XIII FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E VÍDEO AMBIENTAL (FICA) DIVULGA LISTA DE FILMES SELECIONADOS PARA A MOSTRA COMPETITIVA
A cidade de Goiás transforma-se, a cada mês de junho, em um grande palco para viver mais uma edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), que acontece entre os dias 14 e 19 de junho.
Em sua 13ª edição, o festival recebeu 414 obras inscritas, representando 47 países (226 produções brasileiras e 188 estrangeiras). Por gênero, foram inscritos 292 documentários, 59 filmes de ficção, 46 de animação e 17 séries televisivas. No que se refere à metragem, as inscrições distribuíram-se da seguinte maneira: 64 longas, 109 médias e 241 curtas-metragens.
Com base nos critérios acordados pelo Júri de Seleção, foram selecionadas 30 produções (7 longas-metragens, 6 médias-metragens, 14 curtas-metragens e 3 séries televisivas, apresentando, duas delas, 02 episódios documentais, e uma delas, 02 episódios de animação), provenientes de 7 países: Brasil (com 21 produções), França e República Tcheca (cada país com 2 produções), além de Itália, Holanda, Chile, China e Armênia (cada país com 1 produção).
Da seleção brasileira de filmes e vídeos ambientais, participam 8 estados: Rio de Janeiro (5 produções), São Paulo (4 produções), Pernambuco (3 produções), Ceará (2 produções), além de Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Minas Gerais (1 produção por estado). O Estado de Goiás participa da competição com 4 documentários em curta-metragem. Grande parte dos títulos selecionados é constituída por documentários (25 produções), seguida pelas obras de animação (3) e ficção (2).
O conjunto das obras selecionadas para compor a programação da Mostra Competitiva do XIII FICA apresenta uma abordagem temática variada e em sintonia com a pauta dos mais recentes debates sobre as questões ambientais que preocupam, ameaçam e afetam as sociedades contemporâneas.
As produções tratam de conteúdos que vão do reaproveitamento criativo do lixo à exploração econômica predatória dos recursos naturais; passando pela poluição ambiental e suas consequências à saúde; da invasão das indústrias e do concreto a áreas verdes no campo e na cidade à resistência das comunidades; das mudanças climáticas e seus resultados em longo prazo aos conflitos ambientais, sociais e econômicos gerados pelas grandes monoculturas.
Tratam também da responsabilidade socioambiental de empresas multinacionais que exploram os trabalhadores e degradam o meio ambiente nas regiões mais pobres do mundo; do consumo exacerbado, do desperdício e das dificuldades sócio-ambientais no manejo dos resíduos. Da miséria escondida em altas taxas de crescimento econômico; fragmentos de urbanidade; da soberania da máquina perante o homem; dos maus tratos contra animais. As políticas públicas voltadas para o meio ambiente: avanços e retrocessos.
A questão do ativismo, da militância, das memórias de resistência; dos rituais, das relações entre os mundos natural e sobrenatural; da necessidade de aproximação entre os saberes tradicional e científico e de uma nova postura que conduza ao desenvolvimento sustentável, tornada possível por meio de uma nova abordagem educacional e cultural, pautada pelo respeito à diversidade natural e simbólica.
LISTA DE FILMES SELECIONADOS PARA A MOSTRA COMPETITIVA
LONGA-METRAGEM
1. LIXO EXTRAORDINÁRIO (foto)
Brasil-SP/Reino Unido, 2009
Direção: Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley
99 min
Documentário.
Classificação: Livre
Trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, periferia do Rio de Janeiro. Catadores: revelação de dignidade e desespero.
2. NO MEIO DO RIO, ENTRE AS ÁRVORES
Brasil-SP, 2010
Direção: Jorge Bodanzky 73 min
Documentário.
Classificação: livre.
Resultado de uma expedição ao Alto Solimões, na Amazônia, que ministrou oficinas de vídeo, fotografia e circo a diversas comunidades ribeirinhas, o filme capta imagens de um mundo de grande beleza, mas em que a exploração econômica predatória deixou marcas.
3. O GRANDE PROCESSO DO AMIANTO
Itália/Bélgica/Suíça, 2011
Direção: Niccoló Bruna e Andrea Brandstraller
84 min
Documentário
Classificação: 10 anos.
Banido em 53 países, o amianto é discutido neste documentário como grande problema ambiental: cerca de 70% da população mundial vive em contato com ele.
