UM OSCAR MENOS BRANCO.

Por Wanda de Andrade.

M. Night Shyamalan emplacou seu segundo sucesso seguido com Fragmentado, que faturou quatro vezes mais do que seu orçamento de US$ 10 milhões. O suspense de terror ultrapassou todas as expectativas, que chegavam no máximo a US$ 35 milhões. Estrelado por James McAvoy como um sequestrador com 24 personalidades diferentes, Fragmentado foi muito ajudado por uma boa estratégia de marketing e pela época em que estreou praticamente sem concorrência de outras estreias.

 

Mas o mercado global pertenceu a Vin Diesel, que traz de volta seu personagem Xander Cage em   xXx: Reativado e faturou US$ 20.000 em casa e US$ 50,5 milhões no exterior, totalizando US$ 70,5 milhões globais.

 

Fonte de Poder estreou em 1.115 salas e faturou US$ 3,75 milhões, ficando na 9ª posição.

 

No circuito independente chegou   A Tartaruga Vermelha, da Sony Classics e a A24 abriu 20th Century Women com Anette Bening e Ellen Fanning de 20 para mais de 600 salas, confiante em uma indicação ao Oscar, que não aconteceu, para Annnette Bening.

 

Este ano, todos os indicados ao Oscar de melhor filme não podem ser chamados de blockbusters. Pelo menos até agora, nenhum deles chegou aos US$ 100 mihões de bilheteria.

 

La La Land abre para 3.000 salas esta semana e poderá chegar aos US$ 100 milhões no próximo fim de semana. O site de vendas de ingressos online, Fandango, teve um aumento de 50% nas vendas no dia das indicações, tendo 69% dos compradores declarado preferir assistir a um filme depois das indicações.

 

Espera-se que Lion: Uma Jornada Para Casa também tenha um aumento substancial de bilheteria embora o filme só vá abrir para mais salas em 3 de fevereiro.

 

Cercas, A Chegada e Moonlight: Sob a Luz do Luar não devem se beneficiar de suas indicações. A não ser que o star power de Denzel Washington, que dirige e interpreta Cercas faça sua parte.

 

A Chegada, é a melhor bilheteria dos nove indicados a melhor filme, com US$ 95.66.000 milhões até o momento. Está aumentando número de salas de novo esta semana, de 180 para 1.100 salas, esperando-se que chegue aos US$ 100 milhões ancorado em suas oito indicações.

 

Moonlight: Sob a Luz do Luar, que também recebeu oito indicações, faturou US$ 15 milhões desde a estreia em outubro. No último fim de semana estava em cartaz em 489 salas, e abre para mil salas no próximo fim de semana.

 

Manchester à Beira-Mar abre de 543 para 900 ou 1.000 salas no próximo fim de semana e poderá se beneficiar desta expansão. O filme já esteve em cartaz em 1.000 salas e totaliza quase US$ 39 milhões de bilheteria

 

A Qualquer Custo e Até o Último Homem não voltarão ao cartaz apesar das indicações. A Qualquer Custo fechou com US$ 27 mihões e Até o Último Homem fechou com US$ 65 milhões.

 

O drama histórico Estrelas Além do Tempo manteve seu bom desempenho na 3ª semana, faturando US$ 16,3 milhões em 3.416 salas, totalizando US$ 84,2 milhões.

 

Rogue One: Uma História Star Wars ficou na 6ª posição com US$ 7,03 milhões, totalizando US$ 512,2 mlhões, acrescidos de US$ 499,1 nas bilheterias internacionais, mas seu verdadeiro feito na semana foi cruzar a cifra de US$ 1 bilhão globlais.

 

Enquanto isso, três filmes, que já haviam fracassado na semana anterior, continuaram ladeira abaixo. A mistura de computação gráfica com personagens reais da Paramount, Monster Trucks,ficou na 7ª posição e totaliza US$ 22,6 milhões. Antes da estreia o estúdio já havia lançado na contabilidade do filme um prejuízo de US$ 100 milhões.

Live by Night, de Ben Affleck, perdeu 65% da bilheteria ficando na 15ª posição com um total de somente US$ 9,5 milhões. O último filme que morreu ao chegar foi Silêncio, de Martin Scorsese, que faturou US$ 1,2 milhão mesmo depois de ter aberto para 1.580 salas. Totaliza US$ 5,2 milhões e caiu para a 21ª posição.

