“MULHERES AO ATAQUE” DESTRONA “CAPITÃO AMÉRICA 2″.

Uma semana antes do início oficial da guerra entre blockbusters, as mulheres lideraram as bilheterias norte-americanas.
Com Mulheres ao Ataque estreando na frente, seguidas por boas continuações como Capitão América – O Soldado Invernal, Heaven Is for Real e Rio 2, as bilheterias do fim de semana ficaram à frente do mesmo fim de semana do ano passado, e o fracasso de Brick Mansions e The Quiet Ones não atrapalhou muito o reultado final.

O sucesso de Mulheres ao Ataque não é tão surpreendente. Afinal as mulheres constituem 50% da audiência dos cinemas e podem pagar para ver personagens e histórias com os quais se identifiquem. 75% do público do filme de Cameron Diaz eram mulheres. E mais velhas: 65% tinham mais de 25 anos.

Os primeiros quatro meses de 2014 não foram bons para o gênero terror. Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal foi a menor bilheteria da série, enquanto O Herdeiro do Diabo encerrou carreira com menos de US$ 16 milhões. O Espelho deverá fechar com menos de US$ 30 milhões. The Quiet Ones morreu ao chegar, fazendo desconfiar que o gênero já não é garantia de casa cheia.
Enquanto isso, Frozen-Uma Aventura Congelante ultrapassava os US$ 400 milhões nos EUA, atingindo US$ 1.13 bilhão no mundo todo. Frozen é os sexto filme da Disney a ultrapassar a barreira dos US$ 400 milhões em casa, seguindo Os Vingadores (US$ 623 milhões), Homem de Ferro 3 (US$ 409 milhões), Piratas do Caribe: O Baú da Morte (US$ 423 milhões), O Rei Leão (US$ 423 milhões) e Toy Story 3 (US$ 415 milhões).

Os Top Ten totalizaram US$ 96 milhões, 20% acima do mesmo fim de semana do ano passado (US$ 78 milhões).
No próximo fim de semana inicia-se oficialmente a temporada do verão cinematográfico com O Espetacular Homem-Aranha 2, que já faturou US$ 134 milhões no exterior.
O verão é a temporada mais sobrecarregada de lançamentos do ano. 40% da receita da bilheteria norte-americana vêm das 18 semanas do verão. E os filmes com censura 13 anos são responsáveis por mais da metade dos filmes que faturam mais de US$ 100 milhões, que é a marca de um blockbuster. Os cinco maiores filmes de todosos verões são franquias e as 10 maiores aberturas do período também. Este ano não será diferente. Depois do Homem Aranha outras franquias com censura PG-13 virão.
Em 16 de maio estreiam Godzilla e Million Dollar Arm, com grande favoritismo para Godzilla.
No dia 30, a Malévola Angelina Jolie enfrenta e Charlise Theron e grande elenco liderado por Seth MacFarlane em Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola.
Em 13 de junho a disputa ficará entre Anjos da Lei 2 e Como Treinar o Seu Dragão 2, que já recebeu quase seis milhõesde curtidas no Facebook, mais o menos a mesma coisa que Meu Malvado Favorito 2.
No dia 25 de julho, Hércules, com Dwayne Johnson, enfrenta Sex Tape com Jason Segel e Cameron Diaz vivendo um casal que perdeu um video com suas peripécias sexuais. Hércules na cabeça.
Fechando o verão em 15 de agosto, teremos Os Mercenários 3 versus O Doador ( The Giver). Dureza.
Vejamos a semana.

1. Mulheres ao Ataque (The Other Woman – 20th Century Fox) – Estreia – Nota Cinemascore: B+. Contagem Metacritic: 39 % de críticas positivas. Faturou US$ 24,700,000 em 3.205 salas; MPS (média por sala): US$ 7,707; Totaliza: US$ 24,700,000
Este é o primeiro filme voltado para o público feminino desde Histórias Cruzadas, de 2011, a liderar o fim de semana de estreia. O orçamento de US$ 40 milhões é modesto para os padrões atuais, mas o investimento em marketing elevou os custos iniciais para US$ 75 milhões. Isto significa que dependerá do mercado internacional.
Mas nem tudo são rosas para Cameron Diaz que continua mantendo seu apelo. De sexta para sábado o filme subiu apenas 4%. Filmes semelhantes como Histórias Cruzadas e as três últimas comédias com Melissa McCarthy (Missão Madrinha de Casamento, Uma Ladra Sem Limites e As Bem-Armadas) subiram muito mais de sexta para sábado.
Com uma nota “B+” na pesquisa Cinemascore, críticas fracas e a estreia de Vizinhos (Neighbors) em duas semanas, não se sabe se vai se segurar por muito tempo, mas deve fechar entre US$ 60 and US$ 70 milhões, o que não será mal. Estreia no Brasil em 8/5 pela Fox.

