TRÊS ESTREIAS NÃO TIRAM O COMANDANTE SULLY DA LIDERANÇA.

Por Wanda de Andrade.  

Três estreias destinadas a três público diferentes – Bruxa de Blair, O Bebê de Bridget Jones e Snowden – não foram capazes de tirar Sully: O Herói do Rio Hudson da liderança das bilheterias do fim de semana.

Qualquer uma delas poderia ter sido considerada um rival à altura do filme de Tom Hanks, mas não foi o que aconteceu. Sully: O Herói do Rio Hudson perdeu somente 37,2 % da bilheteria, faturando US$ 22 milhões, totalizando US$ 70,54 milhões em 10 dias, o que coloca o filme do heroico piloto civil 34,5 % à frente dos US$ 52,4 milhões de Capitão Phillips, também com Hanks, e 48,6 % à frente dos US$ 47,4 milhões faturados por O Voo, com Denzel Washington, à mesma altura.

Aliás todos os filmes da semana tiveram boa sustentação, muitas vezes depois de estreias decepcionantes. A exceção foi When the Bough Breaks, que perdeu 61%, o que não seria ruim para um filme de terror se já não tivesse tido uma estreia tão fraca.

Na segunda posição estreou Bruxa de Blair, uma continuação de A Bruxa de Blair, de 1999, com US$ 9,65 milhões. Ficou abaixo das expectativas dado à popularidade da franquia, faturando apenas um quinto do filme original, que estreou com US$ 49,7 milhões. A bilheteria da abertura equivaleu também a menos da metade dos US$ 21,2 milhões faturados na estreia pela continuação A Bruxa de Blair2: O Livro das Sombras. Como custou somente US$ 5 milhões não será um desastre financeiro.

A comédia romântica da Universal, O Bebê de Bridget Jones, ficou na 3ª posição com US$ 8,24 milhões. O terceiro filme de Renée Zellweger no papel da atrapalhada Bridget Jones chega com uma diferença de quinze anos para o primeiro filme e 12 anos para o segundo. Praticamente desconhecido do público jovem, faturou muito menos na estreia do que O Diário de Bridget Jones e Bridget Jones: No Limite da Razão.

O techno thriller Snowden estreou na 4ª posição com US$ 8,02 milhões. A história real do membro da NSA (National Security Agency – Agência de Segurança Nacional dos EUA) Edward Snowden, que revelou e-mails secretos do governo, não foi capaz de superar as críticas ruins, mesmo que o assunto tenha voltado à baila na véspera do lançamento, quando o U.S. House Intelligence Committee soltou um relatório recomendando ao presidente Obama que não perdoasse o delator.

Os dois filmes de animação em cartaz, As Aventuras de Robinson Crusoé e Kubo e as Cordas Mágicas perderam menos de 25% da bilheteria.

Esquadrão Suicida perdeu apenas 17,7% da bilheteria em seu sétimo fim de semana e já totaliza US$ 313,7 milhões em casa, US$ 405,1 milhões no exterior e US$ 718,8 milhões globais.

Tendo aparentemente contribuído para o mau desempenho de Bruxa de Blair, O Homem nas Trevas teve uma queda de somente 32% na quarta semana e ficou na quarta posição depois de faturar US$ 5,6 milhões. Totaliza US$ 75,3 milhões na bilheteria doméstica e US$ 107 milhões globais com um orçamento de apenas US$ 10 milhões.

Enquanto isto, Pets: A Vida Secreta dos Bichos cruzava os US$ 800 milhões globais, que já dão direito a uma continuação. A produção é do Illumination, estúdio de animação que assina também a série Meu Malvado Favorito e lança no Natal Sing: Quem Canta Seus Males Espanta, sobre um coala que organiza um concurso de talentos nos moldes de American Idol, e foi muito aplaudido no último festival de Toronto.

Os top 10 do fim de semana totalizaram US$ 70,94 milhões, isto é 29,5 % menos do que os US$ 100,71 milhões somados no fim de semana passado, e 37,0 % menos do que os US$ 112,67 milhões somados pelas 10 maiores bilheterias do mesmo fim de semana do ao passado, quando Maze Runner: Prova de Fogo liderou as bilheterias. Este foi o pior fim de semana desde o fim de semana de 11 a 13 de dezembro do ano passado, quando a única estreia foi No Coração do Mar, que naufragou com US$ 11 milhões. Embora neste fim de semana fossem três estreias, as três destinavam-se a três público distintos, não se podendo dizer que houve canibalização.

No próximo fim de semana, estreiam Sete Homens e um Destino (Sony), com Denzel Washington em 3.600 salas e a animação Cegonhas (Warner Bros.) em mais de 3.800 salas.

Vejamos a semana.