 

Para compensar o #OscarSoWhite do ano passado, este ano sete dos 20 atores que receberam uma indicação não são brancos, além de quatro diretores, para não falar dos indicados a melhor filme com afro-americanos no elenco: Cercas, Estrelas Além do Tempo e Moonlight: Sob a Luz do Luar.

 

Depois de um início de ano fraco, as Top 10 totalizaram US$121 mihões, u aumento de 27% em relação ao mesmo fim de semana do ano passado, e enquanto isso, a Disney celebrava a chegada de Moana aos US$ 500 milhões globais.

 

Na próxima semana estreiam Ouro e Cobiça (Gold), Resident Evil 6: O Capítul Final, o controvertido Quatro Vidas de Um Cachorro. Em fim de semana de Super Bowl ninguém arrisca a lançar seus melhores filmes.

Vejamos a semana.

 

As Top 10

 

  1. Fragmentado (Split/Universal) ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 64; Faturou: US$ 40.190.000 em 3.038 salas; MPS (média por sala): US$ 13.229; Totaliza: US$ 40.190.000

 

Fragmentado estreou 58% acima do filme anterior de M. Night Shyamalan, A Visita, de 2015, que abriu com US$ 25,42 milhões e encerrou exibição com US$ 65 milhões. Estreou também bem acima de outros filmes de terror do ano passado como O Homem nas Trevas (US$ 26,41 milhões) e Quando as Luzes Se Apagam (US$ 21,68 milhões). A melhor comparação seria comInvocação do Mal 2 que abriu com US$ 40,4 milhões e fechou com US$ 102,4 milhões, o que permite antecipar queFragmentado poderá chegar, ou mesmo ultrapassar, os US$ 100 milhões. Seria a primeira bilheteria de Shyamalan a alcançar esta quantia desde O Último Mestre do Ar, que faturou US$ 131,7 milhões em 2012.

O trabalho de James McAvoy vem sendo muito elogiado. O público também gostou, já que deu nota B+ na pesquisa CinemaScore, onde filmes de terror não costumam ter as melhores notas. O filme foi feito por menos de US$ 10 milhões e Shyamalan o financiou com obetivo de manter o controle criativo da produção, o que já havia feito em  A Visita.

Fragmentado teve um aumento de bilheteria da ordem de 12% no sábado em relação à quinta e sexta-feira, podendo manter a primeira posição nas bilheterias da semana que vem.

 

  1. xXx: Reativado (xXx: The Return of Xander Cage/Paramount) -ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 42; Faturou: US$ 20.000.000 em 3.561 salas; MPS: US$ 5.478; Totaliza: US$ 20.000.000

 

Apesar das críticas favoráveis e da nota A na CinemaScore, xXx: Reativado, estrelado por Vin Diesel, abriu 55% atrás dos US$ 44,50 milhões faturados pelo filme original em 2002. Produzido com um orçamento de US$ 85 milhões, com a participação ds empresas chinesas Huahua Media e Shanghai Film Group, xXx: Reativado fica ainda mais distante do filme de 2002 se sua bilheteria de estreia for ajustada pela inflação atingindo a soma US$ 65,18 em valores de hoje. Mas fica 84,9 % acima do último filme de ação de Diesel, o desastre financeiro O Último Caçador de Bruxas, de 2015, que abriu com US$ 10,81 milhões.

 

  1. Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures/20th Century Fox) – Está na 5ª semana e caiu da 1ª para a 3ª colocação. FaturouUS$ 16.250.000 (-22%) em 3.416 salas; MPS (+130); MPS: US$ 4.757; Totaliza: US$ 84.249.000

Depois de liderar as bilheterias por duas semanas, o sucesso inesperado Estrelas Além do Tempo caiu para a 3ª posição, mas ainda teve uma ótima sustentação. Já totaliza US$ 84,2 milhões. Deverá chegar aos US$ 100 ou mesmo aos US$ 125 milhões, o que significará cinco vezes seu custo de produção. Certamente as três indicações ao Oscar (filme, roteiro adaptado e atriz coadjuvante para Octávia Spencer) e, eventualmente, um ou mais prêmios terão reflexos na bilheteria.

