WIM WENDERS E APRENDENDERS: O TROCADILHO É RUIM, MAS A MOSTRA É BOA.

‘Asas do desejo’, ‘Paris, Texas’ e ‘Movimento em falso’ integram o ciclo ‘Wim Wenders: entre o céu e a terra’, com sessões às quartas e sábados.

Apenas três anos depois de ganhar a Palma de Ouro em Cannes por ‘Paris, Texas’, em 1984, Wim Wenders voltou ao festival e somou mais um troféu à sua extensa lista de conquistas: por ‘Asas do desejo’ (1987) ganhou o premio de direção. ‘Asas do desejo’ também saiu do Independent Spirit Awards com a estatueta de Melhor filme estrangeiro e da Mostra internacional de Cinema de São Paulo com a de Melhor filme eleito pelo público. Sua estreia no Brasil provocou uma grande corrida às salas de cinema: todos queriam ver os anjos Samiel e Cassiel flanando sobre Berlim.

Neste sábado (03.10), o cinema Caixa Belas Artes dá aos fãs do diretor alemão nova chance de assistir ao filme na telona: com mais de 21 prêmios internacionais na bagagem e cultuado por gerações de cinéfilos, ‘Asas do desejo’ abre o ciclo especial ‘Wim Wenders: entre o céu e a terra’, que segue em cartaz até o dia 21 de outubro.

O programa exibe ainda ‘Paris, Texas’ e ‘Movimento em falso’, que marca a estreia da atriz Nastassja Kinski no cinema. O Cineclube é parte da programação mensal de mostras do Caixa Belas Artes, com filmes diferentes a cada semana, sempre conectados por um tema. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do cinema e no site Ingresso.com.

 

CINECLUBE CAIXA BELAS ARTES

CICLO ESPECIAL: ‘WIM WENDERS ENTRE O CÉU E A TERRA’

Datas: 03 (sábado) e 07.10 (quarta)*

ASAS DO DESEJO

(Der Himmel über Berlin)

Alemanha/França, 1987, p/b e cor, 127 min., 12 anos.

Direção: Wim Wenders

Elenco: Bruno Ganz, Solveig Dommartin e Otto Sander.

Dois anjos, invisíveis aos olhos humanos, ajudam a confortar a alma das pessoas na Terra. Um deles, porém, passa a querer experimentar as sensações próprias dos mortais, mas para isso ele terá de abrir mão da sua condição de anjo. Decidido, ele se torna um homem comum e logo descobrirá a paixão em uma trapezista de circo.

 

Datas: 10 (sábado) e 14.10 (quarta)*

PARIS, TEXAS

(Paris, Texas)

EUA/Alemanha, 1984, cor, 147 min., 14 anos.

Direção: Wim Wenders

Elenco: Harry Dean Staton, Natassja Kinski e Dean Stockwell.

Um homem vaga pelo deserto sem saber quem é ou onde está. Resgatado pelo irmão, ele aos poucos vai recuperando suas lembranças, até partir em busca da esposa e do filho, abandonados por ele anos atrás, numa jornada de surpreendentes descobertas.

 

Datas: 17 (sábado) e 21.10 (quarta)*

MOVIMENTO EM FALSO

(Falsche Bewegung)

Alemanha, 1975, cor, 99 min., 12 anos.

Direção: Wim Wenders

Elenco: Rüdiger Vogler, Hanna Schygulla, Hans Christian Blech e Nastassja Kinski.

Baseado em obra de Goethe, o filme acompanha seis dias na vida de um homem aspirante a escritor. Numa viagem de trem ele encontra um atleta que participou das Olimpíadas de 1936, uma atriz por quem se apaixona, e impede outro passageiro de cometer suicídio.

*As sessões são realizadas sempre por volta das 18h de sábado e 22h de quarta-feira.

 

CAIXA BELAS ARTES                                                                                                                    

Endereço: Rua da Consolação, 2423 – Consolação – Tel: 11 2894 5781
Site: www.caixabelasartes.com.br
Datas: às quartas e sábados
Ingressos: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia, para estudantes, correntistas do banco Caixa Econômica Federal, melhor idade).