 

As Top  10

  1. Sully: O Herói do Rio Hudson (Warner Bros.) – Está na 2ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou: US$ 22.000.000 (- 37%) em 3.525 salas (igual); MPS (média por sala): US$ 6.241: Totaliza: US$ 70.541.000

Com uma bilheteria US$ 22 milhões. Sully: O Herói do Rio Hudson perdeu apenas 37% de sua bilheteria no segundo fim de semana. Sua bilheteria já está em US$ 70,5 milhões, somente US$ 1,8 milhão atrás da bilheteria total de Ponte dos Espiões, filme anterior de Tom Hanks, indicado a seis Oscar e pelo qual ele ganhou o prêmio de ator coadjuvante.

 

  1. Bruxa de Blair (Blair Witch (Lionsgate) – ESTREIA – Nota CinemaScore: D+; Metacritic: 46; Faturou: US$ 9.650.000 em 3.121 salas; MPS: US$ 3.092; Totaliza: US$ 9.650.000

A Lionsgate produziu Bruxa de Blair por modestos US$ 5 milhões e exibiu o filme na feira Comic-Con para despertar a atenção sobre ele com o nome falso de The Woods. Acabou surpreendendo os fãs, que não tinham ideia de estar assistindo um novo filme da série Bruxa de Blair, mas com outros filmes de horror em cartaz como O Homem Nas Trevas e When the Bough Breaks sobrou pouco público para Bruxa de Blair. Para agravar, a continuação da franquia recebeu críticas nada favoráveis. A participação positiva no Rotten Tomatoes foi de apenas 37%, e no dia da estreia o público entrevistado pelo CinemaScore deu uma rara nota D+, o que não é um bom presságio. A participação do público foi de 56% de homens e 44% de mulheres, com 61% do total com mais de 25 anos.

 

  1. O Bebê de Bridget Jones (Bridget Jones’s Baby/Universal) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 60; Faturou: US$ 8.241.000 em 2.927 salas; MPS: US$ 2.815; Totaliza: US$ 8.241.000

O Bebê de Bridget Jones estreou em 2.927 salas com decepcionantes US$ 8,2 milhões. Os produtores esperavam uma abertura semelhante à de Casamento Grego 2, que abriu com US$ 17,8 milhões no início do ano. Infelizmente O Bebê de Bridget Jones não chegou aos US$ 10 milhões. Mas felizmente custou modestos US$ 35 milhões e deverá cobrir os custos graças ao mercado internacional onde abriu com US$ 30 milhões em 39 países.

O Bebê de Bridget Jones recebeu nota B+ na pesquisa CinemaScore e apelava principalmente para o público feminino com mais de 25 anos. 72% da audiência tinham mais de 35 anos com 79% sendo mulheres. Esta porcentagem é inferior aos 82% de mulheres que foram à estreia de Perfeita é a Mãe.

 

  1. Snowden (Open Road) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 58; Faturou: US$ 8.023.000 em 2.443 salas; MPS: US$ 3.284; Totaliza: US$ 8.023.000

Snowden estreou com US$ 8 milhões, embora fossem esperados US$ 10 milhões. O lado positivo foi que recebeu nota A na pesquisa CinemaScore. A melhor nota entre as estreias da semana.

Estrelado por Joseph Gordon-Levitt, Shailene Woodley, Zachary Quinto, Melissa Leo e Tom Wilkinson, Snowden custou US$ 40 milhões, bastante para um filme independente, e teve uma recepção calorosa no festival de Toronto, onde muitos acharam que o diretor Oliver Stone tinha voltado à antiga forma, já que seus últimos filmes como A Família Savage não atingiram o patamar de Platoon ou JFK.

Inegavelmente Snowden se saiu melhor do que a biografia de Julian Assange – O Quinto Poder, que fracassou com uma estreia de US$ 1,7 milhão em 2013.

Comparando com outro filme sobre um biografado também ligado à empresas de tecnologia, Snowden abriu 12,9 % à frente da bilheteria de estreia ano passado de Steve Jobs, estrelado por Michael Fassbender e Kate Winslet. E também à frente do documentário sobre o próprio Snowden, Citizenfour, que ganhou o Oscar de melhor documentário. Comparando, Citzenfour estreou em 105 salas e Snowden em 2.443.

 

  1. O Homem nas Trevas (Sony) – Está na 4ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 5.600.000 (-32%) em 3.208 salas (-176); MPS: US$ 1.746; Totaliza: US$ 75.329.000

 

  1. When the Bough Breaks (Sony) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 5.525.000 (-61%) em 2.246 salas (igual); MPS: US$ 2.460; Totaliza: US$ 22.698.000

 

  1. Esquadrão Suicida (Warners Bros.) – Está na 7ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 4.710.000 (-18%) em 2.740 salas (-363); MPS: US$ 1.719; Totaliza: US$ 313.782.000

Com uma queda de apenas 18%, Esquadrão Suicida continua a impressionar e deverá sobreviver por muito tempo mais.