 

  1. Sing: Quem Canta Seus Males Espanta (Sing/Universal) -Está na 5ª semana e caiu da 3ª para a 4ª colocação. Faturou US$ 9.037.000 (-36%) em 3.193 salas (-500); MPS: US$ 2.830; Totaliza: US$ 249.362.000

Depois de perder somente 36% da bilheteria, Sing: Quem Canta Seus Males Espanta está chamando a atenção por ter a maior bilheteria de um filme que nunca esteve na primeira posição. Isto só é verdadeiro se não levarmos em consideração a bilheteria corrigida pela inflção de Casamento Grego: de US$ 241 milhões para US$ 352 milhões, quantia que Sing: Quem Canta Seus Males Espanta não deverá atingir. Surpreendentemente já ultrapassou a bilheteria de Moana (US$ 236.784.702) em cartaz há 9 semanas.

 

  1. La La Land: Cantando Estações (Lionsgate) – Está na 7ª semana e caiu da 2ª para a 5ª colocação. Faturou

US$ 8.350.000 (-42%) em 1.865 salas (+17); MPS: US$ 4.477; Totaliza: US$ 89.680.000

La La Land caiu mais do que o esperado no fim de semana. A Lionsgate vem abrindo o circuito antes das premiações, chegando ao máximo de salas na próxima sexta-feira, agora que já recebeu o recorde de 14 indicações. Se tal medida deu uma parada no crescimento da bilheteria, daqui para a frente deverá compensar. Já ultrapassou a bilheteria de O Lado Bom da Vida à mesma altura, antes das indicações. Se o filme que deu o Oscar a Jennifer Lawrence chegou aos US$ 132 na bilheteria, La La Land tem potencial para chegar aos US$ 160-200 milhões. Vamos aguardar.

 

  1. Rogue One: Uma História Star Wars (Rogue One: A Star Wars Story/Disney) – Está na 6ª semana e caiu da 5ª para a 6ª colocação. Faturou US$ 7.036.000 (-48%) em 2.653 (-559) salas; MPS: US$ 2.703; Totaliza: US$ 512.202.000

O fato mais importante da semana para Rogue One: Uma História Star Wars foi que ele chegou ao US$ 1 bilhão globais. A bilheteria do último Star Wars já chegou a US$ 512,2 milhões em casa e US$ 499,1 milhões no exterior. É o 28º filme a chegar ao bilhão de dólares, sendo o quarto fime da Disney a conseguir o feito em 2016.

O próximo episódio (Star Wars: The Last Jedi) está programado para 15 de dezembro

 

  1. Monster Trucks (Paramount) - Está na 2ª semana e manteve a 7ª colocação. Faturou US$ 7.000.000 (-36%) em 3.119 salas (igual); MPS: US$ 2.244; Totaliza: US$ 22.612.000

Apesar da estreia fraca, Monster Trucks perdeu somente 36% da bilheteria, totalizando US$ 22,6 milhões em duas semanas. Como a aventura familiar custou US$ 120 milhões a Paramount já lançou US$ 100 milhões a prejuízo.

 

  1. O Dia do Atentado (Patriots Day /Lionsgate) – Está na 2ª semana e caiu da 7ª para a 8ª colocação. Faturou

US$ 7.000.000 (-36%) em 3.119 salas (igual); MPS: $2.244; Totaliza: US$ 22.612.000

Depois de uma estreia decepcionante, o filme da CBS e Lionsgate ainda perdeu 48% da bilheteria. Deverá ter dificuldades para chegar aos US$ 40 milhões em casa, sem boas perspectivas no exterior.

 

  1. Fonte do Poder (The Founder/Weinstein) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 67; Faturou: US$

3.758.000 em 1.115 salas; MPS: US$ 3.370; Totaliza: US$ 3.759.000

Foi uma surpresa que chegassse às Top 10, embora o trabalho de Michael Keaton como fundador da rede McDonald´s venha sendo muito elogiado. Um dado positivo é que a bilheteria subiu 56% entre sexta e sábado.

Estreou em um terço das salas de Fragmentado ou xXx: Reativado, pensando mais no Oscar do que na bilheteria.  Assim, a nona colocação não chega a decepcionar, e a bilheteria ficou dentro das expectativas. Custou US$ 7 milhões,

e não recebeu nenhuma indicação.

 

  1. Sleepless (Open Road) – Está na 2ª semana e caiu da 8ª para a 10ª colocação. Faturou US$ 3.706.000 (-56%) em 1.803 salas; MPS: US$ 2.056; Totaliza: US$ 15.193.000

 

As Independentes

Lion: Uma Jornada Para Casa  fez a melhor bilheteria da semana em menos de 1.000 salas, tendo arrecadado US$ 1,81 milhão. 20th Century Women, esnobado pelo Oscar, abriu de 29 para 650 salas e faturou US$ 1,4 milhão.

