ROBOCOP DE PADILHA ESTREIA EM 3o. NAS BILHETERIAS AMERICANAS.

O público do fim de semana continuou atraído por Uma Aventura Lego, comprovou que Kevin Hart está entre os novos astros mais queridos e esnobou Colin Farrell.

Olhando as 10 maiores bilheterias da semana pode-se pensar que estamos publicando uma avaliação das bilheterias dos anos 80. Das quatro estreias, três são refilmagens de sucessos da década de 80 e a outra uma adaptação de um livro de sucesso do mesmo período. O grande vitorioso, Uma Aventura Lego, tem como personagem um boneco feito com bloquinhos de armar muito populares na época. Esperemos que devolva às crianças o prazer de brincar em grupo. Internacionalmente, a animação em 3D também é um sucesso, tendo faturado US$ 27.7 milhões em 42 países. Até o domingo havia arrecadado US$ 51.2 milhões no exterior. Fechou a 2ªfeira com US$ 63.5 million totalizando US$ 195 milhões.
Entre as estreias, About Last Night, da Sony, foi a que se saiu melhor, graças ao astro Kevin Hart em plena ascenção. Faturou US$ 27 milhões, chegando a US$ 28,5 milhões depois do fim de semana prolongado pelo President´s Day na 2ª feira.
RoboCop, a refilmagem do clássico da ficção científica, chega 27 anos depois do original, ficando com a 3ª posição depois de estrear na 4ª feira. A produção de US$ 100 milhões faturou US$ 21.5 milhões, chegando a US$ 30.5 milhões nos seis dias. 6% acima dos US$ 25 milhões projetados no domingo. Internacionalmente as esperanças para RoboCop são maiores . Já faturou US$ 70 milhões no exterior e se aproxima dos US$ 96 milhões no mundo todo, esperando-se uma bilheteria internacional em torno de US$ 200 milhões, com previsões otimistas para as estréias na China, Japão e Brasil. Insiders da indústria cinematográfica afirmam que o filme chegará aos US$ 200 milhões internationalmente.
Caçadores de Obras Primas se segurou bastante bem em seu segundo fim de semana e faturou US$ 15 milhões, projetando-se US$ 18 milhões no fim de semana de quatro dias, totalizando US$ 46 milhões. Na estreia internacional faturou US$ 8.9 milhões em 19 países liderados pelo Reino Unido. Parece estar agradando mais ao público do que à crítica.
Amor Sem Fim, a terceira refilmagem dos anos 80, faturou US$ 13,4 milhões e poderá chegar a US$ 14.7 milhões ao término do fim de semana prolongado. Depois de estrear com sólidos US$ 7.4 milhões no Dia Dos Namorados, perdeu 53% da bilheteria no sábado, quando faturou US$ 3.5 milhões.
A quarta estreia, Um Conto do Destino, faturou US$ 7.8 milhões em três dias, esperando-se US$ 8.5 milhões até a 3ª feira. Não passou da 7ª posição.
Ride Along não era estreia, mas ultrapassou Um Conto do Destino e ficou na 6ª posição com US$ 8.8 milhões. Estima-se que até o fim da 2ª feira totalize US$ 117 milhões.
Enquanto isso, Frozen: Uma Aventura Congelante chegou aos US$ 955 milhões nas bilheterias globais, tornando-se a 3ª maior bilheteria de animação de todos os tempos, excluindo os relançamentos.
Graças principalmente a Uma Aventura Lego e About Last Night, a bilheteria do feriado ficou 30% acima da do mesmo período do ano passado, quando Duro de Matar: Um Bom Dia Para Morrer (US$ 28.6 milhões) dominou. A alta é ainda mais expressiva se levarmos em conta o frio e a neve que dominaram a costa leste do país.
Vejamos como foi a semana.

