CANAL CURTA EXIBE “MUSSOLINI, O PRIMEIRO FASCISTA”.
Por Celso Sabadin.
Quando se fala em atrocidades das ideologias de direita, a primeira pessoa que nos vem à cabeça quase sempre é Hitler. Ou Bolsonaro. Mas sempre vale lembrar que o verdadeiro criador e disseminador da praga direitista pela Europa (e consequentemente pelo mundo) foi Benito Mussolini, que implanta o fascismo na Itália em 1922, ou seja, onze anos antes de Hitler chegar ao poder, na Alemanha.
Esta história é contada – e muito bem – no documentário “Mussolini, o Primeiro Fascista”, que estreia no Canal Curta nesta sexta-feira, 10/02. São dois capítulos de 52 minutos cada (veja no final do texto).
A riqueza do material de arquivo é espantosa! O filme registra desde imagens de Mussolini bebê até a sua morte pública – quando foi pendurado de cabeça para baixo numa praça em Milão – passando pela sua juventude; a Marcha para Roma, em que tomou o poder sem nenhuma resistência contrária; as faraônicas recepções que recebeu – e ofereceu – de Hitler; diversos encontros políticos e – a cereja do bolo fascista: seus discursos. Como diz um dos depoentes do documentário, “como era possível a gente assistir àqueles discursos e não cair na gargalhada?”. O fato é que as caretas, o histrionismo, os exageros de Mussolini em seus discursos públicos (que, aliás, inspiraram Hitler) funcionaram muito bem naquela época, arrastando milhões de italianos à uma situação calamitosa de guerras externas e internas.
Outro ponto alto do filme são os depoimentos coletados com sobreviventes da Segunda Guerra Mundial, tanto contra como a favor do ditador. Há quem afirme, diante das câmeras, décadas após o final da guerra, que o ditador estava correto, e que faria tudo de novo por ele. Sim, Mussolini morreu, mas o fascismo, nunca (nós, brasileiros, que o digamos!).
Chama a atenção também o registro de um dos primeiros slogans do fascismo: “Me ne frego”, que significa “Não me importo”. Ou, numa leitura mais próxima a nós: “E Daí?!”
Com direção de Serge de Sampigny, especialista em documentários históricos, “Mussolini, o Primeiro Fascista” é uma produção francesa lançada no ano passado em TVs europeias. Estreia no Cana Curta nesta sexta, 10/02, às 23 horas. Horários alternativos: 11 de fevereiro, sábado, às 3h e às 11h; 12 de fevereiro, domingo, às 18h30; 13 de fevereiro, segunda-feira, às 17h; 14 de fevereiro, terça-feira, às 11h.
O Canal Curta, linear, pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV.

