“ZOOTOPIA FATURA O DOBRO DA MELHOR ESTREIA DA SEMANA.

 por Wanda de Andrade.

Em consequência de um ótimo boca a boca, Zootopia continuou liderando as bilheterias norte-americanas em seu segundo fim de semana, faturando US$ 50 milhões depois de perder somente 33% da bilheteria de estreia.

A bilheteria da animação em 3D dos estúdios Disney foi o dobro da da melhor estreia, Rua Cloverfield, 10, da Paramount, que ficou na 2ª posição. Aliás a bilheteria de Rua Cloverfield, 10, foi maior do que a soma das outras três estreias da semana.

Entre as estreias, a comédia de Sacha Baron Cohen, Irmão Espião foi a que se saiu pior. Faturou somente US$ 3,2 milhões, marcando a pior bilheteria de estreia do ator.  Os outros dois lançamentos, O Jovem Messias e The Perfect Match se saíram um pouco melhor.

O Jovem Messias estreou na 7ª posição com US$ 3,40 milhões, seguido de Irmão Espião com US$ 3,15 milhões. Ambos ficaram abaixo de suas já modestas expectativas. O Jovem Messias, baseado num livro de Anne Rice sobre a infância de Jesus, agradou mais ao publico do que à critica, pois recebeu nota “A-“ na pesquisa CinemaScore e pontuação de 71% no Flixster, enquanto Irmão Espião recebeu nota “B-“ na CinemaScore e 55 no Flixster.

Entre as continuações, Deadpool continuou mostrando sua força, ficando na 3ª posição com US$ 10,8 milhões. Invasão a Londres seguiu com US$ 10,7 milhões em seu segundo fim de semana com uma queda de 51%.

No total, as bilheterias de 2016 estão 10% acima das de 2015 à mesma altura, quando Sniper Americano e outros três filmes que ultrapassaram os US$ 100 milhões estavam em cartaz.

Este ano, já temos cinco filmes que chegaram à categoria de blockbuster (US$ 100 milhões), incluindo Star War: O Despertar da Força (que estreou no final de 2015), O Regresso, Zootopia, Kung Fu Panda 3 e Deadpool. Um bom começo que pode levar a bilheteria final de 2016 a se igualar à ótima soma de 2015, o que não será muito fácil.

Basta não repetir os fracassos de Uma Reportr em Apuros, Deuses do Egito, A Quinta Onda, Orgulho, Perconceito e Zumbis e Voando Alto.

Na próxima semana estreia A Série Divergente: Convergente. Os dois primeiros filmes da franquia estrearam com mais de US$ 50 milhões. Convergente já estreou no exterior no último fim de semana, com resultados médios. Vamos ver como se sair nos EUA na próxima semana.

Por enquanto vejamos como foi o último fim de semana.

 

As Top Tenb

  1. Zootopia (Buena Vista) – Está na 2ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou US$ 50.000.000 (-33%) em 3.827 salas (igual); MPS (média por sala): US$ 13.065; Totaliza: US$ 142.615.000

Zootopia fez a sexta maior bilheteria de um segundo fim de semana de um filme de animação, atrás de Shrek 2, Toy Story 3, Shrek Terceiro, Divertida Mente e Os Incríveis. Faturou US$ 142,62 milhões em 10 dias. O que coloca a nova produção da Disney somente 29% atrás dos US$ 110,31 milhões faturados em 10 dias por Operação Big Hero (que perdeu 38% da bilheteria em seu segundo fim de semana, faturando US$ 34,66 milhões). Graças ao boca a boca, à proximidade da Páscoa e à relativa falta de concorrência até o início de abril, Zootopia deve continuar tendo um bom desempenho.

 

2. Rua Cloverfield, 10 (10, Cloverfield Lane/Paramount) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B-; Metacritic: 76; Faturou: US$ 25.200.000 em 3.391 salas; MPS: US$ 7.431; Totaliza: US$ 25.200.000

Graças a seu baixo custo de produção (cerca de US$ 25 milhões) e ao mercado externo, onde o primeiro filme faturou mais do que em casa, Rua Cloverfield, 10 deverá ser um sucesso financeiro para a Paramount.  Estreou em sete países, liderados pela Austrália, elevando o total global para US$ 26,7 milhões.

