“VINGADORES: GUERRA INFINITA” IMBATÍVEL NAS BILHETERIAS… POR ENQUANTO.

por Wanda de Andrade.                                                                      

Sem concorrência de nenhum outro blockbuster, Vingadores: Guerra Infinita liderou as bilheterias pelo terceiro fim de semana consecutivo, uma eternidade no verão, quando os grandes filmes da temporada são lançados a cada semana. Mas neste caso, nenhum outro estúdio quis enfrentar Os Vingadores e evitou pogramar seus títulos para bater de frente com o conjunto de heróis Marvel. Mas a festa deve terminar semana que vem com a estreia de Deadpool 2.

Vingadores: Guerra Infinita faturou US$ 61,8 milhões no fim de semana, totalizando US$ 550 milhões em casa em 17 dias. Superou a bilheteria de A Bela e a Fera, Rogue One: Uma História Star Wars e Batman: O Cavaleiro das Trevas e em tão pouco tempo já está na oitava posição entre os maiores sucessos de todos os tempos nas bilheterias norte-americanas. Guerra Infinita foi o segundo filme a chegar mais rápido aos US$ 500 milhões, atrás apenas para Star Wars: O Despertar da Força, tendo chegado lá em apenas 15 dias. Já é a terceira bilheteria do Universo cinematográfico Marvel, perdendo apenas para Pantera Negra (US$ 694,7 milhões) e Os Vingadores (US$ 623,3 milhões). O que lhe garante a quinta posição entre os maiores sucessos globais de todos os tempos, totalizando US$ 1,606 bilhão. À sua frente estão: Avatar (US$ 2,788 bilhão), Titanic (US$ 2,187 bilhão), Star Wars: o Despertar da Força (US$ 2,068 bilhão), e Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (US$ 1,671 bilhão).

Já é também a maior bilheteria de alguns países como Brasil (US$ 55,6 milhões), Filipinas (US$ 21,8 milhões), e Malásia (US$ 16,6 milhões). Vingadores: Guerra Infinita estreou na China com US$ 200 milhões no fim de semana, somando US$ 349 milhões internacionais e US$ 1,607 bilhão no mundo todo.

 

Com o sucesso continuado de Vingadores: Guerra Infinita as outras duas estreias em grande circuito da semana, Alma da Festa e Breaking In ficaram na 2ª e 3ª posições respectivamente, e continuações de sucesso como Um Lugar Silencioso, Pantera Negra e o documentário independente RBG foram os únicos que se destacaram e ficaram entre as Top10.

 

Alma da Festa ficou na 2ª posição com US$ 18,5 milhões em 3.656 salas, bilheteria semelhante à da comédia Viagem das Loucas (Snatched), com Amy Schumer-Goldie Hawn, que abriu com US$ 19,5 milhões no mesmo fim de semana do Dia das Mães em 2017. Foi a estreia mais fraca de Melissa McCarthy desde Missão: Madrinha de Casamento, em 2011. As críticas não foram muito favoráveis e a plateia deu nota B na pesquisa Cinemascore. O público era formado basicamente por mulheres (70%) com 63% delas com mais de 35 anos.

Alma da Festa é o terceiro filme de McCarthy dirigido por seu marido Ben Falcone, e narra a história de uma mãe divorciada que volta à universidade, onde sua filha também estuda. O roteiro é dos dois.

Estreou em oito países totalizando US$ 2,9 milhões no exterior e US$ 21,4 milhões globais.

 

Outra estreia em grande circuito foi Breaking In, que ficou na 3ª posição, faturando US$ 16,5 milhões, com uma MPS de US$ 6.504. Foi uma estreia bastante boa, sobretudo de compararmos com Alma da Festa, que estreou em 1.000 salas a mais. O thriller da Universal, estrelado por Gabrielle Union como uma mãe que luta para salvar seus filhos durante um assalto a sua casa, custou apenas US$ 6 milhões. Estreou simultaneamente em cinco países, faturando cerca de US$ 1 milhão.

Breaking In também recebeu nota B na pesquisa B CinemaScore e 65% de seu público eram compostos de mulheres.

