BILHETERIAS INTERNACIONAIS: QUATRO SUCESSOS E UM FRACASSO.
Por Wanda de Andrade.
Um fim de semana com dois feriados (Valentine´s Day e President´s Day) e quatro filmes se sucesso só poderia ser um fim de semana de recordes.
Com três filmes faturando acima de US$ 30 milhões, a bilheteria total do fim de semana entre 13 e 15 de janeiro foi a maior desde o lançamento de Jogos Vorazes: Em Chamas em 22/11/2013. E a melhor do período entre janeiro e abril, exceto pelo fim de semana do Ano Novo de 2009. Em poucas palavras: próximo do recorde absoluto.
Cinquenta Tons de Cinza atraiu um enorme público feminino (68%) que não é dos mais assíduos, mas a resistência dos homens por este tipo de filme impediu que chegasse aos US$ 100 milhões no fim de semana prolongado. Junte-se a Cinquenta Tons de Cinza três outros filmes de sucesso – Sniper Americano, Bob Esponja: Um Heroi Fora d´Água e Kinsgman: Serviço Secreto, e o total do fim de semana subiu 36,4% em relação ao fim de semana anterior.
As Top 10 totalizaram US$ 192 milhões, US$ 88 milhões mais do que no mesmo fim de semana do ano passado, o que mantem as bilheterias de 2015 11% à frente das de 2014.
Dois detalhes chamam a atenção nas bilheterias 2015.
O primeiro é que até agora grandes orçamentos não têm necessariamente se tornado grandes sucessos. Cinquenta Tons de Cinza custou modestos US$ 40 milhões e Sniper Americano não mais que US$ 58,9 milhões, mais ou menos um terço do que custou O Destino de Jupiter que vai ficar no vermelho.
O segundo é a diversidade de gêneros, que está atraindo uma variedade de público que não apareceu no ano passado. Filmes como Sniper Americano, Bob Esponja: Um Heroi Fora d´Água e Cinquenta Tons de Cinza não têm nada em comum, mas todos enchem as salas de projeção porque oferecem opções para todos os tipos de público, ou motivos para mais pessoas irem ao cinema. E não somente os fãs de super-heróis.
E o Oscar vai para…
No último fim de semana Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) chegou mais perto do Oscar depois de vencer o prêmio de melhor fotografia da ASC, associação dos cinegrafistas. O premiado foi Emmanuel “Chivo” Lubezki, o vencedor do ano passado.
Mas não levou o prêmio de edição. Diz-se que nenhum filme levou o Oscar de melhor filme sem ter sido indicado a melhor montagem. De fato, nenhum filme desde 1981, quando Gente Como a Gente foi o premiado, nenhum filme levou o prêmio máximo sem ter levado o prêmio de melhor edição, o que decretaria a sentença de morte para Birdman. Acredita-se que as longas tomadas de Alejandro G. Inarritu confundiram os votantes que acreditaram não haver muito o que editar. Uma vitória para o trabalho invisível dos editores Douglas Crise e Stephen Mirrione. Mas o filme de Iñarritu acabou levando o prêmio máximo dos sindicatos dos atores (SAG), diretores (DAG) e produtores (PGA).
Ainda no último fim de semana o WGA (Writers Guild of America) , o sindicato dos roteiristas, deu o prêmio de melhor roteiro original para O Grande Hotel Budapeste, de Wes Anderson e Hugo Guiness, e o de melhor roteiro adaptado para O Jogo da Imitação, roteiro de Graham Moore adaptado do livro de Andrew Hodges Alan Turing: The Enigma. Ambos foram indicados ao Oscar nas mesmas categorias.
Os Top 10
Lançado em 3.646 salas — a maior estreia de um filme com censura 16 anos – Cinquenta Tons de Cinza faturou US$ 81,7 milhões entre sexta feira e domingo. Bilheteria maior do que o primeiro filme da série Crepúsculo, que faturou US$ 69,6 milhões na estreia em 2008. Se considerarmos o feriado de segunda-feira, a bilheteria norte-americana de Cinquenta Tons de Cinza totaliza US$ 94,4 milhões, chegando a US$ 245,5 milhões no mundo todo. Porporcionais aos 100 mlhões de cópias vendidas do livro no qual o filme se baseia.
Seu público era constituido na maioria por mulheres (78% na sexta-feira), mas muitos casais apareceram no sábado Dia dos Namorados.
Mas a bilheteria de Cinquenta Tons de Cinza deve cair bastante no próximo fim de semana. O público feminino, que gosta de adaptações literárias, corre para conferir a versão cinematográfica logo na primeira semana, sendo os filmes Crepúsculo o maior exemplo. Lançamentos do Dia dos Namorados também perdem audiência no segundo fim de semana. Junte-se a isto o fato do público ter dado uma nota fraca (C+) na pesquisa Cinemascore na saída dos cinemas e pode-se estimar que o filme não irá ultrapassar os US$ 200 milhões.
