“UM LUGAR SILENCIOSO” FAZ BARULHO NAS BILHETERIAS DOS EUA.

por Wanda de Andrade.

 

Um Lugar Silencioso, filme de terror de John Krasinski já em cartaz no Brasil, estreou na primeira posição.

Com menos de três minutos de diálogos, esperava-se que Um Lugar Silencioso, filme estrelado por Krasinski e Emily Blunt, sua mulher na vida real, faturasse em torno de US$ 30 milhões, mas o filme surpreendeu, e arrecadou US$ 50 milhões. Depois de estrear com sucesso o festival South by Southwest (SXSW), um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia que acontece normalmente em março em Austin, Texas, recebeu a rara nota 93% no site Rotten Tomatoes e o boca a boca fez o filme disparar.

Foi uma das maiores bilheterias de estreia de um filme de terror com censura 18 anos, ficando atrás apenas do sucesso do ano passado, It – A Coisa (US$ 123,4 milhões). Se saiu melhor do que outros sucessos de 2017 como Corra e Fragmentado, que estrearam com US$ 3,3 milhões e US$ 40 milhões respectivamente, e fecharam com US$ 176 milhões e US$ 138 milhões nas bilheterias domésticas. Somando – se a nota B+ na pesquisa Cinemascore (a mesma de It- A Coisa e Fragmentado), e Um Lugar Silencioso deverá ser uma das grandes bilheterias do ano.

Com um orçamento mínimo para os padrões hollywoodianos (US$ 17 milhões), especialmente se comparado com Círculo de Fogo: A Revolta (US$ 150 milhões) e Tomb Raider: A Origem (US$ 94 milhões) e que terão dificuldade para ultrapassar os US$ 60 milhões, Um Lugar Silencioso promete ser também um sucesso financeiro.

Estreou no mercado internacional na 2ª posição, faturando US$ 21 milhões em 40 países. Somando-se à bilheteria doméstica de US$ 50 milhões totaliza US$ 71 milhões globais, dos quais US$ 1,9 milhão foi arrecadado no fim de semana de estreia no Brasil.

 

Outra estreia da semana foi Não Vai Dar (Blockers) que estreou com US$ 21,4 milhões em 3.379 cinemas, a melhor estreia de uma comédia 18 anos desde Viagem das Garotas (Girls Trip) que faturou US$ 31 milhões no verão de 2017.  Recebeu nota B na pesquisa CinemaScore, e 83% Rotten Tomatoes, e teve uma estreia semelhante à de A Noite do Jogo, que estreou com US$ 17 milhões em fevereiro e fechou com US$ 67 milhões. O público foi praticamente dividido entre homens e mulheres (49% e 51%) e era um pouco mais velho com 56% deles tendo mais de 25 anos.

No exterior, Não Vai Dar faturou US$ 3,2 milhões em 15 países, totalizando US$ 32,1 milhões globais.

 

Chappaquiddick estreou na 7ª posição com uma bilheteria de US$ 6,2 milhões, correspondendo às expectativas. Baseado no acidente de automóvel envolvendo o senador Ted Kennedy no qual morreu sua assistente Mary Jo Kopechne, o drama recebeu críticas positivas (80% no Rotten Tomatoes) e um B na pesquisa CinemaScore, mas enfrentou dois filmes de apelo mais popular que também receberam boas críticas. Estreando 1.560 salas, com uma média por sala de US$ 3.974, atraiu um público também mais velho com 35 % dele com idade acima de 55 anos.

 

Caindo para a 2ª posição, o líder da semana passada, Jogador Nº 1, se manteve bem com US$ 25 milhões, com uma queda de 40% em relação a sua estreia com US$ 41,7 milhões na semana passada, totalizando US$ 96,9 milhões em 10 dias de exibição. Trajetória semelhante teve Minority Report – A Nova Lei, também de Steven Spielberg, que abriu com US$ 35.6 milhões e caiu menos de 40% no 2º fim de semana, fechando com US$ 132 milhões em casa, embora os ingressos fossem bem mais baratos. Jogador Nº 1 parece estar seguindo trajetória semelhante, esperando-se que encerrar a exibição entre US$ 150-US$ 160 milhões, se continuar com boa sustentação.

