“VINGADORES – ERA DE ULTRON” EXPLODE NAS BILHETERIAS DO EXTERIOR.

por Wanda de Andrade.

Vingadores –  Era de Ultron  liderou com facilidade as bilheterias internacionais, e em casa, nem a estreia de  A Incrível História de Adaline conseguiu tirar Velozes e Furiosos 7 da primeira posição.

Vingadores –  Era de Ultron, o ultimo filme da dobradinha Disney/Marvel, explodiu na estreia internacional faturando US$ 201,2 milhões. Ficou na primeira posição em todos os países onde estreou, representando 55% do mercado internacional.

Dirigido por Josts Whedon, o filme só estreia na China em 12/5 e 4/7 no Japão e está sendo ansiosamente aguardado nos EUA, onde estreia na próxima semana com uma previsão de faturamento de mais de US$ 200 milhões, não sendo impossível ultrapassar os Vingadores  original, que faturou US$ 207,4 milhões no primeiro fim de semana. Mas unir Thor, Iron Man, Capitão America e outros tantos herois num só filme não é pouca coisa e Vingadores –  Era de Ultron acabou custando US$ 250 milhões.

Velozes e Furiosos 7  já faturou US$ 320 milhões em casa e mais de US$ 1 bilhão no mercado internacional, estando atrás apenas de Avatar e Titanic. No mundo todo, já é a quinta maior bilheteria de todos os tempos com US$ 1,321 bilhão, devendo ultrapassar Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, que detem a quarta posição com US$ 1,341 bilhão.

Quatro outros filmes entre os Top 10 tiveram uma ótima sustentação, com Cada Um na Sua Casa, Get Hard, O Reino dos Primatas e A Mulher de Ouro caindo apenas entre 20-25% em relação à semana anterior.

Entre os lançamentos, além de A Incrível História de Adaline nenhum outro filme ficou entre os Top 10.

Little Boy faturou US$ 2,8 milhões em 1.045 salas e foi a 13ª bilheteria da semana. Abriu com US$ 1,35 milhões na 6ª feira mas caiu 41% de sexta para sábado faturando US$ 0,80 milhões, perdendo mais 15% no domingo.

Na 14ª posição ficou o drama The Water Diviner, dirigido por Russell Crowe, que faturou US$ 1,25 milhões em 320 cinemas. O filme retratando a batalha de Gallipoli na Primeira Guerra Mundial atraiu um público mais velho com 85% dos espectadores estando acima dos 35 anos, que deram ao filme nota “A-“ na pesquisa Cinemascore.

No total, o último fim de semana ficou 15% abaixo do mesmo fim de semana do ano passado, e foi o segundo pior fim de semana do ano. Ninguém quis arriscar lançar um filme uma semana antes da estreia de Vingadores –  Era de Ultron.

O primeiro quadrimestre do ano está acabando. A partir do primeiro fim de semana de maio, inicia-se a temporada do verão cinematográfico com a esperança de uma temporada de blockbusters mais forte do que a do ano passado.

Até agora, a bilheteria 2015 está 3,7% acima da de 2014 entre janeiro e abril de 2014, quando estavam em cartaz Uma Aventura Lego e  — Capitão América : O Soldado Invernal. Como este ano, em 2014 oito filmes faturaram mais de US$ 100 milhões. A diferença é que, no primeiro quadrimestre de 2015 tivemos dois filmes que faturaram mais de US$ 320 milhões – Sniper Americano e Velozes e Furiosos 7.

Enquanto isso, a HBO, seguindo o caminho inverso, lança um filme no cinema antes da televisão.

Vejamos a semana.

 

As Top 10

  1. Velozes e Furiosos 7 está na quarta semana e manteve a 1ª posição. Faturou US$ 18.259.000 (-37%) em 3.808 salas (-156) com uma MPS (média por sala) de US$ 4.795. Totaliza US$ 320.526.000

Provando seu sucesso, Velozes e Furiosos 7 teve sua melhor sustentação na 4ª semana. Perdeu somente 37% da bilheteria, e é o primeiro filme, desde Jogos Vorazes de março de 2012, a manter a primeira posição por quatro fins de semana consecutivos. Já é a quinta maior bilheteria de todos os tempos, tendo ultrapassado Frozen Uma Aventura Congelante.

Na semana passada, Vim Diesel anunciou na CinemaCon que Velozes e Furiosos 8 estreia em 14 de abril de 2017,

acrescentando mais um capítulo nesta franquia, que já faturou mais de  US$ 3.6 bilhões desde seu lançamento em 2001.

 

  1. Segurança de Shopping 2 está na segunda semana e manteve a posição. Faturou US$ 15.500.000 (-35%) em 3.633 salas (igual) com uma MPS de US$ 4.266. Totaliza US$ 43.950.000

Uma perda de 35% da bilheteria é uma ótima sustentação para um segundo fim de semana. E está muito acima das projeções. Já totaliza US$ 44 milhões e deverá cobrir totalmente o custo de US$ 30 milhões. Definitivamente, os públicos infantil e juvenil aprovaram esta comédia classificada com um PG.