 

  1. As Aventuras de Robinson Crusoé (Lionsgate) – Está na 2ª semana e caiu da 5ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 2.650.000 (-21%) em 2.493 salas (igual); MPS: US$ 1.063; Totaliza: US$ 6.664.000

 

  1. Kubo e as Cordas Mágicas (Focus) – Está na 5ª semana e caiu da 6ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 2.509.000 (-24%) em 1.757 salas (-578); MPS: US$ 1.428; Totaliza: US$ 44.241.000

 

  1. Meu Amigo. O Dragão (Disney) – Está na 6ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 2.041.000 (-34%) em 1.948 salas (-737); MPS: US$ 1.048; Totaliza: US$ 72.806.000

 

As independentes

As três principais estreias no circuito independente nos EUA foram:

The Beatles: Eight Days a Week – The Touring Years” (Abramorama) – Nota Metacritic: 72. Faturou US$ 615.632 em 88 salas; MPS: US$ 7.243; Totaliza: US$ 772.467

O documentário The Beatles: Eight Days a WeekThe Touring Years estreou em 88 cinemas ao mesmo tempo em que foi disponibilizado para streaming no site Hulu. Faturou US$ 615.632 com uma MPS de US$ 7.243. A direção deste documentário, feito com imagens de arquivo de shows, entrevistas e bastidores dos quatro anos iniciais do grupo, é de Ron Howard, mais um diretor premiado com o Oscar e se aventurar no gênero.

Hillsong – Let Hope Rise (PureFlix) – Nota Metacritic: 47. Faturou US$ 1.300.000 em 816 salas; MPS: US$ 1.593

Ficando na 13ª posição entre as maiores bilheterias do fim de semana, Hillsong: Let Hope Rise faturou US$ 1,3 milhão em 816 salas com uma ótima MPS. As expectativas eram de que pudesse ficar entre as Top 10, com uma bilheteria de estreia de cerca de US$ 2,5 milhões, mas embora o público gostasse do filme e tenha dado nota A na pesquisa CinemaScore, o filme só atingiu um público saudosista, não interessando aos mais jovens.

 

Mr. Church (Freestyle) – Nota Metacritic: 37; Esteve nos festival de Tribeca 2016. Faturou US$ 407.151 em 354 salas; MPS: US$ 1.150

Eddie Murphy se arriscou no circuito independente num raro papel dramático, mas recebeu críticas mornas no festival de Tribeca e na estreia, as quais se refletiram na bilheteria. Não deve chegar a US$ 1 milhão.

 

As Internacionais

O Bebê de Bridget Jones pode ter se saído mal nos EUA, mas foi a maior bilheteria internacional do fim de semana. Faturou US$ 29,9 milhões em 39 países e ficou na 1ª posição em 34 deles.

Os filmes anteriores da série Bridget Jones tiveram entre 75-85% de sua receita provenientes do exterior. O que parece vai se repetir com O Bebê de Bridget Jones. O filme estreou na 1ª posição no Reino Unido e Irlanda onde faturou US$ 11,3 milhões, a maior estreia de uma comédia romântica no Reino Unido e a maior abertura do mês de setembro no país. Bridget estreou também na 1ª posição na Austrália com US$ 4,2 milhões, na Holanda com US$ 1,9 milhão e na Espanha com US$ 1,7 milhão. Estreou na 2ª posição na Rússia, com US$ 1,4 milhão.

Na 2ª posição internacional ficou Sully: O Herói do Rio Hudson com US$ 7 milhões em 44 países totalizando US$ 23,4 milhões internacionais e US$ 93,9 milhões globais.

O filme de ação sul coreano The Age of Shadows ficou na 3ª posição com US$ 21,5 milhões e A Chinese Odyssey Part Three: The End ficou na 4ª, com US$ 17,3 milhões.

Na 5ª posição Internacional ficou Bruxa de Blair, que estreou em 27 países, faturando US$ 4,9 milhões totalizando US$ 14,5 milhões globais. Reino Unido e Brasil lideraram as bilheterias com US$ 1,5 milhão e US$ 1,2 milhão respectivamente.

Embora tenha fracassado nos EUA, Ben-Hur vem crescendo no exterior, tendo faturado US$ 11,3 milhões, acima dos US$ 8,3 milhões arrecadados na semana passada e acima também dos US$ 10,7 milhões da estreia. Totaliza US$ 54.9 milhões internacionais e US$ 80,9 milhões globais.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Sully: O Herói do Rio Hudson $22.000.000 $70.541.351
2 Bruxa de Blair $9.650.000 $9.650.000
3 O Bebê de Bridget Jones $8.240.715 $8.240.715
4 Snowden $8.023.329 $8.023.329
5 O Homem nas Trevas $5.600.000 $75.328.781
6 When The Bough Breaks $5.525.000 $22.697.732
7 Esquadrão Suicida $4.710.000 $313.782.332
8 As Aventuras de Robinson Crusoé $2.650.000 $6.664.269
9 Kubo e as Cordas Mágicas $2.509.000 $44.240.974
10 Meu Amigo, O Dragão $2.041.000 $72.805.525
Fonte: Rentrak/Comscore