Com o livro traduzido em 52 linguas, Cinquenta Tons de Cinza, teve ótimos resultados também no mercado internacional. Faturou US$ 158 milhões em 58 países, totalizando US$ 248,7 milhões no mundo todo. Nada mal para um filme que custou US$ 40 milhões e recebeu críticas ruins: C+ na Cinemascore; C na Criticwire e 47 na Metacritic. Mas como o livro de E.L.james é uma trilogia, podemos certamente esperar mais dois filmes sobre os Cinquenta Tons de Cinza.
Em exibição em 3.204 cinemas, a adaptação de uma história em quadrinhos, Kingsman: Serviço Secreto (Kingsman: The Secret Service) faturou US$ 35,6 milhões, ficando no mesmo patamar que outros filmes de ação recentes como Busca Implacável 3 (US$ 39,2 milhões) e O Protetor (US$ 34,1 milhões).
Kingsman recebeu uma nota B+ na pesquisa CinemaScore, e 71% de críticas positivas apuradas no Rotten Tomatoes. Deverá ter uma boa sustentação e chegar aos US$ 100 milhões.
Depois de uma ótima estreia na semana passada, Bob Esponja: Um Heroi Fora d´Água caiu 45%, faturando US$ 30,5 milhões no último fim de semana. Comparando, Uma Avantura Lego caiu somente 28% no mesmo período em 2014. Ainda asssim, deverá chegar aos US$ 150 milhões antes do fim da carreira.
Sniper Americano caiu 29% deois de faturar US$ 16,4 milhões em seu quinto fim de semana. No domingo ultrapassou os US$ 300 milhões, com mais de US$ 340 milhões.
O Destino de Jupiter, O Sétimo Filho e Projeto Almanaque perderam entre 40-50%, e somente O Destino de Jupiter tem chancer de permanecer entre as Top 10 na próxima semana.
Padrinhos LTDA. caiu somente 28%, já tendo triplicado a bilheteria de estreia, o que significa uma sustentação bem melhor do que a esperada.
-O Jogo da Imitação Perdeu somente 25%, aproximando-se dos US$ 80 milhões na 12ª semana, não sendo garantida sua chegada aos US$ 100 milhões, a não ser que a noite do Oscar dê um empurrãozinho. Manteve a 8ª colocação e sem dúvida está tendo uma boa carreira para um assunto de pouco interesse para o grande publico.
As Aventuras de Paddington teve a melhor sustentação da semana – perdeu somente 20% embora tenha perdido uma quarto das salas. Caiu somente uma posição (da 6ª para a 7ª) e está na 5ª semana de exibição.
Independentes
Com a estabilização das bilheterias dos concorrentes ao Oscar, as distribuidoras se animaram e lançaram 10 novos filmes independentes no fim de semana, dos quais seis saíram simultaneamente em Video on Demand. Três deles se destacaram e What We Do in the Shadows poderá se tornar um sucesso inesperado.
What We Do in the Shadows abriu com US$ 65.800 em somente dois cinemas, com a ótima média por sala de US$ 32,900 e lotação esgotada em quase todas as seções. A elogiada comédia de vampiros, escrita dirigida e interpretada por Jemaine Clement e Taika Waititi vai abrir para 25 cidades no fim do mês. Recebeu uma nota A- na Criticwire e 73 no Metacritic.
Gett: The Trial of Viviane Amsalem drama sobre as dificuldades de uma judia ortodoxa para obter o divórcio foi a indicada de Israel para disputar o Oscar de filme estrangeiro. Foi lançado em duas salas com ótimos resultados: US$ 27.000. Recebeu nota A- na Criiticwire e 92 na Metacritic.
Os Últimos Cinco Anos (The Last 5 Years) lançado simultaneamente em VOD faturou US$ 45,100 em três salas com uma MPS de US$ 15.036. O musical escrito e dirigido por Richard LaGravenese (Escritores da Liberdade, P.S. Eu te Amo e Dezesseis Luas) deverá dar um impulso na carreira da atriz e cantora Anna Kendrick, que também está em cartaz em Caminhos da Floresta. Recebeu nota B- na Criticwire 63 na Metacritic. Estreia no Brasil em 27/3.
Depois de um mês em pequeno circuito, Para Sempre Alice abriu para 502 cinemas, faturando US$ 1,71 milhão. Até o mmento acumula uma bilheteria de US$ 4,63 milhões. Como Julianne deve levar o Oscar de melhor atriz no domingo, Para Sempre Alice deverá ter uma boa sustentação nas próxima semanas.
Old Fashioned está na 2ª semana e faturou US$ 1,095,000 em 224 salas (+221), totalizando US$ 1,138,000. O romance apresentado como anti Cinquenta Tons de Cinza obteve ótimos resultados em sua expansão para um número maior da salas, especialmente por ser um filme ligado a temas religiosos e enfrentado o ansiosamente esperado lider da semana.
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) está em cartaz há 18 semanas e já disponível em VOD. Ainda assim faturou US$ 870,000 em 481 salas (-185), totalizando US$ 36,471,000. O filme deu um salto de US$ 10 milhões depois que foi indicado ao Oscar de melhor filme, com grandes chances de vitória.
Internacional
Cinquenta Tons de Cinza está tendo uma carreira internacional ainda melhor do que em casa, tendo faturado US$ 158 milhões em 58 países no fim de semana.
