VEJA OS VENCEDORES DO CURTA CANOA.

Terminou nesta terça-feira (08) a programação do V Curta Canoa. No período da manhã, às 10h, a coordenação do festival promoveu um encontro com lideranças da comunidade para discutir “conscientização ambiental versus Canoa Quebrada: uma reflexão”. Na ocasião, foi assinado um Protocolo de Intenção com órgãos públicos presentes ao encontro preocupados com a questão ambiental da região de Aracati/CE. Após a reunião, o Festival promoveu, das 13h às 17h, mais duas oficinas com formação em animação e cinema digital.

A PREMIAÇÃO

A comissão julgadora composta por diretores, roteiristas, produtores e documentarista indicaram os vencedores do Curta Canoa 2009. Integraram a comissão: Márcio Ramos (diretor e animador gráfico), Roberval Duarte (diretor e roteirista), Ricardo Machado (ator, diretor, produtor e roteirista), Estevan Silvera (diretor, produtor e roteirista) e Márcia Paraíso (roteirista e documentarista).

VENCEDORES NA COMPETITIVA DE FILMES

Na premiação o filme de animação Calango Lengo: morte e vida sem ver água, do diretor paulista Fernando Miller, levou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiro. Já a Melhor Direção coube ao cearense Armando Praça, com o filme de ficção A Mulher Biônica. No quesito de Melhor Fotografia o vencedor foi o diretor Roberto Santos Filho, do filme A Vida é Curta, que também levou o prêmio de Melhor Direção de Arte, assinada por Marcondes Lima. A Melhor Trilha Sonora Original foi assinada por Guga Bernardo no filme A Casa da Praia. Melhor Ator saiu para Rodrigo da Costa, o intérprete do personagem Ivan, do filme A distração de Ivan, dos cineastas Cavi Borges e Gustavo Mello. Na categoria de Melhor Atriz venceu Ceronha Pontes, por sua atuação no filme A Mulher Biônica, do cineasta Armando Praça. Na Melhor Montagem ganha Dedeco Macedo, do filme Doido Lelé.

VENCEDORES NA COMPETITIVA DE VÍDEOS

A produção Nello’s, documentário do diretor paulista Andre Ristum, recebeu as premiações de Melhor Vídeo, Melhor Direção e Melhor Trilha Sonora Original. O prêmio de Melhor Roteiro ficou para André Weller com o documentário No tempo de Miltinho. O vídeo cearense O sacrifício do Jegue teve premiação na categoria de Melhor Fotografia. A Melhor Direção de Arte saiu para Diogo Viegas, com Josué e o Pé de Macaxeira. O Melhor Ator na avaliação do júri é Vinicius Zucatelli, de Enfim dois. Na categoria de Melhor atriz a premiada foi Renata Castro Barbosa, do vídeo Quintas Intenções. A ficção Ópera do Mallandro recebeu o prêmio de Melhor Edição, contemplando Caio Cobra. Causa Consequência, do universitário Alexandre Bastos, da Faculdade Católica do Ceará, venceu na categoria de melhor vídeo no Festival do Minuto.