 

3- A Incrível História de Adaline – (The Age of Adaline/(Lionsgate) – Estreia – Recebeu nota “A-“ na pesquisa Cinemascore, “B-“ na Criticwire e 51% de críticas positivas no Metacritic. Faturou US$ 13.375.000 em 2.991 salas com uma MPS de US$ 4.472. Totaliza US$ 13.375.000.

Estrelando Blake Lively e Michiel Huisman, de Game of Thrones, o drama romântico A Incrível História de Adaline liderou as bilheterias norte-americanas na 6ª feira. Dirigido por Lee Toland Krieger, o filme de censura PG-13 custou cerca de US$ 30 milhões, suas críticas não foram unânimes, mas agradou ao público feminino, que representou 75% da audiência, com 58% delas com mais de 25 anos. Co-estrelado por Ellen Burstyn e Harrison Ford, o filme conta a história de uma mulher que sofre um acidente que a mantem com eternos 29 anos. As previsões eram de que faturasse US$ 12 milhões. Custou em torno de 30 milhões.

Porém, a ótima nota CinemaScore deve garantir um bom boca a boca, chave para uma longa carreira, vital para o sucesso financeiro.

 

  1. Cada Um na Sua Casa está na 5ª semana e manteve a 5ª posição. Faturou US$ 8.300.000 (-22%) em 3.311 salas (-177) com uma MPS de US$ 2.507. Totaliza: US$ 15.784.000

A bem sucedida animação 3D da Dreamworks (distribuida pela Fox) caiu apenas 22% e continua superando as expectativas com uma bilheteria de  US$ 153.78 milhões em 31 dias, quase empatando com os US$ 154.63 milhões faturados por Os Croods no mesmo período.

 

  1. Unfriended está na segunda semana e caiu da 3ª para a 5ª posição. Faturou US$ 6.244.000 (-61%) em 2.775 salas (+36); MPS: US$ 2.250; Totaliza: US$ 25.158.000

O baratíssimo  filme de terror (diz-se que custou somente US$ 1 milhão) ainda ficou entre as cinco primeiras colocações embora perdendo duas posições. Faturou US$ 25,15 milhões em 10 dias. Grande relação custo/benefício.

 

  1. Ex Machina está na 3ª semana e subiu da 15ª posição para a 6ª. Faturou US$ 5.411.000 (+581%) em 1.255 salas (+1.216)com uma MPS de US$ 4.335; Totaliza: US$ 6.920.000

O filme dirigido e estrelado por Alex Garland (Extermínio, Sunshine – Alerta Solar) respondeu muito bem à expansão de 39 para 1.255 salas na segunda semana, entrando para os Top 10 na 6ª posição com a ótima MPS de US$ 4,336. O filme, já considerado um dos melhores lançamentos independentes do ano, vem se beneficiando de críticas muito favoráveis até em publicações técnicas.

 

  1. A Viagem Mais Longa está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 7ª posição. Faturou US$ 4.365.000 (-38%) em 2.276 salas (-379) com uma MPS de US$ 1.390. Totaliza: US$ 30.398.000

A adaptação de mais um romance de Nicholas Sparks, estrelando Britt Robertson e Scott Eastwood (filho de Clint), caiu 47% entre a primeira e a segunda semana. Agora perdeu menos: 37,8% depois de sair de cartaz em 231 salas. Desempenho compatível com os romances adaptados do popular escritor norte-americano. Totaliza US$ 30.398.000 em três semanas.  O problema é que o autor não é tão popular no exterior onde o filme faturou até agora somente US$ 7.900.000.

 

  1. Get Hard está na 5ª semana e caiu da 6ª para a 8ª posição. Faturou US$ 3.905.000 (-21%) em 2.276 salas (-379) com uma MPS de US$ 1.716. Totaliza: US$ 84.066.000

A comédia da Warner estrelando  Kevin Hart e Will Ferrell continua superando as expectativas com uma queda de apenas 21% na quinta semana. A censura quase livre (PG) atraiu o público de menos de 18 anos, que deu ao filme uma nota “A-” na pesquisa Cinemascore, melhor do que o público em geral.

 

  1. O Reino dos Primatas está na segunda semana e caiu da 8ª para a 9ª posição. Faturou US$ 3.551.000 (-22%) em 3.140 salas (igual) com uma MPS de US$ 1.716. Totaliza: US$ 10.258.000

O último documentário da Disneynature perdeu somente 22% da bilheteria da primeira para a segunda semana, e a MPS caiu de US$ 2.343 para US$ 1.716. Boa sustentação para um documentário, compatível com a nota A-“ na pesquisa CinemaScore.

