ALERTA PARA PAIS E ADOLESCENTES, “DIÁRIO DE VIAGEM” ESTREIA NOS CINEMAS.
Por Celso Sabadin.
Lembro-me, muitos anos atrás, quando vi na televisão um filme sobre a cantora Karen Carpenter, morta prematuramente aos 33 anos, vítima de anorexia. No dia seguinte, a sensação era estranha: parecia que todo mundo que eu conhecia havia visto o filme. Era o grande assunto daquele momento.
Claro que os tempos são diferentes hoje, com centenas de opções de audiovisual invadindo os lares e celulares dos consumidores, mas gostaria muito que algo parecido acontecesse com “Diário de Viagem”, que estreia nos cinemas nesta quinta, 17/11.
O tema de ambos os filmes é mesmo: anorexia nervosa, este distúrbio traiçoeiro que ataca em silêncio 1% dos adolescentes, e num primeiro momento mais coloca os pais contra os filhos que propriamente se configura como uma clara questão psicológica.
Ficcional, o longa é roteirizado e dirigido por Paula Kim, a partir de sua própria vivência. Formada pela USP e mestre em audiovisual pela Korea National University of Arts, Paula é a criadora da Sam Ka Pur Filmes, responsável pela idealização e produção do site e redes sociais “Sobre Nossa Visão Distorcida”, um espaço para desabafo e reflexão sobre transtornos alimentares.
De narrativa linear e clássica, “Diário de Viagem” se inicia na São Paulo de 1995, momento em que o Plano Real proporciona uma sensação de estabilidade financeira à classe média. Neste contexto, a adolescente Liz (Manoela Aliperti, em marcante interpretação) é enviada pelos seus pais economicamente emergentes para um intercâmbio internacional, de onde retorna psicologicamente abalada. Um misto de timidez com sensação de não pertencimento leva a garota a um exasperante quadro depressivo e de autodestruição sinalizado pela recusa em se alimentar.
O resultado é um verdadeiro filme-alerta a ser visto e debatido por pais, adolescentes e educadores.
Completam o elenco Virginia Cavendish e Eucir de Sousa, com participações de Clarice Abujamra, André Ramiro, Eliana Fonseca, e uma nova geração de atores representada por Daniel Botelho, Lorena Tucci e Pedro Ogata.