O filme foi a maior bilheteria de estreia em 11 países, incluindo Itália (US$ 9,1 milhões), Argentina e Polônia.
Na segunda posição Kingsman: Serviço Secreto abriu em 38 mercados e faturou US$ 23,1 milhões no exterior, totalizando US$ 43,8 milhões. E ainda não estreou em 24 países.
Em seu segundo fim de semana O Destino de Júpiter caiu 54% faturando US$ 15,6 milhões. Já faturou US$ 58.9 milhões no exterior, e ainda não estreou na Austrália, China e Japão.
Bob Esponja: Um Heroi Fora d´Água arrecadou US$ 13,5 milhões em 29 mercados, totalizando US$ 46,3 milhões.
Mulheres Diretoras
Até pouco tempo atrás a única diretora mulher de quem as pessoas se lembravam era Agnès Varda.
Agora Cinquenta Tons de Cinza, dirigido por Sam Taylor-Johnson liderou as estreias da semana e foi a maior abertura da história de um filme dirigido por uma mulher (US$ 81.670.400). Seu único longa conhecido anteriormente era
O Garoto de Liverpool, de 2010, uma história sobre John Lennon adolescente faturou US$ 1,5 milhão nas bilheterias norte-americanas.
De olho nas bilheterias, a presidente da Universal, Donna Langley, a escritora E.L. James e os produtores Dana Brunetti e Michael De Luca (A Rede Social) não exitaram designar um diretora do sexo feminino (Sam Taylor-Johnson), para mostrar as cenas de sadomasoquismo sob a ótica da mulheres. O roteiro (Kelly Marcel) e a edição tmbém foram assinados por mulheres.
A maior abertura anterior de um filme dirigido por uma mulher era até agora o primeiro filme da série Crepúsculo, de Catherine Hardwicke. Crepúsculo estreou com US$ 69,6 milhões em novembro de 2008. Mas apesar do sucesso, a produtora Summit entregou as continuações a diretores homens. Da mesma forma, não está claro que Taylor-Johnson irá dirigir os próximos capítulos de Cinquenta Tons de Cinza depois dos atritos entre ela e a autora do romance E.L James no set de filmagens.
Taylor-Johnson, 47, não é a única diretora fazendo sucesso no momento. Invencível, de Angelina Jolie, já faturou quase US$ 160 milhões desde o lançamento no Natal, enquanto Selma, de Ava DuVernay arrecadou quase US$ 50 milhões e foi indicado a dois Oscar, incluindo o de melhor filme. Sem nenhum indicação para DuVernay. A única mulher indicada ao Oscar de direção até hoje foi Kathryn Bigelow, vencedora por Guerra ao Terror (2009).
Em termos de bilheteria, muitos dos filmes de melhores bilheterias dirigidos por mulheres são animações
Mas aí também surgiram conflitos. A diretora de Valente, Brenda Chapman, foi demitida pela Pixar por causa de divergências criativas, embora seu nome continuasse nos créditos.
Confira as 10 maiores bilheterias de estreia de filmes dirigidos por mulheres antes de Cinquenta Tons de Cinza:
1 – Crepúsculo (2008) — US$ 69.6 milhões (Catherine Hardwicke)
2 – Frozen: Uma Aventira Congelente (2014) — US$ 67,4 milhões (Jennifer Lee, Chris Buck)
3 – Valente (2012) — US$ 66,3 milhões (Brenda Chapman, Mark Andrews)
4 – Kung Fu Panda 2 (2011) — US$ 47,7 milhões (Jennifer Yuh Nelson)
5 – Impácto Profundo (1998) — US$ 41,2 milhões (Mimi Leder)
6 – A Proposta (2009) — US$ 33,6 milhões (Anne Fletcher)
7 – Do Que as Mulheres Gostam (2000) — US$ 33,6 milhões (Nancy Meyers)
8 – Invencível (2014) — US$ 30,6 milhões (Angelina Jolie)
9 – A Hora Mais Escura (2012) — US$ 24,4 milhões (Kathryn Bigelow)
0 – Vestida Para Casar (2008) — US$ 23 milhões (Anne Fletcher)
Bilheterias Americanas | |||
Renda | Renda | ||
Semana | Total | ||
(US ) | (US ) | ||
1 | Cinquenta Tons de Cinza | $81,670,400 | $81,670,400 |
2 | Kingsman: Serviço Secreto | $35,600,000 | $35,600,000 |
3 | Bob Esponja: Um Heroi Fora d´Água | $30,540,000 | $93,672,561 |
4 | Sniper Americano | $16,435,000 | $304,133,293 |
5 | O Destino de Jupiter | $9,430,000 | $32,551,146 |
6 | O Sétimo Filho | $4,152,930 | $13,423,370 |
7 | As Aventuras de Paddington | $4,105,000 | $62,298,308 |
8 | O Jogo da Imitação | $3,545,000 | $79,677,423 |
9 | Padrinhos LTDA. | $3,400,000 | $59,743,017 |
10 | Projeto Almanaque | $2,730,000 | $19,559,576 |
Fonte: Rentrak |