“UNIVERSO GRACILIANO”, DE SYLVIO BACK, CHEGA AO RIO.

Depois de permanecer sete semanas em cartaz em São Paulo, chega ao Rio de Janeiro, exclusivamente no Cine Joia, o importante documentário  “O Universo Graciliano”, novo filme do premiado cineasta Sylvio Back, de “Aleluia, Gretchen”, “Radio Auriverde”, “Lost Zweig” e “O Contestado – Restos Mortais”.

Fruto de vasta pesquisa literária e de campo (ouvindo contemporâneos, resgatando locais e arquivos que pareciam perdidos), em Buíque (PE), Quebrangulo, Viçosa, Palmeira dos Índios e Maceió (Alagoas), e no Rio de Janeiro, onde morou até a morte, “O Universo Graciliano” procura dar visibilidade a rastros, sombras e escombros memoriais em torno de Graciliano Ramos (1892-1953), autor de romances “clássicos” como “São Bernardo”, “Vidas Secas” e “Angústia”.

Trata-se do primeiro filme sobre a vida, a obra e a morte do renomado escritor alagoano. Inéditos registros cinematográficos, fotos e músicas dos anos 1930, amigos e parentes (entre outros, Oscar Niemeyer, Lêdo Ivo, a filha Luiza Amado, o advogado e confidente Paulo Mercadante) retraçam, munidos de soberbas lembranças, o polêmico perfil existencial, político, moral e literário de Graciliano Ramos.

Na definição de Back, Graciliano Ramos é um autêntico “gênio da raça”, como se diz popularmente. Enaltecido pelo público e pela crítica como um dos maiores romancistas brasileiros, assevera o diretor de “O Universo Graciliano”, “sua biografia chega ao cinema através de uma linguagem instigante que mescla memória, história e obra, procurando desvendar a alma do criador em suas múltiplas criaturas”.

 O Cine Jóia fica na Av. Nossa Sra. de Copacabana, 680 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ. Telefone: (21) 2236-5671