Internacionalmente, Jogador Nº 1 faturou US$ 81,7 milhões, com US$ 42 milhões vindos da China. Totaliza US$ 161,3 milhões no país. Já ultrapassou a marca dos US$ 300 milhões e nesta quarta deverá atingir os US$ 400 milhões, tendo terminado o fim de semana com US$ 391,3 milhões globais.

 

Caindo somente uma posição, Pantera Negra ficou na 4ª posição com US$ 8.4 milhões. Totalizando US$ 665,4 milhões em casa, já ultrapassou Titanic e se tornou a 3ª maior bilheteria doméstica. Só está atrás de Star Wars: O Despertar da Força e Avatar.

 

Eu Só Posso Imaginar continua a impressionar. Faturou US$ 8,3 milhões e ficou na 5ª posição. Totalizando US$ 69 milhões. Abriu para mais salas no fim de semana e perdeu somente 20% da bilheteria. Está se aproximando de O Céu é de Verdade, drama religioso de 2014 que faturou US$ 75,7 milhões à mesma altura, fechando com mais de US$ 91 milhões em casa.

 

Tyler Perry’s Acrimony perdeu quatro posições e ficou na 6ª colocação com uma bilheteria de US$ 8 milhões no último fim de semana, depois de ter faturado US$ 17,1 milhões no fim de semana de estreia. O suspense psicológico, estrelando Taraji P. Henson, totaliza US$ 31,3 milhões em 10 dias, um ótimo resultado para um filme que custou somente US$ 20 milhões.

 

Ficando na 8ª posição, Sherlock Gnomes e o Mistério do Jardim faturou US$ 5,6 milhões em seu terceiro fim de semana, totalizando US$ 33,8 milhões. Embora a comédia animada esteja tendo uma sustentação melhor do que o filme anterior Gnomeo e Julieta, sua bilheteria não corresponde. Gnomeu, que estreou muito melhor com US$ 25,3 milhões a esta altura já havia faturado duas vezes mais (US$ 74,3 milhões).

 

Entre as continuações, Ilha dos Cachorros, de Wes Anderson, subiu para a 10ª posição depois de abrir para 554 salas em seu terceiro fim de semana e faturar US$ 4,5 milhões totalizando US$ 12 milhões.

 

Também no 3º fim de semana, Círculo de Fogo: A Revolta faturou US$ 4.910.000 totalizando US$ 54.920.060. Em compensação, arrecadou US$ 12,35 milhões em 66 países. Até o momento, faturou US$ 98,2 milhões na China, totalizando US$ 212,1 milhões no mercado internacional, e US$ 267 milhões globais.

 

Estreando fora das Top 10, The Miracle Season, baseado em fatos reais, conta o drama de um time escolar de voleibol que tem que seguir em frente e ganhar o campeonato estudantil depois da trágica morte de sua treinadora. Mas não conseguiu nenhuma vitória nas bilheterias. Faturou US$ 4,1 milhões em 1.707 salas depois de receber as piores críticas da semana. Mas o público gostou, e deu nota A na pesquisa Cinemascore.

 

Entre as estreias independentes, You Were Never Really Here, de Lynne Ramsay, fez a fantástica média por sala de US$ 43.304 em sua estreia em três cinemas em cinemas de Nova York e Los Angeles. Estrelado por Joaquin Phoenix, o filme é uma produção da Amazon Studios e recebeu 87% de críticas positivas no Metacritic.

 

Estreando em quatro salas, Lean on Pete, do diretor inglês Andrew Haigh, faturou US$ 50.000 com uma média por sala de US$ 12.530. Estrelando Charley Plummer, Chloé Sevigni e Steve Buscemi, recebeu 90% de Tomate Frescos no Rotten Tomatoes.

 

No geral, foi um bom fim de semana para os estúdios e o público. Nos EUA, o faturamento subiu mais de 36% em relação ao mesmo fim de semana do ano passado, mas as bilheterias anuais de 2018 estão 2,1% atrás das de 2017 à mesma altura.

Mas a semana não parou de surpreender.

 

A MPAA – Motion Picture Association of America, a associação dos grandes estúdios norte-americanos, resolveu incluir em seu relatório anual sobre a indústria cinematográfica os gastos com entretenimento doméstico (home vídeo). Até o ano passado somente o faturamento com salas de cinema era considerado. E há um bom motivo para isto, já que a assinatura de serviços de transmissão digital cresceu exponencialmente e as vendas de ingressos e DVDs encolheu.

