VÍDEO COM ORQUESTRA DE CÂMARA DA USP E PADRE LANCELLOTTI LANÇA CAMPANHA BENEFICENTE.

O clássico e o popular se encontram no curta “Olho da Rua”.

A Orquestra de Câmara da USP (OCAM), poetas de Slam, MCs, o Coral Paulistano Mário de Andrade e performers lançam “Olho da Rua”, curta-metragem que tem como objetivo arrecadar doações para alimentação e amparo da população em situação de rua atendida pelo Padre Júlio Lancellotti, da Paróquia São Miguel Arcanjo, e pode ser assistido a partir do dia 21/06 no canal do Youtube da OCAM. O projeto foi dirigido e produzido pela TILT REC e BICHO e co-produzido pela Porqueeu Filmes.

“Em tempos de desigualdade social cada vez mais aguda devido à pandemia, o objetivo foi extrapolar os limites de uma simples apresentação virtual”, explica o maestro Gil Jardim, que está à frente da OCAM desde 2001 e foi o responsável pela concepção do projeto “Olho da Rua”. Para Jardim, “a ideia ganhou mais sentido ao unir a nossa Orquestra, o Coral Paulistano com integrantes do movimento hip hop e performance, em uma iniciativa para mobilizar ainda mais a sociedade a contribuir com as ações do Padre Júlio Lancellotti junto à população em situação de rua”.

O filme tem como trilha três obras do CD Sons sobre Tons lançado pela OCAM em 2019: “Fibers, Yarn and Wire”, do consagrado compositor brasileiro Alexandre Lunsqui; “A menina que virou chuva”, obra de Valéria Bonafé em homenagem à sua sobrinha Heloísa; e também “A escuridão, o corpo vermelho e o fascínio”, de Yugo Sano Mani, premiada no concurso de composição musical Tomie Ohtake.

O curta é finalizado com a participação contundente do Coral Paulistano Mário de Andrade, dirigido por Maíra Ferreira, executando o “Dies Irae” (Dia da Ira), do Requiem em Ré Menor, KV 626, de W.A.Mozart. Essa peça foi gravada especialmente para esse vídeo com os músicos e cantores captando suas participações com celulares. A obra transpõe para o momento atual a força da sua mensagem “Dia de ira, neste dia. … Quanto temor haverá então quando o Juiz vier para julgar com rigor todas as coisas”.

Todas as músicas conversam com as performances do rapper Kamau, MC Lucas Afonso e das slammers Luz Ribeiro e Mel Duarte, que declamam poesias em defesa do direito à alimentação e denunciam as condições em que se encontra a população em situação de rua. Os relatos do padre Júlio Lancellotti – que contam sua vivência e convivência com estas pessoas – e a performance, dirigida pelo coreógrafo Fernando Barcellos, completam o vídeo.

O padre, exaltado seguidas vezes por sua atuação com a população em situação de rua, tornou-se símbolo de resistência à fome durante a pandemia. Na obra, Lancellotti conta que viver na rua é uma grande violência e fala sobre a falta de olhar humanizado para com a população de rua, afirmando que “a misericórdia, a compaixão e a solidariedade não são dimensões religiosas, mas sim dimensões humanas. Eu me sinto um fracassado, porque se eu não for fracassado é porque eu aderi a esse sistema”, conta Júlio, parafraseando o antropólogo Darcy Ribeiro. “Seja humano”, conclama o padre.

Já em sua fala, o MC, Agente Comunitário de Cultura, oficineiro e apresentador do Slam da Ponta, Lucas Afonso, critica as contradições entre os avanços tecnológicos e o aumento da riqueza dos bilionários, que acontecem ao mesmo tempo em que a miséria escala: “Voam foguetes, carros, drones… o Homem pisa na Lua, mas ainda tem quem não come”. O artista apela à união solidária para amparar as pessoas que precisam.

“O que diferencia você de uma pessoa em situação de rua? Por que a gente tem tanta dificuldade em perceber o outro? Tem muita gente desamparada, e são poucos os que olham para a população de rua. Nossa intenção é transformar o filme em comida e contribuir para a luta do Pe. Júlio Lancellotti”, afirma Beto Macedo, diretor da TILT REC, realizadora do curta-metragem.

A poeta e pedagoga Luz Ribeiro também convoca todos à empatia, declamando “Se tem gente com fome, que haja também pessoas famintas por equiparação”, fechando sua fala chamando todos à ação: “se tem gente com fome, aja”.

É possível doar para a campanha “Olho da Rua” através do:

Pix 63.089.825/0097-96;

depósito em conta:
Banco Bradesco
ag: 0299
c/c: 034857-0
CNPJ: 63.089.825/0097-96
Paróquia São Miguel Arcanjo

Serviço:

O filme estará disponível nas redes da OCAM:
Youtube: https://www.youtube.com/orquestradecamaradaecausp;
Instagram @ocam_usp

Facebook https://www.facebook.com/OcamUsp

Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=Zv0mw_MCJDY

Ficha Técnica:

Convidado: Padre Júlio Lancellotti

OCAM USP/ECA: maestro Gil Jardim

Coral Paulistano Mário de Andrade: regente Maíra Ferreira

MCs: Kamau,Lucas Afonso, Luz Ribeiro e Mel Duarte

Coreografia: Fernando Barcellos

Elenco: Ana Elisa Mello, Danilo Alves, Manu Menezes, Nyek Freitas e Thamiris Mandú

Concepção e direção artística: maestro Gil Jardim

Direção e fotografia: Beto Macedo

Roteiro: Flávio Vieira

Montagem: Tiago Berbare

Produção: BICHO e TILT REC

Co-produção: Porqueeu Filmes

Duração: 7’

Músicas executadas :

Requiem em Ré Menor KV 626 – Dies Irae – W. A. Mozart

Fibers, Yarn and Wire – Alexandre Lunsqui

A menina que virou chuva – Valéria Bonafé

A escuridão, o corpo vermelho e o fascínio – Yugo Sano Mani