1. Uma Aventura Lego (Warner Bros.). Está na 2ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou US$ 48,810,000 (-29%) em 3.775 cinemas (igual); MPS (media por sala): US$ 12,930; Totaliza: US$ 129,113,000
Em apenas dois fins de semana Uma Aventura Lego está apenas a US$ 5 milhões atrás de Frozen: Uma Aventura Congelante à mesma altura – e este tinha dois dias a mais de exibição. Isto não significa que Lego vá ter uma trajetória tão espetacular, mas confirma que 2014 já tem seu blockbuster. A queda de somente 29% entre o primeiro e o segundo fim de semana mostra que o público comprou a ideia e que o desenho da Warner deverá chegar pelo menos aos US$ 250 milhões em casa. E quem sabe abrir caminho para o Playmobil.

2. About Last Night (Sony) Estreia – Nota Cinemascore: A-. Contagem Metacritic: 62% de críticas positivas. Faturou US$ 27,000,000 em 2. 253
cinemas; MPS: US$ 11,984
Foi a melhor estreia da semana. Apesar de estar em cartaz em muito menos salas que a concorrência, a refilmagem de Sobre Ontem à Noite (Sexual Perversity in Chicago), de 1986, baseada no livro de David Mamet, confirma o cartaz de Kevin Hart, que também está presente em Ride Along. E chama a atenção também para o diretor Steve Pink, conhecido no cinema apenas por A Ressaca, de 2010, que abriu com US$ 14 milhões.

3. RoboCop (Sony)- Estreia – Nota Cinemascore: B+. Contagem Metacritic: 52% de críticas positivas. Faturou US$ 21,500,000 em 3.372 cinemas; MPS: US$ 6,376; Totaliza: US$ 26,400,000.
A Sony já havia tropeçado com o remake de Total Recall, também de Paul Verhoeven, que estreou com US$ 25,6 milhões e terminou em US$ 58,9 milhões. Mas Padilha pediu e levou. O primeiro Robocop abriu com US$ 8,008,721 em 1987 e teminou com uma bilheteria doméstica de US$ 53,424,681, mas que ajustados pela inflação chegam a US$ 114 milhões.
A Sony tentou inserir apelos atuais na nova versão do Robocop, (“Vamos por um homem dentro da máquina”) e colocar a história em sintonia com o mundo atual, incluindo por exemplo vigilância com drones. Mas algumas ressalvas estão sendo feitas pelos fãs do policial do futuro. Da cor da roupa ao fato da censura ter baixado para 13 anos, numa clara evidência de que a violência foi atenuada na nova versão.
Vai ter que se recuperar no próximo fim de semana e contar com um bom desempenho no exterior.

4. Caçadores de Obras Primas (Sony) Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 4ª posição. Faturou US$ 15,000,000 (-32%) em 3.083 cinemas (igual); MPS: US$ 4,865; Totaliza: US$ 43,670,000
O filme de George Clooney continua a ter um desempenho acima das expectativas. As críticas podem não ter sido as melhores, mas o elenco atrai, e o filme já é a melhor bilheteria de George Clooney diretor. O que permite esperar uma bilheteria final de US$ 75 milhões em casa, sendo que o mercado internacional poderá tornar o filme um sucesso.

5. Amor Sem Fim (Endless Love) (Universal) – Estreia – Nota Cinemascore: A-. Contagem Metacritic: 31% de críticas positivas. Faturou US$ 13,400,000 em 2.896 cinemas; MPS: US$ 5,265; Totaliza: US$ 13,400,000
Foi a segunda melhor estreia entre as comédias românticas lançadas para aproveitar o Valentine´s Day (Dia dos Namorados) e a terceira melhor estreia da semana em geral. Ao que tudo indica, não vai fazer o mesmo sucesso do filme original de Franco Zefferelli, de 1981, com Brooke Shields, que chegou aos US$ 93 milhões ajustados pela inflação. Ainda bem que a nova versão custou somente US$ 20 milhões e conseguiu atrair as adolescentes a quem se destinava. Afinal seu público deu uma nota A- ao filme. Resta saber se este público é suficiente para sustentar um filme além da estreia.