 

Depois de estrear com US$ 14,7 milhões no último fim de semana, a comédia Overboard, com Anna Faris e Eugenio Derbez, abriu para quase 400 salas e ficou a 4ª posição com US$ 10,1 milhões na 2ª semana, e uma queda de apenas 31%. A refilmagem acabou faturando US$ 29,5 milhões em 10 dia de exibição. Como custou apenas US$ 12 milhões, já está no lucro.

 

Uma das melhores sustentações da semana foi Um Lugar Silencioso que faturou US$ 6.4 milhões, depois de perder somente 18% da bilheteria em seu sexto fim de semana, totalizando US$ 169,5 milhões. No mercado internacional, faturou US$ 2,8 milhões em 55 países, ultrapassando os US$ 100 milhões internacionais, sem ter estreado em grandes mercados como China, França e Japão.

 

A sexta posição, ficou com Sexy por Acidente, que teve outra boa sustentação, faturando US$ 3,7 milhões em seu quarto fim de semana de exibição, totalizando US$ 43,8 milhões em casa. Já está com US$ 45,8 milhões globais.

 

Na 7ª posição, o filme de ação Rampage: Destruição Total, com Dwayne Johnson, faturou US$ 3,3 milhões em seu quinto fim de semana, totalizando US$ 89,7 milhões em casa.

 

Tully, que faturou US$ 2, 2 milhões em seu segundo fim de semana, ficou na 8ª posição. Embora tivesse uma boa sustentação perdendo apenas 31% da bilheteria, o terceiro filme roteirizado por Diablo Cody e dirigido por Jason Reitman só faturou US$ 6,9 milhões, menos da metade do que Jovens Adultos (US$ 16,.3 milhões) e principalmente menos do que Juno, que arrecadou no total US$ 143,4 milhões só em casa em 2007.

 

Ainda figurando entre a 10 mais após 13 semanas, Pantera Negra ficou na 9ª posição com US$ 1,9 milhão. Totalizando US$ 696,1 milhões o lançamento da Disney/Marvel está se aproximando dos US$ 700 milhões em casa, marca só atingida anteriormente por Avatar e Star Wars: O Despertar da Força. Será que ainda vai figurar entre as Top 10 na próxima semana? É pouco provável, já que estreiam Deadpool 2, Book Club, e Show Dogs. Mesmo que os dois últimos não façam grande sucesso, de certo irão faturar mais que US$ 2 milhões, bilheteria que dificilmente Pantera Negra irá alcançar mais uma vez.

 

E na 10ª posição o documentário independente RGB, da Magnólia Films, que expandiu para mais salas na segunda semana, faturando US$ 1,16 milhões, totalizando US$ 2 milhões. Abre para 350 salas na semana que vem.

 

Independentes

Entre os independentes,  filmes dirigidos ou liderados por mulheres dominaram o fim de semana nos cinemas “de arte”, e uma surpresa.

Além de RBG, dirigido por Betsy West e Julie Cohen, que subiu para as 10 mais com apenas 180 salas, Deixa o Sol Entrar, de Claire Denis, estrelado por Juliette Binoche, está tendo um desempenho acima da média dos filmes dublados.

Revenge, filme francês de Coralie Fargeat, fez muito sucesso em streaming depois de brilhar os festivais de Toronto e Sundance e naturalmente menos sucesso na estreia nos cinemas. The Rider, de Chloe Zhao, em cartaz há cinco semanas abriu para mais 38 salas e teve um aumento de quase 70% na bilheteria, enquanto You Were Never Really Here, de Lynne Ramsey, com Joaquin Phoenix, fatura menos do que o esperado, mas já está na sexta semana de exibição.

Lançamento da semana, Mountain, documentário sobre a exploração dos picos mais altos do mundo, dirigido por Jennifer Peedom, não chamou muita atenção, embora seja muito elogiado pela crítica e a narração de Willen Dafoe impressionante.

Entre as continuações, Boom for Real, novo documentário sobre o pintor Jean-Michael Basquiat despertou alguma atenção. Dirigido por Sara Driver, é mais um filme independente com olhar feminino por trás da câmera.

E filmes com elenco predominantemente feminino como The Seagull (baseado na peça A Gaivota de Tchekov) que subiu da 15ª para a 10ª posição, e Disobedience que na terceira semana abriu de 31 para 101 salas com um aumento de quase 44% na bilheteria, também não fizeram feio.