4. OS SOLDADOS DO ARCO-ÍRIS DA ILHA DE WAIHEKE
(The Rainbow Warriors of Waiheke Island)
Holanda, 2009
Direção: Fenna Damstra e Suzanna Raes
87 min
Documentário
Classificação: 12 anos
Documentário sobre um grupo de pioneiros do Greenpeace. Suas ações arriscadas e um ataque a bomba que os fazem parar e pensar se valeu à pena sustentar seus ideais
5. 2012 TEMPO DE MUDANÇA
Brasil-DF/EUA, 2010
Direção: João Amorim 85 min
Documentário
Classificação: 12 anos
Profecias maias sobre o apocalipse global em 2012 são o ponto de partida para um novo paradigma que integre a sabedoria arcaica das sociedades tribais com o método científico. Na nova cultura planetária, a colaboração substitui a competição. Depoimentos de David Lynch, Sting, Gilberto Gil, Ellen Page, Bárbara Marx Hubbard e Paul Stamets
6. TERRA DEU, TERRA COME
Brasil-SP, 2010
Direção: Rodrigo Siqueira
88 min
Documentário
Classificação: 10 anos
Pedro comanda como mestre de cerimônias o funeral de João Batista, morto aos 120 anos. O ritual acontece em Diamantina-MG. Os descendentes de escravos que trabalham na extração de diamantes. A atuação de Pedro e seus familiares nos provoca por sua dramaturgia espontânea. Ao final, não se sabe o que é realidade e o que é fantasia.
7. TUDO PELO BEM DO MUNDO
(All for the good of the world)
República Tcheca, 2010
Direção: Vit Klusak
82 min
Documentário
Classificação: livre
O retrato de uma vila tcheca, cujos fazendeiros vivem em conflito com uma grande empresa automobilística.
MÉDIA-METRAGEM
1. LA MONEDA
La Moneda, Brasil / Chile, 2009
Direção: Pedro Dantas
52 min
Documentário
Classificação: 14 anos
Documentário investigativo sobre a extração de recursos minerais no Chile. Episódios históricos como a Guerra do Pacífico no século XIX e o período da Unidade Popular do então presidente Allende, quando foram nacionalizadas as principais minas de cobre.
2. A TERRA DA LUA PARTIDA
(The Broken Moon)
Brasil-RJ, 2010
Direção: Marcos Negrão e André Rangel
52 min
Documentário
Classificação: livre
No Himalaia, um velho nômade vive em uma das mais isoladas regiões do planeta.
3. BICICLETAS DE NHANDERÚ
Brasil-PE, 2011
Direção: Ariel Ortega e Patrícia Ferreira
45 min
Documentário
Classificação: 10 anos
Uma imersão no cotidiano e na espiritualidade dos Mbya-Guarani da aldeia Koenju, em São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul.
4. IDADE DO COBRE
(Doba Midiná)
República Tcheca, 2010
Direção: Ivo Bystoléan
52 min
Documentário
Classificação: 14 anos
O enfrentamento de Zâmbia perante exploração das minas de cobre por países desenvolvidos.
5. O DESEJO DA VILA DE CHANGHU
(Desire of Changhu Village)
China, 2010
Direção: Xia Chenan
38 min
Documentário
Classificação: livre
O oásis Minqin, uma barreira natural aos desertos do Noroeste da China, situado na Província de Gansu, pode desaparecer em breve. As condições de vida na Vila Changhu e o confrontamento entre o homem e a natureza ao seu redor.
6. O PREÇO DA SEMENTE
(El precio de la semilla)
Brasil-RJ/Argentina, 2009
Direção: Miguel Vassy
52 min
Documentário
Classificação: 10 anos
Desde a colonização, as terras na Argentina ficaram nas mãos de poucos. Hoje, a soja transgênica expulsa os últimos camponeses das suas pequenas propriedades, intoxica as populações e compromete a soberania alimentar do país.
CURTA-METRAGEM
1. ACERCADACANA
Brasil-PE, 2010
Direção: Felipe Peres Calheiros
19 mi e 58 seg
Documentário
Classificação: 12 anos
Nos anos 90, com a valorização do etanol e a expansão do latifúndio canavieiro, 15 mil famílias foram expulsas dos seus sítios na Zona da Mata de Pernambuco. Maria Francisca decidiu resistir.
2. ALIMENTAR A BESTA
(Nourrir L’Animal)
França, 2009
Direção: S. Louis
13 min
Documentário
Classificação: 10 anos
No meio de um vale na Alsácia, uma área industrial gradativamente perde sua população. A fábrica de papel reciclado permanece no centro deste universo.
