Vem aí o projeto “Rolíude Nordestina”

Cabaceiras, cidade no interior da Paraíba com pouco mais de 4 mil habitantes inaugura no próximo dia 5 de maio, uma placa medindo 80 metros de comprimento por cinco de altura, reproduzindo as palavras “Roliúde Nordestina”, alusão à famosa placa “Hollywood” instalada nos morros de Los Angeles.
A inauguração faz parte do projeto de mesmo nome que está sendo implantado com apoio do Banco do Nordeste, Ministério da Cultura e Saelpa (companhia de energia elétrica).
Criado pelo professor aposentado da UFPB e cronista do cenário cinematográfico paraibano, Wills Leal, o projeto “Roliúde Nordestina” prevê estabelecer Cabaceiras como locação definitiva de filmes que precisem dos cenários naturais da localidade, “que tem o menor índice pluviométrico do Brasil”, como bem informa Leal, “perfeito para filmar”.
Idéia semelhante levou a indústria do cinema nos EUA a Los Angeles, na Califórnia, no início do século 20.
A “posicao privilegiada” da cidade fez de Cabaceira cenário de 18 filmes brasileiros – o primeiro deles em 1924; o último, “O romance de Tristão e Isolda”, de Guel Arraes, em fevereiro passado. A lista de filmes que utiliza Cabaceiras comocenário inclui os recentes “Cinema, Aspirinas e Urubus” (foto), “Auto da Compadecida”, “São Jerônimo”, “Viva São João” e “Canta Maria”, entre outros
Como Hollywood, a cidade paraibana atraiu equipes de produção por seu tempo seco, sem chuvas para atrapalhar as filmagens. Mas também por fornecer uma imagem “típica” do Nordeste: paisagem árida, casario antigo, rostos marcados pelo sol.
Orçado em cerca de 400 mil reais, o projeto prevê não apenas uma sede (no extinto Cine Ideal, da localidade), mas também a preservação, documentação e análise dos filmes feitos em Cabaceiras. “Queremos também criar condições reais para os que quiserem filmar na região e estudar as temáticas do cinema nordestino, do folclore e da história”.