O público de Rua Cloverfield, 10 pendeu para o masculino (60%) e para os com mais de 25 anos (68%) e em geral foi bem recebido, acumulando 86% de resenhas positivas no Flixter.

Produzido por J.J. Abrams, o thriller estrelado por Mary Elizabeth Winstead e John Goodman abriu dentro das expectativas e vem sendo associado a Cloverfield, de 2008, mas estreou com uma bilheteria 37% abaixo de seus US$ 40,06 milhões, mais próximo da bilheteria de A Visita (US$ 25,43 milhões), com o qual se assemelha mais.

 

  1. Deadpool (20th Century Fox) – Está na 5ª semana e manteve a 3ª colocação. Faturou US$ 10.800.000 (-35%) em 3.391 salas (-293); MPS: US$ 3.242; Totaliza: US$ 328.077.000

Entre as continuações, Deadpool segue fazendo uma boa carreira (perdeu somente 35% da bilheteria), ficando na 3ª posição com US$ 10,8 milhões, totalizando US$ 328,1 milhões. É, até o momento, a maior bilheteria de 2016 tendo faturado US$ 328,08 milhões em 31 dias. Está 51% à frente dos US$ 216,74 milhões faturados no mesmo tempo por X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido. Ainda deve se sustentar bem no próximo fim de semana, antes da estreia de Batman vs Superman: A Origem da Justiça em 25/3.

 

  1. Invasão a Londres (Focus) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou US$ 10.668.000 (-51%) em 3.492 salas (+2); MPS: US$ 3.055; Totaliza: US$ 38.850.052

Invasão a Londres ficou na 4ª posição, com uma bilheteria muito próxima de Deadpool. Caiu 51% comparáveis aos 53% perdidos no segundo fim de semana por Invasão à Casa Branca. Em 10 dias, Invasão a Londres faturou US$ 38,85 milhões, enquanto o primeiro filme arrecadou US$ 54,89 milhões no mesmo período.

 

  1. Uma Reporter em Apuros (Paramount) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 5ª colocação. Faturou US$ 4.600.000 (-38%) em 2.413 salas (+39); MPS: US$ 1.906; Totaliza: US$ 14.572.000.

Depois de uma estreia fraca na semana anterior, o filme estrelado por Tina Fey teve uma ligeira recuperação e ainda ficou entre as cinco maiores bilheteias da semana. Perdeu somente 38% da bilheteria, totalizando US$ 14,6 milhões em 10 dias.

Mesmo assim, ainda está abaixo das expectativas de um filme estrelado por Fey, estando 35% atrás dos US$ 22,44 milhões faturados em 10 dias por Sete Dias Sem Fim, que caiu 40% entre o primeiro e o segundo fim de semana, faturando US$ 6,89 milhões.

 

  1. The Perfect Match (Lionsgate) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B-; Metacritic: 41; Faturou: US$ 4.150.000 em 3.391 salas; MPS: US$ 4.486; Totaliza: US$ 14.150.000

A mais barata das três estreias (custou US$ 5 mihões), The Perfect March, estreou em menos mil salas que seus concorrentes. A comédia romântica que não teve cabines de imprensa, o que não é um bom pressságio, faturou somente

US$ 4,2 milhões, acabando na 6ª colocação. A produção executiva é de Queen Latifah.

 

7. O Jovem Messias (The Young Messiah (Focus) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 29; Faturou: US$ 3.404.000 em 1.761 salas; MPS: US$ 1.933; Totaliza: US$ 3.404.000

Também sem exibição prévia para a imprensa, O Jovem Messias, foi mais um filme religioso que não alcançou seu público. Baseado num livro de Anne Rice sobre Jesus ainda criança, estreou na 7ª posição com US$ 3,4 milhões em 1.761 salas depois de campanha de marketing visando as igrejas através do país. Note-se que recebeu nota “A-“ na pesquisa CinemaScore. Logo quem viu, gostou.

