TOTALMENTE RESTAURADO, “O CANGACEIRO” TEM EXIBIÇÕES ESPECIAIS NO FIM DE SEMANA.

Um patrimônio importantíssimo do Cinema Brasileiro acaba de ser restaurado: o longa metragem O Cangaceiro, vencedor de dois prêmios no Festival de Cannes, e maior sucesso internacional de público de toda a história do nosso cinema, será a partir desta sexta-feira, 20 de maio, descoberto pelas novas gerações e redescoberto pelas antigas em cópia nova, graças a um cuidadoso processo de restauração fotoquímica e digital.

Segundo Patrícia di Filippi, Diretora Técnica e responsável pelo restauro na Cinemateca Brasileira, “foram realizadas as análises de todos os materiais disponíveis para o restauro e escolhidas todas as matrizes. Foi feita também a captura digital do som para o perfeito restauro do áudio”.
Mais importante até que a parte técnica, Patrícia destaca que “o restauro deve ser visto como a compreensão do todo da obra. Com o passar do tempo, o filme sofre mutilações de várias naturezas, e o empenho do restauro é exatamente chegar na obra original. O Cangaceiro, por exemplo, teve várias cópias, sendo necessário um estudo minucioso para a compreensão da obra como por inteiro”, finaliza.

Sobre o filme

O Cangaceiro foi produzido em 1953 pela Cinematográfica Vera Cruz, escrito edirigido por Lima Barreto, com diálogos de Rachel de Queiroz. Inspirado na figura mítica do cangaceiro Lampião, a obra ganhou dois prêmios no Festival de Cannes: Melhor Filme de Aventuras e Melhor Trilha Sonora, com a inesquecível “Olê muié rendeira” interpretada por Vanja Orico, com arranjos do maestro Gabriel Migliori e coro dos Demônios da Garoa.
Foi filmado em Vargem Grande do Sul, interior do estado de São Paulo.
Distribuído pela Columbia, é o filme brasileiro de maior sucesso internacional de todos os tempos, vendido para mais de 80 países. Só na França, ficou dois anos em cartaz.

Ficha técnica:
O Cangaceiro
105 minutos
Roteiro e Direção: Lima Barreto
Produção: Cid Leite da Silva
Trilha sonora: Gabriel Migliori
Fotografia: Chick Fowle
Figurino: Caribé e Pierino Massenzi
Edição: Giuseppe Baldacconi, Lúcio Braun e Oswald Hafenrichter

Elenco:

Alberto Ruschel – Teodoro
Marisa Prado – Olívia
Milton Ribeiro – Galdino
Vanja Orico – Maria Clódia
Adoniran Barbosa – Mané Mole
Antonio V. Almeida
Heitor Barnabé
Horácio Camargo
Ricardo Campos
Antônio Coelho

O projeto de restauração de O Cangaceiro é uma iniciativa da Film & Arts em parceria com a Cinematográfica Vera Cruz e em cooperação com a Cinemateca Brasileira. Captação de recursos através do PROAC da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e com apoio da Alexa Filmes e da JLS Facilidades Sonoras.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

20.05 | SEXTA
SALA CINEMATECA BNDES
20h30 O CANGACEIRO

21.05 | SÁBADO
SALA CINEMATECA BNDES
18h30 O CANGACEIRO

22.05 | DOMINGO
SALA CINEMATECA BNDES
16h00 O CANGACEIRO

Classificação indicativa: 14 anos

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – SP
próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)