VENCEDORES DO CURTA 8, UM RARO EVENTO DE CINEMA ONDE SE FALA MAIS DE CINEMA QUE DE MERCADO.  

Por Celso Sabadin, de Curitiba.

Saio do Festival Internacional de Cinema em Super 8 de Curitiba com a agradável – e põe agradável nisso – sensação de ter participado de um evento realmente de Cinema. Nos bate papos, nos almoços e jantares, nos debates dos realizadores, falava-se de como fazer Cinema, de como ver e sentir Cinema. Juro de pés juntos que, durante todo o evento, não ouvi uma única vez a palavra “Mercado”.  Após cerca de 30 anos cobrindo festivais, isso foi absolutamente renovador.  No Festival Internacional de Cinema em Super 8 de Curitiba pouco ou quase nada se falou de mercado, distribuição, Ancine, editais, políticas públicas ou privadas. Como dizia Glauber, aqui “o assunto é Cinema, Cinema, Cinema”. Mesmo porque quem faz Super-8 nem vai se preocupar com um mercado que não existe mesmo. Quem faz Super-8 faz arte.

O despojamento da bitola é tão fascinante que o Festival dedica uma de suas sessões para filmes domésticos. É o chamado “Dia do Filme Caseiro” (Home Movie Day), onde o público pode trazer seus rolinhos de casa para serem projetados em sessão especial comentada. Sem inscrição prévia nem nada, dentro de um espírito de improvisação apaixonantemente anos 70.

E para quem ainda acha que o Super-8 é um formato em extinção, uma notícia das mais interessantes: segundo Ivan Cordeiro, que além de realizador também é representante no Brasil da PRO8, empresa norte-americana de serviços laboratoriais em Super-8, a Kodak anunciou, já de maneira oficial, a volta da fabricação de seu filme Ektachrome nesta bitola. A empresa também está colocando no mercado um novo modelo de filmadora Super-8, o que deverá ocasionar um certo “ressurgimento” do formato, principalmente junto a cineastas interessados mais em Cinema que em mercado.

 

Premiações

 

Este ano, o Festival Internacional de Cinema em Super 8 de Curitiba teve a exibição de 74 filmes vindos de 8 países, e três mostras paralelas, explorando trabalhos que transitam da animação ao documentário e ao experimental.

Após três dias de intensa programação, os premiados do evento foram os seguintes:

 

Menção Honrosa – Mar Oculto, de Heitor Menezes, do Brasil (RJ) “Por sua economia, precisão, arte e mensagem”.

 

Super Prêmio Técnico – Pífies, de Ignacio Tamarit, da Argentina “Pelo apuro na montagem, realizada originalmente de forma linear, ou seja, no próprio filme e pelo colírio métrico e visual”.

 

Super Prêmio Artístico – Libertador, de Úrsula Riesemberg, do Brasil (PR), “por seu lirismo, leveza e o diálogo entre a natureza, o tempo e o vazio”.

 

Super Tomada Única – O Corte, de Alberto Eisenring, do Brasil (PR) “pela ousadia, domínio técnico, uso justificável do Super 8 em sua concepção e sua perseguição bem-humorada à metalinguagem”.

 

Super Prêmio Surpresa – Irmãs Wagner, do Brasil (PR) “pelo conjunto conceitual e impactante da obra e pelo primor técnico na execução, além do importante e impecável trabalho de restauro dos filmes”.

 

Super Filme do Público – Lembranza, de Al Díaz, da Espanha 7.

 

Super Filme do Festival – Ressuscita-me, do Coletivo Atos da Mooca, do Brasil (SP), “pelo primor tanto técnico, como artístico, que utiliza das mais variadas referências cinematográficas vanguardistas à serviço de um vislumbre em Super 8”.

 

Criado em 2005, o Festival Internacional de Cinema em Super 8 de Curitiba cresceu rapidamente impulsionado pela paixão que ainda permanece pelo filme analógico. Ao longo dos anos o Curta 8 conseguiu parcerias fora do país, até se consolidar como evento mundial do gênero em 2008, com o patrocínio da CAIXA. Atualmente em sua décima terceira edição, o evento é uma das maiores iniciativas já realizadas no Brasil, e um dos poucos festivais dedicados ao culto da bitola Super 8 nas Américas.
O Curta 8 é coordenado por Antonio Carlos Domingues, tendo curadoria de Fábio Allon nas mostras competitivas. A produção é de Adriano Esturilho, da Processo Multiartes. A programação completa do evento estará disponível em www.curta8.com.br.

 

 Celso Sabadin viajou a Curitiba a convite da organização do evento.