 

8. Irmão Espião (The Brothers Grimsby/Sony) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 45; Faturou: US$ 3.150.000 em 2.235 theaters; MPS: US$ 1.409; Totaliza: US$ 3.150.000

Foi a menor bilheteria de estreia de Sasha Baron Cohen e a mais cara estreia da semana, além da de maior circuito. Mas das três foi a que menos faturou. Felizmente faturou US$ 11 milhões no exterior, totalizando US$ 14,4 milhões. Mas como custou US$ 35 milhões, as chances de recuperar o investimento são poucas.

Este é o primeiro filme de Sasha Baron Cohen em quatro anos. Desde o sucesso de Bruno, que estreou com US$ 30 milhões em 2009, seus filmes vêm perdendo bilheteria. O anterior, Borat, havia estreado com US$ 26,5 milhões e O Ditador, de 2012, abriu com US$ 17,4 milhões.

 

  1. Deuses do Egito (Lionsgate) – Está na 3ª semana e caiu da 6ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 2.500.000 (-51,9%) em 2.306 salas (-811); MPS: US$ 1.084; Totaliza: US$ 27.312.889.

Com uma queda de 52%, Deuses do Egito tem poucas chances de figurar entre as Top 10 na próxima semana, e não deve atingir nas bilheterias norte-americanas nem 25% de seu orçamento de US$ 140 milhões.

 

  1. Ressurreição (Sony) – Está na 4ª semana e caiu da 6ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 2.250.000 (-42%) em 2.095 salas (-412); MPS: US$ 1.074; Totaliza: US$ 32.396.000

Caiu 42%, mas como custou US$ 20 milhões, com a ajuda internacional deverá chegar a uma bilheteria final equivalente ao triplo de seu custo.

 

As Independentes

Com os filmes do Oscar saindo de cartaz, poucos filmes de estúdio se destacaram nas últimas semanas, dando chances à produções independentes. Na última semana, três estreias do segmento tiveram um bom desempenho: Eye in the Sky (Bleecker Street), Hello, My Name Is Doris (Roadside Attractions) e o documentário City of Gold (IFC).

 

Eye in the Sky (Bleecker Street) – ESTREIA – Nota Criticwire B; Metacritic: 71; Faturou: US$ 117.050 em 5 salas; MPS: US$ 23.410

Eye in the Sky teve a melhor média por sala da semana (US$ 23.400) e faturou US$ 117.000 em cinco salas de Nova York e Los Angeles. Estrelado por Helen Mirren e pelo recentemente falecido Alan Rickman, está sendo muito elogiado pela crítica, com 95% Tomatometer no site Rotten Tomatoes. Abre para mais salas em no próximo fim de semana e para o país todo em 1 de abril.

Helen Mirren lidera o elenco como responsável por uma operação militar envolvendo drones e este foi o último filme de Rickman. Sua bilheteria de estreia ficou 50% acima da estreia de A Senhora da Van, com Maggie Smith, que concorreu ao Oscar. Como Smith, Mirren desperta atenção para seus filmes, assim como Judi Dench que completa o time de Dames (equivalente feminino de Sir) do cinema inglês. Abre para mais 25 salas no próximo fim de semana.

 

Hello. My Name Is Doris (Roadside Attractions) – ESTREIA – Nota Criticwire B; Metacritic: 63; Faturou: US$ 85.240 em 4 salas; MPS: US$ 21.310

Hello, My Name Is Doris é estrelado por Sally Field, ha muito temo longe das telas. Estreou somente em Nova York e Los Angeles, mas fez a ótima MPS de US$ 21.310. A comédia, que traz Field como uma sexagenária que se apaixona por um colega de trabalho muito mais jovem foi muito bem de crítica, tendo recebido 89% de resenhas positivas no Tomatometer do site Rotten Tomatoes. Abre para mais salas no próximo fim de semana.

 

City of Gold (IFC) – ESTREIA – Nota Criticwire A-; Metacritic: 73; Faturou: US$ 64.000 em 4 salas ; MPS: US$ 16.000

O documentário estrelado pelo crítico de gastronomia do Los Angeles Times Jonathan Gold, recebeu 85% no Tomatometer do Rotten Tomatoes.