6. Ride Along (Universal) Está na 5ª semana e caiu da 3ª para a 6ª posição. Faturou US$ 8,800,000 (-9%) em 2.517 cinemas (-283); MPS: US$ 3,480; Totaliza: US$ 116,133,000
O outro filme do astro afro descendente Kevin Hart continua em ótima carreira e teve uma queda de apenas 9% na quinta semana. Aproveitando a boa fase do comediante, ele tem mais um filme programado para 2014: Think Like a Man Too, da Sony .

7. Um Conto do Destino (Warner Bros) – Estreia – Nota Cinemascore: B. Contagem Metacritic: 31% de críticas positivas. Faturou US$ 7,785,000 em 2,965 cinemas; MPS: US$ 2,626; Totaliza: US$ 7,785,000
As inúmeras críticas negativas (14% no Roten Tomatoes) tiveram mais influência sobre Um Conto de Destino do que sobre Amor Sem Fim. O filme de Colin Ferrell bombou com apenas US$ 7.8 milhões. Isto depois do ator irlandês ter amargado outros fracassos como Sem Perdão (US$ 5.3 milhões) e Sete Psicopatas e um Shih Tzu (US$ 4.2 milhões). Seu papel de maior sucesso até agora foi em No Mira do Chefe, que fechou com US$ 33 milhões globais e lhe valeu um Globo de Ouro.
O livro de Mark Helprin, de 1983, no qual o filme se baseia, foi um relativo sucesso literário e comercial na época, e Martin Scorsese chegou a se interessar por ele. Agora ganhou uma adaptação Akiva Goldsman (Uma Mente Brilhante, O Código Da Vince, Batman Eternamente) que além de roteirizá-lo, dirigiu. Mas a história passada em épocas diferentes não é um enredo fácil. Ainda bem que custou menos de US$ 50 milhões, o que minimiza as perdas.

8. Frozen: Uma Aventura Congelante (Buena Vista) – Está na 13ª semana e caiu da 4ª para a 8ª posição. Faturou US$ 5,855,000 (-15%) em 2.101 cinemas (-359); MPS: US$ 2,787; Totaliza: US$ 376,046,000
Uma queda de somente 15% na bilheteria do 13º fim de semana diz tudo. Aproximando-se do US$ 1 bilhão no mundo todo, deverá ser um dos maiores sucessos financeiros de 2013.

9. O Grande Herói (Universal) – Está na 8ª semana e caiu da 5ª para a 9ª posição. Faturou US$ 4,076,000 em 2.013 cinemas (-856); MPS: US$ 1,940; Totaliza: US$ 112,852,000
Seu título original Lone Survivor ( Sobrevivente solitário) talvez antecipasse seu status de único remanescente entre as Top 10 das estreias de dezembro visando o Oscar. E já faturou mais do que qualquer um das outras, incluindo O Lobo de Wall Street, que ficou na 14ª posição. Poderá fechar a carreira com mais de US$ 125 milhões.

10. Namoro ou Liberdade? (Focus) – Está na 3ª semana e caiu da 6ª para a 10ª posição. Faturou US$ 3,337,000 (-36%) em 1,922 cinemas (-887); MPS: US$ 1,736; Totaliza: US$ 21,400,000
Com a ajuda do Valentine’s Day, a quarta comédia romântica em cartaz se sustentou por mais uma semana. Deverá ser a última.