 

  1. A Mulher de Ouro está a quarta semana e caiu da 7ª para a 10ª posição. Faturou US$ 3.501.000 (-24%) em 1.981 salas (-30) com uma MPS de US$ 1.767. Totaliza: US$ 21.635.000.

O filme conta a luta de Maria Altmann (Helen Mirren) contra o governo austríaco para reaver o mais famoso quadro de Gustav Klimt, Retrato de Adele Bloch-Bauer I.

A obra foi roubada da casa de sua família quando saiu da Austria fugindo do Holocausto durante a II Guerra Mundial.

Altmann venceu a disputa em 2006, aos 85 anos, mas em seguida vendeu o quadro para a Neue Galerie, em Nova York,  por US$ 135 milhões, o mais alto já pago por uma pintura até aquela data.

 

As Independentes

Enquanto Ex Machina fez sucesso ao entrar para grande circuito, a atração exercida pelo homevideo atrapalhou as estreias independentes da semana.

A melhor estreia da semana foi uma nova experiência em distribuição. A HBO lançou o documentário Kurt Cobain: Montage of Heck nos cinemas antes da televisão em 4 de maio. Qualquer que tenha sido o objetivo do canal, os ótimos resultados sugerem que a estratégia de lançar uma produção para TV antes em salas de cinemas selecionadas poderá ser um caminho para o lançamento  de seus filmes mais importantes.

Outro filme que teve uma boa resposta do público foi outro documentário sobre o mundo do rock, Don’t Think I’ve Forgotten: Cambodia’s Lost Rock ‘n’ Roll, que não fez muito sucesso no último Film Forum de Nova York.

Entre as continuações  Ex Machina  entrou para as Top 10 na 6ª posição e While We’re Young arreadou mais US$ 1 milhão.

Kurt Cobain: Montage of Heck recebeu nota “A-“ da Criticwire e 82 da Metacritic. Esteve nos festivais de Sundance, Berlin e Miami. Faturou US$ 150.000 em 3 salas com uma MPS de US$ 50.000.

A intenção do lançamento nos cinema era somente chamar a atenção para o filme, mas o bons resultados obtidos poderão fazer do cinema uma plataforma inicial para lançamentos da HBO, Netflix e outros.

The Water Divine recebeu nota “B-“ na pesquisa Criticwire e 51 na Metacritic. Faturou US$ 1.250.000 em 320 salas, com uma MPS de US$ 3.906.

Russell Crowe é o 29º (entre 78) ganhador do Oscar de melhor ator a se aventurar na direção cinematográfica (contra somente quatro mulheres). Poucos o fizeram mais de uma vez. Na maioria das vezes são projetos pessoais quase sempre estrelados pelo proprio ator, (o que ajuda na obtenção de financiamento), o que é um desafio a mais para um novato. Até o momento a  distribuidora (Warner) não tem intenção de ampliar o circuito, mas vai depender do desempenho das bilheterias nas próximas semanas.

As outras estreias independentes não pontuaram.

 

As internacionais

Velozes e Furiosos 7 cruzou a marca do US$ 1 bilhão no mercado intenacional se tornando o terceiro filme a conseguir o feito. Vai unir-se a Avatar e Titanic. Com a bilheteria global de US$ 1.321.536.125, Velozes e Furiosos 7 já é a quinta maior bilheteia da história. É também a maior bilheteria histórica da China com US$ 323 milhões, ultrapassando o recordista anterior “Transformers: Era da Extinção, com US$ 319 milhões.

Enquanto isso, Vingadores –  Era de Ultron estreou no mercado internacional antes dos EUA , faturando US$ 201.2 milhões em 44 países no fim de semana. Liderou as bilheterias em todos estes países.

O sucesso de Vingadores –  Era de Ultron mostra a força do mercado internacional, que já representa 70% ou mais do faturamento de um filme “major”. Há duas décadas a venda internacional de ingressos no exterior significava menos da metade do faturamento de um filme.

O grande apelo dos Vingadores deu à IMAX a maior abertura internacional da sua história. Sem contar com a China, onde ainda não estreou, US$ 10,4 milhões da bilheteria internacional de Vingadores –  Era de Ultron vieram das salas no formato. Num sinal incontestável da afinidade entre a IMAX e os heróis de quadrinhos, o filme faturou US$ 172.000 numa única sala, recém inaugurada na Escandinávia.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Velozes e Furiosos 7 $18.259.360 $320.536.125
2 Segurança de Shopping 2 $15.500.000 $43.948.184
3 A Incrível História de Adaline $13.375.000 $13.375.000
4 Cada Um na Sua Casa $8.300.000 $153.784.071
5 Unfriended $6.243.750 $25.157.515
6 Ex Machina $5.441.452 $6.919.883
7 A Viagem Mais Longa $4.365.000 $30.397.839
8 Get Hard $3.905.000 $84.066.240
9 O Reino dos Primatas $3.551.000 $10.258.000
10 A Mulher de Ouro $3.501.000 $21.634.779
Fonte: Rentrak