama Vazia (SP)

 

Empty Bed

Dir. Fábio Rogério, Jean-Claude Bernardet; Brasil; 5’; 2023 

Sinopse: A máquina de morte precisa manter sua longevidade para expandir e lucrar.

 

  • Mãri hi – A Árvore do Sonho (RR)

 

Mãri Hi – The Dream Tree

Dir. Morzaniel Ɨramari, Brasil; 17’; 2023 

Sinopse: Quando as flores da árvore Mari desabrocham surgem os sonhos. As palavras de um grande xamã conduzem uma experiência onírica através da sinergia entre cinema e sonho yanomami, apresentando poéticas e ensinamentos dos povos da floresta.

 

16H30

Humberto Mauro [PROGRAMA 3]

 

  • Engenhos e Usinas

 

Mills and Factories

Dir. Humberto Mauro, Brasil Brazil, 8’, 1955

Sinopse: Parte da série Brasilianas, mostra aspectos dos antigos engenhos de açúcar ao som de Engenho Novo e Coco Peneruê.

 

  • Humberto Mauro, Cinema é Cachoeira

 

Humberto Mauro, Cinema Is a Waterfall

Dir. André Di Mauro, Brasil Brazil, 90’, 2018  

Sinopse: O tributo a Humberto Mauro mostra sua vida através dos filmes. Apresenta uma narrativa cujo fio condutor é uma entrevista gravada nos anos 1960, onde Mauro manda mensagens para o futuro. O documentário expõe as incomuns soluções técnicas para fazer seus filmes e a luta diante das adversidades inerentes a seu pioneirismo.

 

19H00

Amando a Martha [Foco Latino-Americano]

Loving Martha

Dir. Daniela López Osorio; Colômbia, Argentina; 74’; 2022

Idioma: Espanhol

Classificação: 14 anos

Sinopse: Tendo se libertado da violência doméstica, sofrida durante 39 anos de casamento com seu ex-marido Armando, Martha pede à sua neta, Daniela, que está começando sua carreira de cineasta, para fazer um filme a partir das memórias pessoais, em que ela narra seu passado doloroso. E, apesar de ter conseguido se divorciar, durante 15 anos, a família continua a pressionar Martha a conviver com seu abusador.

19/04 (QUARTA-FEIRA)

 

14H30

CURTAS BRASILEIROS [PROGRAMA 2] – total 68’

 

  • BAMBAMBÃ (RJ)

 

Hotshot

Dir. Andréa França; Brasil; 12’; 2022

Sinopse: Bambambã retoma fragmentos do filme Terra Encantada (1923) que mostram a Exposição internacional do Centenário da Independência, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, em 1922. Para a construção da monumental exposição, o histórico morro do Castelo foi completamente demolido e seus habitantes expulsos de suas casas. Essa história é contada pelas imagens que restaram do filme e pelas fotografias de Augusto Malta e Guilherme Santos.

 

  • Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ (SC)

 

Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ

Dir. Barbara Pettres, Flávia Person, Walderes Coctá Priprá; Brasil; 25’; 2022 

Sinopse: Uma arqueóloga, um poeta, um pastor e kujá, uma professora e um cantor de rap remontam a história do seu povo, os Laklãnõ/Xokleng, habitantes do sul do Brasil: o tempo do mato, a quase extinção, a retomada da língua e cultura e o protagonismo político.

 

  • Ferro’s Bar (SP)

 

Ferro’s Bar

Dir. Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra, Rita Quadros; Brasil; 24’; 2022 

Sinopse: A partir de relatos de lésbicas frequentadoras do Ferro’s Bar, aborda-se um episódio central para a formação do movimento lésbico brasileiro no começo dos anos 1980: o “Levante do Ferro’s Bar”. O filme mostra como as lésbicas deixam de ser encontráveis apenas à noite, no interior de apartamentos, e se tornam um sujeito político que se ergue contra a censura a um dos maiores periódicos lésbicos da época: o ChanacomChana.