2. Capitão América – O Soldado Invernal (Buena Vista) – Está na 4ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou US$ 16,048,000 (-37%) em 3.620 salas (-205); MPS: US$ 4,433; Totaliza: US$ 224,888,000
Aumentou em 65% a bilheteia de sexta para sábado, embora tenha sido destronado da primeira posição. Sua bilheteria total já está acumulada em US$ 645 milhões. Ainda bem, pois na próxima semana vai enfrentar O Espetacular Homem-Aranha 2.

3. Heaven Is for Real (Sony) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 3ª posição. Faturou US$ 13,800,000 (-39%) em 2.705 salas (+288); MPS: US$ 5,102; Totaliza: US$ 51,911,000
Com uma queda de somente 39% na bilheteria, o sucesso inesperado deste filme meio místico permite prever uma bilheteria de mais de US$ 100 milhões em casa. Foi a segunda melhor MPS da semana, atrás apenas de Mulheres ao Ataque.

4. Rio 2 (20th Century Fox) – Está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 4ª posição. Faturou US$ 13,650,000 (-39%) em 3.703 salas (-272); MPS: US$ 3,686; Totaliza: US$ 96,158,000
Embora esteja cerca de US$ 8 milhões atrás do filme anterior à mesma altura, a bilheteria internacional de mais de US$ 300 milhões coloca o filme de Carlos Saldanha entre as mais bem sucedidas produções do ano. Uma alta de 90% no sábado provou seu sucesso junto ao público infantil.

5. Brick Mansions (Relativity) Estreia – Nota Cinemascore: B+. Contagem Metacritic: 40% de críticas positivas. Faturou US$ 9,600,000 em 2.647 salas; MPS: US$ 2,390; Totaliza: US$ 9,600,000
Como a maioria dos filmes de Luc Besson em língua inglesa, tem cara de filme americano de ação, o que deve garantir o bom desempenho internacional. Embora seja uma estreia fraca, superou ligeiramente as expectativas. O filme é um remake de District B13, e foi o último filme de Paul Walker. Mas num verão bastante competitivo não deverá ultrapassar os US$ 25 milhões nos EUA. Ainda bem que custou só US$ 28 milhões.

6. Transcendence – A Revolução (Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 6ª posição. Faturou US$ 4,105,000 (-62%) em 3.455 salas (igual); MPS: US$ 1,188; Totaliza: US$ 18,472,000
A fraquesa da semana impediu que o filme de Johnny Depp caísse mais ainda. Mas uma queda de 62% numa bilheteria já fraca faz prever que este será um dos grandes fracassos do primeiro quadrimestre.

7. The Quiet Ones (Lionsgate) Estreia – Nota Cinemascore: C+. Contagem Metacritic: 45% de críticas positivas. Faturou US$ 4,000,000 em 2.027 salas; MPS: US$ 2,027; Totaliza: US$ 4,000,000
Mais um fracasso do gênero terror. Como na semana que vem só tem uma grande estreia, pode ser que ainda se mantenha entre as 10 mais por uma semana. Mas, quando um filme de terror não bomba nas redes sociais algumas semanas antes do lançamento, não é bom sinal.

8. Bears (Buena Vista) – Está na segunda semana e subiu da 11ª posição para a 8ª. Faturou US$ 3,606,000 (-24%) em 1.720 salas (igual); MPS: US$ 2,097; Totaliza: US$ 11,153,000
A perda de somente 24% da bilheteia fez este documentário da Disney subir para as Top 10. Está se saindo melhor do que outros documentários sobre a natureza que o estúdio lança todo ano na primavera. E deverá ter mais sucesso do que a estreia fazia prever, já que não tem concorrência de outro filme para a família à vista.

9. Divergente (Lionsgate) – Está na 6ª semana e caiu da 7ª posição para a 9ª. Faturou US$ 3,600,000 (-36%) in 2,066 salas (-420); MPS: US$ 1,742; Totaliza: US$ 139,463,000
Apesar de ter saído de exibição em muitas salas, a combinação do boca a boca com a falta de concorrência na faixa etária ajudou a manter o bom desempenho desta nova franquia para o público jovem adulto. Deverá chegar aos US$ 300 milhões no mundo todo. Não vai ser uma nova franquia como Crepúsculo ou Jogos Vorazes, mas vai conquistar seus seguidores.

10. Inatividade Paranormal 2 (Open Road) – Está na 2ªsemana e caiu da 5ª para a 10ª posição. Faturou US$ 3,265,000 (-63%) em 2.310 salas (igual); MPS: US$ 1,413; Totaliza: US$ 14,246,000
A bilheteria da 2ª semana representa apenas 40% da do filme original, não devendo chegar aos US$ 40 milhões totais por ele faturados.