INDEPENDENTES
Foi um dos fins de semana mais fracos dos últimos tempos no que se refere a estreias independentes. O único lançamento significativo foi Beijing Love Story. Da França veio o filme do veterano diretor Arnaud Desplechin, Jimmy P que estreou em uma única sala, enquanto Adult World, já disponível em VOD, foi lançado na esteira do Valentine´s Day, estreou em duas. Nenhum deles com críticas acima da média.
Com a aproximação da entrega do Oscar, duas indicações ao melhor filme estrangeiro, Gloria e A Grande Beleza continuaram fazendo sucesso.
Beijing Love Story teve 41% de críticas positivas na contagem Metacritic. Faturou US$ 128,000 em 9 cinemas; MPS US$ 14,222. O resultado sugere que haverá expansão para mais salas.
Entre as continuações, The Last of the Unjust (Le Dernier des Unjustes) aclamado documentário de Claude Lanzmann, apesar de perder metade das salas (caiu de oito para quatro cinemas) viu sua arrecadação subir 45%, faturando US$ 20,800 com uma respeitável MPS de US$ 5,200.
Tim’s Vermeer, que abriu de 12 para 17 salas, faturou US$ 56,700, com uma MPS de US$ 4,725.
Gloria continua se saindo muito bem mesmo não estando entre os finalistas do Oscar. No quarto fim de semana de exibição faturou US$ 301,000 em 92 (+27) salas, totalizando US$ 944,000.
A Grande Beleza, grande favorito ao Oscar de filme estrangeiro, faturou mais US$ 1,941,000. O único outro lançamento independente a faturar mais de US$ 50,000 foi The Past, com US$ 99,000 em 77 (+10) salas, totalizando US$ 996,000, nada mal para quem ficou de fora do Oscar.
As bilheterias do outros independentes indicados ao Oscar foi:
Philomena: US$1,442,000 (+80,8%) em 1,225 cinemas (+721) , totalizando US$ 30.5 milhões.
Álbum de Família: US$ 849,000 totalizando US$ 35.7 milhões.
Ela: US$ 605,000 totalizando US$ 23.3 milhões.
12 Anos de Escravidão: a melhor estreia independente de 2013 totaliza US$ 48.2 milhões.
Nebraska totaliza US$ 15.8 milhões.
Clube de Compras Dallas acumula US$ 23.4 milhões.
E por último, mas não menos importante, o nada independente Gravidade ainda faturou US$ $1,005,000 em 355 cinemas, totalizando US$ 267,927,000 milhões em 20 semanas.

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
FILME (US ) (US )
1 Uma Aventura Lego $48,810,000 $129,112,930
2 About Last Night $27,000,000 $27,000,000
3 RoboCop $21,500,000 $26,445,612
4 Caçadores de Obras Primas $15,000,000 $43,668,667
5 Amor sem Fim $13,379,520 $13,379,520
6 Ride Along $8,759,160 $116,132,955
7 Um Conto do Destino $7,785,000 $7,785,000
8 Frozen: Uma Aventura Congelante $5,855,000 $376,046,000
9 O Grande Herói $4,076,325 $118,402,491
10 Namoro ou Liberdade $3,337,000 $21,399,946
Fonte: Rentrak
Bilheterias Internacionais
Renda Global Renda Inter. Renda Global
Semana Semana Total
FILME (US) (US) (US) Países
1 Uma Aventura Lego $76,510,000 $27,700,000 $180,312,930 43
2 RoboCop $56,500,000 $35,000,000 $96,345,612 38
3 About Last Night $27,000,000 $27,000,000 1
4 Beijing Love Story $25,128,000 $25,000,000 $27,728,000 2
5 Frozen: Uma Aventura Congelante $24,055,000 $18,200,000 $955,746,000 41
6 Caçadores de Obras Primas $23,900,000 $8,900,000 $52,568,667 20
7 Amor sem Fim $17,279,520 $3,900,000 $17,279,520 26
8 O Lobo de Wall Street,… $16,885,000 $15,000,000 $283,631,132 33
9 Monkey King, The $13,000,000 $13,000,000 $147,000,000 8
10 Um Conto do Destino $11,862,344 $4,077,344 $11,869,838 27
Fonte: Rentrak