 

  • Aos Mortos, um Lugar para Habitar (CE)

 

For Those Who Stay

Dir. Victor Costa Lopes; Brasil; 7’; 2023 

Sinopse: Examinar arquivos é remontar o remanescente, em um ritual de ressurreição da vida.

 

16H30

Favela do Papa

Pope’s Favela

Dir. Marco Antonio Campos Pereira; Brasil; 76’; 2022

Idioma: Português

Classificação: Livre

Sinopse: O movimento de resistência dos moradores da Favela do Vidigal contra a ordem de remoção, capítulo importante da história do Rio de Janeiro, na década de 1970. A vitória popular, após três anos de luta, foi coroada com a visita do Papa João Paulo II à favela, em 1980. Esse episódio foi determinante para o fim da política de remoção em grande escala posta em prática pelos governos estaduais na década de 1960.

 

19H00

Beleza Silenciosa [Foco Latino-Americano]

Belleza Silenciosa

Silent Beauty

Dir. Jasmín Mara López; EUA, México, Malta; 88’; 2022

Idioma: Espanhol e Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Uma história pessoal move e a diretora Jasmin López a filmar o processo de cura do abuso sexual que sofreu quando criança nas mães de seu avô, Gilberto, há quase trinta anos. Ao compartilhar seu trauma, Jasmin descobre que gerações de crianças em sua família foram vítimas do mesmo abuso. É um filme sobre confrontar e aceitar verdades difíceis e, ao mesmo tempo, encontrar beleza no processo.

20/04 (QUINTA-FEIRA)

 

14H30

Confissões de um Cinema em Formação [Clássicos]

Confessions of a Developing Cinema

Dir. Eugenio Puppo; Brasil; 96’; 2022

Idioma: Português

Classificação: 14 anos

Sinopse: O surgimento de alguns dos primeiros cursos de cinema no Brasil e o papel deles no desenvolvimento do cinema nacional. Com materiais de arquivo e histórias de professores e alunos, o documentário apresenta iniciativas que buscam formar  novas gerações de realizadores.

 

16H30

Rua Aurora – Refúgio de Todos os Mundos [O Estado das Coisas]

Aurora Street – Refuge of All Worlds

Dir. Camilo Cavalcante; Brasil; 96’; 2023

Idioma: Português

Classificação: 18 anos

Sinopse: Na cidade de São Paulo, o filme acompanha pessoas de mundos diferentes que habitam uma mesma rua, no centro esquecido da metrópole, onde a vida pulsa de forma latente e se reconstrói a cada dia.

 

19H00

Hot Club de Montevideo  [Foco Latino-Americano]

Hot Club of Montevideo

Dir. Maximiliano Contenti; Uruguai; 83’; 2022

Idioma: Espanhol

Classificação: 14 anos

Sinopse: A trajetória do Hot Club de Montevideo, a instituição de jazz mais antiga da América Latina, que sobrevive até hoje. A narrativa é construída a partir dos depoimentos, das anedotas, das histórias de vida e da reunião de muitos de seus membros mais antigos.

 

PROGRAMAÇÃO ONLINE

24/04 A 30/04
Itaú Cultural Play (Competição Brasileira de Curta-Metragem)
https://www.itauculturalplay.com.br/

Aos Mortos, um Lugar para Habitar (CE)

For Those Who Stay

Dir. Victor Costa Lopes; Brasil; 7’; 2023 

Sinopse: Examinar arquivos é remontar o remanescente, em um ritual de ressurreição da vida.

 

BAMBAMBÃ (RJ)

Hotshot

Dir. Andréa França; Brasil; 12’; 2022

Sinopse: Bambambã retoma fragmentos do filme Terra Encantada (1923) que mostram a Exposição internacional do Centenário da Independência, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, em 1922. Para a construção da monumental exposição, o histórico morro do Castelo foi completamente demolido e seus habitantes expulsos de suas casas. Essa história é contada pelas imagens que restaram do filme e pelas fotografias de Augusto Malta e Guilherme Santos.

 

Cama Vazia (SP)

Empty Bed

Dir. Fábio Rogério, Jean-Claude Bernardet; Brasil; 5’; 2023 

Sinopse: A máquina de morte precisa manter sua longevidade para expandir e lucrar.