3. AZUL COR DE TERRA
Brasil-GO, 2011
Direção: Rafael de Almeida.
5 min
Documentário
Classificação: livre
O filme-ensaio segue em frágeis linhas narrativas com a intenção de levar à reflexão sobre o problema das enchentes que afetaram mais de 140 municípios do sudeste brasileiro em janeiro de 2011.
4. DIGA 33
Brasil-GO, 2011
Direção: Ângelo Lima
18 min
Documentário
Classificação: 10 anos
Uma cidade inteira com perigo iminente de poluição. Pulmões cheios de pó de pedra.
5. EU SOU CONTRA
(I am against)
Armênia, 2010
Direção: Sunchild Eco-Club of Yeveran
14 min
Documentário
Classificação: 16 anos
Uma postura radicalmente humana contrária ao tratamento dado aos cachorros das ruas de Yeveran, capital da Armênia.
6. FRACTAIS SERTANEJOS
Brasil-CE, 2009
Direção: Heraldo Cavalcante
19 min
Documentário
Classificação: livre
A história de um operário da construção civil que, após um coma, torna-se artista, esculpindo obras abstratas que denomina “Tudoenada”, semelhantes aos fractais estudados na física e na matemática do caos.
7. MARCOVALDO
Brasil-RS, 2010
Direção: Cíntia Langie e Rafael Andreazza
15 min
Ficção
Classificação: livre
As 24 horas da vida de um brasileiro. Uma realidade que nem todos percebem.
8. O PLANTADOR DE QUIABOS
Brasil-SP, 2010
Direção: Coletivo Santa Madeira
15 min
Ficção
Classificação: livre
Tragicomédia sobre um agricultor que quer comprar uma bicicleta para aumentar sua produção no campo.
9. O SOM DO TEMPO
Brasil-CE, 2010
Direção: Petrus Cariry
10 min
Documentário
Classificação: livre
O concreto avança contra Dona Maria, mas ela segue em frente, com toda a calma do mundo.
10. PEIXE PEQUENO
Brasil-PE, 2010
Direção: Vincent Carelli e Altair Paixão
3 min e 33 seg
Documentário
Classificação: livre
Enquanto todos estão ocupados com a pesca no acampamento Enauene-naue…
11. PLANET Z
França, 2011
Direção: Momoko Seto
9 min
Animação
Classificação: livre
Em algum lugar do universo, está o Planeta Z. Um milagre acontece.
12. PÓLIS
Brasil-MG, 2009
Direção: Marcos Pimentel
22 min
Documentário
Classificação: 10 anos
Um dia qualquer, uma cidade comum. O horror e o sublime do urbano em constante transformação, numa era onde não há nada definitivo.
13. TAMANDUABANDEIRA
Brasil-GO, 2011
Direção: Ricardo de Podestá
8 min
Animação
Classificação: livre
Um pacato tamanduá encontra a fêmea de sua vida.
14. TEIA DO CERRADO
Brasil-GO, 2010
Direção: Uliana Duarte
15 min
Documentário
Classificação: livre
A relação da diversidade cultural com a biodiversidade, a partir das ações comunitárias desenvolvidas em Teresina de Goiás, Chapada dos Veadeiros.
SÉRIE DE TV
1. ECOS DO BRASIL
Brasil-RJ, 2010
Direção: Lúcia Araújo e Dener Giovanini
Série televisiva
Classificação: 10 anos
A série resgata o passado recente, rico em experiências, acertos e erros. O que fizemos e o que não fizemos contêm as respostas para construirmos uma visão dos próximos desafios ambientais.
Episódios:
ECOS DEMOCRÁTICOS
30 min
A atuação política em defesa do meio ambiente no Brasil.
ECOS RADIOATIVOS
30 min
A exploração da energia radioativa no Brasil e suas consequências.
2. CONSCIENTE COLETIVO
Brasil-RJ, 2010
Direção: Pedro Luá e Analúcia Godoi
Série televisiva
Classificação: livre
Animações sobre os principais problemas ambientais atuais.
Episódios:
AQUECIMENTO GLOBAL
2 min
As principais causas do aquecimento global e possíveis ações cotidianas para reverter a situação.
RESÍDUOS
2 min
O desperdício e o indevido descarte do lixo. Ações sustentáveis para amenizar o problema.
3. UM PÉ DE QUÊ?
Brasil-RJ, 2010
Direção: Lúcia Araújo e Estêvão Ciavatta
Série televisiva. Classificação: livre
O florescimento das cerejeiras no Japão.