Agora só falta as mulheres de Hollywood pularem a cerca para os filmes de grandes estúdios e conseguir igualdade salarial. Kate Blanchet e todas as mulheres presentes no Festival de Cannes começaram a campanha.

 

E por último, mas não menos importante, Nada a Perder (Nothing to Lose) estreou com US$ 646.421 em 69 salas com a MPS de US$ 9.368. Trata-se da biografia do bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, que atraiu um público razoável junto às comunidades evangélicas dos EUA.

 

No próximo fim de semana, a Fox lançará o último filme da Marvel de seu catálogo, que agora é só da Disney: Deadpool 2 sai em 4.250 cinemas, o que será o maior lançamento de todos os tempos de um filme com censura 18 anos, ultrapassando as 4.103 salas do filme original em setembro do ano passado.  Outras estreias incluem Book Club, da Paramount com Diane Keaton, Jane Fonda, Candice Bergen em 2.500 salas, e Show Dogs em 3.000 salas. E a Focus lança o documentário Pope Francis – A Man of His Word em 350 salas. Na semana seguinte, o aguardado Han Solo: Uma História Star Wars, ocupará corações, mentes e muitos cinemas.

 

No geral, as bilheterias norte-americanas de 2018 chegaram a mais de US$ 1 bilhão pela primeira vez, ultrapassando as de abril 2017 em quase US$ 210 milhões. O resultado foi obtido em parte por causa do megassucesso Vingadores: Guerra Infinita que significou 27,7% do resultado do mês, apesar de estado em cartaz somente quatro dias. Como resultado, a Disney dominou abril com a bilheteria total de US$ 336,6 milhões com somente cinco filmes, e já contabiliza mais de US$ 1,2 bilhão na bilheteria dos primeiros quatro meses o ano, liderando o market share dos estúdios, com jeito de quem não vai ceder o primeiro lugar para ninguém este ano. Até o fim do ano, ainda tem lançamentos como O Homem-Aranha e a Vespa, Os Incríveis 2, e Mary Poppins Returns.

Vejamos os resultados da segunda semana de maio.

 

As Top 10

  1. Vingadores: Guerra Infinita (Disney) – Está na 3ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou: US$ 61.817.000 (-46%) em 4.474 salas (igual); MPS (média por sala): US$ 13.817; Totaliza: US$ 547.829.000

 

  1. Alma da Festa (Warner Bros.) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B; Metacritic: 45; Orçamento: US$ 30 milhões Faturou: US$ 18.500.000 em 3.656 salas; MPS: US$ 5.060; Totaliza: US$ 18.500.000

 

  1. Breaking in (Universal) ESTREIA – Nota CinemaScore: B; Metacritic: 42; Orçamento: US$ 6 milhões Faturou: US$ 16.500.000 em 2.537 salas; MPS: US$ 6.504; Totaliza: US$ 16.500.000

 

  1. Overboard (Lionsgate) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 10.100.000 (-31%) em 2.006 salas (+383); MPS: US$ 5.035; Totaliza: US$ 29.594.000

 

  1. Um Lugar Silencioso (Paramount) – Está na 6ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 6.400.000 (-18%) em 3.144 salas (-269); MPS: US$ 2.036; Totaliza: US$ 169.553.000

 

  1. Sexy por Acidente (STX) – Está na 4ª semana e caiu da 4ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 3.710.000 (-26%) em 2.858 salas (-374); MPS: US$ 1.298; Totaliza: US$ 43.857.000

 

  1. Rampage: Destruição Total (Warner Bros.) – Está na 5ª semana e caiu da 5ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 3.380.000 (-27%) em 2.548 salas (-603); MPS: US$ 1.327; Totaliza: US$ 89.745.000

 

  1. Tully (Focus) – Está na 2ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 2.240.000 (-32%) em 1.356 salas (+3); MPS: US$ 1.652; Totaliza: US$ 6.890.000

 

  1. Pantera Negra (Disney) – Está na 13ª semana e caiu da 7ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 1.932.000 (-41%) em 1.370 salas (-271); MPS: US$ 1.410; Totaliza: US$ 696.187.000

 

  1. RBG (Magnolia) – Está na 2ª semana e subiu da 15ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 1.165.000 (+102%) em 1.111 salas (-561); MPS: US$ 6.472; Totaliza: US$ 2.003.000