 

Mãri hi – A Árvore do Sonho (RR)

Mãri Hi – The Dream Tree

Dir. Morzaniel Ɨramari, Brasil; 17’; 2023 

Sinopse: Quando as flores da árvore Mari desabrocham surgem os sonhos. As palavras de um grande xamã conduzem uma experiência onírica através da sinergia entre cinema e sonho yanomami, apresentando poéticas e ensinamentos dos povos da floresta.

Retratos de Piratininga (SP)

Portraits of Piratininga

Dir. André Manfrim; Brasil; 17’; 2023 

Sinopse: A região do centro velho de São Paulo é povoada por estátuas e monumentos empenhados em fazer lembrar da história religiosa da cidade. Convivendo com a vida cotidiana da Praça da Sé, ali estão José de Anchieta, Apóstolo Paulo, que nomeia a cidade, e Tibiriçá, indígena convertido ao cristianismo. O que esses corpos nos contam sobre o passado e sobre o presente?

 

Todavia sinto (SP)

I Still Feel

Dir. Evelyn Santos; Brasil; 9’; 2022

Sinopse: Sentir, Descobrir e Decidir: Sensações de uma gravidez. Um corpo imerso que agora se transforma.

Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ (SC)

Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ

Dir. Barbara Pettres, Flávia Person, Walderes Coctá Priprá; Brasil; 25’; 2022 

Sinopse: Uma arqueóloga, um poeta, um pastor e kujá, uma professora e um cantor de rap remontam a história do seu povo, os Laklãnõ/Xokleng, habitantes do sul do Brasil: o tempo do mato, a quase extinção, a retomada da língua e cultura e o protagonismo político.

Os curtas estarão disponíveis de 24/04 (à 00h01) até 30/04 (às 23h59), sem limite de views, exceto “Mãri hi – A Árvore do Sonho”, que só ficará disponível por 48 horas começando em 24/04.

Para acessar qualquer conteúdo da plataforma, é necessário fazer um cadastro gratuito (restrito a pessoas que moram no Brasil e que tenham mais de 18 anos).

17 a 23 de abril
Sesc Digital (Foco Latino-Americano)
www.sescsp.org.br/etudoverdade

Amando a Martha [Foco Latino-Americano]

Loving Martha

Dir. Daniela López Osorio; Colômbia, Argentina; 74’; 2022

Idioma: Espanhol

Classificação: 14 anos

Sinopse: Tendo se libertado da violência doméstica, sofrida durante 39 anos de casamento com seu ex-marido Armando, Martha pede à sua neta, Daniela, que está começando sua carreira de cineasta, para fazer um filme a partir das memórias pessoais, em que ela narra seu passado doloroso. E, apesar de ter conseguido se divorciar, durante 15 anos, a família continua a pressionar Martha a conviver com seu abusador.

 

Beleza Silenciosa [Foco Latino-Americano]

Belleza Silenciosa

Silent Beauty

Dir. Jasmín Mara López; EUA, México, Malta; 88’; 2022

Idioma: Espanhol e Inglês

Classificação: 14 anos

Sinopse: Uma história pessoal move e a diretora Jasmin López a filmar o processo de cura do abuso sexual que sofreu quando criança nas mães de seu avô, Gilberto, há quase trinta anos. Ao compartilhar seu trauma, Jasmin descobre que gerações de crianças em sua família foram vítimas do mesmo abuso. É um filme sobre enfrentar e aceitar verdades difíceis e, ao mesmo tempo, encontrar beleza no processo.


Hot Club de Montevideo  [Foco Latino-Americano]

Hot Club of Montevideo

Dir. Maximiliano Contenti; Uruguai; 83’; 2022

Idioma: Espanhol

Classificação: 14 anos

Sinopse: A trajetória do Hot Club de Montevideo, a instituição de jazz mais antiga da América Latina, que sobrevive até hoje. A narrativa é construída a partir dos depoimentos, das anedotas, das histórias de vida e da reunião de muitos de seus membros mais antigos.