 

Remember (A24) – Estreia – Nota Metacritic: 50; Faturou US$ 20.000 in 2 salas. Esteve nos Festivais de Veneza e Toronto 2015 e já está disponível em VOD.

Remember, thriller dirigido por Atom Egoyan e estrelado por Christopher Plummer como um sobrevivente do Holocausto já com 90 anos à procura de seu carrasco de Auschwitz que fugiu para os Estados Unidos, recebeu críticas variadas. Ainda assim, teve uma boa bilheteria para o gênero e para um filme em cartaz em apenas duas salas.

 

A Senhora da Van, da Sony Pictures Classics, com Maggie Smith, continuou tendo uma boa sustentação. Faturou US$ 569.158 em 363 salas, com uma perda de somente 21% da renda, apersar de ter saído de cartaz em 66 salas. Acumula US$ 8,05 milhões em 59 dias e deverá ultrapassar os US$ 10 milhões.

 

Cavaleiro de Copas (Knight of Cups/Broad Green) faturou US$ 90.135 em 36 salas (+32); MPS: US$ 2.504; Totaliza: US$ 175.726

O filme dirigido por Terrence Malick e estrelado por Christian Bale teve um aumento de bilheteria da ordem de 49% ao expandir para mais 32 cinemas. Totaliza US$ 175.726 em 10 dias, um resultado modesto para um filme com esta ficha técnica. Consequência talvez das críticas fracas que recebeu.

 

Marguerite” (Cohen) – Recebeu nota 74 no Metacritic e esteve nos festivais de Veneza e Telluride do ano passado. Faturou US$ 21.723 em 3 salas.

A atriz Catherine Frot recebeu o Cesar de melhor atriz por seu papel da cantora lírica Margueite Dumont, que deve voltar a chamar a atenção sobre sua carreira no mínimo controversa, quando voltar às telas no próximo filme de Stephen Frears estrelado por Merryl Streep.

 

As Internacionais

Zootopia faturou US$ 83,1 milhões e liderou o fim de semana internacional. Uma alta de 25% que totaliza US$ 288,7 milhões, no exterior, puxados pela China onde faturou US$ 56,5 milhões no fim de semana. Já totaliza US$ 109 milhões no país, e deverá ultrapassar os US$ 149 milhões faturados por Kung Fu Panda 3 como a maior bilheteria do país. A bilheteria global está em US$ 431.315.126. Estreia no Brasil no próximo fim de semana.

 

Kung Fu Panda 3 ficou na 2ª posição depois de faturar US$ 28.600.000 no fim de semana, totalizando US$ 219.500.000 internacionais em 21 países, somando US$ 355.907.868 globais.

 

Deuses do Egito faturou US$ 26,4 milhões em 73 países, graças principalmente aos US$20 milhões faturados na estreia na China. O total internacional está em US$ 80,5 milhões e o total global é de US$ 107,8 milhões,

 

Rua Cloverfield,10 já estreou em sete países faturando US$ 1.500.000. Totaliza US$ 267.000.000 globais.

 

A Série Diergente: Convergente estreou em 45 países, incluindo o Brasil, antes dos EUA, faturando US$ 26,7 milhões. Os principais mercados foram: França (US$ 5 milhões), Rússia (US$ 3,5 milhões) e Brasil (US$ 2,8milhões).

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Zootopia: Esta Cidade é o Bicho $50.000.000 $142.615.126
2 Cloverfield Lane, 10 $25.200.000 $25.200.000
3 Deadpool $10.800.000 $328.077.425
4 Invasão a Londres $10.668.000 $38.850.052
5 Uma Reporter em Apuros $4.600.000 $14.571.903
6 The Perfect Match $4.150.000 $4.150.000
7 O Jovem Messias $3.404.000 $3.404.000
8 Irmão Espião $3.150.000 $3.150.000
9 Deuses do Egito $2.500.000 $27.312.889
10 Ressurreição $2.250.000 $32.395.761
Fonte: Rentrak