Independentes
Locke foi a melhor estreia independente da semana, seguido das continuações de Amante a Domicílio e Sob a Pele.
Locke, claustrofóbico filme de Steven Knight, estrelando Tom Hardy, recebeu uma nota “A” na pesquisa Criticwire, 79% de críticas positivas no Metacritic. Faturou US$ 89,200 em 4 salas; MPS US$ 22,300
Blue Ruin também recebeu uma nota “A” na pesquisa Criticwire. Faturou
US$ 31,800 em 7 salas; MPS: US$ 4,543. Já está disponível em VOD.
Jovem e Bela, de François Ozon, recebeu uma nota “B” na pesquisa Criticwire e 63% de críticas positivas no Metacritic. Também disponível em VOD, faturou US$ 4,600 em uma sala.
For No Good Reason, da Sony Pictures Classics, apesar da presença de Johnny Depp, faturou somente US$ 5,000 em duas salas de Nova York. The Last Passenger faturou somente US$ 9,100 em 10 salas. Em circuito muito maior, o filme húngaro sobre o Holocausto, Walking With the Enemy, faturou US$ 357,000 em 258 salas (MPS US$ 1,384).
Gambit, com Colin Firth, estreou depois de muitos adiamentos sem revelar seus resultados. Foi lançado no Brasil no ano passado com o título Um Golpe Perfeito.
Amante a Domicílio continuou tendo um bom desempenho, faturando US$ 323,000 em 37 salas (+32) com uma MPS de US$ 8,730. Woody Allen continua provando oseu sucesso também como ator.
Dois filmes lançados no início de abril estão indo muito bem.
The Railway Man, também com Colin Firth abriu para 156 salas (+130) faturando US$ 606,000, totalizando US$ 923,000.
Only Lovers Left Alive, da Sony, que a Paris lança aqui em agosto, faturou US$ 216,000 num terço das salas (53, +36) de Railway, com uma MPS muito maior (US$ 4,075). Totaliza US$ 516,000.
Sob a Pela faturou US$ 264,000 in 158 salas (-18), com uma MPS US$ 1,671, totalizando US$ 1,522,000.
Outros independentes em cartaz que já ultrpassaram os US$ 50,000 são: Lunchbox, Le Week-End, Finding Vivian Meier, The Raid 2, Dom Hemingway e Bad Words.
Mas nenhum se compara com o líder dos independentes de 2014: O Grande Hotel Budapeste, 13ª posição no ranking da semana em seu 8º fim de semana. Faturou US$ 2,475,000 totalizando US$ 48.8 milhões.

Internacional
O Espetacular Homem-Aranha 2, super-herói da Sony e Marvel já arrecadou US$ 132 milhões no exterior antes da estreia na próxima 6ª feira nos EUA, China e Brasil.
Capitão América – O Soldado Invernal faturou US$ 16 milhões no fim de semana, que elevaram seu total internacional US$ 420.3 milhões. O melhor desempenho foi na China com uma bilheteria de US$ 107.6 milhões, ou seja: mais do que os próximos quatro mercados juntos. No total, já faturou US$ 645.2 milhões nomundo todo, 74% acima do filme anterior, passando a frente de Homem de Ferro 2 (US$ 624 milhões) e Thor: Um Mundo Sombrio (US$ 644.8 milhões). Mas também na China as mulheres atacaram as bilheterias e a comédia romântica local My Old Classmate assumiu a liderança das bilheterias do fim de semana e mandou o Capitão America para a 3ª posição.
Rio 2 atingiu US$ 250 milhões no exterior.
Transcendence – A Revolução faturou US$ 10.8 no mercado internacional.
Uma Aventura LEGO ainda teve um ótimo fim de semana internacional chegando aos US$ 200 milhões fora dos EUA depois de faturar US$ 5.4 milhões em 2.500 salas de 25 países. Totaliza US$ 452.8 milhões no mundo todo.

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
FILME (US ) (US )
1 Mulheres ao Ataque $24,700,000 $24,700,000
2 Capitão América – O Soldado Invernal $16,048,000 $224,888,000
3 Heaven is For Real $13,800,000 $51,910,916
4 Rio 2 $13,650,000 $96,158,443
5 Brick Mansions $9,600,000 $9,600,000
6 Transcendence – A Revolução $4,105,000 $18,471,966
7 The Quiet Ones $4,000,000 $4,000,000
8 Bears $3,606,000 $11,153,000
9 Divergente $3,600,000 $139,462,891
10 Inatividade Paranormal 2 $3,265,000 $14,245,656
Fonte: Rentrak

Bilheterias Internacionais
Renda Global Renda Inter. Renda Global
Semana Semana Total
FILME (US) (US) (US) Países
1 O Espetacular Homem-Aranha 2 $67,200,000 $67,200,000 $132,000,000 42
2 Rio 2 $41,150,000 $27,500,000 $346,158,443 69
3 Mulheres ao Ataque $37,500,000 $12,800,000 $45,300,000 32
4 Capitão América – O Soldado Invernal $32,048,000 $16,000,000 $645,188,000 56
5 My Old Classmate $16,000,000 $16,000,000 $16,000,000 1
6 Transcendence – A Revolução $14,905,000 $10,800,000 $51,571,966 38
7 Heaven is For Real $13,800,000 $51,910,916 1
8 Noé $13,350,000 $11,100,000 $319,980,871 57
9 Divergente $13,300,000 $9,700,000 $232,662,891 75
10 Brick Mansions $11,200,000 $1,600,000 $11,200,000 6
Fonte: Rentrak