Episódios:
EPISÓDIO 3
20 min
As cerejeiras japonesas encantam pessoas de todo o mundo.
EPISÓDIO 4
20 min
A natureza e a relação do mundo oriental com a espiritualidade.
MOSTRA ABD
A ABD- GO – Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Goiás realiza dentro da programação do XIII FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, entre 14 e 19 de junho, a 9a Mostra Competitiva ABD Cine Goiás.
A ABD Cine Goiás é uma mostra voltada aos realizadores goianos, onde são exibidos filmes e vídeos em curta, média e longa-metragem – documentários, ficções, animações e experimentais -, e vem se fortalecendo a cada ano como um dos principais canais de distribuição e divulgação do audiovisual goiano.
Entre as novidades da Mostra neste ano estão sua abertura a filmes produzidos em qualquer época. Até o ano passado, apenas obras produzidas a partir do ano imediatamente anterior eram aceitas. A única restrição agora é a de que o filme não tenha sido selecionado para edições anteriores do evento.
Foram criados também três novos prêmios, reivindicados pelos realizadores e profissionais do audiovisual: Melhor Som, Melhor Ator e Melhor Atriz. Alem disso, o prêmio de “Melhor Música” foi reenquadrado como “Melhor Trilha Sonora Original”, de forma a fomentar efetivamente o trabalho dos trilheiros e músicos, vedando a possibilidade de premiação a trilhas que não tenham sido especificamente produzidas para o filme em questão.
A Mostra oferece R$ 18.000,00 em premiações – R$ 1.500 em cada uma das 12 categorias – e um troféu que, desde a edição passada, foi concebido pelo cineasta e artista plástico Amarildo Pessoa, vencedor em concurso realizado pela ABD-GO.
Os filmes não selecionados para a Mostra Competitiva poderão fazer parte de uma mostra paralela, realizada em parceria com cineclubes locais, em diferentes bairros da Cidade de Goiás, onde acontece o Festival.
SELECIONADOS DA IX MOSTRA ABD CINE GOIÁS
A Morte – Fic. – Direção: André Safadi (4min) – 2010
Ainda Não – Fic. – Dir. – Paulo Rezende (15min) – 2010
Airábeji de Xangô – Doc. – Dir Frederico Mael (25min) – 2010
Azul Cor de Terra – Exp. – Dir -: Rafael de Almeida (6min) – 2011
Concerto de separação – Fic. – dir. Rochane Torres (14min) – 2010
Diga 33 – Doc. – Dir. Ângelo Lima (18min) – 2010
Enquanto – fic. – Direção: Larissa Fernandes (12min) – 2009
Eu Já não caibo Mais Aqui – Exp. Dir. Benedito Ferreira (4min) – 2009
Ilton & Neide – Doc. Dir. Diogo Diniz Gracia Gomes (19min) – 2011
Julie, Agosto, Setembro – Fic. – Dir. Jarleo Barbosa (8min) – 2011
Marcas D’Água – Fic. – Dir. Thaís Oliveira (18min) – 2011
Mostra Tua Cara – Exp. – Dir. Maurélio Toscano (2min) – 2010
Nós João – Fic. – Dir. Renato Cirino (9min) – 2010
O Desespero Fotográfico de Meu Pai – Exp – Dir. Carlos Cipriano (4min) – 2005
O Ogro – Ani. – Dir. Marcio Jr. e Marcia Deret (8min) – 2011
Orozinho O Poeta da Imagem – Doc. – Dir. Cássia Queiroz (16min) – 2011
Passageiros – Fic. Dir Rafael Watanabe (3min) – 2011
Renova a Esperança – Doc. – Dir. Tatiana Scartezini, Kamyla Maia e Boris Carlos García Alarcón (15min) – 2010
Sendai – Exp. – Dir. Claudia Nunes e Erico Rassi (6min) – 2011
Sonho de Humanidade – Doc. Dir. Amarildo Pessoa (15min) – 2010
Talvez Seja o Vazio – Fic. – Dir. Rafael de Almeida (8min) – 2011
TamaduAbandeira – Ani. – Dir. Ricardo Podestá (8min) – 2011
Trombas e Formoso: Memórias de uma Luta – Doc. – Dir. Coletivo Magnífica Mundi (19min) – 2010
Verdade Absoluta – Ani – Dir. Guilherme Mendonça e Jordana Prado (2min) – 2010
Verde Maduro – Fic. – Direção Simone Caetano (16min) – 2011