Estreias

A Tartaruga Vermelha (Sony Pictures Classics) – Nota Metacritic: 89; esteve nos festivais de Cannes e Toronto 2016; Faturou US$ 21.811 em três salas; MPS: US$ 7.270; Totaliza: US$ 39.435

A animação belga produzida pelo estúdio japonês Ghibli estreou com ótimas críticas em Los Angeles e Nova York.  A indicação ao Oscar de animação e a expansão para mais salas devem se refletir nas bilheterias.

 

Staying Vertical (Strand) – Nota Metacritic: 65; Esteve nos festivais de Cannes e Nova York 2016; Faturou

US$ 4.000 em três salas; em 4 salas; MPS: US$ 1.000

Alain Guiraudie, cujo filme Estranho no Lago, continua sendo um dos filmes de temática gay mais aplaudidos, dirige esta produção francesa sobre as aventuras de um escritor no interior de seu país, onde inclusive arranja um filho. É tão inconvencional quanto seus filmes anteriores. Estreia no Brasil em 16 de março.

 

The Resurrection of Gavin Stone (High Top) – Nota Metacritic: 36; Faturou US$ 1.300.000 em 887 salas; MPS: US$ 1.466

 

Continuações

Lion: Uma Jornada para Casa (Lion/Weinstein) – Está na 9ª semana; faturou: US$ 1.814.000 em 575 salas (igual); Totaliza: US$ 16.397.000

Teve uma boa sustentação (perdeu somente 20%) e depois das seis indicações ao Oscar deve disparar.

 

20th Century Women (A24) – Está na 4ª semana; faturou: US$ 1.401.000 em 650 salas (+621); totaliza: US$ 2.327.000

A história de três mulheres no sul da Califórnia na década de 70 vem atraindo a atenção para o trabalho de Annette being, que todos acreditavam que iria receber uma indicação para o Oscar. Mesmo fora do Oscar deve fazer uma boa carreira.

 

Manchester à Beira Mar (Manchester By the Sea/Roadside Attractions) – Está na 10ª semana; faturou US$ 995.475 em 543 salas (-183); Totaliza: US$ 38.944.000

Com as seis indicações recebidas para o Oscar poderá chegar aos US$ 50 milhões ou mais.

 

Moonlight (A24) –  Está na 14ª semana; faturou US$ 633.744 em 489 salas (-93); totaliza: US$ 15.826.000. Deve se beneficiar das oito indicações ao Oscar.

 

Jackie (Fox Searchlight) – Está na 8ª semana; faturou US$ 365.000 (-50,7%) em 239 salas (-114); Totaliza: US$ 11.268.000

Apesar da perda de metade da bilheteria, o filme de Pablo Larrain tem chances de se recuperar graças às três indicações para o Oscar, principalmente para Natalie Portman no papel principal.

 

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US$ ) (US$ )
1 Fragmentado 40.190.000 40.190.000
2 xXx: Reativado 20.000.000 20.000.000
3 Estrelas Além do Tempo 16.250.000 84.238.751
4 Sing: Quem Canta Seus Males Espanta 9.036.530 249.361.725
5 La La Land:Cantando Estações 8.350.000 89.680.497
6 Rogue One: A Star Wars Story 7.036.000 512.201.563
7 Monster Trucks 7.000.000 22.612.000
8 O Dia do Atentado 6.000.000 23.639.945
9 Fonte de Poder 3.758.000 3.759.266
10 Sleepless 3.706.444 15.193.348
Fonte: Boxofficemojo.com

 

Bilheterias Internacionais
Renda Renda
Semana Total
(US$ ) (US$ )
1 xXx: Reativado 70.500.000 50.500.000
2 Fragmentado 45.984.675 5.800.000
3 La La Land: Cantando Estações 24.950.000 83.700.000
4 Sing: Quem Canta Seus Males Espanta 17.336.530 178.600.000
5 Estrelas Além do tempo 16.981.000 731.000
6 Rogue One: Uma História Star Wars 16.036.000 499.100.000
7 Passageiros 15.700.000 175.100.000
8 Moana 15.410.000 272.500.000
9 The King (China) 10.500.000 10.560.000
10 A Chegada 10.115.000 74.600.000
Fonte: Rentrak.Comscore