 

Em 2017, a receita global da indústria cinematográfica de Hollywood atingiu US$ 88.4 bilhões. O entretenimento doméstico digital, incluindo a streaming de filmes subiu 31% no ano, atingindo o total de US$ 32,1 bilhões, enquanto o entretenimento doméstico físico caiu 15 % totalizando US$ 15,7 bilhões. Graças ao formato digital, que teve um crescimento de 161% em cinco anos, o total dos gastos com entretenimento doméstico cresceu 11 % e chegou a US$ 47,8 bilhões.

 

O Contador, com Ben Affleck, foi o filme mais solicitado por streaming, seguido Moana e Mulher Maravilha que também foram sucesso de bilheteria.

 

O mercado internacional seguiu o norte-americano. O gasto com encomendas por streaming no mundo todo foi US$ 18,5 bilhões, 41 % acima de 2016, enquanto a venda de suportes físicos (DVD e Blu Ray) caíram 16 % (US$ 8,9 bilhões).

 

Confirmando os dados divulgados pela indústria em janeiro, a bilheteria total norte-americana foi US$ 11,1 bilhões, 2% menos do que 2016, enquanto o público foi o mais baixo em 22 anos. A bilheteria internacional totalizou US$ 29,5 bilhões, um aumento de 7%, graças à China cuja bilheteria subiu quase 20% e faturou US$ 7,9 bilhões.  O faturamento global da indústria subiu 5 %, chegando a US$ 40,6 bilhões.

 

Mais de três quartos da população norte-americana, ou seja, 263 milhões de pessoas, foram ao cinema pelo menos uma vez em 2017, e um espectador padrão comprou 4,7 ingressos, divididos igualmente entre homens e mulheres.

 

No próximo fim de semana estreiam Borg vs. McEnroe já exibido no Brasil; Rampage: Destruição Total, da Warner estrelando Dwayne Johnson; a animação Sgt. Stubby: An American Hero e mais um filme de terror: Verdade ou Consquência.

 

Vejamos a semana que passou.

 

 

 

As Top 10

 

  1. Um Lugar Silencioso (Paramount) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 82; Orçamento: US$ 17 milhões Faturou: US$ 50.000.000 em 3.508 salas; MPS (média por sala): US$ 14.252; Totaliza: US$ 50.000.000

 

  1. Jogador Nº 1 (Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou: US$ 25.060.000 (-40%) em 4.234 salas (igual); MPS: US$ 5.919; Totaliza: US$ 96.921.000

 

  1. Não Vai Dar (Universal) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B; Metacritic: 694; Orçamento: US$ 21 milhões Faturou:

US$ 21.439.000 em 3.779 salas; MPS: US$ 6.345; Totaliza: US$ 21.439.000

 

  1. Pantera Negra (Disney) – Está na 8ª semana e caiu da 3ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 8.430.000 (-27%) em 2.747 salas (-241); MPS: US$ 3.069; Totaliza: US$ 665.356.000

 

  1. Eu Só Posso Imaginar (Roadside Attractions) – Está na 4ª semana e manteve a 5ª colocação. Faturou: US$ 8.537.000 (-20%) em 2.894 salas (+246); MPS: US$ 2.888; Totaliza: US$ 69.084.000

 

  1. Acrimony (Lionsgate) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 8.065.000 (-53%) em 2.066 salas (igual); MPS: US$ 4.020; Totaliza: US$ 31.350.000

 

  1. Chappaquiddick (Entertainment Studios) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B; Metacritic: 67; Orçamento: não revelado; Faturou: US$ 6.200.000 em 1.560 salas; MPS: US$ 3.974; Totaliza: US$ 6.200.000

 

  1. Sherlock Gnomes e o Mistério do Jardim (Paramount) – Está na 3ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou:

US$ 5.600.000 (-20%) em 2.733 salas (-929); MPS: US$ 2.049; Totaliza: US$ 33.898.000

 

  1. Círculo de Fogo: A Revolta (Universal) – Está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 9ª colocação. Faturou:

US$ 4.910.000 (-48%) em 2.627 salas (-1.081); MPS: US$ 1.869; Totaliza: US$ 54.919.000

 

  1. Ilha dos Cachorros (Fox Searchlight) – Está na 3ª semana e subiu da 11ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 4.600.000 (+56%) em 554 salas (+389); MPS: US$ 8.303; Totaliza: US$ 12.049.000.