ÚLTIMO FIM DE SEMANA PARA VER OS BRITÂNICOS GENIAIS NA CINEMATECA. GRÁTIS.

Termina neste domingo, 28/05, a Mostra Cinema Novo Britânico, que está trazendo excelentes trabalhos de Lindsay Anderson, Ken Loach, Tony Richardson, John Schlesinger e Joseph Losey – entre outros – nomes que fundaram e desenvolveram este que é um dos movimentos mais importantes entre os chamados “cinemas novos” que revolucionaram os anos 1950 e 60.

Ainda dá tempo de ver – gratuitamente – os seguintes filmes:

 

26 DE MAIO, SEXTA-FEIRA

17h, na sala Grande Otelo

Se… | If…

Reino Unido, 1968, 111 min, cor, 14 anos

Direção: Lindsay Anderson

19h, na sala Grande Otelo

Tudo começou num sábado | Saturday Night and Sunday Morning

Reino Unido, 1960, 89 min, p&b, 18 anos

Direção: Karel Reisz

Elenco: Albert Finney, Shirley Anne Field, Rachel Roberts, Hylda Baker, Norman Rossington

Sinopse: Um jovem operador de torno mecânico trabalha em uma fábrica à contragosto e passa seus finais de semana bebendo e jogando. Ele vive em relacionamentos com duas mulheres, sendo que uma delas é casada com seu colega de trabalho e está grávida de seu filho e a outra exige que haja um compromisso sério.

Comentários: Uma adaptação do romance homônimo de 1958, escrito por Alan Sillitoe, quem também escreveu o roteiro do filme. A obra apresenta um traço comum nos kitchen sink dramas que é a presença de jovens homens furiosos da classe trabalhadora, que se rebelam contra o sistema de opressões. Em 1999, British Film Institute – BFI, colocou a obra na posição de 14º na lista dos 100 melhores filmes britânicos.

 

27 DE MAIO, SÁBADO

 

14h, na sala Grande Otelo

FILME SURPRESA

 

18h, na sala Grande Otelo

Up the Junction

Reino Unido, 1965, 75 min, p&b, 16 anos

Direção: Ken Loach

Elenco: Carol White, Geraldine Sherman, Vickery Turner, Tony Selby, Michael Standing, Ray Barron

Sinopse: Três mulheres operárias no sul de Londres na década de 1960 lidam com família, amizade, romance, sexo e aborto.

Comentários: O quarto episódio da terceira temporada do programa de TV da BBC The Wednesday Play. Controverso, o episódio foi assistido por quase 10 milhões e a BBC recebeu mais de 400 reclamações sobre sua representação de aborto.

20h, na sala Grande Otelo

Título: Cathy Come Home

Reino Unido1966, 75 min, p&b, 16 anos

Direção: Ken Loach

Elenco: Carol White, Ray Brooks, Winifred Dennis, Wally Patch

Sinopse: Um jovem casal enfrenta problemas financeiros devido ao rígido e problemático sistema de bem-estar de seu país.

Comentários: O sétimo episódio da quinta temporada do programa de TV da BBC The Wednesday PlayCathy Come Home foi votado o melhor drama pelo BFI100 de Televisão Britânica em 2000.

 

28 DE MAIO, DOMINGO

 

14h, na sala Grande Otelo

FILME SURPRESA

 

18h, na sala Grande Otelo

Kes

Reino Unido, 1969, 110 min, cor, 12 anos

Direção: Ken Loach

Elenco: David Bradley, Brian Glover, Freddie Fletcher, Lynne Perrie, Colin Welland

Sinopse: Um menino de uma família de classe baixa e problemática sofre abusos e humilhações em casa e na escola. Ele consegue fugir dessa dura realidade quando encontra um pequeno falcão e decide treiná-lo.

Comentários: Um dos primeiros filmes de Ken Loach, seu sucesso de público no Reino Unido é atribuído à divulgação boca a boca. Algumas cenas foram dubladas para o lançamento do filme nos EUA devido à dificuldade de entender o dialeto Yorkshire dos atores.

20h, na sala Grande Otelo

O pranto de um ídolo | This Sporting Life

Reino Unido, 1963, 134 min, p&b, 16 anos

Direção: Lindsay Anderson

Elenco: Richard Harris, Rachel Roberts, Alan Badel

Sinopse: Frank Machin é um minerador ambicioso que consegue se tornar uma estrela de rúgbi no time dirigido por seu chefe. Apesar do sucesso no campo, ele sente um vazio crescente em sua vida enquanto sua angústia interior começa a se materializar através da agressão e brutalidade. Ele tenta então conquistar uma mulher na esperança de encontrar uma razão para viver.

Comentários: Primeiro longa-metragem de um dos maiores nomes do Free Cinema, movimento cinematográfico ligado ao gênero documental surgido na Inglaterra em meados da década de 1950. O Pranto de um Ídolo é baseado em um romance homônimo escrito em 1960 por David Storey. O filme impulsionou enormemente a carreira do diretor e do ator estreante, Richard Harris, que ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes de 1963.

Cinemateca Brasileira

Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana

Horário de funcionamento

Espaços públicos: de segunda a segunda, das 08 às 18h

Salas de cinema: conforme a grade de programação.

Biblioteca: de segunda a sexta, das 10h às 17h, exceto feriados

Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes)

Sala Oscarito (104 lugares)

Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão